Na programação esportiva ainda Montaria em Touros, Três Tambores, Team Penning e Team Roping

A 43ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Iturama, Minas Gerais, a Exporama, aconteceu de 10 a 14 de julho. Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, sob a presidência do Saulo Elson Diniz, apoiado por toda sua diretoria, a exposição e o rodeio foram realizados em um recinto coberto, localizado no parque de exposição Edilson Lamartine Mendes.

Além do rodeio, como é tradição, a mostra contou com diversas atrações. Shows, provas equestres, exposição de gado, exposição de maquinários, praça de alimentação, parque de diversões. Entre as novidades, foi realizada uma prova de Bulldog, só para convidados, reunindo a nova geração de modalidade com alguns veteranos.

Bulldog
Bulldog

Os meninos estão se organizando para a retomada da Associação Nacional de Bulldog. Antes forte no Estado de São Paulo, hoje o reduto é Minas Gerais. A maioria dos competidores em atividade vem de cidades como Divinópolis e Claudio. Mas os paulistas, experientes e ganhadores de títulos, ainda não querem deixar esse esporte acabar.

Por esse motivo, o Bulldog tende a ganhar força novamente nos rodeios fora de Minas. No caso de Iturama, uma prova para convidados, contando com o juiz Marcos ‘Marquito’ Joia, ainda não contou pontos para a nova ANB. O paulista Ricardo Pantaleão ficou com o primeiro lugar ao somar 10s180. De Claudio/MG, Gerônimo Luiz encerrou sua participação com o segundo lugar, 12s100.

Bulldog
Ricardo Pantaleão

Seguidos pelos mineiros de Divinópolis Gabriel Prata em terceiro, 17s530; Luiz de Castro em quarto, 125s070; e Lucas Gonçalves em quinto, 125s560. O Bulldog é considerada a modalidade mais radical do rodeio. Já que o competidor parte do brete com seu cavalo em alta velocidade, ajudado por um cavalo esteira (que não deixa que o boi saia da sua trajetória), e salta no boi com a finalidade de tirar suas quatro patas do chão no menor tempo possível.

Na modalidade Touros, o campeão foi Marco Antonio Braghiroli, de Populina/SP, montando Prestigio (Vilela´s/BX) na final. Somou 517,25 pontos. Em segundo lugar, Fabiano Aparecido Ribeiro da Silva, de Água Clara/MS, com 517 pontos. Foi uma vitória realmente no detalhe. O terceiro ficou com Adriano Ramos dos Santos, de Herculândia/SP, 504 pontos. Seguidos por Edevaldo Ferreira, de Andradina/SP, 437,25 pontos; e André Silva Souza, de Santa Vitória/MG, 429,25 pontos.

Bulldog
Silvano Alves. Foto: Reprodução/Instagram

Quem esteve por lá e participou da prova de Team Roping foi o tricampeão de montaria em touros pela PBR Silvano Alves. Ele curte as férias de verão no Brasil esse ano. Saiba mais em @exporamaoficial.

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

Escreva um comentário