Rodeio

Estudo inédito revela a quantidade de rodeios realizados no Brasil

Publicado

⠀em

Números apresentados anteriormente eram estimativas, tirados de agendas publicadas em revistas e alguns sites de secretarias estaduais de agricultura

Com mais de 60 anos de história, o rodeio brasileiro tem algumas carências no que se refere a dados. E uma delas é exatamente a quantidade de eventos com competições de rodeio que são realizadas em nosso país anualmente.

Os números que eram apresentados até hoje refletem estimativas e suposições, já que nunca houve um levantamento conclusivo sobre este dado. Desde a década de 90, diversas publicações apresentam números estimados, os mais comuns sendo 1000, 1200, 1500 e 1800 rodeios por ano. Mas é possível encontrar também citações que apontam para a absurda quantia de 3000 rodeios anuais no Brasil.

Para sanar esta dúvida e apresentar números mais coerentes com a realidade, a Agência PrimeComm em parceria com o Portal Rodeio S.A., desenvolveu em 2017 um estudo inédito com o intuito de catalogar os rodeios realizados em nosso País. Os resultados foram disponibilizados no estudo chamado ‘Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil’.

“Nos últimos anos, vi muitas pessoas de dentro do rodeio contestando os números que existiam. Em 2016, surgiu muitas conversas sobre essa necessidade e um tempo depois um amigo, o Gustavo Carvalho do Site bullriding.com.br, me disse que estava tentando catalogar alguns rodeios. Então ele me passou os que ele já tinha catalogado durante alguns meses e eu iniciei o projeto”, conta Abner Henrique, da PrimeComm.

De início, ele foi anotando todos os rodeios que eram divulgados. “Aos poucos fui pensando melhor nas metodologias. Ia até as redes sociais, pesquisava. No fim de 2016 fiz uma varredura completa para confirmar os que eu tinha anotado e encontrar outros. Mas não achei satisfatórios esses números de 2016. Preferi fazer para valer em 2017, já com algo mais planejado. Passei a acompanhar tudo mais de perto, para diminuir as chances de deixar algum rodeio passar despercebido”.

Através destes resultados, além de se chegar a quantidade de rodeios realizados no país com uma margem de erro mínima, também foi possível mapear quais estados e regiões abrigam mais eventos, quais os meses em que se realiza mais rodeios, entre outros tantos dados importantes para a indústria do nosso esporte.

Rodeio de Americana ilustrando o estado de São Paulo, líder do ranking da pequisa. Fotos: Adilson Silva

Os Resultados

Através da metodologia de pesquisa utilizada, e que será explicada logo mais a frente, o Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil concluiu que no ano de 2017 foram realizados 908 rodeios em nosso país.

Este resultado é 24% menor que o número comum mais baixo apresentado nas publicações anteriores (1200) e quase 50% menor que a quantia de 1800 rodeios, apresentada já diversas vezes. Com a metodologia aplicada para catalogar os rodeios, buscou-se perder o mínimo possível de eventos não catalogados, sendo assim, mesmo que seja aplicada uma taxa de erro de 10% (considerada alta) nos resultados do estudo, o número total não ultrapassa os 1000 rodeios anuais.

O ano de 2017 pode ser considerado um ano forte na realização de rodeios, sem fatores que impediram que as festas acontecessem, como eleições, greves nacionais, entre outros. Sendo assim, o estudo considera este número como satisfatório e não há margens para acreditar que nos próximos anos possa haver uma quantidade muito maior que esta apresentada.

Além do número total de rodeios realizados no Brasil, o estudo trouxe outros dados interessantes. Hoje sabemos que 82,16% dos rodeios são realizados em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tradicionalmente, estes estados representam o eixo forte do rodeio nacional, concentrando os principais eventos, competidores, contratados e fornecedores de serviços.

Outros nove estados compõem o grupo que podemos chamar de recorrentes, onde há tradicionalmente a realização de rodeios, mas em número menor que os outros estados. Juntos, estes nove estados somam 16,30% dos rodeios realizados no Brasil. Um terceiro grupo também existe e podemos chamar de eventuais, onde não há tradição, mas ocorrem esporadicamente alguns rodeios. Estes estados representam apenas 1,54% do total. Sete estados não tiveram nenhum rodeio catalogado durante o estudo referente a 2017.

Minas Gerais, com a Divinaexpo por exemplo, é o segundo estado que tem mais rodeios no Brasil. Foto: Cedida

Resultados por Estados

No estudo estão catalogados rodeios em 19 estados e mais o Distrito Federal – que para simplificar, aqui será tratado sempre como estado também. Os sete estados onde não foram catalogados rodeios ficam todos na região Nordeste, sendo que as outras quatro regiões apresentaram rodeios em todos os estados.

Como já era previsto, São Paulo lidera como o estado que mais realizou rodeios no Brasil em 2017, totalizando 267 rodeios ou 29,41% do total. A segunda colocação ficou com o estado de Minas Gerais, que realizou 194 rodeios ou 21,37%. Juntos, São Paulo e Minas Gerais apresentaram 50,77% do total, ou seja, mais da metade dos rodeios realizados no país ocorrem nesses dois estados. O outro único estado a ultrapassar a marca de 100 rodeios no ano de 2017 foi o Paraná, que aparece em terceiro lugar com 114 rodeios ou 12,56%.

Na sequência aparecem os três estados da região Centro-Oeste. Goiás ocupa a quarta posição no geral, totalizado 73 rodeios ou 8,04%. Mato Grosso com 59 rodeios ou 6,50% do total e Mato Grosso do Sul, com 38 rodeios ou 4,30%, completam o eixo forte do rodeio nacional.

Apesar de não integrar o grupo anterior, o estado de Rondônia ganha destaque com a realização de 33 rodeios (3,63%), apenas cinco a menos que Mato Grosso do Sul, que ocupa uma posição acima. Os estados deste grupo podem ser considerados como emergentes, ou seja, onde o rodeio vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos. Espírito Santo, com 28 rodeios (3,08%) e Pará com 25 rodeios (2,75%) são dois bons exemplos.

A lista segue com Tocantins, 17 rodeios, Distrito Federal, 11 rodeios, Acre e Santa Catarina, ambos com 10 rodeios cada, Rio de Janeiro, oito rodeios e Rio Grande do Sul, seis rodeios. O outro grupo é composto por Bahia, cinco rodeios, Amazonas, quatro rodeios, Maranhão e Roraima, dois rodeios cada e Amapá, com um rodeio.

Resultados por Período

O período de realização de rodeios varia de estado para estado. Considerando os 10 estados que mais realizaram rodeios, São Paulo e Paraná foram os únicos que tiveram rodeios em todos os meses do ano. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo tiveram rodeios catalogados em 10 meses do ano e nos demais estados as temporadas variam de seis a nove meses, que geralmente começam a partir de março e se encerram no máximo em novembro.

Dos 908 rodeios, 320 foram realizados no primeiro semestre (35,24%) e a grande maioria, 588 foram realizados no segundo semestre (64,75%). Esta diferença deve-se aos meses de janeiro e fevereiro, quando foram catalogados os menores números de rodeios no ano devido a época das chuvas.

Setembro foi o mês com o maior número de rodeios, 169 rodeios ou 18,61% do total, seguido do mês de julho com 138 rodeios (15,19%) e junho com 118 rodeios (12,99%). Estes foram os únicos três meses onde houve a realização de mais de 100 rodeios. O quarto mês com mais rodeios foi agosto, com 97 rodeios ou 10,68%.

Maio com 89 rodeios e outubro com 84 rodeios, completam a lista dos seis meses que registraram mais rodeios no ano. Assim, entre 1° de maio e 31 de outubro foram realizados 695 rodeios ou 76,54% do total anual. A semana com o maior número de rodeios realizados durante o ano de 2017 foi o período do feriado da Independência. Entre quarta-feira, 6 de setembro e domingo 10 de setembro, foram realizados 72 rodeios em 15 estados diferentes.

Metodologia Aplicada

A captação dos dados apresentados no Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil foi feita em duas etapas. Na primeira, os dados foram catalogados diariamente, através da divulgação na internet e outros meios. Nesta fase, foram catalogados a cada semana os rodeios que integravam os campeonatos, em todos os estados, além do acompanhamento da divulgação da agenda dos próprios rodeios e de cerca de 500 profissionais e empresas prestadoras de serviço.

Após o encerramento do ano de 2017, esta etapa havia catalogado 733 rodeios em todo o Brasil e então deu-se início à segunda e conclusiva etapa do estudo. A segunda etapa, foi uma verdadeira varredura composta por pesquisas minuciosas em redes sociais e sites de buscas, que incluíam a comparação da agenda divulgada em anos anteriores, confirmando se o rodeio foi ou não realizado em 2017. Os pesquisadores falaram com um por um desses rodeios.

Nesta etapa foram incluídos então mais 23,87% de rodeios que não haviam sido catalogados na captação de dados durante todo o ano, chegando ao resultado de 908 rodeios realizados. Com o intuito de chegar ao número mais próximo possível de rodeios realizados no Brasil, o estudo esgotou todos os métodos de pesquisa, incluindo revisões precisas, o que dá confiabilidade de mais de 90% nos dados apurados.

Pelos métodos usados, acredita-se que quase todos os rodeios que tiveram algum tipo de ligação com a internet, seja antes ou depois de sua realização, estão catalogados. Apesar do advento da internet, entende-se que alguns rodeios não tiveram nenhum tipo de divulgação, ou não foram encontrados na pesquisa final, porém, acredita-se que este número não seja nem 10% a mais dos rodeios que foram catalogados, concluindo assim o estudo com uma margem mínima de erro.

É importante salientar que fizeram parte desta pesquisa apenas os rodeios considerados profissionais, com estrutura mínima de um evento e a realização de pelo menos a modalidade de montaria em touros. Não foram considerados os torneios e bolões, que não caracterizam uma festa do peão ou rodeio profissional. Também não foram catalogados os eventos onde ocorreram apenas provas cronometradas, sem a montaria em touros.

Eventos realizados em dois finais de semana, mesmo com competições independentes a cada semana, foram considerados como um único rodeio, a exemplo da Festa do Peão de Boiadeiro de Americana, que realiza uma competição diferente a cada semana, mas que consta no estudo como um rodeio apenas.

Estudo Preliminar

Os estudos para o Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil tiveram início ainda em 2016, quando se buscou ter uma base inicial para catalogar o número de rodeios realizados no Brasil. Foi um ano bem atípico, com diversos rodeios que deixaram de acontecer, principalmente em virtude das eleições municipais, totalizando apenas 683 rodeios durante todo o ano.

Devido a ter sido comprovadamente um ano com baixo número de rodeios realizados, a Agência PrimeComm optou por aguardar mais um ano para divulgar o levantamento, podendo assim usar os dados de 2017 como o primeiro estudo oficial.

Comparando os dois cenários, o ano de 2017 teve um aumento de 32,94% em relação ao ano anterior. Mas as comparações anuais só serão mais precisas quando forem explorados todos os cenários. Após encerrar o ano de 2018, um ano com eleições nacionais e que já teve alguns rodeios adiados ou cancelados devido a greve dos caminhoneiros, será possível analisar o quanto cada fator deste influencia na quantidade total.

Em 2019, ano sem eleições e 2020 com novas eleições municipais, concluirão todos os cenários possíveis, chegando então a conclusões mais concretas sobre esses dados.

Rodeio

Ekip Rozeta leva Cutiano de volta a Expolondrina após 17 anos

Competição faz parte do calendário da Copa Rozeta Cutiano e marcará a volta da modalidade Cutiano na Expolondrina

Publicado

⠀em

Ekip Rozeta leva Cutiano de volta a Expolondrina após 17 anos

Nos dias 10 e 11 de abril acontece uma edição especial do Titanium Cowboy Cutiano da Ekip Rozeta, abrindo as competições da ExpoLondrina 2024. A competição faz parte do calendário da Copa Rozeta Cutiano e marcará a volta da modalidade Cutiano, o estilo de Montaria em Cavalos tipicamente brasileiro a arena da ExpoLondrina após 17 anos de ausência.

“Este ano recebemos a missão de levar a modalidade Cutiano de volta a ExpoLondrina após quase duas décadas sem ela ser realizada nesta que é uma das arenas mais tradicionais do Brasil. A modalidade Cutiano vem em uma crescente muito forte nos últimos anos e temos a responsabilidade de fazer uma competição de altíssimo nível para este público que esperou por tanto tempo,” disse Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.

Ele explica que o Titanium Cowboy é uma competição em formato diferenciado, que reúne somente os melhores competidores do ranking e animais selecionados a dedo para que cada montaria leve emoção para o público e o faça vibrar. Serão dois dias em formato eliminatório, onde os melhores pontuados vão avançando de fase até restar somente os dois melhores competidores para a disputa do título.

“Iniciaremos a competição com 16 competidores na quarta-feira, onde cada um faz uma montaria com um animal definido por sorteio e os oito melhores desta noite avançam para a fase seguinte, enquanto os demais serão eliminados. Os oito que avançarem de fase realizam mais uma montaria na quinta-feira, de onde somente os dois melhores na somatória de notas permanecem na disputa do título,” acrescentou.

A competição em formato especial deve ser um atrativo a mais para o público vibrante e apaixonado que frequenta a ExpoLondrina, considerada a maior Exposição Agropecuária da América Latina e que teve início há quase 70 anos. O evento foi um dos primeiros do país a realizar competições de Rodeio no formato que conhecemos hoje, com registros da modalidade Cutiano ainda nos anos 60.

TITANIUM COWBOY CUTIANO – EDIÇÃO EXPOLONDRINA

Serão dois dias de competições em formato eliminatório. Na quarta-feira montam 16 competidores e os oito que obtiverem as melhores notas avançando para o dia seguinte, enquanto os outros oito serão eliminados. Na quinta-feira os oito classificados fazem mais uma montaria e após a somatória das notas das duas noites, os dois melhores competidores fazem um duelo final montando em mais uma animal cada um, onde quem obtiver a maior nota vence a competição.

O principal destaque da competição é o jovem talento Matheus Lima (Pirapora do Bom Jesus-SP), que venceu a edição do Titanium Cowboy realizada no Jaguariúna Rodeo Festival em setembro do ano passado. O paulista que foi o Competidor Revelação da Copa Rozeta Cutiano na temporada passada, chega a Londrina como um dos primeiros colocados do ranking depois de excelentes desempenhos nas etapas recentes, se mantendo como favorito a vitória.

Também entre os principais destaques do ranking desta temporada estão os experientes Alessandro Vieira (Bocaiúva-MG) e Adilton Rodrigues (Mineiros-GO), que vem de importantes resultados nas últimas semanas e chegam ao Titanium Cowboy da ExpoLondrina entre os favoritos. Completam os destaques do ranking, Luiz Augusto de Morais (Ibiporã-PR) que representa cidade vizinha e compete praticamente “dentro de casa” e Felipe Mariano (Deodápolis-MS), um dos principais nomes da nova geração da modalidade.

Ainda fazem parte da lista o atual Campeão Nacional da Copa Rozeta Cutiano, João Victor Gimenez (Deodápolis-MS), outros jovens destaques como Luís Henrique de Almeida (Piracicaba-SP), Kaio Henrique Barros (Tietê-SP), Luiz Henrique Calejuri (Mirassol-SP). Completam a lista o super campeão Pablo Bertolin (Mirassol-SP), Ronaldo Lemes (Iaciara-GO), Jeferson Caldeira (Deodápolis-MS), Luiz Fernando Anástácio (Promissão-SP), o veterano prata- da-casa Edson da Silva (Londrina-PR), e os paranaenses Marcelo Pedro da Silva (Jardim Alegre-PR) e Clóvis Palassi (Cruzeiro do Oeste-PR).

Os competidores irão enfrentar os animais da Tropa JR/BBR, de propriedade de José Ricardo Mazetto e Breno Remédio, uma das mais premiadas do país. Entre os animais de destaques do plantel estão Canastra, Rio Pequeno, Namorada Reserva, Crime Perfeito, Violeira, entre outros. A competição também contará com um seleto time de profissionais atuando na arena.

Transmissão ao vivo

As competições terão transmissão ao vivo e gratuita através do Canal da Ekip Rozeta e do Brasil Rural TV no YouTube. A programação e o horário de cada noite podem ser confirmados através das redes sociais.

Mais Rozeta

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril a ExpoLondrina também recebe a Final Nacional do Campeonato de Montaria em Touros da Ekip Rozeta, onde será coroado o Campeão Nacional da temporada. A etapa decisiva da temporada tem uma premiação total que supera os R$ 200 mil e contará com a participação de 25 competidores selecionados pelo ranking após 84 etapas realizadas em seis estados diferentes.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ekip Rozeta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

PBR Brasil confirma etapa em Telêmaco Borba no Paraná

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade irá receber uma disputa do Campeonato Brasileiro da Professional Bull Riders

Publicado

⠀em

PBR Brasil confirma etapa em Telêmaco Borba no Paraná

O Campeonato Brasileiro da Professional Bull Riders retorna a Telêmaco Borba no estado do Paraná nos dias 16, 17 e 18 de março onde realiza mais uma etapa da temporada 2024 da edição nacional da maior Liga de Montaria em Touros do mundo. A etapa acontece durante a 5ª Expo Telêmaco, evento que comemora os 60 anos do município.

Considerado como um dos eventos que mais se destacaram no Paraná nos últimos anos, a Expo Telêmaco está em pleno crescimento e é uma realização da Prefeitura Municipal sob a gestão do Prefeito Dr. Márcio Matos e a Drial Eventos, principal parceira da PBR no sul do Brasil. Este será o segundo ano consecutivo que o evento sediará uma etapa do Campeonato Brasileiro da PBR.

Etapa Expo Telêmaco

“É uma satisfação muito grande para a PBR estar pelo segundo ano consecutivo na Expo Telêmaco, pois certamente a edição deste ano irá superar todas as expectativas. Nosso compromisso é sempre entregar um espetáculo de qualidade dentro da arena, que seja atrativo para os fãs do esporte, e tenho a certeza que a etapa na Expo Telêmaco vai ser inesquecível,” declarou o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor da PBR no Brasil.

A etapa na Expo Telêmaco terá uma premiação total de R$ 90 mil, um recorde na modalidade Montaria em Touros no estado do Paraná e deve contar com os principais competidores da PBR. Além do ranking nacional, o evento também conta pontos diretos para o ranking internacional da PBR que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

O diretor da PBR ressalta que a etapa da Expo Telêmaco está inserida no calendário internacional da Liga e equivale aos eventos realizados nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. Assim, os pontos conquistados no evento são fundamentais para os competidores ganharem posições no ranking internacional e chegarem ao campeonato mundial que é disputado nas principais cidades norte-americanas como Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston, entre outras.

“Uma etapa como a Expo Telêmaco, que tem uma das maiores premiações da temporada, reúne somente os melhores competidores da atualidade e que já estão aptos a seguir para os Estados Unidos. É também a chance do público ver de perto nomes que daqui a poucos meses vão estar brilhando de verdade lá fora, entre os melhores do mundo,” acrescentou ele.

Em 2023, Jean Fernandes (Crixás (GO) brilhou na arena da Expo Telêmaco e foi o grande campeão da etapa, um passo importante na sua caminhada rumo ao título nacional que ele viria a conquistar alguns meses depois na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Com a vitória, o goiano conquistou o direito de competir nos Estados Unidos, onde já está há cerca de seis meses brilhando nos principais eventos da PBR por lá.

Por estar nos Estados Unidos, o campeão da Expo Telêmaco de 2023 não deve competir este ano, mas diversos outros competidores são candidatos a brilhar na arena. O principal destaque é o paranaense José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio (PR), que lidera o ranking nacional da PBR e que também deve embarcar para as competições na América do Norte em breve.

Além dele, nomes como Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo (MS) que venceu a etapa da PBR em Itapeva (MG) neste último fim de semana subindo para a terceira posição do ranking e Yan Victor Cunha (Assis Brasil (AC), um dos principais destaques das arenas brasileiras no ano passado, são outros dois fortes favoritos ao título da Expo Telêmaco.

Para pontuarem e buscarem o título os competidores vão precisar enfrentar uma verdadeira seleção de touros selecionados entre as melhores boiadas do estado do Paraná na atualidade. Farão parte da etapa os animais da Cia. Lucas Valério, Cia. João Inácio, Cia. Canaã, Condomínio Sul Bulls e Cia. Marcelo Prioto.

A atual temporada do campeonato brasileiro da PBR deve contar com cerca de 30 etapas é a principal porta de entrada para a carreira internacional dos atletas do país, classificando os melhores do ranking diretamente para as competições em terras norte-americanas, onde o campeão mundial de cada temporada fatura o bônus de 1 milhão de dólares.

O calendário deste ano passará por pelo menos cinco estados realizando etapas em eventos consagrados como Americana (SP), Brasília (DF), Divinópolis (MG), Frutal (MG), Catalão (GO), entre outros. A Final Nacional será realizada durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, de 15 a 18 de agosto, onde o Campeão Nacional irá receber uma camionete Mitsubishi L200 Triton Sport e mais um bônus de 100 mil reais oferecidos pela EcoPower Energia Solar.

Por PBR Brazil/Abner Henrique
Foto: Reprodução/Instagram @pbrbrazil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

PBR Brasil retorna com as etapas do Campeonato Brasileiro em Limeira após 11 anos

Novidade para este ano é o retorno das disputas do calendário oficial da PBR para a cidade no interior de São Paulo

Publicado

⠀em

PBR Brasil retorna com as etapas do Campeonato Brasileiro em Limeira após 11 anos

A temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros, promovido pela Professional Bull Riders vem com muitas novidades e um calendário repleto de eventos em diversos estados do Brasil. O Campeonato é a divisão nacional da PBR, a maior liga de Montaria em Touros do mundo e que realiza competições em cinco países.

