Maneabilidade e Velocidade une diversas práticas de trabalho do cavalo

Nesta modalidade, o conjunto deve transpor um percurso com vários obstáculos, demonstrando muita técnica, no menor tempo possível

Agilidade e velocidade são os requisitos necessários para os concorrentes da prova de Maneabilidade e Velocidade. Antes de mais nada, é uma competição de precisão ao cronômetro. O vencedor será aquele que fizer o percurso em menor tempo. É também considerada uma prova de trabalho.

São seis percursos diferentes e para cada prova um é escolhido ou sorteado. De acordo com as regras, os percursos são compostos por movimentos de salto sobre obstáculos, círculos completos com balizas e tambores. Bem como recuo, esbarro e spin. Um coração ou margarida também fazem parte dos percursos.

Na Maneabilidade e Velocidade, o conjunto deve transpor um percurso com vários obstáculos, demonstrando técnica, no menor tempo possível

Dessa forma, é considerada falta qualquer tipo de erro do percurso. Como em qualquer prova de cronometro, a penalidade é acrescimento de tempo. Então, no caso da Maneabilidade e Velocidade, há acréscimo de cinco segundos ou até mesmo a desclassificação.  O percurso total não poderá ultrapassar 250 metros.

Os treinos são imprescindíveis, portanto, para o entrosamento entre animal e competidor. Algo que, com toda a certeza, facilita o desempenho do conjunto na hora da prova. Entrosados, mantém velocidade constante e sem penalidade.

Na Maneabilidade e Velocidade, o conjunto deve transpor um percurso com vários obstáculos, demonstrando técnica, no menor tempo possível

Detalhes

Na Equitação de Trabalho, a Maneabilidade e Velocidade são duas etapas distintas da competição. Na Maneabilidade, o objetivo é por em evidência a capacidade do conjunto em superar com tranquilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Similar a fase de Maneabilidade, a Velocidade é cumprida ao cronômetro.

O dia a dia de uma fazenda tem inúmeras tarefas onde o cavalo e cavaleiro trabalham em parceria. Foi dai que surgiu também a prova de Maneabilidade na raça Mangalarga Marchador. O percurso é diferente das provas do Quarto de Milha. Tem a adição, por exemplo, da ação de abrir e fechar uma porteira. Da mesma forma para o cavalo Mangalarga.

Nos campos de uma fazenda existem também diversos obstáculos naturais, como córregos, valas e trilhas. Se aventurar nos pastos para verificar e corrigir as cercas da fazenda, entre outras inúmeras atividades, também fazem parte desse dia a dia. E tudo isso inspira o esporte, que recria na pista as diversas situações do campo.

Fonte: RJQM, Folha da Região, Canal Rural, ABCCMM, Cavalo Mangalarga
Crédito das fotos: Hugo Lemes/ABQM e Mitografia

Veja outras notícias no portal Cavalus