Rodeio

Você conhece a história da Associação Os Independentes de Barretos?

Publicado

⠀em

O clube realiza há 64 anos a maior festa do peão da América Latina

A Associação Os Independentes, criadora e promotora da Festa do Peão de Barretos, comemorou no último dia 15 de julho 64 anos de fundação. Em 1955, 20 jovens criaram o clube Os Independentes. No ano seguinte, promoveram um evento para arrecadar fundos para entidades assistenciais da cidade, em uma festa em comemoração ao aniversário de Barretos.

Primeiro Clube e depois Associação, Os Independentes foi fundado por Abdo El Karin Gemha, Antônio Renato Prata, Dino Scannavino, Edson Gemha, Élio Alves Garcez, Floriano Machado Coutinho, Horácio Tavares de Azevedo, Hosny Daher, Jamil Nicolau Mauad, Joaquim Luis Goulart, José Sebastião Domingos, Licínio Gomes, Luiz Agostinho Brandão, Osvaldo Monsef, Orlando Araújo, Paulo Coimbra, Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Rubens de Oliveira e Saulo Junqueira Franco.

Fundadores

A este grupo, somaram-se mais 12 membros – Carlos J. T. de Andrade, Carlos Roberto Galli, Cássio Junqueira Nogueira, Cyrano Diniz Pereira, Hélio Bruno Barbosa, João dos Santos Filho, José de A. Lima, Orestes de Ávila, Otávio F. Andrade, Rhateb Cury, Udelson Gemha, que iniciaram, em 1956, a primeira Festa, em uma lona de circo.

No aniversário de 64 anos, realizado durante assembleia no Rancho CMT, no Parque do Peão, houve a presença dos fundadores Antônio Renato Prata, Horácio Tavares de Azevedo, Orlando Araújo, Paulo Pereira e José B. Tupynambá, que foram homenageados. Os convidados nessa ocasião foram brindados com um almoço típico Queima do Alho, no Rancho Ponto de Pouso.

Fubdadores

“Foi uma honra poder contar com a presença destes verdadeiros revolucionários. De uma amizade criaram esse evento que hoje traz tanta movimentação econômica e geração de emprego para nossa região. E ainda mantém viva a tradição da cultura sertaneja. Nosso carinho e gratidão a todos que começaram nossa história”, afirmou Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.

Para Mussa Calil Neto, que foi presidente de Os Independentes 1984 / 1985 e membro da ABC, todos nós podemos agradecer a esses 20 Fundadores de ‘Os Independentes’. “A Festa maior que têm o peão boiadeiro como estrela principal foi crescendo, ganhou maioridade e é reconhecida e respeitada em todo nosso país. Atualmente é conhecida internacionalmente por sua grandiosidade. Superou o amadorismo e as ‘bagunças’ das décadas iniciais e se transformou no motor pujante de desenvolvimento turístico de nossa cidade e região. Muito já foi feito, mas muito há de se fazer”.

Fundadores no aniversário de 64 anos de Os Independentes. Foto: Diego Rodrigues

Para ele, a Associação não mede esforços na valorização cultural, histórica, social e humana do peão boiadeiro. “Como integrante do Clube, quero manifestar meu respeito e admiração por esta Associação. Expresso ainda minha satisfação em poder fazer parte desta história de progresso e crescimento, mas com os olhos voltados aos princípios e valores daqueles 20 fundadores. Como grande organização que é, tem-se debruçado no crescimento e inovação, devendo pautar-se dentro de um grande projeto planejado e pensado para nosso Parque do Peão. Grandes projetos para grandes obras permanentes”.

A primeira Festa do Peão em 1956 foi realizada em dois dias, 25 e 26 de agosto, com gincanas, partidas de futebol e pau-de-sebo, uma competição de doma de cavalos. Não havia eleição para a Rainha, o clube escolhia uma moça da cidade para ser a representante. Aconteceu em um velho picadeiro de circo de touradas no Recinto Paulo de Lima Correa, dentro da cidade.

Em assembleia no Rancho CMT, no Parque do Peão, fundadores foram homenageados. Foto: Diego Rodrigues

Foi a primeira festa oficial do gênero no Brasil. Aníbal Araújo, um peão de fazenda, entrou para a história como primeiro campeão. Orlando Araújo (comerciante) e Orestes Ávila (fazendeiro), ambos sócios fundadores de Os Independentes, foram os apresentadores, utilizando megafones.

Quem promoveu foi Alaor de Ávila, ficando incumbido de arrumar os cavalos e convidar os peões. A tropa foi de Ismar Jacinto, da cidade de Franca/SP, que não cobrou nada para levar seus animais. Arthur Vaz de Almeida, o Tuti’, organizou o Rancho nº 1, que serviu como escritório. Enquanto o pecuarista Beto Junqueira foi o juiz.

Chamada para a primeira festa em 1956

A lona do circo era alugada do palhaços Patativa e Fubeca. Nesta década o rodeio, que veio substituir as ‘Cavalhadas’, que simbolizava a luta dos Cristãos contra os Mouros, já era a atração principal e empolgava os espectadores que se identificavam com o evento que mistura esporte com o trabalho diário nas fazendas.

Colaboração: Os Independentes

Rodeio

65ª Festa do Peão de Barretos promete muitas emoções

Considerada a maior da América Latina, evento retorna com o formato presencial e com muitas novidades

Publicado

⠀em

Começa nesta semana a maior festa de peão da América Latina. A 65ª Festa do Peão de Barretos (SP), acontece entre os dias 18 a 28 de agosto, que conta com cowboys do Brasil e do mundo.

Parte da programação, que chama muito a atenção do público, se dá pelas competições no “Barretão”. Neste ano, o evento contará com a final da PBR Brazil (18 a 21), Super Copa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio – LNR (22 a 24 e 27) e o 28º Barretos International Rodeo (25 a 28) com competições nas modalidades Rodeio em touros, Cutiano, Sela Americana, Bareback, Três Tambores e Team Penning. Além disso, também ocorrerão seletivas das provas cronometradas na Hípica do Parque diariamente.

Números surpreendentes

Não é à toa que a festa é conhecida como a maior da América Latina. O Parque do Peão de Barretos possui 2 milhões de metros quadrados, e a expectativa da organização é receber cerca de 900 mil visitantes. Além disso, a festa gera cerca de 10 mil empregos, diretos e indiretos.

Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, comenta que o público pode esperar por uma grande festa, marcada pela retomada presencial e cheia de novidades. “Após dois anos desafiadores para todo setor, acreditamos que a volta presencial da Festa do Peão de Barretos será inesquecível. Investimos em muitas melhorias para que nosso público se sinta em casa e estamos realizados por poder gerar tantas oportunidades de empregos, colaborando de várias formas com a economia da nossa cidade e região. Estamos empolgados para essa volta”, declara

Atrações para toda a família

Além das competições, que levam adrenalina e emoção ao público, a festa traz diversas atrações para toda a família. Para dar muita água na boca dos visitantes, a tradicional Queima do Alho, com a comida típica do estradão – considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

Durante o concurso, os visitantes podem conhecer e experimentar o prato típico elaborado exatamente como era antigamente. As iguarias serão comercializadas no Ponto de Pouso, local onde também acontece o concurso dentro do Parque do Peão, exclusivamente para quem já estiver dentro do evento.

E pensando na criançada, a Festa do Peão de Barretos terá ainda o Rancho do Peãozinho, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados intensamente arborizada, com várias atividades socioeducativas em que as crianças aprendem brincando.

O espaço conta com zoológico, exposição de réplicas de dinossauros, mini fazendinha, lanchonete, passeios a cavalo e rodeio em carneiros. Neste espaço, os adultos só entram com a presença de uma criança.

“Teremos no palco do Rancho do Peãozinho mais de 60 apresentações de dança, música e teatro para as crianças”, explica Reinaldo Costa, coordenador do espaço.

Outra atividade que promete animar a criançada será o Bolodim, um espaço com jogos que ensinam sobre economia, conceitos como oferta e demanda, concorrência.

E é claro, o tradicional Festival Barretos Kids, um concurso infantojuvenil de música sertaneja, apresentações artísticas no Palco Berrantinho e as atrações do Rancho do Peãozinho, com o Rodeio em Carneiros e o Rodeio Sub-20.

Programação musical da Festa do Peão de Barretos

Este ano, a diversidade cultural será exibida em cinco palcos com mais de 100 shows confirmados, são eles: Palco Amanhecer; Palco Culturando; Palco CulturAAndando, Palco Raízes Sertanejas e Palco Principal.

E no palco principal, a grade conta com grandes nomes da música sertaneja como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone e muito mais.

Outros ritmos também têm espaço nos palcos com artistas como Wesley Safadão, Alok, Dilsinho, Hungria, DubDogz, Pedro Sampaio e Sevenn. Outra novidade na programação é a apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

Mais informações e ingressos, através do site Os Independentes.

Por Camila Pedroso. Redação Cavalus

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: André Monteiro

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

PBR Brazil: Saiba quem são os classificados para a Final Nacional

No total, 30 competidores garantiram uma vaga para a final mais disputada no Brasil, contudo, apenas 15 deles têm chances reais de conquistarem o título de Campeão da PBR 2022

Publicado

⠀em

PBR Brazil: Saiba quem são os classificados para a Final Nacional

A Final Nacional da Temporada 2022 da PBR Brazil será nos próximos dias, de 18 a 21 de agosto, durante a 65º Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos e a entidade divulgou a lista completa com os 30 peões classificados para a disputa que oferecerá R$ 100 mil para o campeão.

Essa é a quinta vez que o Campeonato Nacional da Professional Bull Rider decide sua etapa na arena mais famosa do país. A lista com os peões classificados foi definida através do ranking da associação, com os pontos computados durante as 12 etapas da PBR na temporada, realizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

Confira a lista completa dos classificados da PBR

Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales-MG) – 247,50 pontos

Bruno Carvalho (Álvares Florence-SP) – 146,00 pontos

Arthur Antonialle (São José do Rio Pardo-SP) – 132,50 pontos

Jérson dos Santos (Paranaíba-MS) – 124,00 pontos

Luiz Américo Silva (Timóteo-MG) – 111,50 pontos

Bruno Scaranello (General Salgado-SP) – 108,00 pontos

Bruno Roberto (Restinga-SP) – 97,00 pontos

Igor Junqueira (Prata-MG) – 93,00 pontos

Alex Júnior da Silva (Bom Jesus da Penha-MG) – 83,00 pontos

Maciel Santana (Ibirataia-BA) – 82,53 pontos

Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP) – 79,20 pontos

João Lucas (Porto Feliz-SP) – 59,50 pontos

Gabriel Moraes (São Francisco de Sales-MG) – 56,00 pontos

Rodolfo Alves (Agudos-SP) – 54,50 pontos

Eduardo Matos (Emilianópolis-SP) – 52,50 pontos

Lucas Martins Costa (Frutal-MG) – 41,50 pontos

Pablo Assunção (Comendador Gomes-MG) – 36,00 pontos

Lucas Junio da Silva (Leme-SP) – 35,33 pontos

Leandro Zampollo (Pirassununga-SP) – 34,00 pontos

João Marcelo Santos (Cláudio-MG) – 24,00 pontos

Ayslan Jeferson (Nova Brasilândia-MT) – 21,50 pontos

Vitor Hugo Costa (Itaguajé-PR) – 21,20 pontos

Adilson Júnior (Salto de Pirapora-MG) – 20,00 pontos

Valdenilson Pereira (Arealva-SP) – 19,00 pontos

Pedro Augusto Vitti (Piracicaba-SP) – 18,00 pontos

Rafael Silva Pereira (Lagoinha-SP) – 18,00 pontos

Victor Soares (Piracicaba-SP) – 18,00 pontos

Artur Melo (Campos do Jordão-SP) – 16,00 pontos

Romário Leite (Brotas-SP) – 14,70 pontos

Jean Pereira (Crixás-GO) – 14,50 pontos

Final PBR Brazil

A grande final acontece em quatro rounds, em que os 30 cowboys competirão somando pontos. Na somatória geral, os melhores pontuados participarão da grande final na noite de domingo.

Sendo assim, as melhores notas de cada noite receberão pontos bônus e o campeão de cada round somará ainda 20 pontos à pontuação conquistada. O campeão do Rodeio de Barretos também ganhará uma pontuação bônus de 100 pontos. As conquistas da rodada serão somadas aos pontos do acumulado do ranking, definindo assim o grande campeão.

Como na Final Nacional o competidor pode ganhar no máximo 200 pontos de bônus, apenas os 15 melhores até o momento possuem chances reais de levar o título.

Competidores em busca da grande premiação

O líder do ranking, Cássio Dias Barbosa de São Francisco de Sales (MG), é o principal favorito ao título deste ano. Com 247,50 pontos, diferença de 101,50 pontos que o segundo colocado, depende apenas do seu desempenho para conquistar o almejado título.

Considerado um dos principais fenômenos da Montaria em Touros da atualidade, o jovem de apenas 20 anos acabou de estrear na PBR, e venceu duas etapas consecutivas realizadas na Festa de Peão de Americana, incluindo a disputa do Iron Cowboy em que ganhou mais de R$ 70 mil, além de ter sido finalista em Divinópolis (MG) e terceiro colocado em Frutal (MG).

Correndo atrás de Barbosa, o estreante Bruno Carvalho, Álvares Florence (SP), soma 146,00 pontos, e terminou no Top 10 em cinco das seis etapas que competiu neste ano, incluindo o terceiro lugar no Iron Cowboy de Americana (SP) e a quarta colocação em Frutal (MG).

Em terceiro lugar, o também estreante Arthur Antonialle, São José do Rio Pardo (SP), vem correndo por fora em busca do título. Disputando a sua primeira final da PBR, possui 132,50 pontos e chega a prova depois de ter sido vice-campeão em Divinópolis e Frutal, ambas em Minas Gerais.

Jérson dos Santos, Paranaíba (MS) e Luiz Américo Silva, Timóteo (MG), aparecem na sequência do ranking e também mantém chances matemáticas de título, chegando a decisão com 123,50 e 136,00 pontos de diferença para o líder, respectivamente.

Também garantiram vaga nomes como Bruno Scaranello de General Salgado (SP), que liderou o ranking este ano, mas perdeu algumas etapas se recuperando de lesão, além de jovens que despontam entre os favoritos com o público como Felipe Furlan, Sales Oliveira (SP), Gabriel Moraes, São Francisco de Sales (MG) e Eduardo Matos de Emilianópolis (SP).

Todas as emoções da 65º Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos você encontra aqui, no portal Cavalus.

Por: Camila Pedroso

Fonte: PBR Brazil

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Sonho de ser cowboy permeia o imaginário de muitos meninos

Persistência, coragem e determinação são essenciais para entrar no sonhado mundo dos rodeios

Publicado

⠀em

Cowboy Rodeio

Ver os grandes cowboys brasileiros brilhando nos rodeios nacionais e internacionais serve de estímulo para muitos jovens que sonham em um dia vencer uma grande prova ou quem sabe, uma etapa da PBR.

Encontrar um lugar ao sol não é nada fácil. Dar o primeiro passo rumo ao sonho exige muita persistência, coragem e determinação. O peão Alison Henrique de Lima de Nova Esperança (PR), está começando sua jornada nas arenas. Seu começo na profissão não foi nada fácil. Lesões e temporadas ruins quase o levaram a desistir.

Ainda criança, Lima assistiu uma propaganda de um cowboy com o nome de Adriano Moraes, montando em touros em um comercial que era exibido durante a PBR nos EUA.

Aquela imagem não saia da sua cabeça: ser peão de boiadeiro, e o jovem, ainda com 12 anos, começou a pensar no seu futuro e juntamente com um primo, começaram a orquestrar as primeiras montarias em touros.

Com 17 anos, Lima começou a participar de treinamentos para se tornar um cowboy. Alex Trindade, o Zequinha, o levava para treinar e ele agarrou a oportunidade. “Eu era menor de idade, e você sabe que, até para treinar, é complicado no começo, ainda mais quando você não é maior de idade”, relembra.

Até que certo dia, um amigo chamado Sidney Roberto montou uma arena e Lima começou a treinar com frequência. “Com dezessete anos, fui para o meu primeiro bolão em Astorga (PR), e de cara conquistei o quarto lugar”.

Porém, sem idade para montar, o jovem cowboy teve que esperar um pouco mais para sair para os rodeios. Só aos dezenove anos, conseguiu montar em seu primeiro rodeio profissional, na famosa arena coberta de Campina Grande do Sul (PR).

Começo nada fácil do cowboy no circuito de Rodeio

Como em tudo nessa vida, o começo da sua carreira não foi nada fácil. Falta de oportunidade e muitas contusões atrapalharam o desenvolvimento do atleta, que pensou seriamente em desistir.

“Não foi fácil, toda vez que eu machucava ou que não conseguia uma boa sequência de rodeios, eu pensava em desistir. Porém, o sonho sempre fala mais alto e eu continuei”, relembra.

Sua persistência, foi recompensada quando ganhou seu primeiro título de campeão na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Foi o start que ele precisava para deslanchar sua carreira nos rodeios. Foi finalista em rodeios como São Cepé (RS), vice-campeão em Monte Castelo (SC), Mamborê (PR), Luiziania (PR), Mandaguaçu (PR) e Santa Fé (PR).

Pausa da Pandemia

Assim como tudo no mundo, a pandemia chegou e suspendeu as provas de rodeios. “Tive que me virar, fiz artesanato em couro para sobreviver enquanto esperava tudo normalizar”, relembra.

Com a flexibilização da pandemia, os Rodeios começaram a voltar e Lima soube aproveitar a oportunidade, sendo finalista em Atalaia (PR). Aos vinte e sete anos, continua ainda sem muitas oportunidades, porém, soube aproveitar as últimas duas que teve no mês de julho e espera poder engrenar, já que conseguiu bons resultados.

“Estou muito feliz por esses resultados, creio que novas oportunidades vão aparecer. Meus sonhos são iguais aos de todos, montar toda semana, montar em Barretos, montar nos EUA. Não vou desistir, pensei em parar, mas muitos não chegaram onde eu cheguei, e não vão chegar, então é seguir firme e perseverante”, finaliza.

Por: Camila Pedroso

Colaboração: Eugênio José

Fotos: Eugênio José

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Rodeio, Três Tambores e Team Roping agitaram a Expo Catalão em Goiás

Festa é consagrada como uma das maiores do Estado e recebeu uma etapa do BGB Super Cup e do Circuito RAM ANTT

Publicado

⠀em

Rodeio, Três Tambores e Team Roping agitaram a Expo Catalão em Goiás

A Expo Catalão, promovida pelo Sindicato Rural de Catalão (GO), agitou a região entre os dias 16 e 23 de julho. Consagrada como um dos maiores eventos do estado de Goiás a Expo Catalão voltou a ser realizada após dois anos, devido a pandemia. 

A edição deste ano, realizada no Parque de Exposições da cidade, foi toda inspirada em Las Vegas, a capital americana do entretenimento. Pontos turísticos como os grandes hotéis, cassinos, uma Torre Eiffel e até uma igreja fizeram parte do cenário.

Nesta edição, a Expo Catalão recebeu uma etapa da Associação dos Campeões de Rodeio (ACR), o BGB Super Cup, 14ª etapa regular da Temporada 2021/2022 do Circuito RAM ANTT e uma prova de Team Roping.

Pelo BGB Super Cup, depois de quatro dias de competições, Fabiano Aparecido Ribeiro, de Águas Claras (SP) sagrou-se campeão.

“É a minha primeira fivela de campeão na ACR. Estou muito feliz!”, disse o competidor que tem 35 anos de idade e monta em rodeio desde os 24.

Edevaldo Ferreira, presidente da ACR comentou sobre a conquista de Ribeiro, enfatizando que essa foi a primeira vez que o atleta conseguiu terminar uma temporada. “O Fabiano já monta conosco há uns três anos, ele nunca conseguiu fazer uma temporada inteira, mas tenho certeza que essa vitória vai condicioná-lo a conquistar mais fivelas conosco”.

Além do Prazer foi eleito o melhor touro do evento.  Animal da Cia Big Boi, conquistou a média de 44,50 pontos. A Cia Big Boi venceu ainda como a melhor boiada da Expo Catalão, com a média de 42,86 pontos.

Confira a classificação final:

1 – Fabiano Aparecido, Agua Clara (MS) – 344,50

2 – João Marcelo, Claudio (MG) – 343,50

3 – Igor Junqueira, Prata (MG) – 342,50

4 – Rafael Barbosa, Monte Azul Paulista (SP) – 332,50

5 – Gilvan Alves, Piracanjuba (GO) – 331,00

Três Tambores na Expo Catalão

A Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) realizou a 14ª etapa regular da Temporada 2021/2022 do Circuito RAM ANTT, o principal da modalidade no paí na Expo Catalão. A prova valeu pontos para o ranking das categorias Feminino e Mirim.

Na categoria Feminino, Ana Carolina Cardozo conquistou seu terceiro título consecutivo. A tetracampeã nacional que havia vencido as etapas realizadas em 2018 e 2019, reescreveu seu nome na história do evento ao vencer novamente montando Cromo Down Jet WA, com a somatória de 45s781.

Esta foi a quinta vitória de Ana Carolina Cardozo na temporada, colocando-a ainda mais próxima de bater o recorde de maior número de vitórias na história do campeonato. Com este título ela também aumentou ainda mais a sua vantagem na liderança do ranking do Circuito RAM ANTT, caminhando para se tornar a primeira pentacampeã nacional da Associação.

Entre as jovens estrelas da Categoria Mirim, Anna Laura Borges teve uma arrancada surpreendente na final do evento para conquistar seu primeiro título pela ANTT. Montando Dama Ta Fame KK, a competidora saiu da quarta colocação para vencer a prova após marcar o melhor tempo das finais e totalizar 50s803 em três passadas válidas.

Confira classificação final do Circuito RAM ANTT – Expo Catalão

Categoria Feminino
1 – Ana Carolina Cardozo – Cromo Down Jet WA – 45s781
2 – Bárbara Fernandes – El Lider Zorrero – 46s391
3 – Carolina Telles – Bianca Shady Times – 46s654
4 – Gabriela Dacanal – VS Quartiz Verde – 46s876
5 – Giovanna Lasmar – Star Jazzy Girl – 46s983
6 – Maria Eduarda Cardozo – Designer Shakira Leo – 47s396
7 – Maria Ribeiro Dacanal – Shakira Dee GKF – 47s583
8 – Ashley Nicole Carter – Counter Ta Fame – 52s136
9 – Larissa Valente Campos – Drexler Ta Fame – 52s415
10 – Gabriela Carpim – Lindinha Dash BBF – 52s900Categoria Mirim
1 – Anna Laura Borges – Dama Ta Fame KK – 50s803
2 – Valentina Mesquita – Meduza Smart Lena – 50s829
3 – Mariah Lara Gontijo – Little Sanjo Lena BP – 52s724
4 – Maria Eduarda Ribeiro – Top Two Times – 53s110
5 – Vitória Ribas Soares – EF Troféu Brown – 54s453

Team Roping no Expo Catação

Fechando a lista de modalidades, a Expo Catalção recebeu provas da modalidade de Team Roping. Marcos Almir, de Caldas Novas (GO) e Emerson Keke, de Ipameri (GO) foram os campeões da etapa.

