Três Tambores & Seis Balizas

Treinador de Três Tambores e Seis Balizas, Guto Macedo fala sobre o significado do esporte em sua vida

Antonio Augusto de Paula Macedo, ou Guto como é chamado pelos amigos, conta que o esporte proporcionou conhecer pessoas ‘maravilhosas’

Publicado

⠀em

Treinador de Três Tambores e Seis Balizas, Guto de Paula fala sobre o significado do esporte em sua vida

Treinador de Três Tambores há 10 anos e de Seis Balizas há 5 anos, Antonio Augusto de Paula Macedo, ou Guto Macedo, relembra como começou na modalidade e o que o esporte proporcionou e ainda proporciona em sua vida.

Dito isso, apresentamos o Raio-X Três Tambores e Seis Balizas, com entrevistas de treinadores e competidores de todos os cantos do país. Confira o nosso bate-papo com o Guto.

Antonio Augusto de Paula Macedo
Idade: 41 anos
Cidade: Apucarana (PR)

Como começou na modalidade?

Eu sempre gostei de cavalos, e após me formar em zootecnia, iniciei no mundo equestre profundamente. Mas, antes de tudo, fiz vários cursos, me especializando com pessoas capacitadas, estudando genéticas e estilos de treinamentos e vários cursos com excelentes treinadores. A princípio comecei como amador e fui me dedicando, não vim do meio do cavalo, não sou filho de treinador e nem cresci montando em cavalos, hoje eu me considero um treinador capacitado por conta da dedicação e especialização que fiz durante todos esses anos. Então iniciei meu CT na pequena cidade de Sapopema “norte velho do Paraná”, e com bons resultados que obtive, fui conquistando a confiança de pessoas e proprietários que foram mandando seus animais para treinamento comigo. Hoje estou com meu Centro de Treinamento em Apucarana no Paraná juntamente com a Apac – Associação Paranaense Amigos do Cavalo que me abriram as portas e hoje cá estou.

O que o esporte significa para você?

O esporte me proporcionou conhecer pessoas maravilhosas, mostrou para mim, para minha família e para muitas pessoas que o sonho só pode ser realizado se você for atrás dele com muita dedicação e astúcia, honestidade e sempre ser verdadeiro com seus clientes.

Qual sua conquista que mais é importante para você?

Todas, cada conquista que obtive, não somente eu como com meus alunos, teve um significado particular. Quem faz cavalos para jovens e amadores como eu, sabe da importância de não somente trabalhar seu cavalo, mas também conhecer e ajudar seu aluno trabalhando sempre em conjunto. Seja como for, lógico que uma conquista a nível nacional como obtivemos sendo Campeões Potro Futuro Jovem, Reservado Campeão PF Castrado Profissional Ligth em 2019, com apenas um ano aqui em Apucarana tem um gosto especial. “Treinar um Potro, formá-lo e fazer um jovem de apenas 13 anos correr e fazer esse conjunto não é fácil”. Mas todas para mim são importantes pois me dedico dia após dia para ter bons resultados.

Melhor cavalo?
Não poderia deixar de falar de Dugly To Fly, meu primeiro cavalo. Ele me tornou conhecido no meio e ajudou a me tornar um treinador. Mas já montei em excelentes cavalos.

Melhor prova?
Foi a NBHA em Maringá que corri apenas uma vez numa égua espetacular chamada Juliet Tux B2B, do senhor Paulo Meneguel. Potro do Futuro 2019 em Araçatuba (SP) na qual fomos campeões PF Jovem e Reservado Campeão Profissional Ligth. Uma prova marcante também foi em Narandiba (SP), onde meu aluno marcou 17s127 com um potro que será PF 2021. Contudo, todas as provas e passadas são especiais para mim, principalmente quando vejo meus alunos ganhando e se destacando no cenário nacional.

Melhor tempo?
17s372 no cavalo Bombadinho Ta Fame de propriedade da Texas Farm “Júnior”

Ídolo no Tambor?
Tenho alguns, Décio Talon, Édson Carlos, Evelino Rocha, Bruno Cardoso.

Como se vê no futuro?
Treinando cavalos, iniciando e formando jovens e amadores no esporte de Três Tambores e Seis Balizas. E então, construindo amizades e me dedicando como sempre venho fazendo desde o início da minha carreira.

Recado para a geração futura?

Acreditar em Deus, nos seus sonhos, seja sempre honesto e humilde. Faça sempre o bem que ele retornará em forma de sucesso.

Por fim, se você, conhece algum competidor de Três Tambores e Seis Balizas e acha que ele tem um história bacana, que todos devem conhecer, entre em contato através do nosso perfil no Instagram @revistatamborebaliza

Por: Heloísa Alves
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Três Tambores & Seis Balizas

Final ANTT acontece nesta semana com decisão que irá coroar as campeãs da temporada

Evento começa na quinta-feira (23), com a Cerimônia de Recepção das finalistas, com um jantar e entrega dos “backnumbers”

Publicado

⠀em

Final ANTT acontece nesta semana com decisão que irá coroar as campeãs da temporada

Concluindo mais uma temporada, a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores irá realizar entre os dias 23 e 25 de setembro a Final do Circuito RAM ANTT, o principal campeonato de Três Tambores do Brasil. O evento decisivo que irá coroar as campeãs nacionais da Temporada 2020/2021 acontece pelo segundo ano consecutivo na arena coberta do Haras NSG, em São Pedro-SP.

Contudo, o evento ainda segue com restrições sanitárias, sem presença do público. Dessa forma, haverá transmissão ao vivo para levar aos fãs que estão em casa toda a emoção da competição que reúne os maiores nomes da modalidade no país. Com o objetivo de levar ao público que assiste pela internet uma experiência única a diretoria da ANTT está preparando um evento com uma programação toda especial.

“Chegamos ao momento mais especial da nossa temporada e mais uma vez infelizmente não poderemos contar com a presença de público. Por isso, assim como no ano passado iremos realizar um evento que leve toda a emoção da Final para os fãs da modalidade que estão em casa, torcendo e vibrando com uma competição de altíssimo nível”, disse Flávia Cajé, presidente da ANTT.

Final Nacional

As competições começam na sexta-feira (24), com a abertura oficial na arena e o primeiro round da Final do Circuito RAM ANTT. No sábado pela manhã, às 10h, acontece excepcionalmente o segundo round e a partir das 19h30, o terceiro e decisivo round, juntamente com a cerimônia de premiação. Logo após o encerramento na arena os fãs ainda poderão acompanhar ao vivo um show com uma das duplas sertanejas de maior sucesso da atualidade em uma noite que promete ser inesquecível.

Nos últimos anos a Final Nacional foi realizada durante o Jaguariúna Rodeo Festival, um dos principais eventos do Brasil e que mantém uma grande parceria com a ANTT. Devido a pandemia e o cancelamento dos grandes eventos, em 2020 e este ano a ANTT precisou realizar sua Final excepcionalmente sem público, mas busca levar toda a magia que acontecia na arena de Jaguariúna para este evento especial.

Circuito RAM ANTT

Iniciada em outubro de 2020 a atual edição do Circuito RAM ANTT terá um total de 13 etapas antes de realizar mais uma final.

“Mais uma vez encaramos o desafio e estamos todas orgulhosas por estar conseguindo concluir com sucesso mais uma edição do nosso campeonato. Desde o início da pandemia mostramos a força da ANTT, feita pela união e empenho da nossa diretoria, além do apoio essencial das nossas filiadas, familiares, parceiros e patrocinadores”, concluiu a presidente da Associação.

A Final Nacional da Temporada 2020/2021 contará somente com as melhores competidoras do ranking e irá distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios, sendo que todas as participantes do evento terão premiação garantida de acordo com sua colocação final na classificação do campeonato.

Próxima Etapa

Então, já na semana seguinte a grande final a ANTT dá início a sua nova temporada durante o 1° Expo Horse Camaru que será realizado em Uberlândia-MG. O evento contará com diversas categorias da modalidade Três Tambores e as categorias Feminino e Mirim serão válidas como a 1ª etapa do Circuito RAM ANTT 2021/2022.

Por fim, o público de casa poderá acompanhar a programação do evento final ao vivo através do canal Estrelas da ANTT no YouTube e nas plataformas do Brasil Rural TV.


Fonte: ANTT
Crédito das imagens: Divulgação/Adilson Silva – Foto Perigo

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus
Nova temporada já tem data marcada

Próxima Etapa

Então, já na semana seguinte a grande final a ANTT dá início a sua nova temporada durante o 1° Expo Horse Camaru que será realizado em Uberlândia-MG. O evento contará com diversas categorias da modalidade Três Tambores e as categorias Feminino e Mirim serão válidas como a 1ª etapa do Circuito RAM ANTT 2021/2022.

Por fim, o público de casa poderá acompanhar a programação do evento final ao vivo através do canal Estrelas da ANTT no YouTube e nas plataformas do Brasil Rural TV.

Fonte: ANTT
Crédito das imagens: Divulgação/Adilson Silva – Foto Perigo

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

1ª Etapa da Copa SGP já começou e promete muitas emoções

Provas começaram nesta quarta-feira (15) e seguem até o domingo, dia 19, no Rancho Faria, em Apucarana (PR)

Publicado

⠀em

1ª Etapa da Copa SGP já começou e promete muitas emoções

Começou nesta quarta-feira (19) mais uma edição da Copa SGP. Essa primeira etapa conta com mais de R$ 100 em premiação e abre a temporada de uma das competições mais aguardadas do ano. A competição vai até o próximo domingo (19), no Rancho Faria, em Apucarana (PR).

Vale destacar que, neste ano, excepcionalmente, a Copa SGP, que ocorre tradicionalmente na arena Coberta do Parque de Exposições de Maringá (PR), precisou mudar de local por conta da pandemia de Covid-19. Dito isso, a competição segue sem a presença de público e com diversos protocolos sanitários a fim de evitar a propagação do vírus.

“A cada dia buscamos aperfeiçoar ainda mais o haras, com uma boa estrutura, dentro e fora da pista. O objetivo é deixar o competidor confortável e bem instalado”, ressalta Marli Faria, proprietária do Rancho Faria e idealizadora da Copa SGP.

Premiação

Pelo GP Miss Fortunes Fool serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios, já pelo Brazilian Slot Race serão R$ 55 mil de premiação. “Estamos realizando uma prova com uma premiação interessante, para que assim, possamos atrair competidores de nossa região e de outros estados”, destaca.

Etapa ANTT

Ainda durante a 1ª Etapa da Copa SGP, a Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT, irá realizar uma etapa decisiva que reafirma a parceria entre a Copa SGP e a ANTT.

“A parceria com a Copa SGP e a equipe do Rancho Faria é uma das mais antigas e importantes do nosso campeonato. É um evento consagrado que este ano pela primeira vez estará na fase decisiva do Circuito RAM ANTT, gerando a expectativa de que será uma etapa extremamente disputada por ser a última oportunidade para as competidoras pontuarem em busca de uma vaga em nossa grande final”, destaca Flávia Cajé, presidente da ANTT.

O evento contará como uma Etapa Regular (Etapa Cheia) do Circuito RAM ANTT e as duas categorias válidas pela ANTT serão realizadas nos dias 17/09 e 18/09 (sexta-feira e sábado), ambas no formato de Classificatória e Final.

Por fim, a prova pode ser conferida ao vivo através do SGP Sistema, assim como os resultados.

Por Heloísa Alves
Colaboração: ANTT
Crédito e legenda da imagem: Copa SGP de 2019/Divulgação – Hugo Lemes

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Top Show Rancho Vinte Vinte tem recorde de pista no Rancho Mariana

Na sela EF Eurus ta Fame, Décio Talon quebrou o recorde de pista, com 16s387, chegando perto do recorde mundial de Evelino Rocha, com 16s369

Publicado

⠀em

Top Show Rancho Vinte Vinte tem recorde de pista no Rancho Mariana

Uma final de muitas alegrias para os organizadores do Top Show Rancho Vinte Vinte e para o competidor e treinador Décio Talon, que bateu o recorde da pista. O evento foi realizado entre os dias 08 e 12 setembro, no Rancho Mariana, em Altinópolis (SP).

A prova contou com 1.958 inscritos, com R$ 225 mil em prêmios e um total de 2.044 passadas. Segundo Nei Batista, organizador da prova, foram 115 tempos na casa dos 16s. E, Décio Talon foi quem levou a melhor, pelo GP ABQM, o treinador de Três Tambores conquistou a marca de 16s387, na sela EF Eurus ta Fame, filho de Dash Ta Fame, pai da atual recordista mundial, Rollin In The Fame.

Em seu Instagram, Décio agradeceu pelos resultados. “Obrigado Deus pelos resultados incríveis no Rancho Mariana para o CT Décio Talon/Haras Dona Claudina. Conseguindo superar meus próprios limites”, comentou o competidor que agradeceu também sua equipe. “Trabalhamos um pelo outro, tirando o que cada um tem de melhor, um time com uma engrenagem perfeita”.

Ditinho Marciano, comenta que a prova foi um sucesso. “A prova, graças a Deus, foi um sucesso total. Um show de pista, muitos 16s na pista, só no Tira Teima foram 47 tempos na casa dos 16s, isso com tempos válidos”, destaca.

Edição 2022

Para quem perdeu o Top Show Rancho Vinte Vinte desse ano, não fique triste, pois a próxima edição já tem data marcada: 16 a 20 de novembro de 2022, com R$ 300 mil em premiação.

Por fim, o resultado completo do Top Show Rancho Vinte Vinte está disponível no SGP Sistema.

Por Heloísa Alves
Crédito da foto: Divulgação/Beto Negrão

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo

Botupharma

Saiba quais são os cuidados com os cavalos atletas durante as provas

Assim como cavalos mais velhos, potros também precisam de cuidados em competições

Publicado

⠀em

Saiba quais são os cuidados com os cavalos atletas durante as provas

Começou nesta terça-feira (31), o Potro do Futuro WV, prova que conta com R$ 250 mil em prêmios. A competição, que é voltada a novos animais, segue sendo realizada até o dia 05 de setembro, no Haras Raphaela, em Tietê (SP).

Dito isso, é importante falarmos sobre os cuidados com os cavalos atletas antes e durante as provas, ainda mais nas competições de velocidade, como Três Tambores e Seis Balizas. Daniel Pasquini, médico veterinário e diretor da Botupharma, empresa parceira do Potro do Futuro WV, comenta que levando em consideração que os cavalos estão longe de casa, é importante mantê-los o mais confortável possível.

“O ideal é manter ao máximo a proximidade dos tratos nos horários que costumam ser feitos em casa, deixar sempre água fresca disponível, uma cama confortável e limpa e um ambiente o mais tranquilo possível”, ressalta.

Outro ponto destacado por Daniel é sobre o aquecimento e desaquecimento que deve ser feito antes e depois das competições, além, é claro, de um bom banho, já que em algumas cidades o clima quente é predominante. Bem como, manter a suplementação desse animal é também muito importante

Contudo, como o assunto é o cuidado com potros, surgem algumas dúvidas se o trato deve ser o mesmo que se tem com os cavalos mais experientes. Pasquini ressalta que sim, os cuidados devem ser o mesmo. “Em geral os cuidados com os potros são os mesmos dos cavalos adultos. Porém se o animal for novo em sair para competições a tendência é que o estresse seja maior. Para minimizar isso vale a pena colocá-lo próximo a animais que estão acostumados a conviver no haras e pelo menos uma vez ao dia sair para dar uma volta com ele”.

Parceria Botupharma e Potro do Futuro WV

Essa é a primeira vez que a Botupharma firma uma parceria com o Potro do Futuro WV, um importante evento que é organizado pela WV Leilões, que está hoje entre as maiores leiloeiras de cavalo do Brasil, assim como o Haras WV entre os maiores criatórios do Quarto de Milha.

“Ter nossa marca atrelada a forte marca deles é muito importante para nossa representatividade no mercado. E, isso mostra o bom momento que a Botupharma se encontra mostrando força e solidez”, destaca.

Dessa forma, o Potro do Futuro WV segue até o próximo domingo, 05 de setembro. A programação completa, assim como a transmissão ao vivo, pode ser conferida através do SGP Sistema.

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito e legenda da foto: Ana Carolina Cardozo, tricampeã Barretos – Divulgação Andre Borges Monteiro

Veja mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Copa Avaré de Três Tambores e Baliza chega na quinta edição com premiação inédita

Competição conta ainda com premiação adicional de R$ 50 mil pelo Tomorrow’s Legends, programa de incentivo à garanhões e seus filhos

Publicado

⠀em

Copa Avaré de Três Tambores e Baliza chega na quinta edição com premiação inédita

A V Copa Avaré de Tambor e Baliza nem começou ainda, mas os competidores, que participarão dessa edição, que será em quatro etapas, já tem motivos suficientes para comemorar. Isso porque a NBHA Brazil, organizadora da prova fez alguns anúncios importantes sobre a competição.

Tomorrow’s Legends

A V Copa Avaré contará com o Tomorrow’s Legends. Um programa inédito no Brasil que atua como incentivo à garanhões e seus filhos.

O incentivo internacional, que já atua nos Estados Unidos, Canadá e Itália, e agora no Brasil apresenta benefícios para reprodução e para o esporte todo em geral. Dessa forma, o programa expande possibilidades para os criadores e proprietários, enquanto aumenta as premiações em dinheiro para os competidores.

Parceria Haras Jamaica

De acordo com a NBHA Brazil, desde de 2016, a entidade vem junto com alguns centros de equoterapia, incentivando o esporte paraequeste. Dessa forma, os atletas desses centros podem ter uma motivação maior através do esporte, e assim, um maior convívio social. Essa modalidade inclusiva ainda está em processo de regulamentação junto a CBH – Confederação Brasileira de Hipismo.

“A NBHA BRAZIL, teve que reinventar suas competições de maneira que fosse possível a participação mais que importante e especial desses atletas que fazem de cada esforço uma conquista, uma realização pessoal, é muito mais que apenas contornar o Tambor e completar o percurso, é um grito de liberdade, de competência perante a sociedade, são realizações pessoais e individuais de cada praticante”, destaca Abelardo Peixoto, presidente da NBHA Brazil.

E foi a partir desse sentimento que Roberto Civita, o Bob do Haras Jamaica teve a ideia de patrocinar a categoria na V Copa Avaré de Tambor e Baliza, através do Haras Jamaica, que já é um parceiro da NBHA BRAZIL.

Para a categoria paraequestre, serão disponilizados R$ 10 mil, que serão divididos nas quatro etapas da V Copa Avaré. “Esse é o patrocínio do Haras Jamaica que é um incentivo para a categoria paraequestre, uma categoria de inclusão social onde participam vários centros de equoterapia”, comenta Abelardo.

V Copa Avaré

Então, a primeira etapa da V Copa Avaré acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Parque De exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, na cidade de Avaré (SP). As demais etapas acontecem em janeiro, abril e maio de 2022. Como resultado, nessa primeira etapa, a premiação total alcançou a casa do R$ 90 mil. A competição é aberta para todas as raças.

Por fim, para qualquer informação sobre a V Copa Avaré e sobre o programa de incentivo Tomorrow’s Legends, é só entrar em contato com a NBHA Brazil através do e-mail nbhacontato@gmail.com.

Por: Heloísa Alves
Fonte: NBHA Brazil
Crédito e legenda da foto de chamada: Divulgação/NBHA Brazil

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

12ª Etapa Especial do Circuito RAM ANTT tem campeãs definidas durante o Nacional da ABQM

Temporada 2020/2021 do principal campeonato de Três Tambores será concluída em setembro

Publicado

⠀em

12ª Etapa Especial do Circuito RAM ANTT tem campeãs definidas durante o Nacional da ABQM

Perto de completar mais uma temporada de sucesso, a Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT concluiu mais uma etapa especial, marcando presença em mais um Campeonato Nacional da ABQM.

Dessa forma, a 12ª Etapa Especial do Circuito RAM ANTT, realizada no 44º Campeonato Nacional da ABQM, em Araçatuba (SP), dá seguimento a Temporada 2020/2021. O principal campeonato de Três Tambores será concluído em setembro.

“Nós da ANTT estamos muito felizes em mais uma vez ter feito parte deste evento grandioso, que dispensa comentários e a cada ano se supera. Parabenizamos à toda a diretoria da ABQM pela realização do evento e agradecemos em especial ao presidente Caco Auricchio e ao gerente de esportes, Henrique Campana, pela confiança em nosso campeonato e pelo apoio de sempre, declarou a presidente da ANTT, Flávia Cajé.

Resultado

Então, como esperado, em pista as disputas foram acirradas, tanto na categoria Feminino, como na Mirim, que somaram pontos importantes para as competidoras inscritas e filiadas a ANTT. Contudo, a Etapa Especial realizada no Nacional foi a penúltima chance das competidoras somarem pontos em busca de uma vaga na Final Nacional do Circuito RAM ANTT que irá reunir somente as melhores do ranking em cada categoria em busca do título.

Pela Categoria Feminino a vitória foi da super campeã Simone Zamora Cunha. Na sela de Fiftycent HDC, a competidora ficou em primeiro lugar com o tempo de 17s000. Dessa forma, com os pontos conquistados pelo título a Simone, que é de Presidente Prudente (SP), entra definitivamente na briga por uma das vagas na Final Nacional.

Bem como, entre as estrelas mirins que competiram nas categorias Jovens até 14 anos a disputa também foi acirrada. O título ficou com Bárbara Menezes em conjunto com Sweet Gates EK para fechar a prova em 17s178. Esta foi a primeira vitória da competidora de apenas 11 anos pelo campeonato da ANTT, escrevendo seu nome na galeria de campeãs da Categoria Mirim.

Próxima Etapa

Entre os dias 14 e 19 de setembro o Circuito RAM ANTT estará presente na Copa SGP no Rancho Faria em Apucarana (PR). Essa será a última etapa da temporada regular antes da grande Final Nacional que acontece no final do mesmo mês. Então, esta etapa terá a pontuação total prevista no regulamento. Lembrando que é a última chance para as competidoras buscarem uma das vagas na Final Nacional, que irá reunir somente as melhores do ranking. Por fim, as inscrições poderão ser feitas através do SGP Sistema.

Fonte: ANTT
Legenda e crédito da foto: Simone Zamora e Bárbara Menezes – Etapa Nacional ABQM – Divulgação/ANTT

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Conhecido como ‘Peão de Ouro’, o jovem José Roberto Terciotti Cury conta a sua história nos Três Tambores

Apaixonado pelos Três Tambores, jovem atleta também participa de Ranch Sorting e Hipismo

Publicado

⠀em

Conhecido como 'Peão de Ouro', o jovem José Roberto Terciotti Cury conta a sua história nos Três Tambores

Seguimos apresentando atletas dos Três Tambores. Dessa vez, o bate-papo é como jovem competidor José Roberto Terciotti Cury, que tem 10 anos e compete há sete.

José Roberto Terciotti Cury
Idade: 10 Anos
Cidade: Marília (SP)

Há quanto tempo está no Tambor?

Minha história e paixão pelo cavalo começou quando tinha 2 anos de idade, e nos Três Tambores iniciei aos 3 anos. Então, estou a 7 anos no Tambor.

Como começou na modalidade?

Quando tinha 2 anos de idade meu pai e minha mãe que sempre foram apaixonados por cavalo me colocaram pra praticar equitação na Escola do Cavalo na cidade de Pompéia, com o treinador Fernando Corradi, lá eu e minha família nos apaixonamos pelos 3 Tambores, a partir daí essa paixão só cresceu dia após dia, e hoje vivo um sonho a cada dia, com apoio dos meus pais e de meus treinadores Reinaldo Vidotto e Ingrid Moretti aqui da Hípica Vidotto em Marília/SP e minha treinadora Kelly Caroline do MJ Ranch em Avaré (SP), estou crescendo no meu sonho dando um passo de cada vez em busca de melhorar a cada dia nos Três Tambores.

Qual a categoria?

Sou apaixonado e praticante de Três Tambores, corro no Jovem A, mas também prático Ranch Sorting e Hipismo com muito amor e dedicação.

O que a modalidade significa para você?

Os Três Tambores para mim é um sonho de vida, ele representa algo especial que Deus preparou para minha vida, é um momento que eu e minha família nos unimos em busca de um propósito maior, é algo que quero para todo o meu futuro, quero crescer aos poucos, ganhando experiência de prova em prova até me tornar um treinador profissional de 3 tambores.

Qual sua conquista que mais é importante para você?

Ser melhor que eu mesmo a cada dia.

Melhor cavalo?

O meu primeiro e atual, Warrior Ta Fame, meu melhor amigo e meu parceiro.

Melhor prova?

A primeira vez que corri no Haras Raphaela, realizei um grande sonho da minha vida, sempre quis correr lá e Deus me levou até lá.

Melhor tempo?

Meu melhor tempo é 19s095.

Ídolo no Tambor?

Me inspiro e admiro muito Sidney Júnior e Kelly Caroline.

Além dos Três Tambores, competidor participa de outras modalidades como Ranch Sorting e Hipismo

Como se vê no futuro?

Quero crescer, aprender, ganhar muita experiência, me dedicar e me esforçar muito para chegar onde sonho.
Quero ganhar as provas que Deus preparou para mim ganhar, ser um Atleta vencedor e de alto nível e no futuro me transformar num Treinador de Cavalos Profissional.

Recado para aqueles que estão começando a dar os primeiros passinhos no Tambor

Acredite em você, se dedique, lute, sonhe, nunca desista, mas em especial Divirta se com seu cavalo, não existe no mundo animal mais amável do que um cavalo, e ter a amizade e cumplicidade de um cavalo é a coisa mais linda e divertida do mundo. Então divirta-se, entregue todos os seus sonhos nas mãos de Deus.

Por fim, o ‘Peão de Ouro’, agradece a todos que estão presentes em sua vida. “Agradeço em primeiro lugar a Deus, aos meus pais, meus avós, aos meus treinadores Reinaldo Vidotto, Ingrid Moretti, Kelly Caroline, por todo carinho e dedicação aos meus treinos e aos meus amigos e parceiros Jonathan Neves, Loja JJ Ranch e Keep Roping e a todos que acreditam e apoiam meu sonho. Sou muito grato a Deus por todos vocês”, finaliza.

Então, se você, conhece algum competidor ou treinador de Três Tambores e Seis Balizas e acha que ele tem um história bacana, que todos devem conhecer, entre em contato através do nosso perfil no Instagram @revistatamborebaliza

Por: Heloísa Alves
Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Beto Negrão

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

ANTT tem etapa especial durante Campeonato Nacional da ABQM

Pelo quarto ano consecutivo, a principal competição do Quarto de Milha recebe uma etapa especial da ANTT

Publicado

⠀em

ANTT tem etapa especial durante Campeonato Nacional da ABQM

A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, realiza nesta semana uma etapa especial durante o 44° Campeonato Nacional da ABQM. O evento acontece de 11 a 22 de agosto no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Dessa forma, a pontuação é válida para o ranking do Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim. Então, a Etapa Especial será uma das competições decisivas que levarão a Final Nacional da Temporada 2020/2021 da ANTT.

O Campeonato Nacional promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha é considerado o maior e mais importante evento do calendário equestre nacional. Neste ano, o evento segue com diversos protocolos de segurança para evitar o contágio e a propagação do vírus durante a sua realização.

“Temos uma longa parceria com a ABQM e este é o quarto ano consecutivo que eles abrem as portas do seu principal evento para uma etapa do Circuito RAM ANTT, o que para nós é uma grande honra. Agradecemos a confiança de toda a diretoria da ABQM e acreditamos que mais uma vez será um evento que irá superar as expectativas,” disse Flávia Cajé, presidente da ANTT.

Pela Categoria Feminino serão considerados os resultados da classificatória Três Tambores Feminino realizada na quinta-feira, 19/08, pontuando as 10 melhores inscritas que estejam filiadas a ANTT. Já na Categoria Mirim, serão considerados os resultados das categorias “Jovens até 12 anos”, que acontecem na sexta-feira – 20/08, sábado – 21/08 e domingo – 22/08.

Colaboração: Agência PrimeComm
Legenda e crédito da foto: Ana Carolina Cardozo – Barrel Show 2021 – Divulgação/Daniela Venturini

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Perfil Tambor & Baliza: Conheça Edmarcio Donã

Proprietário do Centro de Treinamento Edmarcio Donã, treinador fala um pouco da sua história na modalidade

Publicado

⠀em

Perfil Tambor & Baliza: Conheça Edmarcio Donã

No Perfil Tambor & Baliza dessa semana vamos conhecer o treinador Edmarcio Donã, que há cinco anos vem treinando cavalos de Tambor e Baliza. Confira:

Edmarcio Donã
Idade: 45 anos
Cidade: Jaguapitã (PR)

Como começou na modalidade?
Praticava na infância depois fiquei vários anos no Laço em Dupla e na doma. E há cinco anos voltei a treinar cavalos de Três Tambores e Seis Balizas.

O que o esporte significa para você?
O significado desse esporte para mim é união da família, disciplina e respeito! Além do amor pelos animais!

Qual conquista é a mais importante para você?
Considero todas as conquistas importantes!

Melhor animal?
Ticyane Ta Fame.

Melhor prova?
Potro do Futuro ABQM considero uma das melhores provas.

Melhor tempo?
17s nos Três Tambores e 20s na Baliza.

Ídolo no Tambor?
Admiro vários treinadores, mas não tenho nenhum ídolo.

Como se vê no futuro?
No futuro espero estar treinando cavalos (risos).

Recado para as futuras gerações?
Para as futuras gerações digo que sejam sempre humildes, honestos e procurem conhecimento sempre para que sua relação com os cavalos seja sempre prazerosa!

Por fim, se você, conhece algum competidor ou treinador de Três Tambores e Seis Balizas e acha que ele tem um história bacana, que todos devem conhecer, entre em contato através do nosso perfil no Instagram @revistatamborebaliza

Por: Heloísa Alves
Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Cidade Sertão

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Crescimento da categoria de Paratambor é a realização de um sonho para Veri Real

Considerada ‘embaixadora’ da categoria, paratleta se diz feliz com esse crescimento, que reforça a importância da inclusão e como o cavalo transforma vidas

Publicado

⠀em

Crescimento da categoria de Paratambor é a realização de um sonho para Veri Real

O 44º Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM nem bem começou e já virou motivo para celebração com um novo recorde: 19 inscritos no Paratambor. Essa é então uma conquista que deve ser comemorada por todos, inclusive por ela, Veridiana Trajan Real, ou Veri Real, como é carinhosamente chamada.

A paratleta é a grande responsável pela criação e inclusão dessa categoria dentro dos Três Tambores em provas oficiais e oficializadas da ABQM. “Lutei muito por tudo isso. Para que todos enxergassem o quanto somos capazes e ainda mais em cima de um cavalo Quarto de Milha, que é o cavalo mais versátil do mundo”, comenta Veri.

Paratleta

Dessa forma, é impossível falar da criação da categoria sem antes contar a história de Veri, que está diretamente ligada aos cavalos. Sua história de superação vem desde o nascimento, quando, ainda no parto teve uma paralisia cerebral, provocando uma tetraparesia cerebral nível motor II, ptose bilateral, ausência do movimento de Bell, pouca força nas pernas e dificuldade de coordenação.

Para alguns médicos, a paratleta não iria andar e nem falar, com uma vida limitada a poucas ações por causa do alto comprometimento do cérebro. Entretanto, contrariando os laudos médicos, com um ano e meio, sua mãe, Andrea Real, colocou-a em cima de um cavalo, apresentando um mundo diferente e que hoje é a paixão de Veri Real.

Então, No decorrer dos anos, a paratleta já passou por cinco cirurgias, mas nada a abalou ou tirou o seu foco. Então, aos 15 anos, tudo parou em sua vida por conta de uma cirurgia delicada, que a deixou na cama por quatro anos. Mas, Veri não se deu por vencida e teve uma recuperação gradativa.

Ultrapassar barreiras e estimular mais pessoas

Assim, vendo que tudo era possível para ela, após ter participado de provas de marchas, hipismo rural, enxergou nos Três Tambores a adrenalina e o estímulo que precisava. Assim, começou a participar de provas. Nesse meio viu que poderia fazer mais por ela e por tantos outros que tinham alguma deficiência.

Veri Real então entrou em contato com a ABQM e solicitou a criação de uma categoria que atendesse pessoas com deficiência. Em seguida, a solicitação foi atendida, com a categoria inclusa na modalidade de Três Tambores no Campeonato do Quarto de Milha, em 2016, realizada na cidade de Avaré (SP). Na ocasião, três paratletas participaram da competição.

Crescimento da categoria de Paratambor é a realização de um sonho para Veri Real
Mãe da paratleta, Andrea, apresentou um mundo diferente para filha, que hoje é a paixão de ambas

Bem como, em toda sua trajetória no Paratambor, Veri Real mostra a sua superação com os resultados em pista, diminuindo o seu tempo a cada competição feita. Atualmente, a paratleta é considerada então a embaixadora dos Três Tambores na categoria Paratambor.

“Quando estiver velinha quero ter a certeza de que a minha passagem por aqui não foi em vão. Consegui semear a igualdade entre nós, atletas. Transformei vidas com esse sonho, plantei sorrisos e a vontade de lutar”, fala Veri.

Paratambor

Conforme a ABQM, a categoria de Paratambor é destinada a competidores com limitações físicas e/ou sensoriais que afetam em competições independentes. Recentemente, a modalidade, que era chamada de Três Tambores apenas, foi batizada como “Paratambor”, com um nome mais apropriado para a competição de paratletas.

“Não poderia jamais esquecer de como essa categoria nasceu. Após um curso que fiz com a grande campeã mundial Joyce Loomis Kerneck, minha amiga Natasha Marcondes César enviou um e-mail ao senhor Regis Fratis (in memorian), explicando a minha ideia, da construção de uma categoria para pessoas com alguma limitação. Ele abraçou com todo o amor esse pedido, reforçando o quão querida é a raça Quarto de Milha e a ABQM, que aderiu, com amor, todos nós, paratletas”.

O 44º Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM nem bem começou e já virou motivo para celebração com um novo recorde: 19 inscritos no Paratambor.
Veri Real recebeu o prêmio ‘Destaque’, em 2018 no ABQM Awards e Hall da Fama

Conquistas

Uma das maiores conquistas aconteceu em 2020, mesmo em meio às dificuldades que o ano ocasionou para quase todos, os paratletas da categoria ganharam um reconhecimento a mais, recebendo premiações em dinheiro.

Agora, em 2021, a conquista é número de inscritos, que vem aumentando em cada competição, a categoria, que começou tímida, com apenas três competidores, cresceu. A prova disso é o número de competidores para o Nacional, que teve 19 inscritos. De acordo com a programação da ABQM, a competição dos paratletas ocorre no último domingo de provas, dia 22, com início previsto paras às 8h.

“Gostamos de entrar na arena e como todos disputar segundo a segundo e cada vez mais superar nossos tempos. Não poderia deixar de agradecer a Dra. Gabrielle, a nossa coordenadora Camila Tavares e a todo o comitê que tanto trabalha por nós. E também ao Cicinho Varejão, que que apoio muito a categoria e agora o Caco que vem dando um grande espaço para nós. Viva a igualdade e que Deus abençoe a todos nós!”, finaliza Veri.

Por: Heloísa Alves
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Hugo Lemes

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

Continue lendo