Ranch Sorting

Estrutura ideal para um CT de Ranch Sorting

Uma modalidade relativamente nova no Brasil e que cresce a cada ano, o Ranch Sorting tem algumas especificidades que podemos destacar

O Ranch Sorting é um esporte que evoluiu do trabalho comum em ranchos de separar o gado em currais. Dessa forma, a pista é uma parte importante para que um centro de treinamento seja especializado na modalidade. De acordo com Walter Garcia, proprietário do CT Estância da Mata, as medidas seguem um padrão médio. “Em geral, medem de 16,5 a 18 metros de diâmetro para cada ‘bola’ e a porteira central com abertura de 3,80 a 4,20 metros”.

O formato da pista, se você nunca teve a oportunidade de ver, parece o número 8. Apesar de ser um competidor Amador, Walter é o responsável pela instalação do primeiro centro de treinamento exclusivo para a modalidade e entende das coisas. “Quanto menor for a pista, maior será a pressão que o gado exercerá na porteira. Dessa forma, a conclusão da prova fica mais difícil. Especialmente para os amadores”.

Então, se você pensa em se dedicar ao Ranch Sorting deve ter em mente também que além disso tudo o tamanho da porteira terá influência significativa. “Quanto maior for a porteira, mais difícil será a conclusão da prova, pois os bois passarão com mais facilidade”, lembra Walter.

Ademais, o dia a dia de um centro de treinamento especializado precisa ter estrutura e planejamento de treino. “Geralmente, o treinador passará os cavalos no gado três vezes na semana e fará treinos físicos nos demais dias”. Assim como em qualquer outro esporte equestre, o Ranch Sorting de alto rendimento requer cuidados especiais.  

Uma modalidade relativamente nova no Brasil e que cresce a cada ano, o Ranch Sorting tem algumas especificidades que podemos destacar

Referência

Considerada uma modalidade nova no Brasil, o Ranch Sorting não para de crescer. Inclusive, recentemente bateu recorde de inscrições em evento oficial do Quarto de Milha realizado em Barretos, na Hípica do Parque do Peão.

“Podemos afirmar que a Estância da Mata foi o primeiro Centro de Treinamento especializado em Ranch Sorting. Só para exemplificar, antes de formatamos o projeto haviam somente locais que trabalhavam com mais de uma modalidade, como por exemplo o Team Penning.  Em razão da exclusividade que temos, nosso slogan é: ‘A Casa do Ranch Sorting’!”, reforça Walter.

Segundo o proprietário, foi essa motivação que o levou a dar foco no Ranch Sorting. “Acreditávamos que o esporte cresceria muito e tivemos a oportunidade de conhecer centros de treinamento de referência aqui no Brasil e nos Estados Unidos. Sobretudo, os que são focados em uma modalidade apenas”. Ademais, por toda essa força, os animais de Ranch Sorting também são bastante valorizados no mercado.

“Em nossa experiência aqui na Estância da Mata, os cavalos ‘prontos’, para crianças, são os mais buscados pelo mercado. O que comprova que a modalidade realmente se identificou como o ‘Esporte da Família’”, finaliza.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das Fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus

X