O Rancho Karoline, em Avaré/SP, recebeu o atual campeão do NRHA Futurity dias 25 e 26 de janeiro

Com 15 participantes montados e mais um assistente de cada um, 62 ouvintes e 14 patrocinadores, a Plusoneandahalf Promotions e o Rancho Karoline realizaram com sucesso a clínica de Rédeas com Jason Vanlandingham. Em mais de 20 anos de carreira, o treinador tem um currículo invejável. Além de todos os títulos ainda ele é Million Dollar Rider e Triple Crown NRHA.

Nos dois dias de curso, ele distribuiu o trabalho da mesma forma que faz na casa dele. Cada período correspondeu a um dia da semana no seu programa de treinamento. Primeiro, Jason dividiu os 15 montados em três grupos de cinco, que seguiram as orientações sob a tradução de Ricardo Heymann. Na sexta, pela manhã os grupos trabalharam círculo e spin,;à tarde, parada. No sábado, todos fizeram rolback e troca de mão pela manhã; à tarde tiraram dúvidas da manobra que tinham mais dificuldade.

Jason passa orientações para o grupo

E o sentimento é de realização plena, comenta Karoline Rodrigues, da Plusoneandahalf e do Racnho Karoline. Ainda extasiada com tudo que viveu, o alivio por ter dado tudo certo. “Existe toda uma tensão se vamos conseguir fazer as coisas a contento, se vamos atender as expectativas do público. Se a pessoa que a gente escolheu vai atender as expectativas do público. Se não esquecemos de nada”, lembra ela.

E destaca outras preocupações: “Também pensamos se as pessoas vão estar confortáveis. Se os cavalos vão ser bem recebidos. Então, programamos com tanta antecedência, fizemos um esforço para planejar tudo. No fim, não esquecemos de nada, foi tudo perfeito! E saber que deu tudo certo, sem maiores problemas, foi a maior satisfação pra gente”, conta.

Os organizadores tiveram feedback de dois tipos. Primeiro, a estrutura oferecida e o que eles conseguiram proporcionar aos participantes. Praticamente 100% de todos que estavam lá fizeram comentários positivos. E o segundo, foi em relação ao Jason, que foi muito elogiado.

Rancho Karoline
Foco e dedicação 100%

“A simplicidade do programa dele, a forma como passa seus conceitos, tudo simples e objetivo. A maneira como ele corrige os problemas, trabalha e ensina os cavalos. E também o quanto ele se dedicou a cada participante montado. O quanto ele trabalhou cada problema que surgiu em cada ponto que abordou. Enquanto não sentiu que aquele problema tinha sido superado, não desistiu. O Jason foi muito dedicado e isso ficou bem nítido”.

Esse é o mesmo sentimento de Ana Cristina Benevides, a Kiki. Com anos de experiência no meio equestre, praticando Rédeas, Apartação, Três Tambores, Western Pleasure, entre outros, ela diz que foi o melhor curso que já fez. “O Jason, para mim hoje, é o melhor do mundo. É uma mistura de simpatia, profissionalismo, competência, atenção e mais um monte de adjetivos”.

Rancho Karoline
Kiki esteve entre as mais de 80 pessoas que absorveram os conceitos de Jason

Kiki ressalta exatamente o que Karol abordou acima: “O que me chamou mais atenção no curso dele foi a paciência e a atenção com cada participante montado. Enquanto a pessoa não tinha compreendido o que ele estava passando, ele não a deixava de lado. Ou seja. repetia mil vezes se fosse preciso, para que a pessoa fizesse o certo e conseguisse entender exatamente o que ele estava explicando como correto”.

Outro ponto importante ressaltar, na visão de Kiki sobre o Jason, é que além dele corrigir os problemas apresentados, ele também simulou situações que são possíveis de acontecer. “Ele pediu para quem estava montado simular algo que poderia dar errado, como o cavalo estar com a cabeça virada para fora, e ai passava a correção, entre outros exemplos, e isso para mim foi algo sensacional. Sem contar na organização impecável. O melhor curso sem dúvida que já fui! A Família Rodrigues é sem comentários, Karol incansável por fazer crescer a modalidade. Tenho imenso orgulho de tê-la como amiga”, finalizou Kiki.

Rancho Karoline
Pedro Ribaldo, Tânia, Nelsinho e Karol Rodrigues, Jason e Adrianne Vanlandingham

Entre os desafios de se fazer um evento como esse pode-se listar como um que encabeça a lista convidar um profissional que tem demanda no País. As pessoas realmente irão desejar estar em uma clínica com o treinador que vem ao Brasil? A promotora do curso lembra, com razão, que nenhuma pessoa que organiza um evento assim quer ter prejuízo. Então a conta é simples, a decisão tem ser baseada em alguém que tenha o mínimo de aceitação e interesse do público.

“A primeira ideia é que precisamos cobrir as despesas, no mínimo. No nosso caso, tivemos um 2018 complicado no Brasil e o pagamento do Jason seria em dólar. A preocupação aumentou um pouco e veio então o segundo desafio. Mas desde que começamos a planejar a clínica, sabíamos que o Jason era a pessoa que a gente buscava”, reforça.

Rancho Karoline
Participantes elogiaram programa de trabalho do atual campeão NRHA Futurity

Entre os pontos fortes, Jason é um profissional admirado no mundo todo e que continua bem posicionado no ranking mundial, fazendo sucesso. “E a cereja do bolo, claro, foi ele ter ganho o NRHA Futurity no final do ano passado. Então, isso eliminou qualquer risco que a gente tinha de fazer um evento com baixo número de interessados. Ele já era um campeão e só provou isso ganhando recentemente a mais importante prova da Rédeas”.

Para Karol, e também para seus pais, Nelson e Tania – os três gerenciam o Rancho Karoline – outro desafio de trazer ao Brasil um profissional com a visibilidade que ele tem, é o de proporcionar um ambiente agradável para que ele tenha uma boa impressão dessa experiência. “Ele já conhecia o Brasil e já me conhecia, mas dessa vez a situação era outra. Então, se esmerar na estrutura e ter cavaleiros dedicados e bons cavalos fazendo o curso, mostrou para o Jason a qualidade da nossa modalidade aqui no Brasil”, comenta Karol.

Rancho Karoline
Foto oficial de um final de semana de muito aprendizado

Para efeito de avalição, considera-se os participantes montado, os quais Jason trabalhou diretamente. E estiveram em Avaré para essa ocasião cavaleiros de todos os níveis, aberta e amador. E todos voltaram para casa melhores do que entraram e isso foi uma das avaliações de Jason em relação aos momentos que passou.

“Uma das cosias que ele ressaltou muito foi justamente isso, a qualidade técnica dos cavalos e dos cavaleiros também. Ele falou isso várias vezes. As dicas dele em cada manobra serviram para lapidar o que todo mundo já sabia fazer. Para ele, se a pessoa conseguir absorver uma ou duas coisas que ele passou, e voltar para casa um cavaleiro ou treinador melhor do que chegaram, já valeu a pena”, pontuou Karol.

Rancho Karoline
Capricho em cada detalhe

O evento serviu também para inaugurar a pista completa do Rancho Karoline. Um teste de fogo para confirmarem se tudo que tinham idealizado fazia sentido na prática. Através da resposta das pessoas, ao vivo e nas redes sociais também, deu tudo certo. Além da pista coberta, o Karoline agora tem uma arquibancada nova, estacionamento novo para essa área de provas. Um ponto aqui e ali ainda para ser organizado. Mas a estrutura está pronta e aprovada para outros eventos que estão por vir.

“Só temos a agradecer, eu e meus pais, a todos que ajudaram de forma direta ou indireta para a realização dessa Clínica de Rédeas com o Jason Vanlandigham. Fiquei muito feliz com o número de patrocinadores também. Espero que tenhamos dado a contrapartida que eles esperavam. Empresas importantes para o nosso segmento foram nossos parceiros. Os expositores vieram mostrar sua marca e seus produtos e isso também foi muito legal de ver. Enfim, sentimento de gratidão por tudo ter corrido bem em um evento muito importante para a o calendário da Rédeas e para a modalidade em si”, finalizou Karol.

Rancho Karoline
Nova estrutura do Rancho Karoline inaugurada com a clínica inédita de Jason Vanlandingham

Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva

Escreva um comentário