Jovenil Dias Machado é um dos mais ativos na Rédeas em Goiás

O treinador acabou de ganhar a Copa Cardinal – ANCR Derby de Rédeas, um título que o emocionou muito

Jovenil Dias Machado, 46 anos, é natural de Padre Bernardo, interior de Goiás. Trabalhando dentro do Rancho Seabra com seu CT Jovenil Dias, mora na capital Goiânia. Antes de mais nada, em seu dia a dia hoje são 20 cavalos em treinamento, entre potros e cavalos prontos.

Ele acabou de ganhar o ANCR Derby – Copa Cardinal Aberta N4 e N3. Acima de tudo, lista entre seus principais títulos: Campeonato Nacional ANCR 2007, ANCR Derby N3 2014, ANCR Super Stakes N3 2013, ANCR Derby – Copa Cardinal N3 2017.

Confira entrevista!

Como tudo começou

“Eu trabalho com cavalo desde os meus 16 anos de idade. Comecei a competir, acho que com 18 anos. Mas fazia Três Tambores nessa época. Conheci a Rédeas nos anos 90, quando o Congresso Brasileiro da ABQM foi em Goiânia.

Foi nessa prova que vi pela primeira vez a modalidade. Até lembro que foi o Eduardo Ribeiro que ganhou. Fiquei muito apaixonado pela Rédeas e decidi, naquele dia, que era aquilo que eu queria para a minha vida.

Além do Tambor, antes da Rédeas, também pratiquei Team Roping, eu laçava pé. Ffaz cerca de dez anos que eu estou focado somente na Rédeas. Portando, desde 2000 eu decidi ficar só na Rédeas e agora não participo mais de outras competições”.

Jovenil Dias Machado é um dos mais ativos na Rédeas em Goiás O treinador acabou de ganhar a Copa Cardinal – ANCR Derby de Rédeas, um título que o emocionou muito
Foto: Renner Mariano

Dia a dia

“O meu perfil de treinador é bem tranquilo, treinando meus cavalos em casa. Entretanto, como competidor sou um pouco agressivo na hora das apresentações.

Costumo frequentar o Campeonato Goiano de Rédeas, o nosso campeonato regional da ANCR. Nós, que somos da ACOR – Associação Centro-Oeste de Rédeas, costumamos correr as provas de Brasília também. E, geralmente, vou pras provas da ABQM e da ANCR em São Paulo.

Dessa forma, a minha manobra favorita na Rédeas é o esbarro. Acho que é o momento mais bonito da prova”.

Lembrança Inesquecível

“Um momento inesquecível para mim foi no Campeonato Nacional em 2007, pois foi a primeira vez que eu fui competir em São Paulo. A prova da ANCR era na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal/SP. Estavam empatados Eduardo Christians e Roberto Jou com a nota 74 e eu era o penúltimo ou antepenúltimo a entrar.

De tal forma que eles estavam preparando, aquecendo os cavalos para ir ao desempate. Quando entrei com Makin Angel JA acabei marcando 74,5 pontos, ficando com o título da Aberta Limitada e reservado campeão da Aberta”.

Jovenil Dias Machado é um dos mais ativos na Rédeas em Goiás O treinador acabou de ganhar a Copa Cardinal – ANCR Derby de Rédeas, um título que o emocionou muito
Jovenil Dias Machado e Lapidado Whiz Dunit, campeões Copa Cardinal Ranch Aberta N4 e N3 – Foto: Adilson Silva

Vitória no Derby

“Esse título recente, com o Lapidado Whiz Dunit, para mim foi muito importante. Acima de tudo, porque já tinha uns dois anos que eu não corria as provas da ANCR. Então, esse titulo acabou se tornando ainda mais especial. Eu estava mais correndo o regional.

Portanto, voltar a correr pela ANCR e voltar ganhando, além de ganhar no Nível 3 e ainda no Nível 4, foi muito importante e emocionante também. Foi maravilhoso!”

Por Luciana Omena
Colaboração: Karoline Rodrigues e Analúcia Araújo
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Renner Mariano

Veja mais notícias da modalidade Rédeas no portal Cavalus

Deixe um comentário