Três Tambores & Seis Balizas

ACQM-PE: Promovendo a paixão pelo Três Tambores e o Quarto de Milha

Núcleo oficial da ABQM em Pernambuco, a ACQM-PE trabalha para desenvolver a raça Quarto de Milha no estado, com destaque para a modalidade de Três Tambores

Publicado

⠀em

ACQM-PE Promovendo a paixão pelo Três Tambores e o Quarto de Milha

Fundada em 2008, a Associação de Criadores de Quarto de Milha de Pernambuco (ACQM-PE) tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da raça no estado, com foco especial na modalidade de Três Tambores. Oficializada como núcleo pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) em Pernambuco, a ACQM-PE conta atualmente com cerca de 300 associados, entre criadores e competidores das modalidades de Vaquejada e Três Tambores.

ACQM-PE

De acordo com informações do SGP Sistema, o Estado de Pernambuco possui, atualmente, nove pistas que recebem disputas da modalidade. O tempo mais baixo do estado, 16s994, foi registrado pelo conjunto formado por Alex Jordão da Silva e El Shady Fame FSF, no Haras Santa Fé, em Bezerros, durante as disputas da 5ª etapa do Campeonato Pernambuco 2022, promovido pela ACQM-PE.

Ao todo, o calendário de provas de Três Tambores da Associação inclui nove etapas. A temporada 2023 e 2024 já está em andamento, tendo registrado disputas acirradas em Bezerros e Gravatá/PE. A Grande Final está programada para junho de 2024. 

Segundo Bruno Muniz, diretor da associação, a entidade irá distribuir nesta temporada mais de R$ 800 mil em prêmios aos campeões das modalidades de Três Tambores e Vaquejada, sendo 20% desse valor exclusivo para associados ABQM. “Contamos com uma média de 500 inscrições por etapa de Três Tambores”, acrescenta Muniz.

Ainda de acordo com Muniz, a Vaquejada continua sendo a modalidade mais forte em Pernambuco, mas a entidade tem se esforçado para fortalecer os Três Tambores a cada ano. “O campeonato regional abrange agora os estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, consolidando a modalidade na região”.

A diretoria da associação demonstra empenho não apenas na promoção da Vaquejada, mas também no crescimento dos Três Tambores. São apaixonados por cavalos trabalhando juntos para fortalecer a raça Quarto de Milha no estado.

Para mais informações sobre o trabalho da ACQM-PE, entre em contato pelo telefone (81) 99780-1190 ou pelo e-mail [email protected]. Você também pode acompanhar a associação nas redes sociais, no Instagram e Facebook, através do @acqmpe.

Por: Natália de Oliveira/Revista Tambor & Baliza
Fotos: Divulgação/ACQM-PE

Veja mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads