Cavalo Árabe

Proprietários e criadores brasileiros conquistam prêmios no Scottsdale Arabian Horse Show

Publicado

⠀em

Ao todo, oito exemplares da criação nacional de cavalo Árabe conquistaram prêmios importantes em Scottsdale

Proprietários e criadores brasileiros de cavalo Árabe conquistaram excelentes resultados durante a 65ª edição do Scottsdale Arabian Horse Show. O evento foi realizado de 13 a 23 de fevereiro, em WestWorld, no norte de Scottsdale, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA), Laucídio Coelho, do Haras Engenho, conquistou dois importantes títulos com PCF Navarre (Exxalt x Euphoria PCF). O animal, que é de criação de Sandro R Pinha e foi importado em setembro de 2019, foi Reservado Campeão International Arabian Breeder 2 Year Old Colts e, ainda, Reservado Campeão International Arabian Breeder Junior Colt.

HDF Barcellona

Criação nacional

Já os exemplares da criação nacional do cavalo Árabe também tiverem o seu lugar no pódio do evento. De criação da Agropecuária Leopoldina, de São Carlos/SP, Giulia AL (Vulcano HVP x Giuliana El Shawan) foi Reservada Campeã 3 Year Old Mares Class. Na mesma categoria, a Grande Campeã foi Chloe El Veraz T (SF Veraz x Chammyra El Ryad), que é de criação e propriedade de Ana Carolina Damião Tinoco, do Haras Dharam, de Botucatu/SP.

Ainda de acordo com a ABCCA, outro exemplar fêmea que conquistou o lugar mais alto do pódio no Scottsdale Arabian Horse Show foi HDF Barcellona (HDF Lugano x MFA Exoticaa). De criação de Rodrigo da Silva Faias, do Haras das Fais, de Cotia/SP, a égua foi Campeã 4 Year Old Mares Class. A Reservada Campeã da mesma categoria foi Margiela HBV (RHR Marcedes x Prada HBV), que é de criação de Luciano Cury, do Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim/MG.

Por fim, Dandara LA (HDB Sihr Ibn Massai x Da Vincis Jewel), de criação e propriedade de Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro de Ibia/MG, foi Campeã 5 Years Old Mares Class. Ainda na mesma categoria, a Reservada Campeã foi La Belle Shawan HVP (Fa El Shawan x Valentine HVP), do Haras Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba/SP.

Dandara LA

Machos em destaque

Entre os machos também teve exemplar nacional se destacando na pista de WestWorld, no norte de Scottsdale. De acordo com a ABCCA, Menton HVP (Fa El Shawan x Jr. Burmagny foi o Reservado Campeão de 4 a 6 Year Old Stallions Class.

Além disso, Mistic Dominic HVP (Dominic M x Mistcky Marajj HVP) foi Campeão Yearling Fillies of January 1 ‐ April 15. Ambos os animais são de criação e propriedade do Haras Vila dos Pinheiros.

Mistic Dominic HVP

Destaque em leilão

Ainda de acordo com a ABCCA, o criador chileno Jorge Selume – que também mantém criação no Brasil – alcançou o preço mais alto do Leilão Marquise Auction. Afinal, o criador vendeu Lady Dominica JSZ (Dominic M x Bretta UB) para Dan Grossman, dos Estados Unidos.

Por Natália de Oliveira
Legenda da foto em destaque: Chloe El Veraz T
Crédito das fotos: Divulgação/ABCCA

Veja mais notícias sobre o cavalo Árabe no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads