Appaloosa

ABCCAppaloosa atende exigência do MAPA e elege nova diretoria, cria estatuto e regulamento

Luciano Beretta entregou a documentação exigida ao MAPA a fim de obter uma nova concessão à associação. Material será avaliado pelo Ministério

Publicado

⠀em

ABCCAppaloosa atende exigência do MAPA e elege nova diretoria, cria estatuto e regulamento

Notícias sobre a associação do cavalo Appaloosa. Segundo o agora novo diretor da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa (ABCCAppaloosa) Luciano Bererra, a associação elegeu uma nova diretoria, desenvolveu um estatuto e regulamento, conforme solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Diante deste novo passo, a ABCCAppaloosa reuniu, no último dia 4, toda essa nova documentação e enviou para o MAPA para avaliação e, se aprovado, obter o direito de concessão de uma nova associação.

“Não estamos pedindo a reabertura da antiga associação e sim uma nova concessão, com outras normas e estatuto. Utilizamos a documentação antiga da associação anterior, mas não queremos uma reabertura”, explica Beretta.

Membros da nova diretoria da ABCCAppaloosa

A recém eleita diretoria da ABCCAppaloosa é composta por Luciano Beretta como novo presidente, Marcello Gouveia Pereira e Francisco Diniz Borges Simas como vice-diretores executivos e Alberto Alves Casemiro Neto, Felipe Lemos de Moraes, Jairo Guilherme Camargo Roseiro, Waldei Miguel Paccola, Daniel Martins Cassimiro, Caio Lemos Netto, Thiago Hemerson Ramos Gomes Parnaíba e José Orcar Ferro Gonçalves como vice-presidentes.

O conselho administrativo é formado por Francisco Diniz Borges Simas, Marcello Gouveia Frauzino Pereira, Luciano Beretta e Waldinei Miguel Paccola como membros eleitos e Gilberto Ponso Faé e Thiago Hemerson Ramos Gomes Parnaíba como membros natos.

Já o conselho Fiscal é formado por Alexandre Alves Casimiro Neto, Caio Lemos Netto e Jairo Guilherme Camargo Roseiro como membros efetivos e Felipe Lemos de Moraes, Daniel Martins Casimiro e José Oscar Ferro Gonçalves como membros suplentes.

Entenda o caso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decretou o encerramento das atividades da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Appaloosa (ABCCAppaloosa) em fevereiro de 2022, deixando a entidade proibida de realizar o registro genealógico da raça em todo território nacional.

Em 2021, o serviço de registro da raça foi oferecido à Associação Brasileira de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) que após tentativa, desistiu por não ter viabilidade para a realização.

A princípio, a ABCCAppaloosa estava inativa há cerca de três anos e em dezembro último o ex-criador e treinador de cavalos da raça, o empresário Luciano Beretta foi procurado por criadores para ajudar a resgatar ou criar uma nova associação.

Como a entidade estava sem atividade e os animais sem uma associação para serem registrados, o MAPA informou que seria dado baixa nas atividades da ABCCAppaloosa.

Diante deste cenário, o empresário, mesmo sabendo do pouco tempo para reunir a documentação, tentou salvar a associação, sem sucesso.

Com a entrega da documentação, o material será avaliado pelo MAPA e o prazo para o retorno é indeterminado, mas a nova diretoria está animada e esperançosa com a possibilidade.

Por: Camila Pedroso/ Verônica Formigoni

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads