UNR – União Nacional do Rodeio

Inicialmente, uma organização social. Agora, uma Associação que objetiva proteger animais e fomentar o esporte rodeio

É público que o rodeio tem inúmeros adeptos, porém, desde setembro de 2014, o esporte ganhou uma nova força. Sob a sigla UNR, que significa União Nacional do Rodeio, profissionais que atuam nas mais diversas áreas uniram-se em prol de objetivos comuns, resultando primeiramente numa organização social, que em maio de 2015 foi transformada em uma Associação, hoje devidamente registrada e inscrita no CNPJ.

Antes de tudo, a UNR é uma associação de proteção animal, que foca principalmente no bem-estar dos animais de rodeio. A UNR objetiva ainda, contribuir para o aprimoramento do esporte como um todo, através do fomento de diversas ações descritas em seu Estatuto.

É através da articulação política, fundamentada com abordagens jurídicas, esclarecimentos sobre leis e estudos técnico-científicos já publicados, que a UNR tem trabalhado ativamente na orientação a municípios e comissões organizadores. Entre os que estão à frente da associação, a lenda do rodeio Esnar Ribeiro, que entende muito sobre tudo, que já viveu muitas situações e passou pelas diversas fases do rodeio, e agora Capitão Augusto, Deputado Federal por São Paulo e um dos árduos defensor do bem-estar animal e dos esportes equestres.

Está no estatuto da UNR e são objetivos da associação: Proteger animais, em especial os de rodeio, priorizando seu bem-estar, observando as leis vigentes aplicáveis ao esporte; Reunir os profissionais e pessoas ligadas direta ou indiretamente a evento e/ou esporte com animais e outros, conscientizando-os, orientando-os e no que for possível, defendendo seus interesses e aspirações; Colaborar com o Poder Público e as entidades congêneres e afins, no sentido de fortalecer o esporte; Colaborar com a arrecadação de recursos para atividades que agreguem ao esporte como um todo, tais como pesquisas, projetos, documentos e afins; Criar normas de conduta aplicáveis ao rodeio, em observância às normas vigentes; Representar, quando a Diretoria assim decidir, os profissionais do rodeio junto aos Poderes Público e Privado; Apresentar seminários junto ao Poder Judiciário abordando temas relacionados ao esporte.

Além de profissionais das Ciências Jurídicas, veterinários com ampla experiência em animais de rodeio também se juntaram à UNR, buscando aprimorar os mais corretos procedimentos visando o bem-estar dos animais do esporte.

Uma força da UNR é conseguir auxiliar juridicamente rodeios embargados, por exemplo. E não somente quando acontece algo em cima da hora da festa começar, mas fornece, de forma gratuita, assessoria jurídica como um suporte para os organizadores de rodeios no que diga respeito às normas de bem-estar animal.

A UNR já atuou em muitas cidades: Agudos/SP, Alto Alegre/SP,  Andradina/SP,  Araçatuba/SP, Arthur Nogueira/SP, Batatais/SP, Boituva/SP, Brodowski/SP, Cesário Lange/SP, Franca/SP, Ilha Solteira/SP, Itapecerica da Serra/SP, Jacareí/SP, Lagoinha/SP, Manaus/AM, Manhuaçu/MG, Mirassol/SP, Monte Azul Paulista/SP, Paraty/RJ, Patos de Minas/MG, Penápolis/SP, Pereiras/SP, Pirangi/SP, Pouso Alegre/MG, Pradópolis/SP, São Carlos/SP, São Luiz do Paraitinga/SP, Tatui/SP, Trabiju/SP, Votuporanga/SP.

Deixe um comentário