Uma das novidades para 2024 é a volta da cidade de Limeira, no interior de São Paulo, ao calendário oficial do campeonato, sediando uma etapa nos dias 15 e 16 de março durante o Limeira Rodeo Music. O evento que acontece de 15 a 23 de março é organizado por Viola Show e Nivaldo Moreira Eventos, e surgiu com o objetivo de resgatar a tradição da cidade que no passado teve um dos eventos mais conhecidos do Brasil.

“É uma satisfação muito grande para a PBR retornar a Limeira, que faz parte da história do nosso campeonato. Sabemos da importância e da dimensão do Limeira Rodeo Music, por isso estamos entusiasmados com esta etapa que iremos realizar no evento e só temos a agradecer aos organizadores por esta parceria que tenho certeza, será duradoura,” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor da PBR no Brasil.

PBR Brasil em Limeira

O município de Limeira já sediou etapas da PBR entre 2008 e 2013, e este ano irá sediar uma etapa da categoria Open, que reunirá alguns dos principais competidores do ranking da PBR em desafios com uma seleção de atletas de pulos. Os pontos da etapa valem tanto para o ranking nacional da PBR, quanto para o ranking internacional que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

Com a expectativa de realizar cerca de 30 etapas nesta temporada o Campeonato Brasileiro da PBR terá sua Final Nacional realizada durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, de 15 a 18 de agosto. Antes o calendário contar com etapas em pelo menos cinco estados, incluindo eventos como Americana (SP), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Divinópolis (MG), Frutal (MG), Catalão (GO), entre tantos outros.

Na Final Nacional de Barretos, além do título e de escrever seu nome na galeria de campeões da PBR, o melhor atleta da temporada irá receber uma camionete Mitsubishi L200 Triton Sport e mais um bônus de 100 mil reais. No total, nesta temporada devem ser distribuídos cerca de 2 milhões de reais em prêmios ao longo de todas as etapas.

A PBR no Brasil é a principal porta de entrada para os atletas do nosso país chegarem a elite da PBR nos Estados Unidos, onde o campeão mundial de cada temporada fatura o bônus de 1 milhão de reais. O atual líder do ranking mundial, Cássio Dias Barbosa iniciou sua trajetória internacional na PBR do Brasil, onde conquistou o título da temporada em 2022, antes de seguir para os eventos na América do Norte.

Por PBR Brazil/Abner Henrique
Foto: Reprodução/Instagram @pbrbrazil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Presidente da CNAR, Jeronimo Muzetti confirma final nacional em Avaré (SP)

Jeronimo Muzetti falou sobre a premiação no decorrer do ano, confirmando a final durante a Exposição Municipal de Avaré

Publicado

⠀em

Presidente da CNAR, Jeronimo Muzetti confirma final nacional em Avaré (SP)

A grande final do campeonato promovido pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) está confirmada para o período de 07 a 10 de dezembro, em Avaré (SP), durante a 53ª Exposição Municipal Agropecuária e Industrial da cidade (Emapa).

O evento sediará as disputas nas modalidades montarias em touros e cutiano da Confederação. O presidente da CNAR, Jeronimo Luiz Muzetti, destacou a premiação ao longo do ano, promovida pelas etapas filiadas e eventos parceiros. “Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 9 milhões nas mais de 250 etapas filiadas. Um número surpreendente e que mostra toda força do rodeio brasileiro”, explicou.

Entre os campeonatos participantes da CNAR estão a Liga Nacional de Rodeio (LNR), o Circuito Rancho Primavera, a Ekip Rozeta e a PBR Brazil.

A CNAR irá ainda distribuir R$ 278 mil aos campeões na final em Avaré.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Mathias Losonczi

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

João Victor Gimenez é o Campeão da Temporada 2023 da Copa Rozeta Cutiano

João Victor Gimenez mostrou o motivo de ser considerado um nos principais nomes da nova geração, conquistando o título aos 24 anos de idade

Publicado

⠀em

João Victor Gimenez é o Campeão aa Temporada 2023 da Copa Rozeta Cutiano

O sul-mato-grossense João Victor Gimenez conquistou o título de Campeão da Temporada 2023 da Copa Rozeta Cutiano, o principal campeonato da modalidade tipicamente brasileira, conquistando a inédita Taça Jorge dos Santos. A Final Nacional foi realizada de 15 a 18 de abril durante o 32° Rodeio Tavorense, em Joaquim Távora no Paraná e recebeu os principais competidores do ranking da temporada, além das melhores tropas da atualidade.

Com quatro importantes vitórias nesta temporada, o representante de Deodápolis-MS também ficou entre os cinco primeiros colocados em outras oito etapas, o que o fez ficar boa parte do campeonato na primeira colocação do ranking. Chegando a decisão na liderança, o competidor dependia apenas de seu próprio desempenho para conquistar o título devido a vantagem sobre os demais concorrentes, e mesmo não obtendo grandes notas nas três primeiras noites se manteve regular e não deixou que a vantagem diminuísse consideravelmente.

Depois de se classificar para a última noite na oitava posição da somatória da etapa, cenário que poderia lhe tirar o título, o animal sorteado caiu com ele, obrigando o competidor a montar novamente, desta vez em Comissário (WR – Roberto Biasi). A montaria que foi tecnicamente uma das melhores da temporada lhe rendeu 91,25 pontos e o colocou na segunda posição na somatória da Final Nacional, garantindo pontos suficientes para fechar em primeiro lugar no ranking.

“Não foi fácil, desde o primeiro dia tudo levava a eu não ganhar o título, mas continuei confiante, tranquilo, fazendo o meu trabalho porque sabia que estava nas mãos de Deus e tudo deu certo. É um sonho de criança ganhar um título tão importante assim e estou muito feliz por ser o Campeão da Copa Rozeta Cutiano, o maior campeonato da modalidade. Só tenho a agradecer a minha família, amigos e todos que me deram forças pra chegar até aqui,” disse o campeão.

João Victor Gimenez

Aos 24 anos de idade, o sul-mato-grossense mostrou porque é considerado um dos principais nomes da nova geração da modalidade, tendo um estilo único que o fez realizar grandes montarias ao longo de sua ainda curta carreira nas arenas. João Victor Gimenez chegou a Copa Rozeta Cutiano através de uma indicação de seu conterrâneo, o campeão nacional de 2019, Altamiro Lima, que mais uma vez ajudou a realizar um dos principais fundamentos da Copa Rozeta Cutiano, que é o de dar oportunidades e revelar novos talentos.

Coincidentemente, o próprio filho de Altamiro Lima foi o principal concorrente de João Victor Gimenez na disputa do título em Joaquim Távora. Felipe Mariano, que também está entre os principais nomes da nova geração e foi revelado pela Ekip Rozeta, terminou a temporada em segundo lugar na classificação geral após mais um ano de grande desempenho. Completaram o Top 5 da temporada, Alessandro Vieira Ferreira (Bocaiúva-MG) em terceiro, Matheus Lima de Matos (Pirapora do Bom Jesus-SP) em quarto e Marcelo Pedro da Silva (Jardim Alegre-PR) em quinto.

A Final Nacional também coroou pela terceira vez a égua Paixão Caipira (Tito Cardoso) como o Melhor Animal da Copa Rozeta Cutiano, após vencer 16 etapas ao longo do ano. Vencedora nos dois campeonatos anteriores, o animal agora é recordista de títulos na história da competição. Pelo segundo ano consecutivo a Cia. WR – Roberto Biasi venceu como Melhor Tropa da Temporada, tendo obtido 10 fivelas nas etapas que disputou.

Pela primeira vez a Copa Rozeta Cutiano contou com o título de competidor Revelação da Temporada, vencido pelo estreante Matheus Lima de Matos, mais uma forma do campeonato valorizar os jovens talentos e incentivar a renovação da modalidade. Todos os premiados receberam a Taça Jorge dos Santos, novo troféu instituído no campeonato este ano e que homenageia o pioneiro da modalidade Cutiano que faleceu no início deste ano.

O Rodeio Tavorense sediou uma competição de altíssimo nível e extremamente acirrada nas quatro noites, terminando com a vitória de Fabiano Garcia Dias (Riolândia-SP) que foi o melhor na somatória do evento, totalizando 349,50 pontos. Além do campeão nacional João Victor Gimenez, completaram o pódio da etapa decisiva, Adilton Rodrigues (Mineiros-GO) em terceiro, Kaio Henrique Barros (Tietê-SP) em quarto e o experiente Vaelter Dias (Mirassol-SP) em quinto lugar.

Contando com o recorde de 48 etapas, a temporada 2023 da Copa Rozeta Cutiano vivenciou um alto nível de competição, com nomes consagrados e jovens talentos mostrando muita garra e determinação para enfrentar a melhor geração de animais que a modalidade já teve. A competição que nasceu em 2014 por iniciativa dos próprios competidores e apoio da Ekip Rozeta, teve um papel fundamental nos últimos anos ao lado de tropeiros e organizadores para os “renascimento” da modalidade Cutiano no Brasil, após vários anos em declínio na década anterior.

“É uma satisfação muito grande concluir mais uma temporada e com números tão expressivos que provam que a Copa Rozeta Cutiano está crescendo cada vez mais e fortalecendo a modalidade. Agradeço as comissões organizadoras que nos receberam em seus eventos, aos nossos parceiros, ao competidores, meus amigos tropeiros, demais profissionais por ter nos ajudado a realizar esta temporada tão brilhante e em especial aos competidores que são diretores da Copa, por todo o trabalho e dedicação,” disse o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Ekip Rozeta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Final da Confederação Nacional de Rodeio acontece em dezembro, em Avaré

CNAR somou premiação de mais de R$ 9 milhões nos eventos credenciados, com 165 etapas filiadas em montaria em touros e 93 no cutiano

Publicado

⠀em

Final da Confederação Nacional de Rodeio acontece em dezembro, em Avaré

Após um ano de muita movimentação no rodeio nacional, a Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) se prepara para revelar os campeões nacionais das modalidades touros e cutiano entre os dias 07 e 10 de dezembro, em Avaré (SP).

Final Nacional do Rodeio

A Final Nacional do Rodeio (FNR) acontece durante a 53ª Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (Emapa), no Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”. Os competidores classificados serão divulgados na primeira semana de dezembro.

E a temporada 2023 entrou pra história da CNAR. Com mais de 250 etapas filiadas, somou até o momento uma premiação superior a R$ 9 milhões. “Ao longo da temporada, que começou em dezembro de 2022, estas etapas distribuíram uma premiação que chegou a este montante que é extremamente relevante para o segmento. Mostrando a força do rodeio nacional.”, explica Jeronimo Luiz Muzetti, presidente da CNAR. Deste valor total, R$ 6,3 milhões foram para rodeio em touros e R$ 2,8 milhões para o cutiano.

Somente na final em Avaré, serão distribuídos R$ 278 mil entre os campeões das duas modalidades: montaria em touros e cutiano.

Campeonatos participantes

Atualmente, os maiores campeonatos do país são filiados à CNAR. De montaria em Touros estão a Liga Nacional de Rodeio (LNR); o Circuito Rancho Primavera; a Ekip Rozeta e a PBR Brazil. Já no Cutiano, os principais são: Seleção Brasileira do Cutiano e Copa Rozeta de Cutiano, além de rodeios independentes que se filiaram diretamente à confederação.

“Hoje, os grandes campeonatos e maiores eventos do segmento no país estão filiados e são parceiros da CNAR. Reunindo os melhores e mais bem ranqueados atletas do Brasil. Na montaria em touros, muitos competidores disputam campeonatos com os melhores do mundo. A CNAR é a entidade que representa o rodeio perante os órgãos governamentais e estes parceiros acreditaram no trabalho da confederação na realização de cada etapa desta temporada”, explica José Alexandre Paiva, diretor executivo da CNAR.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, vence o Desafio do Bem durante o rodeio de Dourados

Bicampeão Paralímpico é um dos atletas mais notáveis do Brasil

Publicado

⠀em

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, vence o Desafio do Bem durante o rodeio de Dourados

Fernando Rufino, mais conhecido como o “Cowboy de Aço”, é uma verdadeira fonte de inspiração e superação. Nascido em Eldorado, Mato Grosso do Sul, começou sua jornada de determinação desde cedo. Aos 21 anos, passou por um acidente que o deixou paraplégico, mas em vez de se deter diante dessa adversidade, usou-a como combustível para perseguir seus sonhos. Hoje, ele é um dos atletas paralímpicos mais notáveis do Brasil, com dois títulos na paracanoagem.

Fernando Rufino

Recentemente, Fernando Rufino conquistou o bicampeonato e assegurou sua vaga nas Olimpíadas de Paris em 2024 durante uma competição na Alemanha. No entanto, sua determinação e generosidade não param por aí. O “Cowboy de Aço” foi destaque na 39ª Festa do Peão de Boiadeiro de Dourados (MS), durante o “Desafio do Bem”. Ele enfrentou o desafio de montar o touro Cafú e impressionou a todos com oito segundos de domínio sobre o animal.

“A ideia inicial, era que eu entrasse a cavalo, depois mudamos para entrar num sinuelo (boi de sela), e de repente surgiu a ideia de representar montando um touro! Foi tudo tão emocionante, que andei até sem muletas!”, nos contou Rufino. E ainda complementou: “ Foi uma emoção única, desde o momento da minha preparação, colocar a traia e regular a corda. Não se tratava de uma conquista apenas minha, e sim de muitas pessoas que eu poderia ajudar com o desafio.”

Segundo o Cowboy de Aço, seu maior receio era na hora da descida, mas ele pode contar com uma equipe de Bullfighters habilidosa e preparada para qualquer eventualidade. “Faziam 20 anos que eu não montava um touro, e quando eu estava em cima dele, foi como andar de bicicleta. Eu só aproveitei o momento”.

Fernando Rufino não apenas superou o desafio de enfrentar o Touro, mas também realizou seu sonho de ganhar a fivela de campeão, tornando este evento ainda mais especial! Sua paixão inabalável pelo rodeio e pelos animais o impulsionou a superar obstáculos com coragem e determinação. 

O “Desafio do Bem” não se trata apenas de espetáculo, mas também de solidariedade. Toda a renda gerada é direcionada integralmente para a Associação de Apoiadores do Hospital de Amor. Isso contribui para a implementação do Hospital de Amor em Dourados, uma causa nobre que busca oferecer cuidados de saúde de qualidade.

Por Juliana Oliveira/Caminhos da Ju
Foto: Divulgação
/Douglas Melo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Pela segunda vez consecutiva, Jean Fernandes vende etapa da PBR

Rodada realizada na Abril Fest em Araçoiaba da Serra (SP) coroou o cowboy goiano que agora assume a terceira colocação do ranking

Publicado

⠀em

Pela segunda vez consecutiva, Jean Fernandes vende etapa da PBR

Pela segunda vez consecutiva o goiano Jean Fernandes foi o campeão da nona etapa da Temporada 2023 da PBR Brazil, realizada durante a Abril Fest, um dos mais importantes e conhecidos eventos da região de Araçoiaba da Serra (SP).

As competições ocorreram nos dias 30 de março a 01 de abril, e foram válidas como etapa da divisão de acesso do campeonato, e contou com os principais nomes da PBR Brazil e talentos regionais disputando para pontuarem tanto no ranking nacional quanto no ranking internacional, que classifica os atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.

“Para a PBR Brazil foi uma honra poder fazer parte deste evento que é destaque no interior de São Paulo e voltou este ano com força total,” afirmou Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR Brazil.

A rodada distribuiu uma premiação total de R$ 35 mil, a maior do fim de semana entre todos os eventos com Montaria em Touros realizados no Brasil, o que ajudou a colocar Araçoiaba da Serra definitivamente entre os destaques do Rodeio nacional.

Pela segunda vez consecutiva, Jean Fernandes vende etapa da PBR

Jean Fernandes assumiu a terceira posição do ranking

Passo a passo rumo à segunda vitória na PBR

Jean Fernandes foi o único invicto da etapa somando 332,25 pontos e com o resultado chegou a terceira colocação do ranking nacional, com uma diferença de apenas 118,75 pontos do líder João Lucas Campos.

Lucas Junio da Silveira terminou em segundo, seguido por Leandro Zampolo em terceiro. O líder do ranking João Lucas Campos terminou na quarta colocação, seguido por Adilson Júniorem quinto.

A atual temporada da PBR Brazil, que teve início em setembro de 2022 durante a etapa de Itu (SP), deve contar com etapas em diversos estados até a Final Nacional que irá definir o grande campeão de 2023. Os pontos conquistados nas etapas brasileiras, além da disputa do título nacional, contam para o ranking internacional da PBR, que classifica os atletas para as etapas da elite que acontecem nos Estados Unidos e onde o campeão mundial de cada temporada ganha o bônus de US$ 1 milhão.

A próxima etapa da PBR Brazil será no Óleo Rodeio Fest, em Óleo (SP), entre os dias 13 e 15 de abril.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / PBR

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Jean Fernandes esquenta a disputa do ranking da PBR com vitória na 4ª ExpoTelêmaco

Festa recebeu a oitava edição do maior campeonato de montaria em touros do mundo e distribuiu a premiação recorde no estado de R$ 60 mil

Publicado

⠀em

Jean Fernandes esquenta a disputa do ranking da PBR com vitória na 4ª ExpoTelêmaco

A oitava etapa do campeonato nacional da Professional Bull Riders (PBR Brazil), ocorreu neste final de semana (18 e 19/03) durante a 4ª ExpoTelêmaco, em Telêmaco Borba (PR). Essa foi a primeira vez que a festa recebeu uma etapa do maior campeonato de Montaria em Touros do mundo e distribuiu R$ 60 mil em premiação, valor recorde para o estado neste ano.

A competição reuniu na arena os principais atletas do ranking nacional, além de três novos nomes selecionados através de um qualify realizado pela prefeitura municipal.

Grandes disputas na arena

Jean Fernandes esquenta a disputa do ranking da PBR com vitória na 4ª ExpoTelêmaco
Melhor Touro: Xonadão (Big Boi – Rodrigo Maia) com média de 43,75 pontos.

Jean Fernandes foi o grande campeão da oitava rodada da PBR. O atleta manteve a regularidade e com uma montaria excelente de 89 pontos a bordo de Xonadão, conquistou 89 pontos e a fivela de campeão. Com o resultado, além da vitória, Fernandes subiu para a quarta colocação no ranking e entrou na briga pelo título.

Gabriel Morais, terminou a competição na segunda colocação, seguido por Paulo Eduardo Rosseto em terceiro e Felipe Furlan em quarto. Completando o top 5, João Lucas, que com o resultado ampliou ainda mais sua vantagem na liderança do ranking.

Ranking geral da PBR

Jean Fernandes esquenta a disputa do ranking da PBR com vitória na 4ª ExpoTelêmaco
Festa distribuiu R$ 60 mil em premiação, valor recorde para o estado neste ano

Com os resultados, João Lucas continua liderando o ranking com 331 pontos, seguido por Bruno Carvalho com 251 pontos. Arthur Antonielle vem em terceiro com 211 pontos, seguido por Jean Fernandes Pereira com 186,25. Fechando o top 5, Cassio Dias com 158,75 pontos.

A próxima etapa da temporada nacional da PBR será em Itu (SP), na Abril Fest, com uma etapa da Divisão de Acesso entre os dias 30 e 31 de março e 1 de abril. Na sequência será realizada mais uma etapa da Divisão de Acesso no Óleo Rodeio Fest, em Óleo (SP), entre os dias 13 e 15 de abril.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / PBR Brazil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rodeio

Arthur Antonialle fatura segunda vitória na PBR Brazil

Publicado

⠀em

Arthur Antonialle fatura segunda vitória na PBR Brazil

Pela segunda vez na temporada, Arthur Antonialle faturou o título da etapa da Professional Bull Riders (PBR) realizada nesse final de semana (02 a 04 de março) na Festa do Peão de Itapeva, no interior de Minas Gerais. A competição fez parte da divisão de acesso da PBR Brazil, e reuniu os principais nomes da competição nacional.

Promovida em comemoração aos 60 anos da cidade, a festa se tornou referência para a região do sul do estado. Na arena, os competidores e os touros deram um verdadeiro show nas três noites com arquibancadas e camarotes lotados.

Passo a passo rumo à segunda vitória na PBR

Antonialle entrou na rodada final liderando a somatória geral, como um dos dois únicos atletas invictos na etapa até então. Com essa vantagem, manteve a regularidade e garantiu o título ao marcar 85,50 pontos no touro Magoado, totalizando 345,25 pontos e mais de R$ 17 mil em prêmios.

O segundo lugar ficou como líder do ranking nacional da PBR, João Lucas Campos, aumentando ainda mais a sua vantagem. O porto-felicense chegou à final sem pontuar nas duas noite anteriores, mas se recuperou e marcou 91,00 pontos montando Império. João Lucas lidera o ranking com 345 pontos, apenas 77 pontos à frente de Bruno Carvalho e 105,50 pontos à frente de Arthur Antonialle.

Arthur Antonialle fatura segunda vitória na PBR Brazil
João Lucas Campos lidera o ranking da PBR Brazil

Júlio César da Silva ficou na terceira colocação, Alisson de Souza foi o quarto e Eder Lopes Fernandes completou o top 5 na quinta colocação.

A próxima etapa da PBR Brazil será na ExpoTelêmaco em Telêmaco Borba (PR) nos dias 17, 18 e 19 de março, além de uma etapa da divisão de acesso na Abril Fest de Araçoiaba da Serra (SP) nos dias 30, 31 de março e 01 de abril.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / PBR Brazil

Leia mais sobre Rodeio aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads