A égua foi comprada de presente para a esposa de Walter, da Estância da Mata, que tinha um sonho de aprender a montar
A história de Xantic Smart Full PZ (Pepto Smart X Target Playboy PZ) começou quando ela foi adquirida pelo casal Walter e Raquel Garcia, da Estancia da Mata, pois a esposa tinha o sonho de aprender a montar. “Quando estava ‘pronta’ para ser uma égua comum de passeio, a Raquel só teve uma oportunidade de montá-la e descobriu que estava grávida da nossa filha Stella”, relembra Walter.
Com a finalidade de manter Xantic em movimento, ela foi colocada no treinamento para Ranch Sorting. De acordo com os proprietários, a égua demonstrou talento logo de cara. Por isso, investiram no treinamento para a prova mais importante da ABQM, o Potro do Futuro. Tudo corria bem até que na semana do encerramento das inscrições e após todos os treinos, perderam contato com o treinador que a montaria no evento.
Walter inscreveu Xantic mesmo assim, com seu nome no lugar do competidor, sem qualquer pretensão. “Foram 116 duplas nesse ano, formadas por profissionais, e fomos para a final no Ranch Sorting. Já tinha sido uma enorme satisfação estar entre os dez melhores, algo que seria inimaginável para quem entrava em uma pista pela primeira vez”, relata.
O resultado surpreendentemente foi a vitória de Xantic no Potro do Futuro ABQM 2016. Fato que deu início oficialmente para a Estância da Mata na história da ABQM e do Ranch Sorting do Brasil. As vitórias continuaram em seguida, inclusive, com a égua batendo o recorde do Congresso ABQM 2018, com bastante repercussão na mídia especializada.
Reprodução
Conforme Walter explica, “por conta deste ‘ponto fora da curva’, Xantic foi aposentada das pistas e direcionada para a reprodução”. Neste ano, sua primeira filha, Wild Stara, estreará nas pistas. Antes de mais nada, poderá tornar a égua uma produtora, já que tem sua comprovação como competidora. Wild Stara, sobretudo, foi um presente de Walter e Raquel para a filha Stella.
Para a temporada 2021, Xantic já tem representantes também, o potro Kind, que foi dado para o filho caçula do Casal, Waltinho. “O mais interessante que estes dois potros foram gerados antes das conquistas de Xantic nas pistas. Em primeiro lugar, só reforçam a história desta égua com a nossa família!”.
Sobretudo, os filhos continuam nascendo. Em 2020, nasceu a potra Malu Catt, filha do garanhão Hell Catt. “Queremos ter a cada ano um animal da Estância da Mata estreando nas pistas. Por isso, Xantic já está prenhe novamente, dessa vez do garanhão Smoth As A Purdy, do Haras PZ. Local onde ela nasceu e que tem uma sólida parceira com a Estância da Mata”.
História
Sem dúvida, Xantic construiu a história da Estância da Mata nas pistas e agora se perpetua com seus filhos. Criação de Paulo de Tarso Abdala Zeme, vem de uma sólida linhagem de animais de Apartação. Para Walter, os cavalos de Apartação vêm com esses genes ‘de fábrica’, demonstrando facilidade para correr o Ranch Sorting.
A história de amor e a ligação de Xantic com a família Garcia têm ainda um outro capítulo emocionante. Antes do Congresso ABQM de 2018, na semana anterior a prova, foi descoberto que Raquel estava com um tumor. Walter ficou em dúvida se manteria sua programação, porém decidiu ir para a prova e voltar para casa com a fivela de campeão.
“Antes de viajar, prometi a Raquel que traria a fivela. E a Xantic deu todo o sangue fazendo está linda história. Não só voltamos com o título, mas também com o recorde do evento. Foi incrível, já que tudo começou com o presente para Raquel e culminou com essa fivela para sua real dona”, recorda Walter. Antes de mais nada, fivela que tem um lugar especial na estande de troféus e prêmios da Estância da Mata.
Fique por dentro: @estanciadamata
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Estância da Mata
Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus