Rédeas

ANCR promove Desafio Virtual em suas redes sociais

Publicado

⠀em

ANCR promove Desafio Virtual Rédeas Online em suas redes sociais Ação realizada na semana passada surpreendeu com participantes de todo o Brasil

Ação realizada na semana passada surpreendeu com participantes de todo o Brasil

A ideia foi a de movimentar a modalidade mesmo nessa época em que não estão podendo se reunir em provas e eventos. Dessa forma, a ANCR lançou o Desafio Virtual Rédeas Online, realizado no último sábado, dia 25.

Ademais, foi a primeira ação da Associação nesse formato. E o desafio surpreendeu, com participações de todo o Brasil. A iniciativa foi inédita no meio equestre brasileiro, justamente com a finalidade de ‘sacudir’ a modalidade e seus praticamente durante a quarentena por causa do Coronavírus (COVID-19).

Todos estão em casa neste período e os que podem seguem treinando. Com a #redeasemcasa, os competidores e treinadores puderam participar de uma espécie de prova virtual. De acordo com as regras, o desafio teve início às 10h, ocasião em que a ANCR divulgou pelos canais digitais o percurso aos inscritos.

Em seguida, foi delimitado o prazo de duas horas para que fosse enviado o vídeo da apresentação através de endereço eletrônico com a passada sendo realizada na propriedade do competidor. Portanto, às 12h encerrou-se a janela para que os interessados gravassem e enviassem os vídeos.

De tal forma que estavam a postos cinco juízes convidados pela ANCR. As cerca de 40 passadas do desafio foram então analisadas e julgadas pelos juízes Ricardo Heymann, Fabrício Suris da Silveira, Antonio Correia, Wadson Lander e Hiram Resende.

A saber, durante a semana, a ANCR fez um ‘esquenta’ para o desafio ao abrir as redes sociais da entidade para divulgar vídeos de manobras. Foram 95 vídeos enviados divididos por manobras e os mais curtidos de cada manobra (esbarro, spin, troca e círculo) ganharam brindes. De fato, serviu como treino para o desafio propriamente dito.

ANCR promove Desafio Virtual Rédeas Online em suas redes sociais Ação realizada na semana passada surpreendeu com participantes de todo o Brasil

Resultados

Com nota 216,5, na categoria Aberta, os co-campeões foram Gilson Vieira Diniz Filho com Especial Marca dos Santos e Jovenil Dias Machado montando Lapidado Whiz Dunit. O terceiro lugar ficou para Vinicius Nogueira Leal, que apresentou Whiz’n Dun It com a nota 214.

Em seguida, o quarto lugar ficou também para Gilson Vieira Diniz Filho com Flap Cielo Melodys, cuja apresentação recebeu nota 213. Enquanto o quinto lugar ficou com Márcio Oliveira e Cat Bodee Boon, com nota 212.

Pela categoria Amador, o campeão foi Jonathan Candido com Casual Great Whiz, que marcou nota 214,5. O segundo lugar ficou para João Carlos Batistela com Hot Wings Dun It, que recebeu nota 213,5.

Por fim, o terceiro lugar ficou para Jean Levy Kotrozinis com Big Marshall, que marcou 209,5. Tendo como quarto colocado Daniel Marques Ferreira com Spin Sorrel e nota 209. E em quinto lugar ficou Octavio Cipola Lunardini com Shootin Like Wanda e nota 207,5.

ANCR promove Desafio Virtual Rédeas Online em suas redes sociais Ação realizada na semana passada surpreendeu com participantes de todo o Brasil

Avaliação

Vale ressaltar que por conta da pandemia, foram estabelecidas algumas regras pela ANCR que foram cumpridas pelos participantes. Não foi permitido, por exemplo, torcidas ou mesmo gravações profissionais. Todos os competidores tiveram que usar recursos ‘caseiros’, evitando qualquer forma de aglomeração em suas propriedades, sob o risco de desclassificação.

De acordo com o presidente da ANCR, Francisco Moura, além de reunir virtualmente a família de Rédeas, o 1º Desafio de Rédeas Online manteve cavalos e cavaleiros ativos, mesmo neste período de isolamento. Do mesmo modo, essa foi uma oportunidade para pessoas que não são do meio conferir a força da modalidade no Brasil.

“Alegria imensa! Foi um sucesso total essa ação. Apesar de cada um estar em seu rancho, respeitando as recomendações das autoridades de saúde, o Brasil todo se movimentou. Embora distantes, todos estavam juntos virtualmente”, avalia o dirigente.

