Crioulo

Final da Morfologia terá os grandes campeões para Expointer

Final acontece em setembro e irá revelar grandes campeonatos do Cavalo Crioulo na Expointer

Publicado

⠀em

Final da Morfologia terá os grandes campeões para Expointer

Entre os dias 8 e 11 de setembro 252 exemplares da raça Crioula entram em pista no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Assim, conheceremos os grandes campeões do ano na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Então, depois da realização de Exposições Passaporte e duas Prévias Morfológicas, chegará o momento de saber quem serão os melhores do ciclo nas diversas categorias, que no final culminam nos grandes campeonatos tanto para as fêmeas quanto para os machos.

Final da Morfologia

Dessa forma, na categoria fêmeas o jurado será Mauro Ferreira, criador e ex-presidente da ABCCC. Ele será secretariado na avaliação pelo filho Diogo e pelo sobrinho Pedro, jurados concursados da entidade. “Recebi com muita alegria e responsabilidade o convite do Conselho Técnico da nossa associação para julgar as fêmeas na próxima Expointer. Sou um admirador confesso dos parâmetros seletivos da raça Crioula. Acho que a rápida evolução que experimentando nas últimas décadas é prova do acerto deste processo seletivo”, observa.

Ferreira salienta também o nível dos ventres selecionados que já se anuncia como de costume muito bom e muito parelho e que fazer estas filas e encontrar nelas os melhores exemplares deve ser uma tarefa difícil mas muito bonita de ser executada. “Procuro sempre que entro em uma pista morfológica me posicionar muito mais como um observador do que como um jurado. Deixo que os conjuntos entre si disputem e imponham a sua categoria ficando para o jurado apenas a função de referendar a atuação de cada um em pista. Esse olhar claro e livre de qualquer pressão e qualquer preconceito buscando o resultado da disputa em pista é o que mais me ajuda a encontrar os melhores exemplares”, ressalta.

Perspectivas

Já na categoria machos, a avaliação será de Carlos Marques Gonçalves Neto, criador e técnico da associação e que pela primeira vez será jurado de uma final da Morfologia Expointer. Ele destaca que as perspectivas são grandes, das melhores possíveis, com os melhores animais apresentados neste ciclo. “Alguns cavalos repetirão suas participações na grande final, outros vêm pela primeira vez, mostrando assim a evolução da raça a cada ano. Temos observado o crescimento da raça, também demonstrada em qualidade, e este ano não foi diferente nas Exposições Passaportes e nas Prévias”, frisa.

Bem como, Gonçalves Neto espera que todos estes animais cheguem à final nas suas melhores condições. “Com foco, concentração, tranquilidade e sabendo da responsabilidade, que aguardo os dias do julgamento. É um prazer enorme para mim chegar a um momento como este. Com certeza é um reconhecimento ao caminho trilhado, não só por mim, mas por muitas outras pessoas que sempre me ajudaram, me orientaram e me educaram”, destaca.

Por fim, a programação completa está disponível no site da ABCCC.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto em destaque:
Divulgação/ABCCC/Felipe Ulbrich

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads