Rodeio

Pela primeira vez, profissionais da PRCA ministrarão curso em Barretos

As aulas serão nas modalidades Sela Americana e Bareback e acontecerão durante a Festa do Peão

Lançado no dia 13 de julho, o Boot Camp – Sela Americana e Bareback será promovido em parceria com a Professional Rodeo Cowboys Association durante a 64ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos nos dias 19 e 20 de agosto. A ideia é promover as modalidades e assim ampliar o número de competidores aptos a disputar rodeios no Brasil e nos Estados Unidos.

Para o Diretor de Rodeio de Os Independentes – entidade que promove a maior festa de rodeio da América Latina, Marcos Abud, o objetivo é aprimorar e revelar novos nomes destas duas modalidades. “É mais uma porta aberta e uma boa oportunidade para os competidores brasileiros”, conta.

 Segundo os organizadores, já nos primeiros dias de divulgação foi grande a procura de interessados em participar. Dentre eles competidores de várias modalidades equestres, inclusive o Cutiano – estilo do rodeio em cavalos exclusivamente brasileiro . Os profissionais viram oportunidade de se aperfeiçoar em uma das competições para também ter a possibilidade de montar na América.

prca
Bret Franks

Oferecendo aprendizado e profissionalização, o curso será conduzido por profissionais da PRCA – a maior associação do rodeio completo no mundo -, com aulas teóricas e práticas (em aparelhos), no hotel do Parque do Peão. De acordo com a divulgação, as inscrições – que foram prorrogadas até 10 de agosto – custam R$ 250,00 e são limitadas, podendo participar competidores acima de 18 anos.

Para Leandro Baldissera, diretor da ProHorse Rodeo – entidade que sempre buscou o fomento da Sela e do Bareback –, esta será a chance do rodeio em cavalos no Brasil se colocar para o mundo. “Logo que foi divulgado o curso, tive uma procura enorme de amigos de diversas modalidades, querendo informações para participar. A vinda da PRCA mostra que a entidade está querendo competidores brasileiros montando no rodeio em cavalos dos Estados Unidos”.

O recordista de vitórias na Sela Americana em Barretos ainda enfatiza que “esta é a chance para todos abrirem os horizontes e ganhar a estrada no mundo. Acredito que a movimentação do pessoal de outras modalidades em querer aprender sobre Sela Americana ou Bareback vem desta oportunidade de ir para a disputa na América, já que são duas competições globalizadas, que existem em todos os países”.

PRCA
Heath Ford

Para ficar ainda melhor, os organizadores afirmam que o curso dará chance a novos talentos disputar seu primeiro rodeio durante o Barretos International Rodeo, através da seleção dos cinco destaques que estarão no curso em cada uma das modalidades, que integrarão o time de competidores da Prohorse em Barretos.

Os interessados terão à disposição os ensinamentos e a experiência de Heath Ford, três vezes campeão de Bareback Riding do Mountain States Circuit Finals, três vezes finalista da National Finals Rodeo, e membro da Diretoria da PRCA. Na modalidade Sela Americana, os participantes serão orientados por Bret Franks, principal treinador do Claredon Community College, do Texas, duas vezes campeão do Prairie Circuit Finals e três vezes finalista da NFR.

Outras informações: susifreitas10@gmail.com | (11) 98625-0128.

Colaboração: Os Independentes e Susi Freitas
Foto de chamada, crédito: André Monteiro. Demais fotos: Cedidas