Por: Camila Pedroso

Fonte: Eugênio José/Assessoria ANTT

Fotos: Divulgação/Liliane Toledo

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Diego Alves Siqueira fatura rodada da Copa Wrangler Ekip Rozeta

Etapa realizada na 16ª Exposição Agropecuária de Acreúna (GO) teve uma das maiores premiações do estado de Goiás

Publicado

⠀em

Diego Alves Siqueira fatura rodada da Copa Wrangler Ekip Rozeta

A 23ª etapa da Copa Wrangler Ekip Rozeta foi realizada entre os dias 30 de junho e 03 de julho na 16ª Exposição Agropecuária de Acreúna (GO). O evento realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Acreúna contou com a parceria da Cia. WM – Rodrigo Scapim. 

A etapa ofereceu uma das maiores premiações do estado de Goiás: um carro zero km entregue ao campeão, uma moto zero km ao vice, além de prêmios em dinheiro aos demais colocados. Acreúna é uma das poucas arenas brasileiras que ainda incluem automóveis na premiação.

“O Rodeio da Expo de Acreúna se destaca no cenário nacional pela qualidade e pela premiação que valoriza os nossos competidores,” disse Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta. 

A vitória da etapa foi para Diego Alves Siqueira que obteve nota em todos os touros que montou na competição e totalizou 438,50 pontos. O atleta assumiu a liderança da etapa ainda na segunda noite de competições e não deixou mais ninguém ultrapassá-lo. Para garantir o título e o carro, o competidor marcou 90,50 pontos na final montando o touro Bloqueado, a maior nota do evento. 

Com 90,00 pontos na final, Ronaldo Manoel Jr. conquistou o segundo lugar da etapa somando 354,50 pontos e foi seguido por Marcos Rosa que ficou em terceiro e Maycon Eduardo que terminou em quarto. Frederico Araújo completou o pódio da etapa na quita posição. 

Pela disputa do Curral de Elite, a fivela de Melhor Touro ficou com Derramado (Marca Taça) que encerrou a competição com média de 44,88 pontos. A Cia Marca Taça – Fabrício também venceu como Melhor Boiada ao marcar média de 43,51 pontos. 

Copa Wrangler Ekip Rozeta Montaria em Touros – Classificação Final 

1 – Diego Siqueira – Ap. do Oeste-SP – 438,50 pontos 

2 – Ronaldo Manoel Jr. – Paranapuã-SP – 354,50 pontos 

3 – Marcos Rosa – Ipuã-SP – 345,00 pontos 

4 – Maycon Eduardo – Sta. Izabel do Ivaí-PR – 339,50 pontos 

5 – Frederico Araújo – Jaboticatubas-MG – 260,75 pontos 

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: FS Drone Photos

Mais notícias no portal Cavalus 

Continue lendo

Rodeio

João Ricardo Vieira fatura segundo título na temporada da PBR Brazil

Atleta deu um show na arena de Frutal/MG com duas notas acima de 90 pontos, voltando ao 4º lugar do ranking final da PBR Brazil

Publicado

⠀em

João Riccardo Vieira fatura segundo título na temporada da PBR Brazil

João Ricardo Vieira mais uma vez deu show nas arenas do Brasil. Com duas notas acima de 90 pontos, o cowboy conquistou o título da 8ª etapa da temporada nacional da Professional Bull Riders (PBR Brazil), realizada na ExpoFrutal, entre os dias 30 de junho e 03 de julho, em Frutal/MG.

A etapa celebrou o oitavo ano da parceria entre a PBR Brazil e a prova, realizada pelo Sindicato Rural de Frutal.  

João Ricardo Vieira não iniciou o domingo com vantagem. Ele estava apenas na 12ª posição ao conseguir nota em apenas um dos três touros que montou. Mas, o atleta deu uma grande virada ao vencer Aplicativo e conquistar 90,25 pontos, chegando a sexta posição.

Já no round final, Vieira montou Terror da Casinha e em uma bela apresentação conquistou a maior nota da rodada e o título, totalizando 236 pontos.

Com o resultado, João Ricardo Vieira voltou ao Top 5 do ranking nacional. Essa foi a segunda vez que o cowboy venceu a etapa de Frutal e a segunda vitória na temporada brasileira, visto que também ganhou em Jaguariúna/SP.

O segundo lugar ficou com Arthur Antonialle, com a montaria de 86,50 pontos à bordo de Artista. O jovem talento que concorre ao título de “Melhor Novato do Ano” agora ocupa a quinta colocação no ranking nacional.

Cássio Barbosa, líder o ranking da PBR Brazil, fechou o pódio da edição de Frutal. O cowboy chegou ao domingo na liderança, com uma montaria a mais que os outros concorrentes, mas foi derrubando antes dos oito segundos nas duas montarias e deixou escapar a terceira vitória consecutiva. Apesar do resultado, Cássio ainda mantém uma boa vantagem na liderança do ranking. 

Touros campeões da rodada da PBR Brazil

A rodada de Frutal da PBR Brazil deve como destaque os touros. Os atletas bovinos derrubaram os competidores em 71% das apresentações.

A fivela de campeão da ExpoFrutal ficou com Praiano, com 45,75 pontos em sua apresentação no round final, quando derrubou o líder do ranking Cássio Dias Barbosa com apenas 3,33 segundos.

O campeonato da PBR Brazil está chegando ao fim, com sua Final Nacional entre os dias 18 e 21 de agosto na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, onde o campeão da temporada vai ganhar um bônus de R$ 100 mil.

Classificação Final – Etapa Frutal/MG

1 – João Ricardo Vieira – 263,00 pontos

2 – Arthur Antonialle – 261,75 pontos

3 – Cássio Dias Barbosa – 257,00 pontos

4 – Bruno Carvalho – 180,00 pontos

5 – Pablo Assunção – 178,00 pontos

Ranking PBR Brazil – Após 8 etapas

1 – Cássio Dias Barbosa – 247,50 pontos

2 – Sandro Batista – 178,00 pontos

3 – Bruno Carvalho – 145,00 pontos

4 – João Ricardo Vieira – 132,50 pontos

5 – Arthur Antonialle – 128,50 pontos

Por: Camila Pedroso

Fotos e fonte: PBR Brazil

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Paulo de Faria realiza 59ª Festa do Peão de Boiadeiro

O berço da montaria em touros no Brasil, festa recebe etapas de Montaria em Touros, cavalos no estilo Cutiano, Três Tambores, Laço Individual e Rodeio em Carneiros

Publicado

⠀em

Festa do peão

O berço da montaria em touros no Brasil, Paulo de Faria, realiza entre os dias 30 de junho e 03 de julho sua 59ª Festa do Peão de Boiadeiro. A etapa receberá provas de montaria em touros, cavalos no estilo Cutiano, Três Tambores, Laço Individual e Rodeio em Carneiros.

A 59ª Festa do Peão será realizada no Recinto Paulo de Almeida, e terá entrada gratuita para as provas.

O evento é uma realização do Clube dos 20, com apoio da Prefeitura Municipal de Paulo de Faria.

A locução do evento ficará a cargo de Umberto Jr, Daniel Tibiriçá e Gleydson Fonseca. Comentários de Esnar Ribeiro. Já os julgamentos, Tião Procópio, Leiteiro e Helton Barbosa.

Chicão, Carralo e Leonardo Gomes serão os guarda-vidas, e Kim Ribeiro, Scatolin, Madrinheira e Kelly Trindade como laçadores.

A boiada será da Cia Califórnia, Br Bananinha, Gutt Bulls, Scatolin e Tropa WR.

As montarias em touros serão válidas pelas Liga Nacional de Rodeio e Associação dos Campeões de Rodeio (ACR -), enquanto as montarias em cavalos serão válidas e terão os competidores da Seleção Brasileira do Cutiano (SBC).

Programação da 59ª Festa do Peão

30/07 – Team Roping
01/07 – Laço Individual
02/07 – Laço Individual e Três tambores
03/07 – Final do Rodeio e Montaria em Carneiros (Tradicional Desfile)

Mais informações pelo Instagram @Clubedos20pf

Por: Camila Pedroso

Fotos: Eugênio José

Fonte: Eugênio José

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Interior de São Paulo sedia três etapas da Copa Wrangler Ekip Rozeta

FICCAP – Feira Industrial, Comercial, Cultural e Agropecuária de Santa Fé do Sul/SP; 3ª edição do Aracanguá Rodeio Fest, em Santo Antônio do Aracanguá (SP) e 31ª Festa do Peão de José Bonifácio/SP receberam etapas da Ekip Rozeta neste final de semana

Publicado

⠀em

Ekip Rozeta

O último final de semana foi movimentado para os cowboys da Ekip Rozeta. A companhia esteve presente em três grandes rodeios do interior de São Paulo, levando o público apaixonado pelo esporte a loucura.

Entre os dias 23 e 26 de junho, a Copa Wrangler Ekip Rozeta esteve de volta a arena de Santa Fé do Sul/SP onde realizou etapas de Montaria em Touros e Cavalos na FICCAP – Feira Industrial, Comercial, Cultural e Agropecuária do município.

O evento realizado pela Kalli Produções Artísticas é um dos maiores e mais tradicionais de portões abertos da região noroeste do estado de São Paulo. Este foi o sétimo ano em que a Ekip Rozeta esteve presente no evento, incluindo a edição especial do ano passado que foi realizada sem a presença de público. 

Na Montaria em Touros, o título ficou com Gean Carlos Piris (Tangará da Serra/MT), que venceu uma etapa da Copa Wrangler Ekip Rozeta pela terceira vez este ano. O mato-grossense chegou à final liderando e manteve a regularidade para garantir mais uma vitória invicto somando 337,50 pontos em quatro apresentações.

Ele foi seguido pelo atual campeão nacional da Ekip Rozeta, Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales/MG), Rafael Ribeiro (Murutinga do Sul/SP), Sandro Batista (Pedra Preta/MT), que subiram ao pódio da segunda à quarta posição, respectivamente, além de Vinícius Arcanjo (Patrocínio/MG) e Warley Oliveira (Aparecida do Taboado/MS) que dividiram a quinta posição. 

Mantendo a tradição de grandes disputas na arena da FICCAP, a Montaria em Cavalos teve como grande campeão Rafael Gobato (Jales/SP), que chegou à final em segundo lugar, mas garantiu o título ao marcar a melhor nota à bordo do animal Telepatia (Tropa L – Leandrão).

Na sequência pontuaram Felipe Mariano (Deodápolis/MS), Rivaldo de Lima (Mirassol/SP), Eder Carlos Fiori (Aparecida do Taboado/MS) e José Leal da Silva Neto (Itanhaém/SP), que terminaram da segunda à quinta posição, respectivamente.

Na disputa pelas fivelas do Curral de Elite e Cia., Califórnia venceu como Melhor Boiada totalizando média de 43,24 pontos e também como Melhor Touro com Arquivo X, que fechou com média de 45,38 pontos.

No Cutiano, o título de Melhor Tropa ficou com a Cia. Macário que encerrou a competição com a média de 42,59 pontos e Terceiro Capítulo (Tropa L – Leandrão) venceu como Melhor Animal obtendo média de 44,13 pontos. 

“A FICCAP já faz parte da história do nosso campeonato e foi um prazer mais uma vez fazer parte deste evento, que realizou a melhor edição de todos os tempos. Gostaria de agradecer aos membros da comissão organizadora da FICCAP, por mais uma vez confiarem na Ekip Rozeta e sediarem etapas do nosso campeonato,” disse o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes. 

Ekip Rozeta na 3ª edição do Aracanguá Rodeio Fest

Já em Santo Antônio do Aracanguá (SP) foi realizada a 3ª edição do Aracanguá Rodeio Fest, evento que já se destaca entre os maiores da região.

A disputa na Montaria em Touros foi acirrada e a liderança trocou de mãos a cada fase da competição, mas a etapa terminou com a vitória de Juliano da Rocha (Floreal/SP), único a parar nos quatro touros que montou no evento e que somou 310,75 pontos.

Completaram o pódio, Leonardo Palata (Gastão Vidigal/SP), Raiferson Anderson (Araxá/MG), Danilo Almeida (Cardoso/SP) e Diego Borges (Santo Antônio do Aracanguá/SP). Escuridão (BR Bananinha) venceu como Melhor Touro e a Cia. Fuad Assad foi a Melhor Boiada da etapa. 

“Pelo terceiro ano estivemos presente no Aracanguá Rodeio Fest e estaremos de volta a Santo Antônio do Aracanguá em breve com etapas nos Rodeios dos distritos de Major Prado e Vicentinópolis, chancelando ainda mais a nossa parceria com o município,” declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta. 

Fechando a rodada da Ekip Rozeta em Bonifácio/SP

Ainda no fim de semana, a Copa Wrangler Ekip Rozeta fez parada também na 31ª Festa do Peão de José Bonifácio/SP. “Para nós foi um prazer poder voltar a fazer parte da Festa do Peão de José Bonifácio e agradecemos a todos que confiaram e contribuíram para a realização da etapa da Copa Wrangler Ekip Rozeta no evento,” disse Cleyton Moreira, comentarista oficial da Ekip Rozeta e diretor responsável pela etapa. 

O campeão foi Matheus Aparecido dos Santos (Barbosa/SP), que chegou a decisão em segundo lugar, mas obteve 88,00 pontos montando o touro Fabuloso (Tião do Vale) para garantir a vitória da etapa. Ele foi seguido por Sebastião Marcos Moreira (Água Boa/MT), Breno Fernando da Silva (Bálsamo/SP), do campeão nacional da Ekip Rozeta, Pablo Rodrigues (Jaci/SP) e Leonardo Castelini (Douradina/PR), os outros quatro que subiram ao pódio.

O Melhor Touro da etapa foi Cascalho (Gattaz / Zordan), sendo que a Cia. Gattaz / Zordan também conquistou a fivela de Melhor Boiada. 

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Marco Stevanelli/ Fernando Santos – Miroka 

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Cássio Dias Barbosa conquista do Iron Cowboy da PBR Brazil

Com duas vitórias consecutivas, Barbosa se tornou o segundo na história da PBR Brazil a dominar os dois finais de semana de uma competição em um mesmo ano

Publicado

⠀em

PBR Brazil

Cássio Dias Barbosa faturou o título do Iron Cowboy da PBR Brazil, realizado na Festa de Peão de Americana/SP no domingo (18).

O desempenho do cowboy foi surpreendente! Na semana anterior, (11), Barboza faturou a etapa do Rodeio de Americana e com a vitória de domingo tornou-se o segundo na história da PBR Brazil a dominar os dois finais de semana de competição em um mesmo ano.

“É mais um sonho que se realiza, conquistar o título do Iron Cowboy e colocar meu nome junto com outros grandes campeões que já venceram aqui. Estes dois finais de semana em Americana foram muito mais do eu que podia imaginar, mas eu lutei muito por isso, batalhei muito para estar aqui e me sinto realizado por estas vitórias. Agradeço a todos da PBR Brazil pela oportunidade e todos que me ajudaram chegar até aqui,” declarou o atleta ao site da PBR Brazil.

Caminhada do campeão

Cássio Dias Barbosa venceu três dos quatro touros que montou e encerrou sua apresentação montando F-250, quando conquistou 88,75 pontos. O atleta foi o único dos dois finalistas a permanecer os oito segundos no touro.

Além do cheque de R$ 50 mil pelo título do Iron Cowboy, Barbosa ganhou ainda um bônus de R$ 10 mil oferecido pela Pura Construções, um dos principais patrocinadores da festa e mais R$ 10,7 mil em bônus pelas notas obtidas a cada round durante a competição, totalizando mais de R$ 70 mil em prêmios, recorde absoluto nas arenas do Brasil.

Durante a competição, ele ganhou 124 pontos de bônus para o ranking, sendo 80 somente pela vitória e o restante pelo desempenho nos rounds. Com isso, ele chegou 222,50 pontos no ranking nacional e assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez em sua carreira.

Rodada emocionante da PBR Brazil

Jeferson dos Santos brigou diretamente com Barbosa no round final e ficou com o segundo lugar. O cowboy foi derrubado pelo touro Império antes dos oito segundos. Com o desempenho, subiu da 19ª para a terceira colocação no ranking nacional, se colocando também entre os favoritos ao título.

O então líder do ranking, Sandro Batista passou invicto pela fase preliminar da competição, tendo vencido os dois touros que montou na sexta-feira e no sábado, mas foi eliminado no Round 3 no domingo e somou apenas 1,5 pontos para o ranking nesta etapa, estando agora na vice-liderança com uma diferença de 54,50 pontos para o novo líder. As cinco primeiras posições do ranking nacional após o Iron Cowboy se completam com Alisson de Souza, quarto colocado e Bruno Scaranello, quinto.

Melhor touro da rodada da PBR Brazil

Reza a Lenda (Red Bucking Bulls) conquistou o título de Melhor Touro do Iron Cowboy ao registrar 46,75 pontos, no round 5.

Essa é a terceira fivela consecutiva do animal, que foi uma das negociações mais caras do mercado de touros atletas do Brasil, seguindo na liderança do ranking da PBR Brazil, como principal favorito ao título de Touro do Ano.

A edição 2022 do Iron Cowboy coroou com chave de ouro mais um ano de parceria entre a Professional Bull Riders e a Festa do Peão de Americana. Realizado pela Clube dos Cavaleiros de Americana o evento é o mais tradicional do calendário da PBR Brazil e já sediou 35 etapas do campeonato desde 2006.

A final da PBR Brazil volta a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto.

Por: Camila Pedroso

Fonte: PBR Brazil

Fotos: Alberto Gonzaga

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Rodeio

Copa Wrangler Ekip Rozeta tem etapa na Festa de Peão de Bálsamo

Na Montaria em Touros, a vitória de Gustavo Ribeiro Honório. Já na Copa Wrangler Cutiano Rozeta de Montaria em Cavalos, Júlio César Camargo foi o campeão

Publicado

⠀em

Ekip Rozeta

A 52ª Festa do Peão de Bálsamo realizada de 15 a 18 de junho contou com etapas da Copa Wrangler Ekip Rozeta de Montaria em Touros e Cavalos. O evento que é um dos maiores de portões abertos do interior de São Paulo é também um dos Rodeios mais tradicionais do Brasil e contou com um seleto time de profissionais nesta edição histórica. 

“Foi muito especial estar presente no Rodeio de Bálsamo que é referência em todo o Brasil. O evento já tinha sediado etapas do nosso campeonato de Montaria em Cavalos, mas este ano tivemos a oportunidade de realizar as duas modalidades” declarou o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes. 

Na Montaria em Touros a vitória foi de Gustavo Ribeiro Honório (Pilar do Sul-SP) que somou 266,50 pontos em três apresentações no evento. O jovem competidor havia marcado a maior nota nas noites de quinta e sexta, chegando a decisão de sábado na liderança, quando precisou de 88,50 pontos no touro Vila Nova (3 Irmãos – Guaraci) para conquistar a sua primeira fivela da Copa Wrangler Ekip Rozeta na temporada. 

Com a maior nota da final, Vinícius Arcanjo (Patrocínio-MG) dividiu a segunda colocação da etapa com José Arthur Vieira (Manga-MG), ambos somando 264,50 pontos. O atual líder do ranking, Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) continuou sua sequência de bons resultados garantindo a quarta colocação na etapa e foi seguido por Geovani Pereira (Ivaté-PR) que terminou em quinto lugar. 

Pela Copa Wrangler Cutiano Rozeta de Montaria em Cavalos o título ficou com o veterano Júlio César Camargo (Jales-SP) que chegou à final na segunda posição, mas em uma montaria de 89,00 pontos a bordo de Cowboy do Asfalto (Vale da Piedade) totalizou 266,50 pontos para vencer a etapa. O competidor que retornou as arenas recentemente após algum tempo afastado é um dos mais premiados do Brasil e uma das principais estrelas da Ekip Rozeta na temporada. 

A segunda colocação da etapa foi de Luiz Felipe da Silva (Mirassol-SP), que obteve a maior nota da final e totalizou 265,25 pontos. José Leal da Silva Neto (Itanhaém-SP) foi o terceiro colocado na competição seguido de Paulo Sérgio da Silva (Monte Mor-SP) que ficou em quarto. O veterano José Bento da Rocha Jr. (Ibitinga-SP) completou o pódio na quinta posição. 

Na disputa dos animais no Curral de Elite, Talismã (2M – Marcondes Maia) foi o Melhor Touro da etapa com média de 44,88 pontos, enquanto a Cia. Neto de Taquaritinga & Cássio venceu como Melhor Boiada, com média de 43,21 pontos. Na Montaria em Cavalos, Regente (Vale da Piedade) venceu como Melhor Animal com média de 45,63 pontos e a Cia. WR – Roberto Biasi ficou com a fivela de Melhor Tropa ao totalizar a média de 43,92 pontos na etapa. 

Classificação Final – Festa do Peão de Bálsamo/SP 

Copa Wrangler Ekip Rozeta – Montaria em Touros 

1 – Gustavo Ribeiro – Pilar do Sul-SP – 266,50 pontos 

2 – José Arthur Vieira – Manga-MG – 264,50 pontos 

2 – Vinícius Arcanjo – Patrocínio-MG – 264,50 pontos 

4 – Cléber Henrique Marques – Cassilândia-MS – 262,50 pontos 

5 – Geovani Pereira – Ivaté-PR – 262,00 pontos 

Copa Wrangler Ekip Rozeta – Montaria em Cavalos 

1 – Júlio César Camargo – Jales-SP – 266,50 pontos 

2 – Luiz Felipe da Silva – Mirassol-SP – 265,25 pontos 

3 – José Leal Neto – Itanhaém-SP – 263,75 pontos 

4 – Paulo Sérgio da Silva – Monte Mor-SP – 263,25 pontos 

5 – José Bento Rocha Jr. – Ibitinga-SP – 177,75 pontos 

Por: Assessoria de imprensa

Fotos: FS Drone Photos 

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO