Se a primeira etapa já foi sucesso, a segunda superou as expectativas da diretoria e de todos os competidores
A segunda etapa das Provas Oficializadas da Liga Leste Paulista, nas modalidades Ranch Sorting e Team Penning, para as raças Quarto de Milha, Crioulo e Paint Horse, foi realizada nos dias 4 e 5 de abril, no Haras R3, em Ribeirão Bonito/SP, antigo Haras Recanto Marina. Mais uma vez, o feedback dos participantes foi positivo, mostrando um sucesso da prova. Entre os destaques, o total de inscritos – em torno de 460 – superando a marca da primeira etapa.
Há seis anos a Liga Leste Paulista, que está na sua 20ª temporada, vem realizando as Oficializadas nas três raças. Devidos os esforços para parcerias entre a ela e as associações dessas três raças, o campeonato vem crescendo, se solidificando, gerando premiação garantida, retorno aos competidores e reforçando ainda mais a credibilidade que o nome da Liga tem.
“O número de inscrições, em porcentagem, foi bastante significativo. Para ser a segunda etapa ainda, um aumento de uma prova para outra muito importante e gratificante também. Dentro do nosso projeto, acredito que já para 2020 vamos ter grandes eventos, com ainda mais participações. Contando, claro, com o apoio de todas as associações de raça. Então, pelo sucesso de 2018 e agora com 2019 o que vem acontecendo prova a prova, acreditamos que o ano que vem devemos atingir nossos objetivos de participação”, declarou o diretor das Provas Oficializadas, Thomas Eysink.
Outro fator que ele acredita ter levado tanta gente para essa prova, foi o local. “A novidade ficou por conta do lugar, já conhecido por algumas pessoas, mas não no Ranch Sorting e Team Penning. O antigo Haras Recanto Marina era um reduto da modalidade Apartação, bastante tradicional. Hoje Haras R3, com novos proprietários, está reformulando a estrutura para receber eventos de todas as modalidades”.
Então, a fórmula de unir o know-how da Liga Leste, com cavalos de três raças importantes no mercado equino brasileiro, bom custo x benefício, gado de qualidade e um local que tenha infraestrutura adequada é o segredo do negócio. “Sem dúvida, o sucesso dessa prova foi reunir em um só local a infraestrutura do haras, a preparação do local pelos proprietários, e estarmos em uma boa região. As pessoas buscam hoje, não só premiação, mas uma boa estrutura. Isso faz toda a diferença”, reiterou Thomas.
Fatores reforçados pelas palavras de Aderbal Bergo. “Uma das melhores provas que já tivemos. Para os que correm as duas modalidades, Ranch Sorting e Team Penning, tenho certeza que o sentimento geral é de muita satisfação. O ambiente estava excepcional, acolhedor, e se percebe que houve atenção para todos os detalhes. Desde o acolhimento aos cavalos, passando pelo serviço de bar e de refeições, capricho em todas as estruturas, até chegarmos na organização da prova em sim, impecável”.
Pela ABQM, os destaques no Team Penning foram os dois menores tempos da modalidade nesse evento. O trio formado por Wellington Nunes Pinheiro, com Magic Acre Cat, Luis Mateus Nistarda de Almeida, com Italia Duna MFN, e Eduardo Vicente de Azevedo, com Chica Doc Gray, venceu a Aberta Livre com 13s910. Já pela Aberta Cavalo Iniciante, a vitória de Renato dos Santos Leite Varallo, com First Melodys GRV, Marcos Antônio da Silva Filho, com Irish Boonsmal, e Thiago Paiva Moreira, com Spooky Bodee Mil, marcou o segundo menor tempo, 15s415.
No Top 10 do Ranch Sorting pela ABQM, o menor tempo da prova, 25s117, foi marcado por Luis Mateus Nistarda de Almeida, com Seven Princess Mil, e Wellington Nunes Pinheiro, com Seven Gun Mil, campeão da Aberta Cavalo Iniciante. O segundo melhor tempo do dia, 31s441, foi dos campeões da Aberta Livre, Jhonatas Henrique Barrocas, com Cancioneira Streak, e Mário Marcos de Souza Pinto, com Luck Shine.
João Lucas Nogueira Borsoi, com Flash Back Analina, André Aparecido da Silva, com Baderna da Granja, e Paulo Ângelo de Morais, com Las Calãnas Lupino, formam o trio que marcou o menor tempo do Team Penning pela ABCCC, ficando com o título da categoria Aberta. A segunda menor marca do evento para a raça na modalidade foi de Wellington Garcia Miranda, com Flash Back Analina, Bruno Baião, com Kalibre Grosso da Analina, e Paulo Cesar Muller Borsoi, com Baderna da Granja, 17s262, campeões da Amador.
Foi também na Aberta Livre que o menor tempo do Ranch Sorting pelo Crioulo aconteceu. Paulo Angelo de Morais, com Companheiro 33 da Quinta, e João Sala Neto, com TCP Florentina, venceram a categoria ao marcar 28s930. O segundo menor tempo, 38s803, para os campeões da Amador, Paulo César Borsoi, com Gruta Azul da Analina, e Walter Toscano Junior, com Ametista do Areal.
Com 16s729, o trio formado por Henrique Paccola Ribeiro, com Bandyta Kaliman Barking HRG, Kaio de Oliveira Campos, com Top Whiz A Play, e João Sala Neto, com Roma San Chica, foram os campeões da Aberta Livre no Team Penning pela ABCPaint, marcando o menor tempo da raça para a modalidade. A segunda menor marca do dia foi 17s626, de Homero Vicente Mollo Júnior, com Fuscão Adelta Dixie, Everton Frederico Tetzner, com Solos Little Lena, e Salvador Mollo Neto, com Sweety Choice, na Amador.
Pela Paint Horse, a dupla que marcou o menor do tempo do Ranch Sorting nessa etapa, 33s038, foi Salvador Mollo Neto, com Ximba Jay Bee, e Everton Frederico Tetzner, com Solos Little Lena, campeãoes da Amador Master. A segunda melhor marca da Paint na modalidade foi 34s717, de Eduardo Vicente de Azevedo, com Holly N Spooly, e João Sala Neto, com Veneza Pepto, campeões da Aberta Livre.
Próxima etapa das Oficializadas será em junho, dias 26 e 27, em Holambra/SP, no Haras Terra Nova. A terceira etapa da Liga, nas categorias Mirim, Handicap 6 e Handicap 10, será dia 25 de maio, em São João da Boa Vista/SP, no Rancho Mário Henrique. Mais informações e resultados completos: ligalestepaulista.com.br.
Por Luciana Omena
Fotos: Giselle Ribeiro Vieira