Appaloosa

O retorno das cores nas pistas de Apartação do Brasil

Estreando como colunista do portal Cavalus, Guilherme Freitas Areia fala sobre o retorno de exemplares da raça Appaloosa nas pistas de Apartação do país

Publicado

⠀em

Após alguns anos sem ter representantes Appaloosas nas pistas e provas de Apartação pelo Brasil, a raça volta com força total com exemplares de ponta. Sobretudo, das melhores linhagens existentes, demonstrando ”cow sense” e habilidade para trabalhar com o gado.  

Dessa forma, os pintados vem se destacando na modalidade, em que o desafio do cavalo é movimentar-se sem que o boi volte ao rebanho. Demonstrando, portanto, sintonia entre cavalo e cavaleiro. 

Em 2017, liderando o retorno dos pintados às pistas, temos a potra alazã mantada Freckles Frida LMC. Ela é de propriedade do Haras Appaloosa e treinada por Gildo Vendrame. Além disso, vale mencionar que ela é neta do Impressivetipster e filha do maior produtor de Apartação da raça, Freckles Caipora RFP, que obteve a nota 68 durante o Campeonato Paulista da ANCA. No mesmo ano, ainda sagrou-se Campeã Potro do Futuro da raça. 

Em 2018, o irmão próprio de Freckles Frida, o Freckles Caipira LMC – de propriedade da Estância Pedra Branca, também montado por Gildo Vendrame -, na disputa pelo Potro do Futuro da ANCA, enfrentou uma pista extremamente competitiva. Afinal, havia quase 90 conjuntos inscritos. Mesmo assim, Caipira demonstrou habilidade e concentração, ficando no Top 25, com nota 71. 

Já em 2019 e 2020 foi a vez de Dito Bee Dee DT. O animal é de propriedade de Douglas e Igor Tramontina, mais uma vez treinado por Gildo Vendrame. Assim, o jovem garanhão – filho direto de Son Of Jay – disputou o Campeonato Mineiro da ANCA, ficando em 3 lugar, com 69 pontos. 

Freckles Caipira LMC ( Freckles Caipora RFP x Lady Chanel RFP) – Foto: Divulgação/Foto Perigo

O Futuro da raça na modalidade 

A fim de garantir a continuidade desse trabalho que vem apresentando ótimos resultados, os criadores vem investindo e apostando nesses animais. Como, por exemplo, o titular da Estancia Pedra Branca, Alarico Gonçalves.

Afinal, ele enviou Freckles Caipira rumo ao nordeste aos cuidados do parceiro e amigo Raul Carvalho, onde o garanhão ira cobrir éguas Appaloosas e Quarto de Milha. Sobretudo, das melhores linhagens de boi da atualidade. 

Da mesma forma, Dito Bee Dee  DT continua em treinamento e campanha no CT de Gildo Vendrame. Sendo que na ultima estação já serviu algumas éguas, inclusive a Freckles Frida, e sua primeira geração nasce no fim desse ano. 

É certo que daqui pra frente ainda iremos ver com muito mais frequência e constância exemplares pintados nas pistas. Destacando-se pela habilidade e destreza no trabalho, com o diferencial da pelagem marcante da raça, e que as diferenciam das demais. 

Por Guilherme Freitas Areia, gerente agropecuário e apaixonado pelo cavalo Appaloosa. Desde 2010, mantém um grupo no Facebook intitulado Appaloosa Brasil para falar sobre a raça. Atualmente, também migrou para o Instagram: @appaloosaoficial 

Legenda da foto em estaque: Dito Bee Dee DT ( Son Of Jay x Miss Black Dandy Doc DT)
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Fernando Ulhoa

Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads