Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí teve início nesta terça-feira

Disputas de marcha e morfologia do evento foram separados em dias exclusivos para marcha picada e outros somente para batida; confira a programação completa

Publicado

⠀em

Teve início na manhã desta terça-feira (02) a 1ª Expo Especializada de Tatuí/SP. Com disputas de animais da raça Mangalarga Marchador, tanto de marcha picada quanto batida, o evento segue até sábado (06) no Centro Hípico de Tatuí. 

Organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas, a 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí dividiu as disputas em duas etapas. Ou seja, de terça a quarta-feira, os animais de marcha picada serão julgados. Depois, de quinta-feira a sábado, entram em pista os exemplares de marcha batida.

Dessa forma, para o julgamento do andamento dos animais Lucas Fernando Augusto será o árbitro. Já a parte morfológica ficará a cargo de José Renato Costa Caiado. Além disso, o técnico de admissão do evento é Luiz Henrique de Simone. 

Entre a programação do evento, na quinta-feira (04), a partir das 19h, será realizado um Dia de Campo no Haras Agrotexas. Afinal, o criatório fica localizado em Tatuí, próximo do Centro Hípico da cidade.

Por fim, vale destacar que o evento segue todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Outras informações sobre a Expo Especializada Marchador de Tatuí você encontra no site www.eventoslr.net.br/home/.

Evento segue até sábado (06) em Tatuí – Foto: Divulgação/LR Eventos

Programação Marcha Picada

02/03, terça-feira  
=> 8h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

03/03, quarta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potro Mirim, Potra Mirim, Castrado, Morfologia Grande Raça, Marcha Grande da Raça e Campeão dos Campeões;

Programação Marcha Batida

04/03, quinta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potros, Potras, Morfologia Cavalo Júnior, Morfologia Cavalo Jovem, Morfologia Cavalo, Morfologia Cavalo Adulto, Marcha Cavalo Júnior, Marcha Cavalo Jovem, Marcha Cavalo e Marcha Cavalo Adulto;

=> 19h, Dia de Campo no Haras Agrotexas

05/03, sexta-feira
=> 9h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

06/03, sábado
=> 9h, início dos julgamentos: Grandes Campeonatos Jovem da Raça, Morfologias Grande Campeonato Adulto da Raça e Marcha Campeão dos Campeões;

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

Mulherada se reúne uma cavalgada 100% feminina com Mangalarga Marchador

‘Padania para Elas’ reuniu 10 mulheres que são ativamente presente dentro da raça, incluindo a presidente da associação

Publicado

⠀em

Mulherada se reúne uma cavalgada 100% feminina com Mangalarga Marchador

Na última semana, um grupo de amigas se reuniram para uma cavalgada, que por três dias percorreram ao todo 75km, em São Luiz do Purunã, no Paraná. Intitulada de ‘Padania para Elas’, a segunda edição da cavalgada reuniu 10 criadoras da raça Mangalarga Marchador, incluindo a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez.

No total, cinco estados brasileiros estiveram representados na cavalgada, sendo eles São Paulo, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Minas Gerais. Durante o trajeto da cavalgada, as amazonas passaram por uma colonização holandesa, visitaram a casa de uma design de joias, Maria Dolores, que é bem conhecida, além é claro de compartilharem experiências entre elas.

“Dividimos essa paixão e temos prazer em montar esse excepcional cavalo de sela. Cavalgando e colecionando memórias, em paisagens lindas, com chuva ou sol, não importa, são sempre os melhores momentos”, destacou Cristiane Gutierrez em suas redes sociais.

Organizada pela criadora do Haras Padania, Gabriela Bório, a cavalgada ‘Padania para Elas’, chegou em sua segunda edição, sendo um evento aguardado entre as mulheres da raça Mangalarga Marchador.

“Foi uma honra receber esse grupo, não foi só um passeio, mas uma troca de experiência e informação, muitas interessadas em genética, pasto, tiraram dúvidas sobre vários temas. É gratificante receber pessoas que tenham interesse. Fiquei muito feliz com a presença da Cristiane, ela que representa a força da mulher frente à raça”, comenta Gabriela Bório.

É importante destacar que todas as participantes da cavalgada têm presença ativa na raça, sendo criadoras ou estando ao lado de seus maridos criadores, participando ativamente no fortalecimento do Mangalarga Marchador. Por fim, Gabriela destacou o nível de equitação das amazonas, com total domínio e controle sobre os cavalos.

Por: Heloísa Alves/Portal Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Gerson Jes

Veja mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Cavalgada do Haras Padania percorreu 100km no período de 4 dias

Tradicional cavalgada reuniu exemplares da raça Mangalarga Marchador e pessoas de cinco estados brasileiros

Publicado

⠀em

Cavalgada do Haras Padania percorreu 140km no período de 4 dias

No último final de semana ocorreu a 11ª edição da Cavalgada do Haras Padania, uma tradicional cavalgada que ocorre todos os anos, reunindo cavalos da raça Mangalarga Marchador e cavaleiros de diversos estados brasileiros.

Organizada pelo proprietário do Haras Padania, Bernardo Bório, a cavalgada ocorreu em quatro dias, percorrendo um total de 100km, com início na Lapa (PR), chegando até São Luiz do Purunã, também no Paraná.

Nesta edição, a cavalgada contou com um total 20 conjuntos, além de três auxiliares acompanhando o trajeto. Entre as pessoas, esteve presentes cavaleiros do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Ceará.

A cavalgada, além de reunir amigos para um passeio agradável, mostra também a funcionalidade do Mangalarga Marchador para esse tipo ação, além disso, foi um momento para compartilhar experiências sobre a criação, sobre a raça e histórias de vida.

Por: Heloísa Alves/Portal Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Júlio Oliveira

Veja mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais destaca a força do Mangalarga Marchador

Evento realizado no Parque da Gameleira na capital mineira, o 1º Campeonato de Provas Esportivas e Sociais foi marcado pelo sucesso de público e participantes

Publicado

⠀em

por

Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais destaca a força do Mangalarga Marchador

O 1º Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG) foi mais uma ação importante para o esporte.

A prova integrou a programação do Festival Internacional da Cerveja e Cultura e foi uma importante vitrine de fomento da multifuncionalidade da raça.

Durante os três dias de competição foram contabilizadas 1396 passadas nas modalidades de Maneabilidade, Ranch Sorting, 6 Balizas, 3 Tambores, 5 Tambores. No total, foram 180 animais inscritos e 121 participantes de 6 estados diferentes (MG, RJ, SP, BA, ES, MT).

Organizador do evento, o diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Mauricio Camara Pierrotti explica que a iniciativa possibilitou a participação de cavaleiros e amazonas de diversas idades. A prova também foi oportuna para competidores estreantes que testaram o Marchador. “Esse foi o primeiro campeonato que realizamos. Certamente ele entrará para o calendário oficial da raça, devido ao sucesso que alcançamos. Estou satisfeito com o resultado e já na expectativa para as próximas edições”, comentou.

Emoção e adrenalina no Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais

Além de R$ 50 mil no total do montante distribuídos entre os vencedores de todas as categorias, os participantes do Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais receberam troféus e medalhas.

Maurício informa que a isenção de inscrições por meio do crédito solidário adotado pela ABCCMM também foi uma estratégia para atrair o público. “Essa ação deu certo porque tivemos uma boa adesão da turma apaixonada pela adrenalina”, contou.

Passadas nas provas esportivas

164 na Maneabilidade

607 no Ranch Sorting

227 na Seis Balizas

220 nos Três Tambores

180 nos Cinco Tambores

Outro destaque da competição, foram as Provas Sociais, modalidade que ocorre normalmente dentro das exposições e concursos de marcha do Mangalarga Marchador. “Esse tipo de campeonato agrega também os entusiastas e fãs da raça. É muito usual criadores emprestarem animais para a turma que deseja montar. Uma outra maneira também de estimularmos e democratizarmos o usuário e potenciais criadores”. 

Próximos eventos

Satisfeito, o organizador conta que o balanço final do 1º Campeonato de Provas Esportivas e Sociais não poderia ter sido melhor. Ele comemora e adianta campeonatos no mesmo molde como ações do departamento de Esportes e Provas Funcionais.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Edição: Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais acontece na capital mineira

Feito em parceria com a 10ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura,, o Campeonato Brasileira de Provas Esportivas e Sociais acontece pela primeira vez na Gameleira, em Belo Horizonte (MG)

Publicado

⠀em

Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais acontece na capital mineira

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) realiza, entre os dias 15 e 17 de setembro, o Primeiro Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento, realizado em parceria com a 10ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura, apresentará  mais de 150 rótulos escalados de diversas cervejarias convidadas até de outros estados com opções premiadas e destacadas das melhores marcas do mundo.

Com programação ampla, o evento contará com opções de 30 bandas musicais espalhadas por três palcos, sem falar, é claro, da emoção e adrenalina das competições da raça. Uma oportunidade de alavancar a potencialidade esportiva e multifuncional do Mangalarga Marchador. 

Para a Diretoria da ABCCMM, a junção do Primeiro Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais e da 10ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura foi uma estratégia de fomento, em que os visitantes terão a chance de ver de perto a funcionalidade da raça.  

Sobre o Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais

A programação do Primeiro Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais contará com provas de Maneabilidade, Ranch Sorting, Seis Balizas, Provas sociais, Três Balizas e Cinco Balizas.

Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, a ocasião será um momento de união, celebração cultural e que acima de tudo incentivará o turismo na capital, a rede gastronômica e de negócios. 

A organização do evento está otimista e estima cerca de 30 mil pessoas nos três dias.  

Na área gastronômica serão dez restaurantes convidados com uma atração especial: a Alameda do Fogo, onde seis estações de churrasco vão esquentar a festa. Haverá também vinhos e drinks.

Serão mais de 30 horas de evento em uma experiência que valerá a pena estar presente, além da presença de seis DJ’s convidados para os intervalos. Entre as bandas, estilos variados. Já as crianças contarão com pista de skate, espaço kids e escola de circo.

Os ingressos já estão disponíveis e há carga de lotes gratuitos, com entrada programada e combos com copo incluso.

Mais informações sobre o Festival Internacional de Cerveja e Cultura, acesse este link.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

40ª edição da Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador registra balanço positivo 

Evento com os melhores do cavalo Mangalarga Marchador, realizado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), superou as expectativas dos organizadores

Publicado

⠀em

40ª edição da Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador registra balanço positivo 

Um grande sucesso! Assim pode ser definida a 40ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, considerado o maior evento de equinos da América Latina, realizado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 17 e 29 de julho de 2023. Nos 13 dias de competição, cerca de 200 mil pessoas estiveram no parque para apreciar os 1.595 animais presentes no evento. Cerca de 500 expositores de 18 estados completaram o time da edição. Em relação aos negócios, o Mangalarga Marchador colabora para fomentar a cadeia produtiva da equinocultura com movimentação de 9,5 bilhões anuais

A infraestrutura montada no Parque da Gameleira foi criteriosamente preparada para disponibilizar um ambiente agradável para toda a família Mangalarga Marchador, que apreciou de perto as competições emocionantes, a beleza e o andamento da raça, espetáculo proporcionado pelos melhores animais do Brasil. 

Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemorou Bodas de Esmeralda em 2023. Um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça. 

Melhores do Mangalarga Marchador de 2023

E fechando com chave de ouro, o grande momento da exposição aconteceu no sábado, 29 de julho, quando em pista reuniram-se todos os campeões da disputa para o Grande Campeonato, que definiu os melhores exemplares da raça Mangalarga Marchador do ano. 

Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o evento foi finalizado com sentimento de missão cumprida. “Foram dias intensos, que muito bem simbolizam a dedicação e o comprometimento de todos nós criadores, gestores e técnicos para com a nossa raça. Quero agradecer mais uma vez a todos que possibilitaram essa exposição se tornar o que ela é hoje e não me refiro apenas aos números, mas principalmente ao nível de excelência alcançado e demonstrado ao longo do evento”, destaca.

Por Assessoria de imprensa/ABCCMM
Fotos: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Palestras, provas e leilões acontecem na Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Nacional realizado na capital mineira é considerado um dos maiores da América Latina voltado para a raça Mangalarga Marchador

Publicado

⠀em

Palestras, provas e leilões acontecem na Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Uma série de palestras técnicas, provas esportivas e leilões acontecem dentro da programação da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que vai até o dia 29 de julho no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina reunindo uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estarão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. 

Cristiana Gutierrez, presidente da associação

Segundo a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil. “O setor movimenta cerca de R$30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essas décadas de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, acrescenta.

Provas

A grande atração da Nacional é a programação que envolve a pista principal do Parque da Gameleira. Durante todo o evento serão realizados campeonatos com provas técnicas que avaliam a Marcha (andamento) e a Morfologia (beleza) dos cavalos, éguas, potros e potras de plantéis de todo o território nacional. Esses animais são julgados por um quadro de jurados especializados para a atribuição. Um show que vale a pena conferir. 

A programação dos julgamentos e provas técnicas pode ser acessada neste link. 

Para os fãs de adrenalina, a ABCCMM preparou as provas esportivas que acontecerão na pista de areia, que recebeu esse ano o nome de ‘Arena Confiança’. As modalidades de Três Tambores, Cinco Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade, Team Penning, Working Penning, Ranch Sorting, são as provas esportivas que integram a programação da 40ª Nacional. 

A programação das provas esportivas pode ser acessada aqui. 

Palestras na Nacional do Mangalarga Marchador

Cursos, clínicas e palestras também farão parte da programação. A diretoria da ABCCMM oferecerá um ciclo de palestras no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), espaço dentro do Parque da Gameleira. 

Toda a programação de palestras pode ser acessada neste link.

Leilões

Os leilões da Nacional têm o objetivo de fomentar a comercialização da raça. Por meio de lotes criteriosamente selecionados o remate desta edição acontecerá na noite do dia 27 de julho. Ao todo 80 lotes serão ofertados.

Causa social

A raça Mangalarga Marchador possui a linda missão de salvar vidas e a Marchadores Pela Vida (MPV) estará presente na Nacional com estande de vendas de souvenir, camisas e outros produtos da marca. A instituição filantrópica oficial do Mangalarga Marchador ajuda atualmente dez instituições: Instituto Heleninha, FCV Hospital do Câncer, Associação Assistencial do Idoso de Arcoverde (PE), CAPE Casa de Acolhida Padre Eustáquio, Tucca, Vida Viva, Apala Associação dos Pais e amigos dos leucêmicos de Alagoas, Equipérola e Aura Casa de Apoio.

Inúmeras vidas foram salvas por meio de ações do MPV ao longo dos últimos anos e sua trajetória de crescimento como instituição oficial da raça conta apoio contínuo de toda a diretoria da ABCCMM.A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM (abccmm.org.br).

Por Assessoria de imprensa/ABCCMM
Fotos: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Mercado de equinos movimenta R$ 30 bi ao ano no Brasil, segundo estudo

Segundo estudo em andamento da Esalc, mercado de equinos tem uma movimentação financeira hoje que supera R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil

Publicado

⠀em

Mercado de equinos movimenta R$ 30 bi ao ano no Brasil, segundo estudo

Com cerca de 5,5 milhões de animais, o Brasil tem hoje o quarto maior mercado de equinos do mundo, ficando atrás apenas da China, México e EUA. Responsáveis pelo desenvolvimento dos principais ciclos econômicos do país, desde o Pau-Brasil, passando pelo açúcar e os metais preciosos, esses animais continuam movimentando a economia no século XXI, seja na lida, no lazer ou nas competições.

Segundo estudo que está em andamento e é coordenado pelo engenheiro agrônomo e professor doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Arruda Souza Lima, o mercado de equinos tem uma movimentação financeira hoje que supera R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil.

Cristiana Gutierrez, presidente da ABCCMM

“O universo que gira em torno da cadeia produtiva e dos negócios da equinocultura vai muito além da compra e venda dos animais. Outros vários segmentos estão relacionados com a criação da raça como fábricas de ração, feno, indústria farmacêutica, ferrageamento, selarias, serviços veterinários, entre diversos outros”, destaca a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.

Cenário do mercado de equinos é otimista

A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) garante que o cenário é otimista. Hoje a entidade congrega 22 mil associados ativos divididos em 50 núcleos nacionais e internacionais. Números que não param de crescer, são centenas de novos criadores do Mangalarga Marchador todo mês.

Belo Horizonte recebe 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Até o dia 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da ABCCMM, o evento é considerado o maior da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora Bodas de Esmeralda em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário. O evento conta ainda com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com muitas opções. Para a criançada, haverá espaço kids e minifazenda.

Serviço: 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
Data:
17 a 29 de julho
Horário: 8h às 22h
Local: Parque de Exposições da Gameleira (Avenida Amazonas, 6.020 – Gameleira – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: nacionalmarchador.com.br/40a-exposicao-nacional-do-mangalarga-marchador__985
Instagram: @abccmmoficial

Por Divulgação/ABCCMM
Fotos: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Mangalarga Marchador tem história resguardada em museu no interior de Minas

Localizado em Cruzília (MG), o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador foi criado para resguardar a memória de uma das raças mais importantes do Brasil

Publicado

⠀em

por

Mangalarga Marchador tem história resguardada em museu no interior de Minas

Para os apaixonados por cavalos, um lugar onde a mágica acontece: por meio de um rico acervo, vídeos e textos, uma viagem no tempo, mais especificamente nos primórdios da raça Mangalarga Marchador. É assim que pode ser definido o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, localizado em Cruzilia (MG) e criado para homenagear e perpetuar uma das raças mais importantes do Brasil.

Inaugurado em 2012, o museu está instalado na casa que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das propriedades pilares da raça. A sua estrutura, aliás, é um destaque pela arquitetura, bem como todos os objetos do local, que estão instalados e divididos pelas salas temáticas e o salão dos presidentes da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

As peças são de acervos doados pelas famílias tradicionais da raça. O ambiente ainda retrata os primórdios desse cavalo tipicamente mineiro e brasileiro.  

O local recebe visitas e contribui efetivamente para a consolidação como um importante centro de valorização, guarda, preservação e difusão do universo que envolve o cavalo Mangalarga Marchador. Comumente, ele é aberto para a comunidade e a realização de eventos sócio-culturais e educacionais, cumprindo assim sua missão de colaborar com a disseminação da história da raça.

Data: 16/11/2012 Cruzilia, MG .foto: Eugenio Savio .Museu do Mangalarga Marchador .

Imersão no universo do Mangalarga Marchador

No Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, o público passa por uma experiência única em um percurso museológico que apresenta as especificidades e os diferenciais da raça. Por meio dele, também a lida cotidiana e outros aspectos – todos retratados na exposição de longa duração, que revela a importância do cavalo e da região onde surgiu esta raça que se espalhou e cativou apaixonados em todo mundo. 

O Museu faz parte da rota do Caminho Velho da Estrada Real, sendo também um ponto de carimbo do Passaporte ER. Nele, o viajante que percorrer cada caminho, pode solicitar um certificado, se tiver o número mínimo de carimbos exigidos. 

Atualmente o Museu contabiliza mais de 60 mil visitas. O espaço está aberto de terça-feira a domingo, de 10 às 17h. Mais informações, neste link. 

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Com informações de Flávia Zago
Fotos: Acervo ABCCMM/Eugênio Sávio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Estão abertas as inscrições para a Expo do Criador 2023 de Varginha (MG)

Cidade sedia, pela terceira vez, o evento que já se tornou tradicional entre os criadores da raça Mangalarga Marchador

Publicado

⠀em

Expo do Criador 2023

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) está com as inscrições abertas para o Expo do Criador 2023. O evento, que será realizado nos dias 20 a 27 de março, no Parque de Exposições de Varginha (MG), é considerado um dos maiores da raça, e reunirá provas de Marcha e Morfologia.

O evento, tradicional entre os criadores da raça, será realizado em parceria com Núcleo do Sul de Minas dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, e será uma oportunidade dos apaixonados pela raça avaliarem suas tropas, reverem amigos e verem de perto animais com muita qualidade de sela e marcha. A expectativa da associação é de receber 400 animais de marcha batida e picada, vindos de várias regiões do país.

Estão abertas as inscrições para o Expo do Criador 2023
Expo do Criador 2023 será novamente em Varginha (MG)

A inscrição para a Expo do Criador 2023, que é realizada no site da ABCCMM, possui algumas exigências como expositor ser o próprio criador ou parente de primeiro grau do mesmo; associados cadastrados como pessoa jurídica, podem expor animais de criação de associados como pessoa física, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa e associados cadastrados como pessoa física, poderão expor animais de criação de associados como pessoa jurídica, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa.

Regulamento da Expo do Criador 2023

O Regulamento da Expo Criador 2023 é parte integrante do Regulamento Geral de Eventos da ABCCMM, que está disponível no portal da entidade clicando aqui.

Além de assistir aos campeonatos de Marcha e Morfologia, os visitantes também poderão participar do 2º Leilão Sonho de Criador, com uma seleção dos melhores exemplares da raça na região. Saiba mais em @abccmm.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / Henrique Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador comemora 10 anos

Espaço reúne em seu acervo documentos e fotos históricas que retratam o desenvolvimento da raça no país

Publicado

⠀em

No último dia 17 de novembro, o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador comemorou uma década de fundação. Ponto de partida para roteiros e descobertas sobre a raça, o museu está instalado na cidade de Cruzília, no sul do estado de Minas Gerais, e reúne em seu acervo objetos, documentos e memórias dessa história secular da raça, que teve sua origem na região.

Inaugurado em 2012, a instituição está instalada em um casarão histórico que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das precursoras da raça Mangalarga Marchador no país. Motivo de orgulho para todos os criadores, o museu é administrado pela Fundação Barão de Alfenas em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). 

Em comemoração, o museu recebeu uma cerimônia no último dia 23 de novembro que contou com a presença de criadores, dirigentes da Fundação Barão de Alfenas, membros do Clube do Cavalo de Cruzília, além do ex-presidente da ABCCMM Eduardo Simões e da presidente da ABCCMM Cristiana Gutierrez.

Durante seu discurso, a presidente enalteceu a importância do museu para os criadores do Mangalarga Marchador. “Impossível não se emocionar com a formação e concretização desse espaço que nos acolhe e conta a história da nossa raça. Um legado imenso e intangível que recebemos de nossos antigos selecionadores”, comemorou emocionada.

A cerimônia homenageou alguns criadores que contribuíram para a formação do museu, além de atuarem no fomento da raça.

O Museu do Mangalarga Marchador já recebeu mais de 60 mil visitantes, inclusive estrangeiros, e integra anualmente a programação das temporadas culturais promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O espaço é aberto para visitações e funciona de terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fonte: ABCCMM

Fotos: @museummarchador/ Eugenio Savio

Leia mais notícias sobre o cavalo Mangalarga Marchador aqui.

Continue lendo