Um dos maiores incentivadores da Corrida do Cavalo Árabe foi homenageado, in memorian, neste sábado (12) no GP do Cavalo Árabe, realizado no Jockey Club de São Paulo. Trata-se de Jamil Saliba, do Rach Stud, criatório que há anos vem conquistando o título de Melhor Criador de Corrida da raça.
Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o GP Jamil Saliba já é considerado um dos mais tradicionais da raça. Afinal, reúne os melhores exemplares machos para a disputa em 1.400 m na pista de grama. “Foi a quinta edição do GP em homenagem ao nosso pai, que foi um dos maiores incentivadores de Corrida da raça e a gente fica muito feliz dessa lembrança que os criadores têm dele”, cita Ricardo Saliba.
Ao todo, sete exemplares da raça disputaram a premiação de mais de R$ 20 mil do GP Jamil Saliba, oferecida pela ABCCA com o apoio da Internacional Federation Of Arabian Horse Racing. Como resultado, Mentor Rach foi o vencedor do páreo no tempo de 1:35:419, cruzando a linha de chegada com seis corpos de vantagem de Obstinado Rach, que ficou em segundo lugar.
Campeão
“O Mentor está muito bem preparado, é um garanhão nosso de linhagem pura polonesa, filho do Sarmata, que foi corredor na Polônia e Campeão Nacional Cavalo aqui no Brasil de Halter. E o avô materno dele, o Polonez, que é o pai da Musa, a mesma coisa: correu na Polônia e foi Campeão Nacional Cavalo aqui no Brasil de Halter. Portanto, um animal fechado polonês, que a gente vai usar na reprodução e que realmente mostrou muita categoria, com a arrancada final muito boa”, comemora Ricardo Saliba, proprietário do animal.
Por conta de mais uma vitória de Mentor Rach – que é treinado por L. Quintana, Saliba planeja muito em breve levá-lo para correr fora do Brasil. “A gente acha que os tempos dele são compatíveis com os corredores de fora de outros países e que ele tem chance fora”. Já sobre o segundo colocado, Obstinado, que também é de criação Rach Stud, Saliba vê um futuro promissor para o animal. “É um cavalo jovem, terceira corrida dele e a terceira vez que ele fica em segundo. Esse cavalo só tende a crescer”, finaliza.
Para saber mais sobre o cavalo Árabe acesse www.abcca.com.br e acompanhe os perfis das redes sociais @abccarabe.
Colaboração: Assessoria de Imprensa ABCCA
Crédito da foto: Divulgação/JCSP/Porfírio Menezes