Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí teve início nesta terça-feira

Disputas de marcha e morfologia do evento foram separados em dias exclusivos para marcha picada e outros somente para batida; confira a programação completa

Publicado

⠀em

Teve início na manhã desta terça-feira (02) a 1ª Expo Especializada de Tatuí/SP. Com disputas de animais da raça Mangalarga Marchador, tanto de marcha picada quanto batida, o evento segue até sábado (06) no Centro Hípico de Tatuí. 

Organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas, a 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí dividiu as disputas em duas etapas. Ou seja, de terça a quarta-feira, os animais de marcha picada serão julgados. Depois, de quinta-feira a sábado, entram em pista os exemplares de marcha batida.

Dessa forma, para o julgamento do andamento dos animais Lucas Fernando Augusto será o árbitro. Já a parte morfológica ficará a cargo de José Renato Costa Caiado. Além disso, o técnico de admissão do evento é Luiz Henrique de Simone. 

Entre a programação do evento, na quinta-feira (04), a partir das 19h, será realizado um Dia de Campo no Haras Agrotexas. Afinal, o criatório fica localizado em Tatuí, próximo do Centro Hípico da cidade.

Por fim, vale destacar que o evento segue todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Outras informações sobre a Expo Especializada Marchador de Tatuí você encontra no site www.eventoslr.net.br/home/.

Evento segue até sábado (06) em Tatuí – Foto: Divulgação/LR Eventos

Programação Marcha Picada

02/03, terça-feira  
=> 8h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

03/03, quarta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potro Mirim, Potra Mirim, Castrado, Morfologia Grande Raça, Marcha Grande da Raça e Campeão dos Campeões;

Programação Marcha Batida

04/03, quinta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potros, Potras, Morfologia Cavalo Júnior, Morfologia Cavalo Jovem, Morfologia Cavalo, Morfologia Cavalo Adulto, Marcha Cavalo Júnior, Marcha Cavalo Jovem, Marcha Cavalo e Marcha Cavalo Adulto;

=> 19h, Dia de Campo no Haras Agrotexas

05/03, sexta-feira
=> 9h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

06/03, sábado
=> 9h, início dos julgamentos: Grandes Campeonatos Jovem da Raça, Morfologias Grande Campeonato Adulto da Raça e Marcha Campeão dos Campeões;

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

Eventos oficias do Mangalarga Marchador serão retomados

De acordo com a ABCCMM, os eventos oficiais da raça estão liberados a partir do dia 19 de abril, desde que seguindo os protocolos de segurança por causa da pandemia

Publicado

⠀em

Eventos oficias do Mangalarga Marchador serão retomados

Após um período de paralisação em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 no país, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) divulgou a retomada de todos os eventos oficiais da raça. De acordo com a entidade, a liberação acontece a partir do dia 19 de abril.

Contudo, vale frisar que o país ainda se encontra em período de pandemia. Portanto, para a realização de Exposições e Copas de Marcha, a ABCCMM reitera, mais uma vez, as regras estipuladas visando a segurança dos participantes e trabalhadores dos eventos oficiais.

Ou seja, a ABCCMM determina que o início dos trabalhos ocorra às 8 horas e seu término às 21 horas. Quanto ao número de animais, o limite se mantêm em 100 animais por dia nas Copas de Marcha. Já nas Exposição julgadas em três dias, o limite é de 220 por dia.

LEIA TAMBÉM

Além disso, os eventos acima de 220 animais deverão ser obrigatoriamente estendidos para quatro ou mais dias de julgamento. Em caso de descumprimento das regras, a ABCCMM alerta que as empresas organizadoras dos eventos oficiais estão sujeitas a sanções, além da não pontuação do evento no Ranking.

Por fim, a Associação oficial do cavalo Mangalarga Marchador faz outro alerta. Sobretudo, os organizadores dos eventos oficiais fiquem atentos com as medidas protetivas e de segurança exigidas pelos órgãos públicos.

Por Equipe Cavalus
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/H. Possebon

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Veja dicas de equitação para cavaleiros e amazonas mirins

A correta equitação serve para facilitar o controle do cavalo, a execução dos comandos e a performance durante as disputas

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) criou as Provas Mirins para que cavaleiros e amazonas mirins que, desde novinhos já curtem montar, possam aproveitar a raça na mais pura essência. Antes de mais nada vale destacar que as Provas Mirins estão, geralmente, inseridas na programação social de alguns eventos da raça. Entre eles, Exposições Especializadas, Copas de Marcha e até a Nacional da raça.

A fim de auxiliar cavaleiros e amazonas mirins a se darem bem nessas disputas, a ABCCMM separou algumas dicas de equitação. Acima de tudo, o treinamento e a busca por conhecimento são pontos fundamentais para o aprimoramento das técnicas exigidas durante o julgamento destas provas.

De acordo com o instrutor de equitação da  ABCCMM, Cristiano Rangel, a correta equitação serve para facilitar o controle do cavalo, a execução dos comandos e a performance. Afinal, a atividade tem sido uma grande ferramenta no auxilio ao desenvolvimento humano.

“A equitação tem a capacidade de aprimorar a parte física e coordenação motora do cavaleiro\amazona. Mas muito mais que isso, tem sido uma ferramenta que trabalha o emocional. As crianças começam a ter acesso a disciplina, a autoestima, a concentração e ao respeito. Os profissionais por exemplo, começam a desenvolver  liderança. Uma interação especial entre cavalo\cavaleiro”, explica.

Equitação x Mangalarga Marchador

Ainda de acordo com o instrutor, quem escolhe o cavalo Mangalarga Marchador para iniciar na equitação está em boas mãos, “Não tenho dúvidas que o Marchador é um dos melhores cavalos de sela do mundo. Não só pela aptidão ao serviço, pela habilidade que o cavalo tem na função, mas principalmente pelo temperamento e índole”.

E ainda acrescenta: “O Mangalarga Marchador é utilizado nas escolinhas de equitação, em clínicas de equoterapia justamente por essas características. Então, quem está começando a dica importante, é exatamente essa: que se inicie com o Mangalarga Marchador e treinamento constante”, finaliza Rangel.

Por Equipe Cavalus
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/H. Possebon

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí reúne 203 animais

Confira os resultados dos grandes campeonatos da Expo Especializada Marchador de Tatuí, tanto marcha batida quanto de picada

Publicado

⠀em

A 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí/SP foi encerrada sob aplausos de criadores e expositores participantes. Ao todo, o evento – realizado de 02 a 06 de março – reuniu 203 animais, sendo 127 de marcha batida e 76 de picada.

“Exposição de altíssimo nível”, foi o que garantiram vários criadores e expositores do evento, organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas. Dessa forma, a pista do Centro Hípico de Tatuí  foi palco das disputas dos exemplares da raça Mangalarga Marchador.

Lucas Fernando Augusto ficou a cargo do julgamento do andamento dos animais. Já a parte morfológica, José Renato Costa Caiado foi quem comandou os julgamentos. Além disso, o técnico de admissão do evento foi Luiz Henrique de Simone. 

Por fim, vale destacar que o evento seguiu todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Abaixo você confere os resultados dos grandes campeonatos da 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí:

Campeões da Marcha Batida

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Honduras do Conforto – Haras Conforto – Sorocaba/SP
– Adulto Macho: Quixote Apalache – Condomínio Apalache

Campeões dos Campeões da Raça
– Jovem Fêmea: Veneza do Minatto – Haras Aurora – Nova Veneza/SC
Adulto Fêmea: Gilete do Conforto – Haras Agrotex – Tatuí/SP
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Campeões dos Campeões de Marcha
– Jovem Fêmea: Elita da Agrotexas – Haras Agrotex – Tatuí/SP 
– Adulto Fêmea: Deusa do Porto Palmeira – Haras Porto Palmeira – Sapiranga/RS
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Resultado Marcha Picada

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Chalana Beira Rio – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Raça
– Adulto Fêmea: Helga M.P.O. – Haras do Potrinho – Borda da Mata/MG
– Adulto Macho: Baruk Haras Havana – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Marcha
– Adulto Fêmea: Esmeralda da Pedra Ferrada – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo