Seis pódios já foram definidos no evento que bateu recorde de inscrições neste ano, segundo a ABCCC

Foi dado o ponto pé inicial no maior Rédeas de Ouro da história – com 272 inscrições em 2019, um recorde – nesta sexta-feira (13), na arena coberta de Campina Grande do Sul/PR.

Assim, sob os olhares de cinco juízes os competidores das categorias Snaffle Bit, Principiante, Iniciante Amador e Jovem 10 cumpriram seus percursos no primeiro dia de disputas.

Dessa forma, com animais de até três anos hípicos o Rédeas de Ouro iniciou sua programação com Snaffle Bit aberto. Com grande pontuação, o Mapuche Mandinga garantiu 215,50 pontos montado por Roberto Jou.

Sobretudo, o cavaleiro encarou o destaque do gateado como uma surpresa que superou suas expectativas. “É um cavalo muito calmo, esteve comigo o tempo todo na prova”, disse empolgado.

Contudo, a alegria de competir perto de sua família foi seu maior prêmio, garante ele. Afinal, o campeão estava acompanhado de seus dois filhos

Mais campeões do Rédeas de Ouro 2019

Na sequência, o jovem cavaleiro Gabriel Cordeiro Martins desbancou seus outro seis concorrentes de categoria ao somar mais um título à sua carreira. Surpreendentemente, com 208,50 de nota, Bolero Gravatá terminou na ponta da classificação na expectativa na categoria Principiante Aberto.

Gabriel Cordeiro Martins
Gabriel Cordeiro Martins

Depois, no Iniciante Amador, Maria Luz Casalecchi montando Forró do ELS garantiu sua estreia no primeiro lugar dos pódios com 210,00 de nota.

“Ele é extremamente fiel, apesar de novíssimo, é muito tranquilo, muito merecedor, estou muito feliz com a nossa dupla”, garantiu a campeã que, apesar de ser filha de treinador, começou a montar recentemente.

Semelhantemente, na categoria Snaffle Bit Amador também teve pouco treino, mas muita sintonia. Afinal, Rafael de Sousa Xavier garantiu a primeira colocação montando El Pampa do Itapororó com apenas duas horas de treino com o animal.

Como resultado, garantiu 208,00 pontos. Certamente, ao ser preparado por Roberto Jou, ele disse estar muito grato pelo auxílio do grande campeão de Rédeas. “É sem explicação a confiança que ele me passou dentro de prova”, argumentou.

Mariana Haas Tomazeli
Mariana Haas Tomazeli

Já a campeã Principiante Amador Mariana Haas Tomazeli garantiu a primeira colocação montando Turmalina do Trinta e Oito desde março deste ano. Com 206,50 de média, ela conta que evoluiu sua habilidade junto da égua, que hoje é usada para aulas de equitação.

“É uma égua muito versátil, me ensinou muito. Tem uma índole muito boa, é muito tranquila”, fala sobre o conjunto vencedor.

Recorde de inscrições em 2019

Com o Rédeas de Ouro em outro patamar, o número de inscrições aumentou 183% de 2016 para cá, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC).

Na edição 2019, são 272 inscrições que são compostas por 219 inscritos nas diferentes categorias e outros 53 para os trios na Mapuche Reining Cup.

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

A premiação, por sua vez, também continua em crescimento: R$ 120 mil* – um aumento de 20% em relação ao ano passado. O valor anunciado está sujeito à retenção do Imposto de Renda na Fonte na forma de lei, ainda de acordo com a entidade.

Confira os resultados completos do 1º dia de disputas:

Snaffle Bit aberto
1º lugar: Roberto Jou Inchausti montando Mapuche Mandinga – 215,50
2º lugar: Gilson Vieira Diniz Filho montando Xuxa da Agropel -211,00
3º lugar: Robson Harz montando La Ternura Espanto – 205,50

Principiante Aberto
1º lugar:
Gabriel Cordeiro Martins montando Bolero Gravatá – 208,50
2º lugar: Murilo Testoni montando Vitrola do Itaó – 207,00
3º lugar: Dionathan da Luz Jeremia montando La Ternura Farrapo – 203,00

Principiante Amador
1º lugar: Mariana Haas Tomazeli montando Turmalina do Trinta e Oito – 206,50
2º lugar: Gabriel Cordeiro montando Mandinga Tuyan – 203,50
3º lugar: Angelo Alves de Ramos Caiado montando Riacho Frio Orelhano – 202,50

Iniciante Amador
1º lugar: Maria Luz Casalecchi montando Forró do ELS – 210,00
2º lugar: Maria Eduarda Adamio montando Preciosa do AEC – 206,00
3º lugar: Rubens José da Silva Junior montando Hijo del Matador da Reservada – 203,50

Jovem 10
1º lugar: José Francisco Schutz Corrêa montando Turmalina do Trinta e Oito – 209,00
2º lugar: Isabela Prestes Tizão montando Alegrete do Sapezal – 195,00
3º lugar – Davi Salles de Oliveira montando Obelisco da Emaísa – 0,00

Snaffle Bit amador
1º lugar: Rafael de Sousa Xavier montando El Pampa do Itapororó – 208,00
2º lugar: Gustavo Magalhães Reis montando Zehava do Trinta e Oito – 205,50
3º lugar: Daniel José Marques Ferreira montando Marujo da Roraima – 203,50

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos:  Felipe Ulbrich