Ainda, conforme Chico, “foi muito bom ver várias pessoas por todo o Brasil curtindo e dizendo que foi muito legal esta experiência com a família. Tenho certeza que logo vamos passar por esse momento de dificuldade e vamos estar novamente juntos na pista. Obrigado a todos os que participaram dessa nossa brincadeira virtual.”

A ação contou com apoio da secretaria da ANCR, Denise e Lia, e ainda da Jequitibá Comunicação e Plusoneandahalf. Fique por dentro: www.ancr.org.br| @ancroficial| @ancr.redeas

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Rédeas no portal Cavalus

Rédeas

Rancho Karoline realiza prova de Rédeas para animais geração 2018 neste sábado (30)

1º Futurity Rancho Karoline é oportunidade para conjuntos testarem suas habilidades em pista antes do Potro do Futuro da ANCR

Publicado

⠀em

Rédeas

Neste sábado (30), o Rancho Karoline, localizado em Avaré (SP), realiza o 1º Futurity Rancho Karoline, uma prova de Rédeas exclusiva para animais geração 2018, com as categorias Aberta e Amador disponíveis, com todos os níveis, como no regulamento da Associação Nacional de Cavalo de Rédeas (ANCR).

De acordo com Karoline Rodrigues Ribaldo, organizadora da prova, a proposta do evento é realizar um último teste nos cavalos que participarão do Potro do Futuro da ANCR.

“Sempre tivemos vontade de realizar essa prova, e esse ano ela finalmente acontecerá. Nossa ideia é que a prova aconteça todos os anos. O propósito é, e sempre será, oferecer a oportunidade de ‘empistar’ os cavalos e de fazer últimos ajustes para o maior evento do ano, para o qual todos se preparam durante dois anos: o Potro do Futuro ANCR”, afirma Karoline.

O evento, limitado, oferecerá como premiação o rateio até a terceira colocação para cada nível, com eventual saldo após pagamento das despesas.

“Mas nossa preocupação não é com a premiação, e sim com o propósito, por isso decidimos que faríamos a prova independentemente da quantidade de pessoas inscritas. Será, antes de mais nada, um encontro da nossa comunidade”, ressalta a organizadora.

Karoline ainda aponta que, embora seja um evento pequeno, com limite de inscrições, “acreditamos na grandiosidade da ideia e seus benefícios. Não temos dúvidas de que é uma iniciativa que contribui para o esporte”.

A organização do evento observou que muitos animais e cavaleiros inscritos estarão participando de uma prova de Rédeas pela primeira vez. “Então vai ser a oportunidade perfeita para sentir o conjunto em pista e se preparar para a ANCR”, pontua.

Para fomentar ainda mais a preparação dos conjuntos, os percursos serão os mesmos das classificatórias do Potro do Futuro da ANCR.

Mais informações: Rancho Karoline

Por: Camila Pedroso

Colaboração: Karoline Rodrigues Ribaldo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Candido’s Ranch conquista a Tríplice Coroa de Rédeas no Nacional da ABQM

Publicado

⠀em

Candido’s Ranch conquista da Tríplice Coroa na Rédeas no Nacional

O 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha foi mais do que especial para a família do Cândido’s Ranch, em Agudos (SP). Na modalidade de Rédeas, a criação da casa Pazi Melodys Gunner (A Son Ofa Gunner X Darling Melodys), com Jonathan Candido na sela, conquistaram nada menos que a Tríplice Coroa da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).

O conjunto venceu a categoria Amador Júnior com 214 pontos, o que lhes garantiu a conquista.

A Tríplice Coroa consiste no conjunto de vitórias das três provas mais importantes de uma modalidade de esporte equestre. Na modalidade de Rédeas, a Tríplice Coroa na ABQM consiste na conquista do Potro do Futuro, Congresso e Campeonato Nacional.

Já na Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), a Tríplice Coroa ocorre com a conquista do Potro do Futuro, Derby e Super Stakes.

Essa é realmente uma conquista incrível para o Cândido’s Ranch, visto que poucos cavalos alcançam esse feito no Brasil, tanto na ANCR quanto na ABQM.

“Foi uma conquista muito especial, até porque foram provas consecutivas, uma atrás da outra. Foi muito legal, emocionante, um sonho realizado! Tem um gosto maior ainda essa vitória por ser um cavalo feito aqui dentro, criação nossa!”, comemorou Letícia Farina Cândido,l uma das proprietária do haras.

