Rodeio

Cia Califórnia ganha como melhor boiada em Barretos

Proprietário da Companhia credita o título em Barretos ao trabalho em equipe

A Cia de Rodeio Califórnia venceu pela primeira vez como melhor boiada na Festa do Peão de Barretos. A saber, o título veio durante a live #BarretosPraSempre, evento em formato online, transmitido pelo Youtube. Título inédito para a Companhia, que credita o sucesso na arena mais importante do Brasil ao trabalho em equipe

A boiada tem sede em Taquaritinga/SP e se apresenta em Barretos desde 2006. O nome, Cia de Rodeio Califórnia, é em homenagem à propriedade de Francisco Nucci, pai de Humberto Francisco Nucci. Antes de mais nada, Chiquinho está com a Cia Califórnia no rodeio desde 2005.

A vitória chegou logo após 17 saídas e uma média de 45,01 pontos. Em comparação com 2019, durante a Festa de Barretos tradicional, não só a Cia Califórnia, mas também a boiada campeã, fizeram 14 saídas. O próprio formato em live para Barretos propiciou menos companhias contratadas, por conseguinte, mais animais foram utilizados de cada companhia.

Prêmios

“Tudo começou na fazenda. Trabalhávamos com pecuária, cria, recria e engorda. Comecei a separar um garrote aqui e outro ali. Quando vi, já estava com uma boiada”, explica Chiquinho. “Essa vitória em Barretos era muito esperada. Com toda certeza, venho trabalhando para isso junto com minha equipe e minha família. Devo a eles esta conquista”.

Atualmente o plantel da Cia Califórnia possui 95 touros. De fato, é a boiada que mais faz rodeios durante o ano. Só para exemplificar, em 2019 foram 105 rodeios, enquanto em 2018 foram 110 eventos. Muitas vezes, atendendo quatro por final de semana.

Cia Califórnia ganha como melhor boiada em Barretos. Proprietário da Companhia credita o título na #BarretosPraSempre ao trabalho em equipe
Magnata

Dessa forma, entre os prêmios já conquistados, a Cia de Rodeio Califórnia ganhou cinco títulos com o Top Team Cup, três com a boiada e dois com o touro Convento. Também foi melhor boiada em Rio Verde, o maior rodeio em touros do Brasil. Entre tantos outros eventos, foi também tetra campeã do Circuito Rancho Primavera, com a boiada e mais dois títulos com os touros Abadá e Exclusivo.

Por fim, para completar a lista de prêmios, a Califórnia foi campeã na Liga Nacional de Rodeio em Barretos; duas vezes melhor boiada do Curral de Elite da Ekip Rozeta. Em resumo, entre muitos outros títulos importantes em rodeios e campeonatos.

Apoio incondicional

“Eu faço a escalação de todos os rodeios. Em um evento como Barretos, não podemos errar. E o erro é evitado quando se tem uma equipe que passa todo o relatório da situação dos touros. Eles são empenhados em zelar dos animais como filhos. Então, esse feedback é fundamental para a escalação”, relata Chiquinho.

Ele conta que para Barretos conseguiram trabalhar perto da perfeição com os animais. “Todo mudo almeja essa fivela. Mas gostaria de ressaltar que essa conquista foi um trabalho familiar e em equipe”. O proprietário ressalta, acima de tudo, o apoio e participação na condução da Califórnia da esposa Flávia Piveta. Assim como tem a ajuda dos filhos Henrique e Beatriz, todos apaixonados pelos animais.

Cia Califórnia ganha como melhor boiada em Barretos. Proprietário da Companhia credita o título na #BarretosPraSempre ao trabalho em equipe
007, touro que deu o título ao campeão Ramon de Lima

“É isso que me dá uma força tão grande de tocar esse negócio. E claro, uma alegria imensa também. Ter a família perto me estimula a investir e lutar por melhorias”, ressalta Nucci e complementa: “Nossa equipe de trabalho fica atenta em cada touro. São meus olhos o tempo todo. Manejo é tudo, é muito mais importante que os pulos dos animais. Então agradeço ao Fernando Machado, Rodrigo Amaral, Rômulo, Netão, Piriquito, Rafael Sena ‘Macarrão’, Furão, Alisson Aguiar e ao Dr Charles. Essa conquista de Barretos é de todos”.

Destaque

A popularidade virtual da Cia Califórnia é outro ponto a se destacar. Com efeito, são quase 200 mil seguidores nas redes sociais. Recentemente, lançou uma grife e o número de fãs cresce a cada dia. “Temos muitos fãs dos animais, tanto que a grife foi feita para atender os pedidos de quem quer comprar camisetas, bonés, etc”, reforça o proprietário.

De acordo com ele, essa energia contagia todos que fazem parte da Companhia. “Recebemos centenas de mensagens nas redes sociais após a conquista em Barretos. Foi muito gratificante”.

Aliás, como destaque Chiquinho conta ainda que uma característica importante da é que a Califórnia não temos apenas um ou dois touros de final. “Temos vários animais qualificados. Hoje o Mustang e o Magnata estão muito famosos, mas temos muitos outros animais que quando são colocados para pular correspondem num nível igualado com estes que são os mais famosos.”

Fique por dentro: @ciacaliforniaoficial.

Colaboração: Eugênio José
Crédito das fotos: Tiago Rios

Veja mais notícia da modalidade Rodeio no portal Cavalus

X