Assessoria
Copa Brasil atraiu 1.090 inscrições
A 2ª Copa Brasil de Tambor e Baliza, superando os imprevistos ocorridos com a mudança de local e a saída do Mega Barrel, foi realizada pela ABTB Treinadores entre os dias 15 à 17 de Agosto no Haras Raphaela. Segundo números da organização, bateu todos seus recordes, atingindo o expressivo número de 1.090 inscrições e 464 animais.
A 2ª Copa Brasil de Tambor e Baliza distribuiu mais de R$ 115.000,00 em premiação, incluindo 3 Motos Honda 0km no Super Tira Teima com mais de 228 inscritos, e atraiu competidores de diversos estados Brasileiros, como Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, entre outros.
As disputas em pista foram acirradas arrancando muitos aplausos do público presente, que superou as 4.000 pessoas ao longo dos 3 dias de competição, prova disso foram os tempos baixos, 4 deles na casa dos 16s, 373 na casa dos 17s e 272 na casa dos 18s, mostrando a evolução técnica e genética dos conjuntos que marcaram mais tempos de 17s do que 18s, além da qualidade da Pista do Haras Raphaela.Outro destaque do evento foi o Curso ocorrido de 12 à 14/08, com o renomado treinador e competidor dos EUA Troy Crumrine, que reuniu 80 ouvintes e 20 cavaleiros montados, de 13 estados e 7 países diferentes.
Os campeões
Categoria Colocaçao Tempo Competidor Animal
Exibiçao 1 17.234 VAGNER SIMIONATO ST TAPIOCA
Castrados 1 17.318 MARCOS MONZINHO FISHERS DOWN DASH
Cavalos iniciante 1 17.738 SHANNON KERR TRES UNO QUATRO
Aberta light 1 17.383 CARLOS RENATO P DE PAULA ROCKETTE TA FAME
PF ABTB 1 17.080 SIDNEI PEREIRA JUNIOR LITTLE ZITA EK
Aberta junior 1 17.052 THIAGO BARROS BOTELHO BELA TA FAME ZD
Aberta senior 1 16.725 SIDNEI PEREIRA JUNIOR SHES COUNTRY CRAZY
Tira Teima 1 16.799 SIDNEI PEREIRA JUNIOR SHES COUNTRY CRAZY
Amador 1 17.244 RONILDO FILHO ST FISHERS BLUE
kids 1 20.413 GABRIELA DAVID MIANTE TALITA DANDY DOC
Jovem A 1 17.660 WAGNER TOLEDO SIMIONATO SHAKIRA ZORRERO
Amador Light 1 17.462 LUCAS DIEHL BRUNELLI FRANK DANCER
Jovem B 1 17.374 ANA CAROLINE HELRIGEL RIBEIRO DUQUES RED
Master 1 17.074 DANILO ELIAS RAHAL PLENTY OF PERKS
Jovem C 1 16.862 KEILA MENDONÇA JIGGS BEE DEE ADW
Am. Principiante 1 17.740 CINTHIA BEATRIZ DA SILVA DUMONT ROXINHO
Feminina 1 17.037 KEILA MENDONÇA JIGGS BEE DEE ADW
6 Balizas
Exibiçao 1 20.891 ABELINO RODRIGUES DE ARAUJO FILHO DONATELLA JET
Aberta Unif. 1 20.175 CLAUDINEI RIBEIRO MAIZA ZORRERO
Junior/Jovem 1 36.352 LUIZ VINICIUS ELEUTERIO MOREIRA NAPOLITANO PROUD JBF
Amador Master 1 21.029 MARIA IZABEL DINIZ BRUB LEA
Amador Light 1 21.131 LEANDRO DIAS ALCOLEA HOBBY CHAPA PEP SMA
Cavalo Iniciante 1 23.168 JOAO FERRAZ LEAO BELLA DONA MOON

Cavalo Árabe
Time Brasil conquista medalha de ouro no Campeonato Panamericano de Enduro Equestre no Chile
Medalha de ouro saiu nas disputas por equipe no Young Riders; já no Adulto, dois atletas brasileiros terminaram no Top 10 no individual

De 22 a 26 de novembro, o Time Brasil de Enduro Equestre conquistou resultados expressivos durante o Campeonato Panamericano realizado na cidade de Llay Llay, no Chile. O destaque principal foi a conquista da medalha de ouro por equipe na categoria Young Riders, um feito que ressalta o talento excepcional e a dedicação dos cavaleiros jovens.
A equipe composta por Rodrigo Saliba com Miranda Rach, Helena Haaland com Valente HEB, Diogo de Oliveira Martins com CP Latifa e Arthur Ulsenheimer Junior com Mojito HSSK, demonstraram uma performance impressionante na competição. Em parceria com seus equinos da raça Árabe, os atletas comprovaram a eficiência dessa linhagem no esporte, especialmente em termos de resistência e versatilidade.
Além da conquista por equipe no Chile, os resultados individuais também foram impressionantes. Na categoria Young Riders, Diogo de Oliveira Martins alcançou o 3º lugar com CP Latifa, Rodrigo Saliba o 4º lugar com Miranda Rach, e Helena Haaland o 5º lugar com Valente HEB. Já na categoria Adulto, José Caio F. Guimarães Vaz garantiu o 3º lugar com Stud Brasil Itajara, enquanto Ana Carla Maciel ficou em 10º lugar com Piva Endurance.
“Estou orgulhoso do trabalho que fizeram”, elogiou o chefe da equipe, o médico veterinário Dr. Guilherme Ferreira Santos. “Pessoalmente, eu encaro essas competições internacionais com enorme responsabilidade. Representamos uma nação e as pessoas nos julgam pela forma como nos apresentamos e competimos. Muito respeito pela organização, pelos concorrentes e, sobretudo, pelos cavalos. A equipe deixou uma bonita imagem no Chile. Isso, certamente, trará benefícios ao esporte e a cada um em particular”.

Outras conquistas do Time Brasil no Chile
Além do papel essencial de liderança desempenhado por Guilherme Ferreira Santos, o Time Brasil também contou com o apoio do médico veterinário Henrique Garcia, que esteve constantemente atento ao bem-estar dos animais durante a prova. Um trabalho primordial para a obtenção destes resultados, que colocaram, mais uma vez, o Brasil num lugar de destaque no cenário equestre global do esporte.
Um destaque adicional da participação brasileira no Campeonato Panamericano de Enduro Equestre no Chile foi a conquista do prêmio Best Condition, conferido ao equino Valente HEB da raça Árabe. Este reconhecimento sublinha não apenas a vitória, mas também a condição física exemplar do animal da raça Árabe.
“Isso significa que o Brasil possui bons cavalos, bons cavaleiros e uma cultura equestre que pode ser elogiada pela elegância e competitividade”, finaliza o chefe do Time Brasil de Enduro Equestre.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Mariana Pedroso
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Copa ANCAF/ABCCA 2023 encerra temporada durante o VS Festival Indoor
Prova de Três Tambores e Seis Balizas exclusiva de equinos da raça Árabe celebra o seu crescimento, ao ter registrado um aumento de animais e competidores na temporada

O Complexo do Haras Raphaela, em Tietê (SP), será palco do encerramento da temporada 2023 da Copa ANCAF/ABCCA de Três Tambores e Seis Balizas. A 11ª e última etapa já está sendo realizada no recinto e segue até domingo (03/12), durante o VS Festival Indoor 2023, prometendo uma competição repleta de emoção e talento.
Em entrevista, o presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), Bruno Zanotta, refletiu sobre a temporada que se encerra e expressa seu entusiasmo pelo crescimento contínuo da competição. “A temporada começou com muitas expectativas, estamos em uma crescente nos últimos anos. E aos poucos foi se tornando realidade, com aumento de animais e competidores de outras raças buscando conhecer mais sobre as provas do Cavalo Árabe e entrando para as competições”.
Copa ANCAF/ABCCA
Zanotta destaca a evolução dos animais ao longo da temporada, especialmente durante a última etapa realizada durante a 3ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, no início de novembro, em Tatuí (SP). Na ocasião, houve a quebra do recorde nacional do cavalo Árabe nas Seis Balizas.
“Foi, sem dúvidas, um momento histórico que marcou a competição. Mas, o mais marcante, está sendo a evolução dos animais, do começo da temporada até a Nacional, tivemos um crescimento técnico dos animais que merece muito ser destacado, assim como o dos competidores, que vem buscando desenvolver mais e mais o cavalo de esporte”, acrescenta Zanotta.

O presidente da ANCAF ainda ressalta o sucesso da estratégia de realizar as etapas da Copa ANCAF/ABCCA junto com grandes campeonatos das modalidades já existentes. Durante estes esses eventos, ao decorrer da temporada, ocorreram diversas pessoas interessadas em adquirir animais árabes para competir. “O caminho que está sendo traçado está correto, e se mantivermos esse caminho, iremos alcançar os objetivos”, conclui o presidente.
Para a 11ª e última etapa da Copa ANCAF/ABCCA de Três Tambores e Seis Balizas, a expectativa é de uma conclusão triunfante para uma temporada repleta de conquistas e avanços no universo equestre. Quem quiser prestigiar pessoalmente os cavalos Árabes em pista nas modalidades, a entrada no evento é aberta ao público e é gratuita.
Serviço
11ª e última etapa da Copa ANCAF/ABCCA
Data: 27/11 a 03/12
Local: Complexo do Haras Raphaela, em Tietê (SP)
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Machado
Leia mais notícias aqui.
Cowboys
Loja Cowboys de Presidente Prudente celebra 30 anos impulsionando a economia do Oeste Paulista
Uma marca que vai muito além da moda country, a Cowboys comemora três décadas de sucesso, gerando empregos diretos e indiretos em Presidente Prudente e expandindo suas fronteiras para atender lojistas de todo o Brasil

No coração do Oeste Paulista, a Loja Cowboys, com 30 anos de dedicação ao universo western, é mais do que uma loja de moda; é uma força impulsionadora na economia de Presidente Prudente, cidade localizada no oeste do estado de São Paulo. Com uma linha exclusiva de vestuário para todas as idades, além de itens de decoração western, a loja não apenas veste a comunidade country, mas também fornece oportunidades de emprego, direta e indiretamente, enquanto mantém sua produção local.
A Cowboys, que tem sua sede física e operação on-line em Presidente Prudente, e um escritório administrativo no Texas, Estados Unidos, está em constante evolução. Sua missão é proporcionar uma excelente experiência de compra, o que a tornou uma referência no segmento country ao longo dos anos.
Além do varejo, a loja oferece seus produtos no atacado, atendendo a uma demanda antiga de lojistas de todo o país. Almeli Medeiros Ferreira e Sá e Heloisa Sá Rezende Barbosa, as administradoras da loja, contam que “a ideia de abrir o leque para o atacado surgiu da demanda dos próprios lojistas, que sempre nos procuraram para poder ter a nossa marca na loja deles.”
Os produtos disponíveis no atacado incluem a coleção de vestuário da linha masculina, feminina, infantil e baby, além dos itens de decoração, todos exclusivos da Cowboys. A resposta tem sido incrível, com lojistas de todo o Brasil adotando a marca.
Em um mundo onde os clientes são mais do que compradores, são amigos e parceiros, a Cowboys construiu um legado de qualidade, comprometimento e paixão pelo estilo de vida country. Nesses 30 anos, a loja se tornou a primeira escolha para todos que compartilham dessa paixão.

Cowboys: como tudo começou?
Há três décadas, a paixão do agropecuarista Marcos Carvalho Ferreira e Sá pelo universo dos rodeios, cavalos e cultura country deu origem à Cowboys. Trata-se de uma loja que se tornou referência em artigos country no Brasil e que agora em 2023 celebrou 30 anos de fundação.
Fundada em 1993 na cidade de Presidente Prudente (SP), a Cowboys sempre teve uma filosofia clara: identificar, selecionar e oferecer as melhores marcas nacionais e internacionais do mercado country, com foco na qualidade dos produtos e na segurança de uso.
Desde o início, Marcos Sá já contava com o apoio fundamental da sua esposa, Almeli, na administração do negócio. Posteriormente, o empresário optou por repassar os cuidados da loja exclusivamente para ela e a filha, Heloisa.
“O nosso olhar feminino proporciona o que há de melhor no mundo country sempre com as novidades para o mercado”, garante Almeli que, ao lado da filha, fizeram a loja Cowboys se tornar referência nacional em produtos no estilo country, seja no setor de vestuário, selaria ou decoração.
Para conhecer a linha de produtos da marca, acesse www.cowboys.com.br.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Cowboys
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Time Brasil de Enduro Equestre inicia disputas no Campeonato Panamericano no Chile
Conheça os integrantes das equipes brasileiras de Young Riders e Adulto, composta exclusivamente por equinos da raça Árabe, que já estão a posto para o início das disputas

A abertura oficial do Campeonato Panamericano de Enduro Equestre foi realizada nesta quarta-feira (22/11) na cidade de Llay Llay, no Chile. A competição, que ocorre até domingo (26/11), conta com a participação do Time Brasil de Enduro Equestre no Young Riders e Adulto, formado por talentosos cavaleiros e amazonas, montando exclusivamente equinos da raça Árabe.
Os jovens talentos do Young Riders, com os seus respectivos companheiros das pistas, são Artur Leonel Ulsenheimer e Mojito HSSK, Diogo de Oliveira Martins e CP Latija, Helena Haaland e Valente HEB, e Rodrigo Storani Saliba e Miranda Rach, que disse em entrevista: “A expectativa é muito grande para fazermos uma bela prova neste Pan Americano”.
Já os experientes integrantes do time Adulto é formado por Ana Carla Maciel com Piva Endurance, João Pedro Antocheski com Mars, José Caio Frisoni Vaz Guimarães com Stud Brasil Itajara e Thiago Freitas Martins com Sabino BV;
“Esta é a quarta vez que represento a equipe brasileira em um Campeonato Panamericano, e dessa vez com um gosto especial porque estou voltando agora a competir internacionalmente depois de ter dois filhos. E a minha égua, Piva, está no auge da sua carreira e vai trazer toda a sua experiência para compor a equipe”, pontua a amazona Ana Carla Maciel.
Boas expectativas para o Time Brasil de Enduro
O chefe de equipe, Dr. Guilherme Ferreira Santos, expressou o quanto todos os competidores estão orgulhosos em participar do evento e empenhados em fazer um bom trabalho. “Temos muito orgulho de participar deste campeonato representando o Brasil, com o time Adulto e Young Riders. Queremos parabenizar o Chile pela organização do evento. Queremos fazer um bom trabalho para colhermos os frutos no final”.
A responsabilidade pelos cuidados dos equinos durante a prova estará sob a supervisão do veterinário da equipe, Dr. Henrique Garcia, que possui constante preocupação com o bem-estar dos animais durante a prova. Por isso, ele irá monitorar atentamente a condição de saúde dos animais e fornecer todo o suporte necessário, assegurando que possam realizar o percurso da maneira mais segura possível.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Time Brasil de Enduro Equestre
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Emoção até o último galope: Rubicon Rach vence a sétima etapa do Prêmio President UAE Cup For Colts & Fillies
Disputa acirrada nos 1000 metros de grama resulta na vitória de Rubicon Rach, montado por Rudinick Viana, em corrida promovida pela ABCCA em parceria com o Jockey Club de São Paulo

No último sábado (18/11), o Jockey Club de São Paulo foi palco de uma emocionante disputa que marcou a sétima etapa do Prêmio President UAE Cup For Colts & Fillies. O evento, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) em parceria com o Jockey Club de São Paulo, reuniu oito animais da raça Árabe, machos e fêmeas de 3 anos e mais, sem vitória, em uma corrida de 1000 metros na pista de grama.
A competição foi intensa, e a definição das posições aconteceu nos emocionantes 100 metros finais. Rubicon Rach, sob a habilidosa sela do jóquei Rudinick Viana, cruzou a faixa final em primeiro lugar, registrando o tempo de 1:05.285. O tordilho, de propriedade do Stud Spartacus, de Giancarlo Rocchiccioli, e criado pelo Rach Stud, da família Saliba, é filho de Bismark Rach e Rhondda Rach. A vitória representa o primeiro triunfo do tordilho, que foi treinado por J. Bosco.
O Prêmio President UAE Cup Series for Colts & Fillies VII contou com o apoio de patrocinadores que acreditam no potencial das corridas de cavalos Árabes no Brasil. São eles: Sh Mansoor Bin Zayed Al Nahyan, Vice-Presidente e Vice Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos, Ministro do Tribunal Presidencial e Presidente da Emirates Racing Authority; e HE Faisal Al Rahmani, Presidente da Federação Internacional de Corridas de Cavalos Árabes (IFAHR) e Diretor Geral da UAE President Cup.
Além das premiações durante os páreos no Jockey Club de São Paulo, todos os animais participantes do Calendário de Corridas do Cavalo Árabe 2023 têm a oportunidade de concorrer ao Arabian Cup 2023, um ranking promovido pela ABCCA, que este ano distribuirá impressionantes R$ 220 mil em prêmios.
Até o final do ano de 2023, a temporada promete mais emoções e desafios, consolidando o prestígio das corridas de cavalos Árabes no cenário esportivo nacional e internacional.
Confira os resultados do Prêmio President UAE Cup For Colts & Filies VII:
1º RUBICON RACH e RUDINICK VIANA
2º PASSIONADDO RACH e JEANE ALVES
3º ÔMEGA RACH e L.HENRIQUES
4º VIVINA RACH e J.BISPO 54
5º GULLIVER RACH e M.SILVA
6º RG ERA e I.SILVA
7º OMARA RACH e W.ARIEL
8º VIDENTE RACH e H.WILLIAN
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Jockey Club de São Paulo
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí (SP) elevam a excelência da raça
Ao decorrer de uma semana de programação, exposições destacaram a funcionalidade do cavalo Árabe reunindo 250 animais em pista e distribuindo R$ 165 mil em premiação, nas mais diversas modalidades equestres

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) celebra o êxito das Exposições do Cavalo Árabe, realizadas no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, de 4 a 12 de novembro. O evento, que contou com a participação de mais de 250 animais provenientes de seis estados brasileiros, reafirmou a importância e a excelência da raça.
Rodrigo Foz Forte, presidente da ABCCA, expressou sua satisfação com o resultado: “Foram mais de 250 cavalos reunidos em Tatuí, totalizando cerca de 500 inscrições e distribuímos mais de R$ 165 mil em prêmios. Uma semana que evidenciou a união dos criadores, usuários e proprietários, destacando a força da raça no cenário nacional. Foi realmente uma semana fantástica”.
Além da participação expressiva de criadores nacionais, as exposições contaram com a presença de entusiastas estrangeiros, incluindo criadores chilenos e árabes, bem como os juízes internacionais. “Um ambiente heterogêneo que enriqueceu o evento e fortaleceu os laços internacionais no universo da criação do cavalo Árabe”, pontuou Forte.
Funcionalidades do cavalo Árabe em evidência
A programação da raça em Tatuí incluiu a realização da 3ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, que abrangeu disputas nas modalidades de Salto, Hipismo Rural, Seis Balizas, Três Tambores, Maneabilidade e Corrida. Já a 26ª Brazilian Breeders’ Cup e 5ª etapa da Copa Brasil concentraram-se nas disputas somente de Halter. Destaque também para a 29ª Internacional do Cavalo Árabe, que envolveu disputas de Halter e os diversos estilos de montaria da Performance, como Western Pleasure, Hunter Pleasure, English Pleasure e Traje Típico.

O evento começou no sábado (04/11) com as competições de Salto e Hipismo Rural, em parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR). Paralelamente as disputas em Tatuí, no sábado, o Jockey Club de São Paulo sediou o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe 2023, como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte.
Na quarta-feira (08/11) retornaram com as disputas, nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, junto a Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF). Na ocasião, houve a quebra do recorde nacional do cavalo Árabe na Seis Balizas, com Laura da Fonseca e seu cavalo Puro Sangue Árabe Folhetim Pat que alcançaram a marca de 21s216.
A programação seguiu até domingo (12/11), com as provas de Halter válidas pela 5ª etapa da Copa Brasil de 2023 e as disputas da Brazilian Breeders’ Cup 2023, com destaque para o criatório RFI Arabians, de Itapetininga (SP), que conquistou o troféu pelo terceiro ano consecutivo de melhor criador.
Ainda como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, foram realizadas até domingo as demais categorias dos Três Tambores e também as disputas de Maneabilidade pela Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, bem como de Performance e Halter válidas pela 29ª Exposição Internacional.
Sorteio especial e entrega de prêmios durante evento em Tatuí
No decorrer do evento, a ABCCA realizou o sorteio de um automóvel 0km do Arabian Cup, ranking que reúne a pontuação acumulada pelos competidores do cavalo Árabe ao longo da temporada, abrangendo diversas modalidades da raça. Com 80 números na disputa, o ganhador foi Gastão Mesquita Filho, competidor de Enduro Equestre e proprietário de animais da prestigiada raça Árabe.
Por fim, é importante frisar que, durante as exposições em Tatuí, a ABCCA também organizou uma noite de premiações para os Melhores do Ano pela ANCAF na temporada de 2022, homenageando competidores, animais, proprietários e criadores destacados.

O sucesso das exposições em Tatuí não apenas evidenciou a grandiosidade do evento, mas também ressaltou a notável versatilidade e a incomparável beleza do cavalo Árabe. Nesse cenário de destaque, a ABCCA reafirma seu compromisso inabalável com a promoção e valorização da raça, solidificando a posição do cavalo Árabe como ícone de excelência e diversidade.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Machado
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
RFI Arabians conquista terceira vitória consecutiva na Brazilian Breeders’ Cup 2023
Com o resultado, criatório de Itapetininga (SP) assegura o troféu itinerante da competição de Halter mais cobiçado do Cavalo Árabe

A 27ª edição da Brazilian Breeders Cup 2023 agitou o Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, reunindo na sexta-feira (10/11) o ápice da criação nacional do Cavalo Árabe em uma competição de Halter emocionante. O destaque do evento foi o criatório RFI Arabians, de Itapetininga (SP), que conquistou a sua terceira vitória consecutiva na prova, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
Rodrigo Foz Forte, titular do RFI Arabians, expressou sua emoção pela conquista: “A emoção é a maior possível, não só por ser o terceiro ano consecutivo, mas o quinto campeonato dentro da nossa história de 33 anos. Uma conquista ao lado da minha família, que é a coisa mais importante que a gente tem, com o Leopoldo, nosso amigo e consultor há 27 anos, é uma felicidade enorme. É o reconhecimento de um trabalho dedicado, por tudo que a gente vem fazendo há tanto tempo, então, estou muito feliz com esse resultado”.
A vitória do RFI Arabians assume um significado ainda mais especial, já que, ao conquistar o troféu pela terceira vez consecutiva, o criatório assegura o troféu itinerante da Brazilian Breeders Cup em definitivo. A criação de Fabio Alberto Amorosino, do Haras Serondella, de Salto (??), também se destacou no evento, ao conquistar a segunda posição, e Flávia Maria Ramalho Torres, do Haras FT, de Porto Feliz (??) ficou com a terceira posição.
A Brazilian Breeders’ Cup é o título mais cobiçado, uma vez que somente criadores, que ao mesmo tempo também são proprietários, podem participar das disputas no Halter. Assim, eles apresentaram em pista os seus quatro melhores animais de criação própria da raça que concorreram a essa premiação que ranqueia os principais criadores do Brasil.

Reconhecimento do trabalho de criação da RFI Arabians
Além do título de melhor criador brasileiro da raça Árabe, o RFI Arabians ainda levou para casa outros dois prêmios durante o evento. São eles: o título de Campeão do Top Ten da Premium Cup com RFI Pavaroti e o título de Campeão do Stallion Cup com RFI Unique.
Leopoldo Coutinho, consultor do RFI Arabians, compartilhou seu entusiasmo sobre a vitória do RFI Unique: “É fantástico você ver nascer um animal de um cruzamento pensado, evoluir assim e ir além das suas melhores expectativas. E agora você o vê numa nova etapa, trazendo filhos, ganhando e continuando dentro da evolução que a gente quer no haras e agregando qualidade, então é fantástico, e fora que é um carisma, é um manso, é uma delícia você ficar ao redor dele”.
Para o futuro, Rodrigo Forte assegura que o RFI Arabians continuará dedicando-se com paixão: “Vamos continuar trabalhando duro, continuar nos dedicando muito, porque isso é uma paixão na nossa família, enfim, seguimos firmes e fortes”, concluiu emocionado.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/André Shiwa
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Cavalo Árabe obtém novo recorde nacional na Seis Balizas
Laura da Fonseca e seu cavalo Folhetim Pat alcançaram a marca de 21s216 durante exposição da raça realizada em Tatuí, no interior de São Paulo

Na última quarta-feira (08/11), a Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, realizada no Centro Hípico de Tatuí, no interior do estado de São Paulo, registrou um feito histórico no cenário equestre da raça. Laura da Fonseca e seu cavalo de Puro Sangue Árabe Folhetim Pat conquistaram um novo recorde nacional na Seis Balizas, com o tempo de 21s216, competindo pela categoria Amador.
A dupla é do Rio Grande do Sul e não apenas fez história ao quebrar o recorde anterior, mas também mostrou o valor do trabalho árduo e dedicação aos esportes equestres. Laura da Fonseca expressou sua gratidão, afirmando: “A gente veio lá do Rio Grande do Sul, então, só de estar aqui já é muito bom, e ainda com esse resultado mostra que todo o esforço que eu e o Folhetim fizemos valeu a pena. Eu queria agradecer todo o apoio da minha família e eu estou muito feliz com o resultado”.
Recorde Nacional
Vale destacar que o recorde anterior na categoria de Seis Balizas do cavalo Árabe estava sob posse de Mauri da Fonseca, tio de Laura. “Nós treinamos e competimos juntos, então, isso faz parte. Estou muito feliz por superar, porque o meu tio é uma inspiração para mim no mundo do esporte e ele conquistou tanta coisa. Então, pra mim, é gratificante bater o recorde dele”, conta a jovem.
As provas de Seis Balizas da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, realizadas em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) e a Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), contaram com a participação de 52 inscritos e distribuíram um total de 12 mil reais em prêmios, abrangendo cinco categorias.
De acordo com os organizadores, as disputas da modalidade contaram com a participação impressionante dos competidores do Rio Grande do Sul, evidenciando o talento e o comprometimento da região com o esporte equestre. Sobretudo, através do trabalho que é feito pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), que promove o Campeonato Domados do Pampa, que tem como objetivo fomentar a funcionalidade da raça.

A Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte segue sendo realizada até domingo (12/11) em Tatuí, com entrada gratuita. O evento possui uma programação que promete manter a todos cativados pela versatilidade e beleza do cavalo Árabe ao longo da semana.
Para mais informações sobre a Exposição Nacional do Cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br.
Programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte:
– 09/11, quinta-feira: 9h – Abertura Oficial/9h30 – 5ª etapa da Copa Brasil de 2023 (Halter)/15h – Três Tambores/19h – Premiação Melhores de 2022
– 10/11, sexta-feira: 9h30 – Brazilian Breeders’ Cup 2023 (Halter)/16h – Três Tambores
– 11/11, sábado: 9h – Internacional de Performance e Halter/15h – Três Tambores
– 12/11, domingo: 9h – Maneabilidade/11h – Open House RFI, Haras Santo Antônio da Bela Vista, em Itapetininga (SP)
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Machado
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte retorna nesta quarta-feira (08/11) com provas em Tatuí
Disputas de Seis Balizas e Três Tambores agitam o Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, na continuação do evento

Nesta quarta-feira (08/11), o Centro Hípico de Tatuí, situado no interior de São Paulo, recebe novamente as disputas da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte. Após as competições de Salto e Hipismo Rural realizadas no último fim de semana, é a vez do cavalo Árabe mostrar sua versatilidade nas provas de Seis Balizas e Três Tambores.
Organizada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte reúne mais de 200 animais da raça, vindos de quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Com entrada gratuita, o evento continuará a encantar o público até domingo (12/11). A programação abrangente oferece uma série de disputas em diversas modalidades, que incluem Seis Balizas, Três Tambores, Maneabilidade, Performance e Halter.
Sem dúvidas, uma programação que promete manter a todos cativados pela versatilidade e beleza do cavalo Árabe ao longo da semana. Para mais informações sobre a Exposição Nacional do Cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br.

Programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe:
– 08/11, quarta-feira: 10h e 14h – Seis Balizas/19h – Três Tambores
– 09/11, quinta-feira: 9h – Abertura Oficial/9h30 – 5ª etapa da Copa Brasil de 2023 (Halter)/15h – Três Tambores/19h – Premiação Melhores de 2022
– 10/11, sexta-feira: 9h30 – Brazilian Breeders’ Cup 2023 (Halter)/16h – Três Tambores
– 11/11, sábado: 9h – Internacional de Performance e Halter/15h – Três Tambores
– 12/11, domingo: 9h – Maneabilidade/11h – Open House RFI, Haras Santo Antônio da Bela Vista, em Itapetininga (SP)
Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte
Data: de 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Centro Hípico de Tatuí (CDT), em Tatuí (SP)
Informações imprensa: (14) 99107-8476
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Karla Viana
Leia mais notícias aqui.
Cavalo Árabe
Disputas de Salto e Hipismo Rural marcam o primeiro fim de semana de exposição do Cavalo Árabe em Tatuí
Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, evento que celebra a funcionalidade da raça, seguirá sendo realizada no Centro Hípico de Tatuí de quarta-feira a domingo

No último sábado (04/11), os admiradores do cavalo Árabe se reuniram no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, para presenciar as competições de Salto e Hipismo Rural que marcaram o início da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte. Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) em parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), as provas contabilizaram 60 inscrições e distribuíram mais de R$ 20 mil em prêmios.
O presidente da ABHIR, Carlos Gracias Júnior, enfatizou a versatilidade e adaptabilidade dos cavalos Árabes ao participarem das competições de Salto e Hipismo Rural. “O que a gente pode ver neste primeiro fim de semana do evento foi a versatilidade do cavalo árabe saltando, fazendo o hipismo rural, e desde o profissional montando até crianças fazendo a categoria escola. Isso prova que o cavalo Árabe se encaixa em todas as categorias e para todas as idades”.

Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí continua até domingo
Além das competições de Salto e Hipismo Rural, a Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte continuará sendo realizada no Centro Hípico de Tatuí de quarta-feira (08/11) até domingo (12/11). Com entrada gratuita para o público, o evento oferece uma programação repleta de disputas em diversas modalidades, incluindo provas de Seis Balizas, Três Tambores, Maneabilidade e Velocidade.
O Centro Hípico de Tatuí ainda será palco das provas de Halter, que avaliam a conformação e a beleza dos animais, válidas pela Brazilian Breeders’ Cup 2023. Trata-se da competição que reúne os melhores criadores do Brasil, para a disputa do título mais cobiçado da criação nacional 2023.
Por fim, a programação da Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí ainda inclui as modalidades de Performance, que são: Western Pleasure, Hunter Pleasure, English Pleasure e Traje Típico. Para mais informações sobre o evento, acesse www.abcca.com.br.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Guto Paladini
Leia mais notícias aqui.
You must be logged in to post a comment Login