Se a primeira etapa já foi sucesso, a segunda superou as expectativas da diretoria e de todos os competidores

A segunda etapa das Provas Oficializadas da Liga Leste Paulista, nas modalidades Ranch Sorting e Team Penning, para as raças Quarto de Milha, Crioulo e Paint Horse, foi realizada nos dias 4 e 5 de abril, no Haras R3, em Ribeirão Bonito/SP, antigo Haras Recanto Marina. Mais uma vez, o feedback dos participantes foi positivo, mostrando um sucesso da prova. Entre os destaques, o total de inscritos – em torno de 460 – superando a marca da primeira etapa.

Há seis anos a Liga Leste Paulista, que está na sua 20ª temporada, vem realizando as Oficializadas nas três raças. Devidos os esforços para parcerias entre a ela e as associações dessas três raças, o campeonato vem crescendo, se solidificando, gerando premiação garantida, retorno aos competidores e reforçando ainda mais a credibilidade que o nome da Liga tem.

“O número de inscrições, em porcentagem, foi bastante significativo. Para ser a segunda etapa ainda, um aumento de uma prova para outra muito importante e gratificante também. Dentro do nosso projeto, acredito que já para 2020 vamos ter grandes eventos, com ainda mais participações. Contando, claro, com o apoio de todas as associações de raça. Então, pelo sucesso de 2018 e agora com 2019 o que vem acontecendo prova a prova, acreditamos que o ano que vem devemos atingir nossos objetivos de participação”, declarou o diretor das Provas Oficializadas, Thomas Eysink.

ranch sorting
Ranch Sorting

Outro fator que ele acredita ter levado tanta gente para essa prova, foi o local. “A novidade ficou por conta do lugar, já conhecido por algumas pessoas, mas não no Ranch Sorting e Team Penning. O antigo Haras Recanto Marina era um reduto da modalidade Apartação, bastante tradicional. Hoje Haras R3, com novos proprietários, está reformulando a estrutura para receber eventos de todas as modalidades”.

Então, a fórmula de unir o know-how da Liga Leste, com cavalos de três raças importantes no mercado equino brasileiro, bom custo x benefício, gado de qualidade e um local que tenha infraestrutura adequada é o segredo do negócio. “Sem dúvida, o sucesso dessa prova foi reunir em um só local a infraestrutura do haras, a preparação do local pelos proprietários, e estarmos em uma boa região. As pessoas buscam hoje, não só premiação, mas uma boa estrutura. Isso faz toda a diferença”, reiterou Thomas.

Fatores reforçados pelas palavras de Aderbal Bergo. “Uma das melhores provas que já tivemos. Para os que correm as duas modalidades, Ranch Sorting e Team Penning, tenho certeza que o sentimento geral é de muita satisfação. O ambiente estava excepcional, acolhedor, e se percebe que houve atenção para todos os detalhes. Desde o acolhimento aos cavalos, passando pelo serviço de bar e de refeições, capricho em todas as estruturas, até chegarmos na organização da prova em sim, impecável”.

team penning
Team Penning

Pela ABQM, os destaques no Team Penning foram os dois menores tempos da modalidade nesse evento. O trio formado por Wellington Nunes Pinheiro, com Magic Acre Cat, Luis Mateus Nistarda de Almeida, com Italia Duna MFN, e Eduardo Vicente de Azevedo, com Chica Doc Gray, venceu a Aberta Livre com 13s910. Já pela Aberta Cavalo Iniciante, a vitória de Renato dos Santos Leite Varallo, com First Melodys GRV, Marcos Antônio da Silva Filho, com Irish Boonsmal, e Thiago Paiva Moreira, com Spooky Bodee Mil, marcou o segundo menor tempo, 15s415.

No Top 10 do Ranch Sorting pela ABQM, o menor tempo da prova, 25s117, foi marcado por Luis Mateus Nistarda de Almeida, com Seven Princess Mil, e Wellington Nunes Pinheiro, com Seven Gun Mil, campeão da Aberta Cavalo Iniciante. O segundo melhor tempo do dia, 31s441, foi dos campeões da Aberta Livre, Jhonatas Henrique Barrocas, com Cancioneira Streak, e Mário Marcos de Souza Pinto, com Luck Shine.

João Lucas Nogueira Borsoi, com Flash Back Analina, André Aparecido da Silva, com Baderna da Granja, e Paulo Ângelo de Morais, com Las Calãnas Lupino, formam o trio que marcou o menor tempo do Team Penning pela ABCCC, ficando com o título da categoria Aberta. A segunda menor marca do evento para a raça na modalidade foi de Wellington Garcia Miranda, com Flash Back Analina, Bruno Baião, com Kalibre Grosso da Analina, e Paulo Cesar Muller Borsoi, com Baderna da Granja, 17s262, campeões da Amador.

team penning
Team Penning

Foi também na Aberta Livre que o menor tempo do Ranch Sorting pelo Crioulo aconteceu. Paulo Angelo de Morais, com Companheiro 33 da Quinta, e João Sala Neto, com TCP Florentina, venceram a categoria ao marcar 28s930. O segundo menor tempo, 38s803, para os campeões da Amador, Paulo César Borsoi, com Gruta Azul da Analina, e Walter Toscano Junior, com Ametista do Areal.

Com 16s729, o trio formado por Henrique Paccola Ribeiro, com Bandyta Kaliman Barking HRG, Kaio de Oliveira Campos, com Top Whiz A Play, e João Sala Neto, com Roma San Chica, foram os campeões da Aberta Livre no Team Penning pela ABCPaint, marcando o menor tempo da raça para a modalidade. A segunda menor marca do dia foi 17s626, de Homero Vicente Mollo Júnior, com Fuscão Adelta Dixie, Everton Frederico Tetzner, com Solos Little Lena, e Salvador Mollo Neto, com Sweety Choice, na Amador.

Pela Paint Horse, a dupla que marcou o menor do tempo do Ranch Sorting nessa etapa, 33s038, foi Salvador Mollo Neto, com Ximba Jay Bee, e Everton Frederico Tetzner, com Solos Little Lena, campeãoes da Amador Master. A segunda melhor marca da Paint na modalidade foi 34s717, de Eduardo Vicente de Azevedo, com Holly N Spooly, e João Sala Neto, com Veneza Pepto, campeões da Aberta Livre.

Próxima etapa das Oficializadas será em junho, dias 26 e 27, em Holambra/SP, no Haras Terra Nova. A terceira etapa da Liga, nas categorias Mirim, Handicap 6 e Handicap 10, será dia 25 de maio, em São João da Boa Vista/SP, no Rancho Mário Henrique. Mais informações e resultados completos: ligalestepaulista.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: Giselle Ribeiro Vieira

19 Comentários

  1. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Escreva um comentário