Prata da casa

Pazi Melodys Gunner é um animal de criação do Cândidos’s Ranch. A Son Ofa Gunner, seu pai, é o garanhão da propriedade, e sua mãe Darling Melodys também é uma matriz do criatório. “Pazzi Melody é filho de uma matriz nossa, que fica em Rondônia na nossa fazenda chamada Galope, em Campo Novo. Ele nasceu lá e veio pra Agudos (SP) com dois anos, foi treinado e feito pela gente”, relembra.

Segundo Letícia, o grande diferencial do animal está na sua índole. “Essa é uma característica muito presente nos filhos do A Son Ofa Gunner. Eles são animais muito mansos, dóceis e que se doam muito. O Pazzi a gente fala que é um cavalo que tem um coração gigante, a gente vê que ele dá o máximo dele o tempo todo no treino, nas provas. Ele é um cavalo muito fiel, o que ele é no treino, ele é na prova, é muito constante, um cavalo que passa muita confiança pra gente e dá sempre o máximo”, ressalta.

Caminho rumo a Tríplice Coroa

Quando o Jonathan ganhou o Potro do Futuro da ABQM, ele observou que Pazzi teria potencial para conquistar a Tríplice Coroa. “Quando ele (Jonathan) ganhou o Potro do Futuro, colocou como meta conquistar a Tríplice e para tal, começou a trabalhar para isso. Quando ganhamos o Congresso, focamos no Nacional e graças a Deus conquistamos o objetivo”, relembrou.

E os planos não param por param por ai. O objetivo agora é conquistar o penta, com o Derby e a Copa dos Campeões. “Até agora no Brasil ninguém conseguiu e a gente vai tentar e se Deus quiser vai dar certo!”, finaliza Letícia.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus  

Continue lendo

Rédeas

Sylvestre Stallone marca presença no National Reining Horse Association Derby

Stallone já teve cavalos de Rédeas e viveu nos cinemas um personagem que morava em um rancho, em Rambo V

Publicado

⠀em

Sylvestre Stallone marca presença no National Reining Horse Association Derby

As provas de Rédeas da NRHA atraem apaixonados por cavalos do mundo todo, e neste último final de semana, em Oklahoma City, Oklahoma, durante o National Reining Horse Association Derby, Sylvestre Stallone apareceu pelo evento.

O astro do cinema americano postou em suas redes sociais que esteve no evento: “Participei da competição final da NRHA em Oklahoma City, Oklahoma. Este é um esporte incrível, onde as habilidades de um homem são comparadas às de um magnífico animal de 1000 libras e é poesia de assistir!”.

Leia mais:

Para quem são sabe, essa não é a primeira experiência dele com cavalos de rédeas. O ator já teve cavalos da modalidade e no filme Rambo V – até o fim, o personagem vive em um cenário diferente, no subterrâneo de um rancho. John Rambo agora vive recluso em um rancho, que fica na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Stallone do cinema para a TV

Pela primeira vez, o ator sai da telona dos cinemas e vai alçar voos na telinha da TV. O canal de Streaming Paramount + divulgou recentemente o primeiro trailer da série Tulsa King.

A série, criada por Taylor Sheridan, mesmo de Yellowstone, retrata a máfia e acompanha a história de Dwight “General” Manfredi, um mafioso de Nova York, estrelado por Silvestre Stallone.

Na série, o “General” passa 25 anos preso, e após sair da prisão ele é enviado por seu chefe para se exilar em Tulsa. Lá, o mafioso verá uma grande oportunidade de estabelecer um império do crime.

Os dois primeiros episódios de Tulsa King estarão disponíveis no Paramount+ a partir do dia 13 de novembro, seguidos por novos capítulos exibidos de forma semanal.

Por: Camila Pedroso

Fonte: Canal Tech

Fotos: Canal Tech/ Arquivo pessoal /NRHA

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Seletiva brasileira para Copa Mundial Jovem de Rédeas será realizada em junho

Etapa será realizada em conjunto com o Núcleo Castelo do Cavalo de Rédeas

Publicado

⠀em

rédeas

A seletiva brasileira para a Copa Mundial Jovem de Rédeas será realizada no próximo dia 18, juntamente com a última etapa do Núcleo Castelo do Cavalo de Rédeas (NCCR), em Avaré (SP). A prova servirá como classificatória para a final do torneio, marcada para o dia 26 de agosto, durante o Potro do Futuro e Campeonato Nacional ANCR.

Promovida pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) e oficializada pela National Reining Horse Association (NRHA), a Copa conta com o apoio da Reining Horse Foundation.

Segundo o Presidente da ANCR, Francisco Moura, o torneio será uma oportunidade para atletas de diferentes países trocarem experiências sobre a modalidade e mostrarem suas habilidades em pista. “Será um grande encontro de jovens amantes da modalidade de Rédeas para troca de experiência e vivência. Estão convidados mais de 30 países. A proposta é fomentar ainda mais a modalidade entre cavaleiros e atletas que estão ingressando na Rédeas, e assim fazer crescer o esporte em todo o mundo”, afirmou Moura.

Inscrições para seletiva de Rédeas

As inscrições no valor de R$ 450,00 já podem ser feitas no site www.nccr.com.br. Vale ressaltar que o evento seguirá as regras da ANCR com algumas adaptações à nova idade, ou seja, a idade para participar será até 18 anos completos (lembrando que é ano hípico da NRHA), já que a prova é oficializada pela NRHA e seguirá o regulamento da entidade.

O julgamento da prova ficará a cargo do mesmo juiz da etapa do NCCR. Outras informações e o regulamento completo estão disponíveis no site www.ancr.org.br.

Por: Jequitibá Comunicação Estratégica

Foto: Adilson Silva/FotoPerigo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Estão abertas as inscrições do 1º Futurity Sacramento e 2ª Copa Sacramento Wrangler da ANCR

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril pelo site da ANCR. Grande novidade dessa edição é a prova Futurity para animais com três anos hípicos

Publicado

⠀em

Estão abertas as inscrições do 1º Futurity Sacramento e 2ª Copa Sacramento Wrangler da ANCR

Já estão abertas as inscrições para o 1º Futurity Sacramento e 2ª Copa Sacramento Wrangler. Os torneios serão realizados entre 10 a 15 de maio e vão distribuir ao todo R$ 130 mil de premiação garantida em dinheiro, além de troféus, fivelas, medalhas e brindes aos vencedores.

Abertas a todas as raças, as provas são oficializadas pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) e válidas para o Ranking ANCR, sendo disputadas no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz, em Avaré (SP).

ANCR anuncia novidade dessa edição

A grande novidade para este ano é o 1º Futurity Sacramento. A prova é exclusiva para animais com três anos Hípicos (GERAÇÃO 2018) e contará com disputas nas Categoria Aberta Níveis 1, 2, 3 e 4.

Já a 2ª Copa Sacramento Wrangler é destinada a animais de qualquer idade hípica e contará com provas nas Categorias Amador Níveis 1, 2, 3 e 4, Jovem 10 e Jovem 15.

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 25 de abril através do site da ANCR.

Por:  Jequitibá Comunicação Estratégica

Fotos: Gerson Verga

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Cavalos e cavaleiros dão show em Avaré no Derby ANCR 2022

Publicado

⠀em

A emoção voltou a tomar conta do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), no período de 7 a 12 de março, durante a disputa do Derby de Rédeas.

Chancelado pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), antes de tudo este foi o primeiro evento do ano de 2022 e foi realizado em formato LIVE – SEM PRESENÇA DE PÚBLICO – com transmissão ao vivo pelo site da associação e pela plataforma Ride2Play. 

Com recorde de inscrições, o torneio distribuiu mais de R$ 170 mil em premiação, entre prêmios em dinheiro, coberturas e brindes oferecidos pelos patrocinadores. A princípio, para o presidente da ANCR, Francisco Moura, o sucesso desse primeiro evento do ano comprava mais uma vez a força da Rédeas no Brasil.

“Graças a Deus a gente tem muito a agradecer. Estamos numa situação melhor de pandemia e já pudemos ver um show maravilhoso dentro da pista. Além disso, também agradecemos por estar de novo com as pessoas e por poder comemorar essas grandes provas que aconteceram. Esse é o primeiro show do ano e já registramos recorde de inscrições, ou seja, a gente conseguiu trazer participantes de todo o Brasil. Contudo, tivemos pessoas de vários estados do país comemorando, curtindo, ganhando e fazendo esse grande show que vimos na pista. Isso tudo só nos traz alegria”, afirmou Moura.

Segundo ele, o apoio dos patrocinadores e a participação de atletas e amantes da modalidade têm sido fundamentais para a realização de grandes eventos como o Derby 2022.

“A gente só consegue ter esse show maravilhoso na pista se a gente tiver todos os participantes, todos os patrocinadores e todo mundo envolvido. E o mais legal da modalidade de Rédeas é que todo mundo gosta, todo mundo está junto e é quase que aquela máxima: ‘um por todos e todos por um’”, ressaltou o presidente da ANCR.

Transmissões ao vivo

Ainda segundo Moura, as transmissões ao vivo devem continuar em todos os próximos eventos, já que isso tem sido muito importante para o fortalecimento da modalidade.

“As transmissões ao vivo não vão acabar nunca mais, porque temos visto o quanto a gente consegue alcançar através da TV, através da web e da internet. Então, acredito que isso vai se multiplicar cada vez mais. Neste sentido, vamos continuar muito mais fortes principalmente com a ajuda da Ride2Play. Tenho certeza que a gente vai crescer muito”, salientou Moura.

Disputas em alto nível e fortes patrocinadores

Primeiramente, o Derby 2022, exclusivo para animais com 4, 5 e 6 anos hípicos (gerações 2014, 2015, 2016 e 2017), foi disputado nas categorias Aberta e Amador, Níveis 1, 2, 3 e 4, além da categoria Master, para competidores com 50 anos ou mais.

Também fez parte da programação a IX Copa Cardinal Ranch, exclusiva para animais com 8 hípicos ou mais – Categorias Aberta, Amador e Master, que há 9 anos é patrocinada oficialmente pelo Cardinal Ranch, dos EUA, propriedade de João Marcos de Arruda Pires, que esteve mais uma vez prestigiando pessoalmente o evento.

“Para resumir: é amor! Nós amamos o Brasil, amamos a Rédeas e somos uma família. Estava com saudades. Nesses dois anos que não pude estar aqui presente, foi muito difícil. Afinal, tenho um carinho muito grande e uma vontade muito grande de colaborar. E é exatamente isso que a gente faz: colaborar e sempre tentar fazer o máximo possível para fomentar cada vez mais a modalidade de Rédeas. Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso. Sou brasileiro e estamos juntos! Parabéns pelo grande trabalho”, salientou João Marcos.

Cardinal Ranch

O presidente da ANCR aproveitou a oportunidade para agradecer o grande apoio recebido do Cardinal Ranch, que vem patrocinando a Copa Cardinal e já confirmou também o patrocínio para o Potro do Futuro 2022.

“O João é hoje um irmão para nós. Uma pessoa que entrou na modalidade há pouco mais de 9 anos e foi a primeira pessoa que trouxe o presidente do NRHA (National Reining Horse Association) aqui e toda uma comitiva internacional. E tudo que a gente deve do internacional hoje da modalidade de Rédeas é graças ao João Marcos. Essa Copa Cardinal é um sucesso sensacional para a modalidade. Então, eu fico muito feliz de estar junto com ele fazendo mais esse evento. Tenho certeza que vamos fazer muito mais. Já temos o patrocínio que ele confirmou para o Potro do Futuro. Quero destacar ainda que o Cardinal Ranch é um grande apoiador e um grande amigo da modalidade de Rédeas. Eu digo que o João Marcos é o nosso embaixador da modalidade”, destacou Moura.

Outras provas

Na programação constaram ainda as provas do IV Pré-Futurity Tripol Ranch – Gunner Dunit Again, exclusivo para animais com 3 anos hípicos (geração 2018) – e o IV Pré-Futurity Tripol Ranch – Whiz N Tag Chex Categoria Amador Nível 4, patrocinado pelo Tripol Rach há 5 anos.

“Ficamos muito honrados de poder patrocinar e ajudar a fomentar a modalidade que a gente tanto ama e pratica há tantos anos. E uma nova geração das crianças. E o Chico Moura não tem nem como dar nota, ele é formidável, uma pessoa maravilhosa”, afirmaram André e Paulo Tripoloni.

Francisco Moura, por sua vez, também enalteceu o apoio recebido do Tripol Ranch ao longo dos anos.

“Só temos a agradecer ao Tripol Ranch pelo apoio irrestrito que vem dando à ANCR ao longo de todos esses anos. Bem como é bonito ver, além de tudo, o Dr. Paulo Tripoloni, o André e família abraçando a modalidade com tanta dedicação. Nosso muito obrigado”, afirmou o Presidente da ANCR.

Patrocinadores

Neste sentido, além do Cardinal Ranch e Tripol Ranch, o Derby de Rédeas 2022 contou com inúmeros outros patrocinadores. “Graças a Deus e ao grande apoio que temos vamos ter muito mais no Potro do Futuro. Pode ter certeza que será uma grande festa”, anunciou Moura.

Da mesma forma, o Derby 2022 reuniu ainda as disputas do Derby Principiante, para animais de qualquer idade; Derby Jovem Aberto, para animais de qualquer idade, com duas categorias: 0 até 10 anos e 11 até 15 anos, e ainda a Nova Geração, onde as crianças se apresentam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Campeão Derby

Além disso, como sempre, o momento mais aguardado foi a final do Derby categoria Aberta N4, que aconteceu na noite de sábado, dia 12. O grande campeão da disputa foi o conjunto formado por João Felipe Lacerda e Silver Surfer Dude, animal de propriedade do Tripol Ranch.

O conjunto alcançou nota 224,5 e voltou para casa com mais esse importante título. “Estou muito satisfeito com o resultado. Esse animal ficou em 4º lugar no Potro do Futuro da ANCR, ganhou o Potro do Futuro da ABQM, ficou em reservado no Super Stakes e agora ganhou o Derby. É um cavalo que vem fazendo muito sucesso”, afirmou o cavaleiro.

André Tripoloni e Paulo Tripoloni, do Tripol Ranch, também comemoram o grande título. “Rédeas é pura adrenalina. Você não sabe o que vai acontecer e quando dá tudo certo é uma explosão de alegria. Foi sensacional! Não dá para acreditar no que aconteceu”.

Já na Amador N4, Mr Brown Sertão, propriedade e apresentado por Gabriel Cordeiro Martins, conquistou a vitória com nota 213.5. “Eu fui meio conservador. Tive alguns probleminhas com o cavalo. Na classificatória eu quase caí do animal, meus dois pés escaparam do estribo, mas consegui administrar bem e no final deu tudo certo. Não imaginava esse sucesso. Mas valeu muito a pena mais esse título”, afirmou Gabriel.

Os resultados completos do Derby de Rédeas 2022 podem ser conferidos no site da ANCR.

Por: Jequitibá Comunicação Estratégica

Foto: Adilson Silva / FotoPerigo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Aulas gratuitas de equitação estão de volta

Parceria entre ANCR e Apollo Rédeas promove aulas gratuitas para as crianças. Primeiras aulas serão realizadas neste final de semana, durante o Derby

Publicado

⠀em

Atenção criançada! As aulas de equitação para crianças realizadas durante os eventos da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) estão de volta!

E a primeira aula já tem data marcada: nos dias 11 e 12 de março, durante o Derby ANCR 2022, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).

O responsável pelas aulas é o treinador Apolônio Hipólito Alvas Junior, do Apolo Rédeas.

A parceria

A parceria entre a ANCR e o Apollo Rédeas surgiu depois de uma apresentação que Apollo realizou no Grupo Anhaguera, quando levou 15 crianças e iniciantes para competirem.

“O presidente Chico Moura viu a apresentação e fez o convite. O primeiro evento que realizamos foi o Derby de 2018, depois vieram um Potro do Futuro, outros Derbys, Super Stakes, entre outros”, relembra o treinador.

As aulas foram interrompidas com a advento da pandemia e agora estão retornando.

Segundo Apollo, para a realização das aulas é montado um redondel na pista de aquecimento, com toda a estrutura e segurança necessárias. “Levamos alguns cavalos treinados e instrutores preparados para atender as crianças, sem custo nenhum”, aponta.

Ele ainda ressalta que não existe idade mínima para participar, pois eles contam com treinadores “um para puxar o cavalo e outro para segurar a criança caso ela ainda não tenha o equilíbrio necessário”, explica.

“Realizamos ainda uma avaliação na criança. Se ela já sabe montar, ensinamos algumas manobras como um spin, por exemplo. Mas, se a criança não tem ainda nenhum conhecimento, ensinamos a postura correta, equilíbrio, como conduzir um cavalo entre outros movimentos”, explica.

Importância das aulas

Para Apollo, ensinar as crianças é extremamente importante, pois, além de elas serem o futuro, não basta apenas amar o animal, é precioso conhecer o cavalo.

“Hoje se fala muito de maus tratos, bem-estar equino, mas se fala da boca pra fora. Digo isso porque amor sem conhecimento também gera maus tratos. Não basta amar, tem que ter conhecimento”, exclama o treinador.

Ele ainda afirma que é muito importante a criança conhecer o animal, saber tratar, alimentar, escovar, todo o manejo para que ela possa manter o bem-estar do cavalo. “Precisamos começar a formar jovens cavaleiros que, além de amar o cavalo também têm conhecimento sobre o animal”, afirma.

Para Apollo, é preciso mostrar o caminho do conhecimento para as crianças. “Não basta comprar um cavalo para se tornar um cavaleiro, é preciso estudar, conhecer o animal. Aqui no Brasil nós temos uma falta de cultura equestre, não estou falando de esporte, vestimenta e tal, e sim aprender sobre o cavalo, ele é um animal complexo e para ser um cavaleiro você precisa de conhecimento, estudo”.

Como participar?

Para participar das aulas gratuitas, basta se dirigir a pista de treinos dentro do recinto da festa. A aula dura em média meia hora e a criança não precisa levar o animal ou equipamentos, pois é oferecido gratuitamente.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Nova Comissão de Treinadores na ANCR

Aprovada pela diretoria, nova comissão é composta por Marcelo Almeida, João Felipe Lacerda, Jones Carlos, Luis de Souza e Nelson Rodrigues

Publicado

⠀em

ANCR divulga circular do Potro do Futuro

A diretoria da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) aprovou a criação de uma Diretoria e Comissão de Treinadores da modalidade.

Agora, a nova comissão é composta pelos treinadores Marcelo Almeida, João Felipe Lacerda, Jones Carlos, Luis de Souza e Nelson Rodrigues.

Tem como missão discutir problemas e soluções que dizem respeito a todos os profissionais e participantes da modalidade nos eventos, visando sua melhora do ponto de vista técnico.

Segundo o Diretor Presidente da associação Francisco Moura, a ANCR já possui uma comissão de juízes há mais de 10 anos que os auxilia na melhoria contínua do julgamento.

“O Xande Ramos e Paulo Koury trouxeram a necessidade de ouvir os treinadores para melhorar as condições técnicas e de bem-estar nos eventos. Da mesma forma, uma associação é feita por todos e para todos e com esta ideia que norteia nossa administração criamos essa comissão para trazer a necessidade dos treinadores e criarmos soluções adequadas pera elas.

Profissionalismo

Nos últimos anos, a ANCR vem trabalhando incessantemente na busca pelo profissionalismo e melhoramento técnico da modalidade pensando no esporte, na sua evolução, nas suas necessidades específicas e no bem estar animal.

Enfim, a Comissão de Treinadores da ANCR será um braço da Associação, que entre si e junto aos demais associados, trabalharão assuntos específicos em prol da modalidade.

“É uma satisfação para a Diretoria da ANCR dar mais esse passo no sentido de estruturar a entidade de forma organizada e profissional, na busca de qualidade técnica com total transparência perante seus associados”, afirmou a diretoria em redes sociais.

“Somos um grupo de cinco treinadores e temos como objetivo ajudar a ANCR na parte mais técnica das competições, promovendo qualidade na pista e organização nos treinos, por exemplo, e nosso intuito é levar ideias para a ANCR visando melhorar as condições de todos”, afirmou João Felipe Lacerda, um dos membros da nossa comissão.

Ainda segundo a diretoria todos os membros da Comissão estão à disposição dos associados para orientar, ouvir e levar os temas pertinentes para conhecimento dos demais membros e da Diretoria, para que juntos sejam propostas soluções, sempre no melhor interesse da modalidade, dos participantes e do bem-estar animal.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Treinamento de Formação e Reciclagem de Juízes é promovido pela ANCR

Instrutor e juiz oficial NRHA Kelly Sapp ministrará o curso entre os dias 29 e 30 de janeiro em Holambra/SP

Publicado

⠀em

Lucio Casalecchi que já passou uma temporada na Argentina mora e trabalha com a modalidade há dois anos nos Estados Unidos

Entre os dias 29 e 3 de janeiro, a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) promove, no Villa de Holanda Park Hotel, em Holambra, interior de São Paulo, um Treinamento de Formação e Reciclagem de Juízes.

Ministrado pelo instrutor e juiz oficial NRHA Kelly Sapp, o curso é aberto a sócios, competidores e ouvintes.

O objetivo, segundo a organização, é atualizar e avaliar os juízes do quadro brasileiro, bem como aprovar novos e possíveis interessados para o quadro.

O valor do investimento é de US$ 300 para recertificação de juízes oficiais; US$ 400 para recertificação juízes não oficiais; US$ 200 para certificação de novos juízes (mínimo de dois anos de filiação ANCR/NRHA); e de US$ 50 aos que irão apenas participar como ouvintes.

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp da ANCR (19) 99199-9279.

O valor da inscrição deverá ser pago até 20 de janeiro via PIX e a reserva do hotel é por conta do participante, pois apesar do curso ser ministrado no Hotel Villa de Holanda Park, o participante pode escolher se hospedar em um hotel de sua preferência.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo

Mais notícias sobre Rédeas no Portal Cavalus

Continue lendo

Rédeas

Eduardo Salgado, o Banga, faz uma análise sobre sua carreira

De mudança para o Arizona, o Reservado Campeão da NRHA Futurity se prepara para a nova temporada

Publicado

⠀em

Iniciamos a primeira semana de 2022 e nada melhor do que conhecer histórias inspiradoras para renovar nosso fôlego e nos dar ânimo e coragem para correr atrás de nossos objetivos neste novo ciclo que começa agora.

Eduardo Salgado fechou 2021 com chave de ouro, conquistando o título de Reservado Campeão no NRHA Futurity, realizado de 25 de novembro a 4 de dezembro, em State Fair Park, Oklaroma City, Oklahoma.

Morando nos Estados Unidos há 8 anos, Banga é casado e pai de dois filhos. Entre os principais títulos da carreira estão o tri campeonato do Potro do Futuro da Associação Nacional dos Cavalos de Rédeas (ANCR), recordista nacional de note 232,0 desde 2000.

2022 será um ano de renovação para Banga e sua família. Ele fechou seu Centro de Treinamentos em Gainesville, Texas, e acabou de se mudar para o Arizona, onde vai trabalhar no Gordon Quarter Horse.

Hoje com 41 anos, Banga nos contou sobre sua trajetória até chegar ao título do NRHA Futurity. Segundo ele, 2021 foi um ano de superação, pois conseguiu superar um câncer na garganta e ainda para as pistas.

“Só tenho que agradecer pelo ano que tive em 2021! Primeiro por ter conseguido superar um câncer na garganta, e depois em pista, quando fui campeão NRBC nível 2 e reservado campeão Futurity nível 2, além de ter feito bons pré Futuritys”, comemora.

Apesar de não ter um cavalo especial para competir nos níveis 3 e 4, Banga nos contou que a égua Toca, filha de Sparkling Vintage X Lil Dreamer se mostrou ser um animal muito competitivo.

“Esse ano eu não tinha nenhum cavalo muito especial para conseguir brigar nos níveis 3 e 4, mas a Toca se mostrou ser uma égua muito ‘proveira’ no seu nível e fez as três provas muito parecidas, e com isso conseguimos o segundo lugar no Futurity nível 2”, relembra.

Segundo ele, o trabalho realizado com a égua durante o ano, corrigindo seus pontos fracos, foi essencial para alcançarem o resultado.

“Ela chegou muito pronta para o Futurity. Os treinos foram sempre bons, conseguimos dar mais atenção aos pontos fracos dela e mantendo os pontos forte”, afirma.

Banga treinou a mãe de Toca, Lil Dreamer, e competiu com a égua. “Com isso, conheci a Toca desde que nasceu, foi uma égua difícil de treinar, mas muito talentosa. Eu sabia que quando ela ficasse pronta seria uma égua competitiva”, relembra.

“Queria agradecer a Renata Leman que é a proprietária dela por confiar no meu trabalho e me dar oportunidade de treinar e apresentar a Toca e desejar boa sorte para eles que irão mudar para o Franco Bertolani”, enfatiza.

Além de todo o trabalho desenvolvido com Toca, o fato de Banga estar muito bem de saúde também ajudou no resultado, visto que o treinador se recuperou de um câncer na garganta.

Novos rumos para 2022

Com a recente mudança para o Arizona, para trabalhar no Gordon Quarter Horse, Banga está de olho na nova temporada, conhecendo os novos animais e enfatizando os treinamentos. “Agora para 2022, vai ser uma nova fase para mim aqui nos Estados Unidos. Fiz isso para ter uma vida mais segura e ter maior quantidade de cavalos com qualidade para conseguir enfrentar os níveis maiores das competições aqui”, afirma.

Ainda, segundo o treinador, as competições de 2022 começam apenas no final de fevereiro, início de março e os preparativos já iniciaram. “Os cavalos para 2022 eu estou conhecendo agora, mas vou me doar ao máximo como sempre para que os resultados venham”, finaliza.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo pessoal

Mais notícias sobre Rédeas no Portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO