Conjunto conquistou premiação de US $ 35.000 no Centro Equestre Internacional de Palm Beach, em Wellington, na Florida

O garanhão Conto RJ, um Holsteiner com registro na Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), teve sua estreia em solo americano na última quinta-feira (9). Com a condução de Marcello Ciavaglia, o garanhão saltou na Copa do Desafio Equinimity da Winter Equestrian Festival (WEF), com dotação de US $ 35.000, no Centro Equestre Internacional de Palm Beach, em Wellington, na Florida.

Sobretudo, a dupla foi a primeira de nove conjuntos a se qualificar e retornar para o desempate projetado por Eric Hasbrouck. Dessa forma, com zero em 35s06,  o conjunto brasileiro garantiu sua primeira vitória no WEF.

De acordo com a ABCCH, Marcello monta o garanhão Holsteiner de 14 anos (Canto x C-Ingmar) desde que Conto tinha quatro anos. No entanto, Ciavaglia é um novato não apenas no WEF, mas nos Estados Unidos. Afinal, este ano é a sua participação em provas em solo americano.

“O solo é super bom e o percurso correu muito bem. Eu gosto disso. É tão moderno. Gosto de tudo aqui, os cavalos, as pessoas. Aqui, todo mundo é tão legal e eu amo isso”, disse o cavaleiro brasileiro.

Convite de Philippe Guerdat

Portanto, Ciavaglia fez a viagem a Wellington, na Flórida, por recomendação do chefe brasileiro de salto Philippe Guerdat.  Dessa forma, o objetivo era de formar a equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

“Philippe Guerdat me pediu para ir a Wellington para a Copa das Nações em fevereiro. Tenho um mês e meio para colocar Conto em ordem para a prova. Eu acho que ele está bem e eu estou muito motivado”, finaliza o cavaleiro carioca de 43 anos.

Marcelo Ciavaglia e Conto em sua apresentação vencedora com o diretor do ringue

Marcello integra o grupo de cerca de 20 atletas em observação para os Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Toquio 2020.

GP Rosenbaum

Marcello Ciavaglia e Conto RJ foram o mais rápido no desempate do GP Rosenbaum, a 1.50 metro, no domingo, (12), na 1ª das 12 semanas do Winter Equestrian Festival, no Palm Beach Equestrian Center, na Florida.

Leia mais notícias sobre o cavalo BH

Porém, com uma falta em 35s159, a dupla fechou na 7ª colocação. Participaram da disputa 46 conjuntos dos quais 17 disputaram o título e U$ 75 mil em premiação. A vitória foi do cavaleiro olímpico irlandês Cian O Connor que montando Lazzaro Delle Schiave cruzou a linha de chegada em 35s956.

Ao todo, a Winter Equestrian Festival – que terá duração de 12 semanas consecutivas de provas – irá oferecer uma premiação de US $ 13 milhões. O evento teve início no dia 8 de janeiro e segue até o dia 29 de março.

Fonte: ABCCH , The Plaid Horse e CBH
Crédito das fotos: Divulgação/Sportfot