Mangalarga Marchador

Balanço 2020: Mangalarga Marchador chega a 19 mil associados

A raça conquistou números consideráveis para um período de crise como foi o de 2020 em decorrência da pandemia

Publicado

⠀em

Balanço 2020: Mangalarga Marchador chega a 19 mil associados

Em decorrência do início da pandemia em 2020, o mundo precisou buscar novas alternativas e readequações. No marchador, não foi diferente. A raça persistiu, marchou avante e, como resultado, alcançou números consideráveis para um período de crise.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a raça foi além das expectativas em 2020. Afinal, rompeu fronteiras, movimentou projetos, leilões, lives e mês a mês alcançou pontos de avanço, com as adesões dos novos associados.

Somente em 2020, a ABCCMM chegou à casa dos 19 mil associados. “Nunca houve na história da entidade tanta procura de novos criadores. Um orgulho a parte para a Diretoria que rege com carinho a maior associação de equinos da América Latina”, frisa a ABCCMM.

Portanto, nos números abaixo do balanço 2020 do Mangalarga Marchador é possível constatar o crescimento considerável da raça nos últimos anos:

  • 2020 – 19.000
  • 2019 – 17.604
  • 2018 – 16.164
  • 2017 – 14.278
  • 2016 – 12.672
  • 2015 – 11.400

Além disso, a movimentação e as tramitações de documentos no Serviço de Registro Genealógico (SRG) também certificam crescimento. Ainda conforme a Associação foram, 31.423 cobrições, 21.913 nascimentos e 18.478 transferências.

Leilões

E neste exercício de computar e dar o balanço 2020 do Mangalarga Marchador, a ABCCMM também divulgou os índices dos leilões realizados durante o ano de 2020. Estes que provam, portanto, a segurança nas habilidades de mercado que a raça tem:

  • 2020: 344 leilões e 11.696 produtos comercializados
  • 2019: 386 leilões e 13.906 produtos comercializados
  • 2018: 396 leilões e 14.00 produtos comercializados
  • 2017: 352 leilões e 6.944 produtos comercializados
  • 2016: 301 leilões e 6.782 produtos comercializados
  • 2015: 272 leilões e 5.407 produtos comercializados

Competições

Apesar dos cancelamentos e adiamentos, o Mangalarga Marchador conseguiu realizar em 2020 140 eventos pelo Brasil. Isso entre Copas de Marcha e Exposições. Sendo, portanto, o maior delas, os Campeonatos Brasileiros de Marcha, recordistas em números:

  • Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, em Tietê /SP: 616 animais inscritos e 205 expositores, com média de dois/três animais por expositor;
  • Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, em Salvador/BA: 554 animais inscritos e 249 expositores, com média de dois/três animais por expositor

Mas a que se deve esse crescimento?

E o que prova esse interesse pelo Marchador? De acordo com o Daniel Borga, presidente da ABCCMM, a popularidade de uma raça tipicamente brasileira que atende todos os gostos e bolsos. “Sem falar, na rusticidade e multifuncionalidade que colaboram para o cunho comercial dos animais”, frisa.

Ainda conforme o presidente, tudo o que foi alcançado desde o início da sua gestão e no ano de 2020, é resultado de muito trabalho e comprometimento de todos os envolvidos no segmento.“2020, sem dúvida, um ano desafiador. E se chegamos até aqui tenho certeza que foi por conta do esforço de pessoas engajadas no ofício de criar e fazer acontecer. Não desistimos, fomos além e alcançamos resultados surpreendentes”, enfatiza.

E, por fim, finaliza dizendo: “Em 2020, não podemos esquecer das perdas irreparáveis de pessoas importantes e queridas. Da falta da Nacional, do calor humano, dos abraços demorados, das confraternizações intermináveis. Um ano desafiador, de superação, mas que também trouxe várias lições de vida. Sendo assim, uma delas:  a marcha não pode parar”.

Fonte: ABCCMM
Crédito das fotos: Divulgação/H. Possebon

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí reúne 203 animais

Confira os resultados dos grandes campeonatos da Expo Especializada Marchador de Tatuí, tanto marcha batida quanto de picada

Publicado

⠀em

A 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí/SP foi encerrada sob aplausos de criadores e expositores participantes. Ao todo, o evento – realizado de 02 a 06 de março – reuniu 203 animais, sendo 127 de marcha batida e 76 de picada.

“Exposição de altíssimo nível”, foi o que garantiram vários criadores e expositores do evento, organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas. Dessa forma, a pista do Centro Hípico de Tatuí  foi palco das disputas dos exemplares da raça Mangalarga Marchador.

Lucas Fernando Augusto ficou a cargo do julgamento do andamento dos animais. Já a parte morfológica, José Renato Costa Caiado foi quem comandou os julgamentos. Além disso, o técnico de admissão do evento foi Luiz Henrique de Simone. 

Por fim, vale destacar que o evento seguiu todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Abaixo você confere os resultados dos grandes campeonatos da 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí:

Campeões da Marcha Batida

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Honduras do Conforto – Haras Conforto – Sorocaba/SP
– Adulto Macho: Quixote Apalache – Condomínio Apalache

Campeões dos Campeões da Raça
– Jovem Fêmea: Veneza do Minatto – Haras Aurora – Nova Veneza/SC
Adulto Fêmea: Gilete do Conforto – Haras Agrotex – Tatuí/SP
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Campeões dos Campeões de Marcha
– Jovem Fêmea: Elita da Agrotexas – Haras Agrotex – Tatuí/SP 
– Adulto Fêmea: Deusa do Porto Palmeira – Haras Porto Palmeira – Sapiranga/RS
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Resultado Marcha Picada

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Chalana Beira Rio – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Raça
– Adulto Fêmea: Helga M.P.O. – Haras do Potrinho – Borda da Mata/MG
– Adulto Macho: Baruk Haras Havana – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Marcha
– Adulto Fêmea: Esmeralda da Pedra Ferrada – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Exposição Brasileira do Criador é suspensa

Decisão foi tomada em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o país, informou o presidente da ABCCMM

Publicado

⠀em

Em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) informou nesta semana que optou por adiar a Exposição Brasileira do Criador. A princípio, o evento aconteceria entre os dias 17 a 21 de março, no Parque de Exposições de Varginha/MG.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, ao lado do diretor financeiro da entidade, Adolfo Géo Filho, deram a notícia aos amantes da raça. “Nós estamos vindo aqui, eu e o Adolfo, para dar uma notícia que a gente não gostaria de dar. A gente prefere falar sobre os eventos da raça. Mas hoje viemos fazer um aviso: nós estamos suspendendo a Exposição Brasileira do Criador”.

E o presidente ainda acrescentou: “Um evento que estávamos sonhando em fazer e realizar, mas devido ao momento atual, com a pandemia que estamos vivendo, a gente sabe que a prudência neste momento é muito importante”, frisou Daniel Borja.

Decisão tomada com autoridades sanitárias

Ainda de acordo com o que foi dito no vídeo, a ABCCMM chegou falar com autoridades sanitárias antes de tomar a decisão pela suspensão da Exposição Brasileira do Criador. “Tivemos contato com algumas autoridades sanitárias do estado, pedimos a opinião de dois membros que trabalham com a gente, que dão apoio nessa área, e a decisão foi unanime pra gente suspender até essa pandemia melhorar”, disse Adolfo no vídeo.

Por fim, o diretor da ABCCMM disse que o momento é, sem dúvida, de priorizar o bem-estar e a saúde de todos.  “Nós temos que nos preocupar com a vida dos seres humanos, dos nossos funcionários, colaboradores. É a decisão acertada e vamos juntos que daqui a pouco estamos superando isso aí”, finalizou, portanto, Adolfo no vídeo do comunicado.

Por Natália de Oliveira
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/ABCCMM

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí teve início nesta terça-feira

Disputas de marcha e morfologia do evento foram separados em dias exclusivos para marcha picada e outros somente para batida; confira a programação completa

Publicado

⠀em

Teve início na manhã desta terça-feira (02) a 1ª Expo Especializada de Tatuí/SP. Com disputas de animais da raça Mangalarga Marchador, tanto de marcha picada quanto batida, o evento segue até sábado (06) no Centro Hípico de Tatuí. 

Organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas, a 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí dividiu as disputas em duas etapas. Ou seja, de terça a quarta-feira, os animais de marcha picada serão julgados. Depois, de quinta-feira a sábado, entram em pista os exemplares de marcha batida.

Dessa forma, para o julgamento do andamento dos animais Lucas Fernando Augusto será o árbitro. Já a parte morfológica ficará a cargo de José Renato Costa Caiado. Além disso, o técnico de admissão do evento é Luiz Henrique de Simone. 

Entre a programação do evento, na quinta-feira (04), a partir das 19h, será realizado um Dia de Campo no Haras Agrotexas. Afinal, o criatório fica localizado em Tatuí, próximo do Centro Hípico da cidade.

Por fim, vale destacar que o evento segue todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Outras informações sobre a Expo Especializada Marchador de Tatuí você encontra no site www.eventoslr.net.br/home/.

Evento segue até sábado (06) em Tatuí – Foto: Divulgação/LR Eventos

Programação Marcha Picada

02/03, terça-feira  
=> 8h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

03/03, quarta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potro Mirim, Potra Mirim, Castrado, Morfologia Grande Raça, Marcha Grande da Raça e Campeão dos Campeões;

Programação Marcha Batida

04/03, quinta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potros, Potras, Morfologia Cavalo Júnior, Morfologia Cavalo Jovem, Morfologia Cavalo, Morfologia Cavalo Adulto, Marcha Cavalo Júnior, Marcha Cavalo Jovem, Marcha Cavalo e Marcha Cavalo Adulto;

=> 19h, Dia de Campo no Haras Agrotexas

05/03, sexta-feira
=> 9h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

06/03, sábado
=> 9h, início dos julgamentos: Grandes Campeonatos Jovem da Raça, Morfologias Grande Campeonato Adulto da Raça e Marcha Campeão dos Campeões;

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo
X
X