Mangalarga Marchador

Haras El Far: excelência em Mangalarga Marchador

Confira uma entrevista especial com o titular do criatório, o egípcio naturalizado brasileiro Magdi Shaat, que já foi presidente da ABCCMM

Publicado

⠀em

Localizado no Sul de Minas Gerais, na cidade de Lavras, o Haras El Far se destaca por possuir um dos maiores planteis de Mangalarga Marchador. Sendo considerado, portanto, um dos principais haras do país. 

Quem está à frente do criatório é engenheiro civil e pecuarista Magdi Shaat, que nasceu em Cairo, no Egito, mas veio para o Brasil em 1968. “Eu sou muito mais brasileiro do que muito brasileiro. Sou naturalizado, eu quis ser brasileiro”, brinca o criador que já presidiu a ABCCMM, de 2011 a 2015.

Dentre a tropa do Haras El Far estão alguns animais lendários na raça, tais como Favacho Estanho, Brasa da Encruzilhada, Sinira do Berma todos estes com o selo El Far. Dessa forma, com investimentos em animais de sela, especialmente na genética do Sul de Minas, foram feitos cruzamentos com animais premiados.

Ademais, como resultado de um trabalho criterioso, o Haras El Far vem a cada ano formando vencedores e grandes animais que atendem aos amantes do Mangalarga Marchador. Diante de toda essa qualidade e história, o Top Marchador bateu um papo com Magdi Shaat e a entrevista completa você confere abaixo.

Haras El Far – Foto: Divulgação/Top Marchador

Origem

“Eu sou muito mais brasileiro do que muito brasileiro. Sou naturalizado, eu quis ser brasileiro. Meu avô era criador de cavalo árabe e ele tinha amigos que eram grandes criadores e, entre eles, estava um dos maiores criadores do mundo.

O cavalo árabe tem três linhagens básicas: a egípcia, a polonesa e a americanaEste amigo do meu avô tinha 200 éguas e 20 garanhões. As 200 doadoras eram de várias famílias destas linhagens básicas. O mesmo com os garanhões. E ele fazia os cruzamentos e sempre falava que ficaria mil anos sem consanguinidade.

Dessa forma, eu copiei o modelo dele. Tenho 200 doadoras e 40 garanhões. Acredito que tudo o que eu aprendi com eles foi um ensinamento muito grande para fazer este trabalho de genética no Mangalarga Marchador.

Contudo, o cavalo deles tem outra função, para enduros, alta resistência. Mas eles faziam um trabalho baseado na genética e eu aprendi a fazer a mesma coisa aqui, quando eu comecei a criar o Mangalarga Marchador. Muita gente me chamou de louco. O resultado está chegando agora. Foi a aprendizagem na criação de cavalos que eu trouxe de lá comigo.”

Início no Mangalarga Marchador

Eu entrei na raça como todo criador entra. Eu era um criador novo, conhecia pouco da raça e fui aprendendo ao longo dos anos até chegar ao ponto em que cheguei. Sem dúvida, o primeiro momento, logo que o criador entra na raça, é de investimento em aquisição de animais.

Tive a preferência por algumas éguas para atuarem como doadoras e outras para pista. Todo criador novo começa como expositor. Mas chega um momento em que a gente visualiza o andamento, o cavalo de sela, cavalo marchado. Quando isso aconteceu, eu mudei. Investi mais nestes animais de sela, especialmente na genética do Sul de Minas.

Então, se olhar a nossa tropa hoje, mais de 90% dela é sul-mineira. Fomos fazendo cruzamentos, adequando, até acertar e chegar no ponto ao qual chegamos hoje. É um trabalho criterioso, temos que visitar os amigos, ver o que eles estão fazendo, para que possamos comparar, inclusive em pistas, o que está acontecendo e, assim, fazermos uma avaliação. O objetivo final é e sempre foi o cavalo de sela. “

Diferencial da criação no Sul de Minas

“A simplicidade do criatório, a rusticidade do animal, a forma de criar e o cruzamento certeiro. Eles pensam em todos os cruzamentos. É impressionante! As pessoas de lá, sejam de criatórios grandes ou pequenos, têm um acerto alto no cruzamento.

Todo ano tem animal extraordinário em cada haras. Portanto, mais de 90% da minha tropa é sul-mineira. Esse é o trabalho que eu tenho feito, buscando a genética para produzir animais de sela. No entanto, o que eu sinto no Sul de Minas é falta de mão de obra qualificada para atender a todo mundo”.

Haras El Far acumula, sem dúvidas, inúmeros grandes campeonatos – Foto: Divulgação/Top Marchador

Trabalho de seleção genética

“O sinal para mim, para eu começar o trabalho de seleção visando a marcha, foi quando o ex-presidente da ABCCMM, Alexandre Miranda, criou o regulamento implantando a seletiva pela marcha.

Foi neste momento, portanto, que eu fiz uma mudança radical na tropa. Ali eu comecei a ver que o cavalo tem que ser um animal de sela e comecei a fazer meu trabalho de seleção norteado pela busca por animais de marcha. 

Sangues mais presentes Haras El Far

“Basicamente JB, Favacho e Lobos. Eu tenho animais extraordinários JBanimais extraordinários Favacho. Inclusive, eu sou sócio na empresa Favacho, da qual faz parte o Pedro Venâncio, o Mário Lúcio e a família Favacho.

Entretanto, se tiver um animal extraordinário de uma outra linhagem, de sela e que produz, eu não tenho restrição nenhuma. Acima de tudo, é essa salada de frutas que eu adoro.

Como alcançar o sucesso na criação

“Para se chegar neste ponto são vários os passos principais. Além da seleção e da aquisição de animais de alta qualidade genética, é necessário um manejo extraordinário dentro de casa e tem que ter mão de obra qualificada.

Além do mais, tem que ter a gestão de tudo isso. O trabalho é árduo, eu fico ligado o tempo todoFormei grupos no WhatsApp com as pessoas responsáveis por cada setor do haras, nos falamos o tempo todo. As partes de veterinária, TE, clínica, treinamento. Conversamos d7 horas da manhã até 10 horas da noite

Devido a minha atividade profissional, é impossível estar presente o tempo todo, mas eu me esforço para estar presente o maior tempo possível. Criar os grupos foi uma forma que eu encontrei nestes últimos dois anos para acompanhar melhor tudo o que acontece no haras. 

Daniel Borja, atual presidente da ABCCMM, e Magdi Shaat – Foto: Divulgação/ABCCMM

Formas de comercialização de animais

 “Existem várias formas. Há 10 anos, eu comecei o Shopping Elfar, que é um dia de campo que nós fazemos. Eu fui um dos primeiros a fazer isso. Portanto, esta é uma forma extraordinária para vender animais para pequenos e médios criadores. 

Existe o leilão online, além dos leilões virtuais, via televisão. Eu acho que estes leilões virtuais precisam de um pouco mais de critério, de uma seleção mais rigorosa, precisam ter um dono. Quando o leilão tem dono, leva o nome do criatório, as pessoas que têm vontade de ter um animal daquele criatório buscam este leilão. 

leilão que não tem dono, que reúne várias pessoas sem seleção adequada, dificilmente terá um bom retornoPor isso eu acho que leilão virtual tem que ter o nome de um criatório de referência para ter sucesso. Além dos leilões presenciais, que são leilões de elite.”

Gestão na ABCCMM

“Durante minha gestão, nós focamos nos mercados interno e externo. Para crescer de dois mil para doze mil associados, o crescimento no mercado interno brasileiro tem que ter sido enormeBuscamos criar associações em várias regiões do mundo.

Nos EUA já tinha uma associação, então demos mais suporte técnico. Fundamos a Associação Europeia, na Alemanha, e a Associação Italiana, na Itália. Também na Argentina, mas por problemas com a economia local, o projeto ficou paralisado. 

As barreiras sanitárias complicadas existem, o mormo na Europa e a babésia nos EUA. A opção encontrada foi exportar sêmen e embrião congelados para fortalecer o Mangalarga Marchador no exterior. Fizemos um convênio com a Apex durante dois anos. Eles investiram dois milhões de reais e foi um projeto extraordinário de divulgação da raça na Europa e nos EUA. 

Os núcleos no exterior precisam de apoio técnico, não precisam de apoio financeiro. Por exemplo, em um concurso de prova funcional, enviar um árbitro daqui para julgar, dar aulas, ensinamentos, isso é fundamental para a associação manter o interesse lá fora. Além disso, incentiva a venda de óvulos e sêmen congelados.  

É fundamental divulgar o cavalo no mercado externo. A concorrência do cavalo de marcha lá é muito grande. Passo Fino, Passo Peruano, American Saddle Horse, Tenessee Walker, entre outros, mas que nem chegam perto do nosso cavalo, tanto picada como batida.”

Por Top Marchador
Crédito das fotos: Divulgação/Top Marchador

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

ABCCMM define data para 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Considerado o maior evento da raça, Exposição Nacional reunirá exemplares de todo o Brasil no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Publicado

⠀em

ABCCMM define data para 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Nesta quinta-feira (14), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou a data da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que, neste ano, ocorrerá de 20 de julho a 03 de agosto de 2024, no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte – MG.

Considerado o evento mais esperado do ano, a Exposição Nacional 2024, terá um acréscimo de dois dias em sua programação, e os animais julgados e não classificados para os Grandes Campeonatos, poderão, conforme decisão do seu expositor, deixar o Parque da Gameleira de volta para casa, a cada dois dias.

De acordo com a associação, estas medidas vão de encontro às propostas pautadas nas reuniões entre a Diretoria da ABCCMM e criadores/expositores da raça, realizadas durante o 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida e o 16º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, em novembro de 2023. Nas ocasiões foram discutidos possíveis cenários para a 41ª Exposição Nacional, que neste ano celebrará, ainda, o aniversário de 75 anos da entidade.

Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Vale relembrar que a Exposição Nacional acontece anualmente desde 1982. Naquela ocasião, participaram do evento 413 animais da raça. Desde então, o evento foi crescendo gradativamente, chegando aos mais de 1.600 cavalos atuais e 561 expositores, se consolidando entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do setor no país.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/H.Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Provas esportivas do Mangalarga Marchador contribuem fortemente para o setor

De acordo com a entidade, as provas esportivas com o Mangalarga Marchador têm alcançado cada vez mais destaque na programação de eventos da raça

Publicado

⠀em

Provas esportivas do Mangalarga Marchador contribuem fortemente para o setor

A criação de cavalos no Brasil é um negócio que movimenta mais de R$ 30 bilhões no país, de acordo com os dados mais recentes do IBGE, o Brasil é o quarto país em rebanho de equinos no mundo, possuindo mais de 5,8 milhões de animais, atrás apenas da China, México e Estados Unidos.

Outro ponto a se destacar, é que o estado de Minas Gerais é o maior produtor no país nos dias atuais. Não é à toa que o estado é um dos principais a sediar provas e eventos da raça Mangalarga Marchador, que até 2023, correspondia a 31% do total do rebanho equino brasileiro, liderando esse nicho econômico.

Provas Esportivas Mangalarga Marchador

E as provas da raça seguem sendo realizadas não só em Minas, mas em diversos estados brasileiros, com um alcance a todos os povos. No último final de semana a primeira etapa do Circuito Norte de Minas de Provas Esportivas, realizada durante a Exposição Especializada de Montes Claros (MG) foi sucesso entre competidores e público presente. As provas de Três Tambores e Seis Balizas, em 07 de março, contabilizaram, ao todo, 110 passadas. No dia seguinte, na prova de Ranch Sorting, os conjuntos realizaram 103 passadas.

Já no dia 09 de março, aconteceu a IV Etapa do Circuito Rio Minas de Provas Esportivas, promovida pelo Núcleo dos Criadores do MM de Campos, no Rancho Gabriela, em Campos dos Goytacazes (RJ), que realizou 189 passadas.

Em Jaguariúna, estado de São Paulo, a primeira etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho 2024, em 09 de março, sediada na Agro Maripá, evidenciou a participação expressiva do Mangalarga Marchador, ao todo 17 exemplares, o maior número de animais inscritos.

A 12ª Cavalgada do Batom, promovida no dia 09 de março pelo Núcleo Berço da Raça MM, reuniu 115 amazonas, na cidade de Cruzília (MG). A Cavalgada contou com a participação da diretora de Eventos, Georgina Penna Costa.

Completou as atividades esportivas do fim de semana, a prova de Ranch Sorting, promovida pelo Núcleo do Sul de Minas, em Três Pontas (MG), no dia 10 de março. A atividade contabilizou 92 passadas.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/Fazenda da Roseta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM irá promover curso de provas esportivas durante a Expo Brasileira do Criador 2024

Além do curso, haverá também a prova de Ranch Sorting, que acontecerá no dia 22, logo após o almoço, com inscrições no local

Publicado

⠀em

ABCCMM irá promover curso de provas esportivas durante a Expo Brasileira do Criador 2024

Na última semana, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou algumas atividades que farão parte da Exposição Brasileira do Criador 2024. Dentre elas, estão o Curso para Provas Esportivas – Módulo I e uma prova de Ranch Sorting.

Vale destacar que a Exposição Brasileira do Criador é considerada o primeiro grande evento do ano, que será realizado de 19 a 23 de março, no Haras NSG, em São Pedro (SP). De acordo com a organização, será preparado um grande evento, seguindo o modelo das edições passadas, com estrutura planejada para receber criadores, usuários e fãs da raça.

Curso para Provas Esportivas e Prova de Ranch Sorting

E como parte da programação, a ABCCMM irá promover o Curso para Provas Esportivas – Módulo I, que será realizado de 19 a 21 de março com o instrutor Fabiano Bittencourt. Serão 20 vagas, com inscrições a serem feitas via Departamento de Esportes da ABCCMM.

É importante destacar que as inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até o dia 18/03. Segundo a associação, serão disponibilizadas 13 disponíveis para animais dos participantes do curso, por ordem de inscrição. Os demais participantes poderão adquirir a baia com investimento de R$ 320,00. Além disso, o feno será responsabilidade do proprietário do animal.

Além do curso, haverá uma prova de Ranch Sorting, que acontecerá no dia 22/03, após o almoço. Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 21/03, com os organizadores no local do evento.

A associação destaca que os alunos do curso e participantes da Expo Brasileira do Criador terão quatro passadas gratuitas. As demais serão pagas no momento da inscrição e o valor total será revertido em premiações. Outro ponto é que cada competidor poderá realizar o máximo de 8 passadas.

Mais informações podem ser adquiridas através do Departamento de Esportes da associação através do telefone (31) 98290-9199 com Elizene Martins.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/Gabriel Lage

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM fará pré-venda exclusiva da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador

Evento será realizado em julho na Expominas em Belo Horizonte (MG) e contará com nomes de peso do sertanejo

Publicado

⠀em

ABCCMM fará pré-venda exclusiva da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou na última segunda-feira (26), que iniciará a pré-venda exclusiva para associados da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador. Vale destacar que o evento será realizado no dia 26 de julho, durante a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, na Expominas em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a entidade, neste ano, as atrações confirmadas serão Zé Neto e Cristiano e Boate Azul (Edson e Hudson e Gian e Giovani). “Nesta edição, a organização do evento trouxe uma novidade, pré-venda de ingressos exclusiva para os sócios da ABCCMM, entre os dias 02 e 05 de março”, destacou a associação através de seu site.

A associação ressalta ainda que, para participar da pré-venda, os associados interessados deverão realizar cadastro prévio, que começou na segunda-feira (26) e segue até esta quinta-feira (29), com login e senha de acesso ao sistema da entidade, em link disponível dentro do site da ABCCMM.

É importante destacar que somente os associados previamente cadastrados poderão comprar seus ingressos antecipadamente. A bilheteria para o público geral será aberta no dia 06 de março.

6º Modão Mangalarga Marchador

Com infraestrutura para receber até 12 mil pessoas, o 6º Modão Mangalarga Marchador contará com três tipos de espaço: Espaço Modão (Open Bar – Whisky, Vodka, Gim, Cerveja e mais); Camarote da Marcha (Open Bar & Open Food – Wisky 12 anos, Vodka Premium e Buffet variado) e Lounge Personalizado (Welcome bar & Gourmet Buffet – Wisky 12 anos, Espaço Gourmet e Atendimento Premium).

Serviço

  • 26 a 29/02: Cadastro prévio para sócios ABCCMM
  • 02 a 05/03: Venda exclusiva para sócios ABCCMM (máximo de 05 ingressos por associado)
  • 06/03: Venda para o público geral
  • 26/07: Modão Mangalarga Marchador (Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte/MG).

Mais informações através do site da ABCCMM ou no Instagram @abccmmoficial.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (com informações da ABCCMM)
Fotos: Reprodução/Instagram @boateazulaovivo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Inscrições para Exposição Brasileira do Criador 2024 começam quinta-feira (15)

Primeiro grande evento do Mangalarga Marchador será realizado de 19 a 23 de março no Haras NSG, em São Pedro (SP)

Publicado

⠀em

Inscrições para Exposição Brasileira do Criador 2024 começa quinta-feira (15)

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou nesta semana que a partir da quinta-feira (15), começa as inscrições para a Exposição Brasileira do Criador 2024. Neste ano, a competição acontecerá no Haras NSG, na cidade de São Pedro (SP), de 19 a 23 de março.

A associação destaca que essa é uma oportunidade imperdível para o criador mensurar a evolução e o nível dos animais provenientes dos próprios criatórios. A entidade ainda ressalta que para inscrição não será exigida classificação prévia para participação na Exposição Brasileira do Criador, entretanto haverá alguns critérios para as inscrições.

Critérios para inscrições para a Expo Brasileira do Criador 2024:

  • O expositor é o próprio criador;
  • O expositor seja parente em primeiro grau do criador (pais ou filhos);
  • Caso o expositor seja um condomínio, um dos condôminos deverá ser o criador ou parente em primeiro grau;
  • Associados cadastrados como pessoa jurídica, poderão expor animais de criação de associados como pessoa física, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa;
  • Associados cadastrados como pessoa física, poderão expor animais de criação de associados como pessoa jurídica, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa.

Além desses critérios, a ABCCMM reforça algumas informações importantes: independente dos critérios aceitos para inscrições neste evento, a pontuação obtida pelos animais será atribuída de fato aos seus respectivos criadores, sem ajustes em sistema.

As inscrições para todas as categorias, deverão ser realizadas por meio do link no hotsite (a partir do dia 15/02/2024). E o Regulamento da Exposição do Criador é parte integrante do Regulamento Geral de Eventos da ABCCMM que pode ser conferido através do site.

Exposição Brasileira do Criador ABCCMM

Considerado o primeiro grande evento do ano, o campeonato, de acordo com a associação, é uma oportunidade que os criadores têm para conferir e avaliar a sua própria criação, mediante os julgamentos.

“A organização da Exposição prepara um grande evento, que seguirá o modelo das edições passadas, com estrutura planejada para receber criadores, usuários e fãs da raça”, destacou a ABCCMM em suas redes sociais.

A entidade divulgou também a programação, sendo a entrada dos animais nos dias 17 e 18 de março, e os julgamentos de 19 a 23 de março. Para mais informações, basta acessar o site oficial da ABCCMM.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/H. Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Proposta quer fortalecer exportação de cavalos da raça Mangalarga Marchador

Texto autoriza concessão de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais para criadores e exportadores

Publicado

⠀em

Proposta quer fortalecer exportação de cavalos da raça Mangalarga Marchador

O Projeto de Lei 6029/23 busca promover a internacionalização dos cavalos da raça Mangalarga Marchador, originária do Brasil. O texto, apresentado pelo deputado Samuel Viana (Republicanos – MG), foca na exportação de animais vivos, de sêmen e embriões e de serviços associados ao mercado equestre, como atuação de veterinários, zootécnicos e outros profissionais conhecedores da raça.

Proposta para exportação Mangalarga Marchador

“As ações propostas contribuirão decisivamente para posicionar o Brasil como um player de destaque no cenário equestre mundial, promovendo não apenas a raça, mas também a cultura e o agronegócio equestre de nosso país”, afirmou Viana.

Ele destaca que a internacionalização da raça tem desafios como barreiras sanitárias, custos logísticos altos e adaptação a normas internacionais. O projeto atribui à Câmara de Comércio Exterior (Camex) e ao Ministério da Agricultura a responsabilidade por definir normas sanitárias e de qualidade para exportação de animais e material genético.

O texto prevê a criação de um registro com chip eletrônico para rastrear o material genético, com informações sobre origem, histórico e resultados de testes de saúde. As informações poderão ser compartilhadas entre criadores, associações e autoridades.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Incentivos e capacitação

O projeto autoriza concessão de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais para criadores e exportadores de animais e material genético. “Com isso, espera-se um incremento na qualidade e competitividade dos produtos e serviços oferecidos, elevando o padrão do setor equestre nacional”, disse Viana.

O Executivo deverá promover formação e capacitação, em parceria com instituições de pesquisa, sobre criação, manejo e comercialização do Mangalarga Marchador. De acordo com Viana, a colaboração com instituições de pesquisa e entidades internacionais será fundamental para a inovação e melhoria contínua dos padrões genéticos e de manejo da raça.

A indústria equina brasileira movimenta anualmente cerca de R$ 16,15 bilhões e gera aproximadamente 3 milhões de empregos. A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador tem mais de 18 mil associados e cerca de 630 mil animais registrados.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, ela segue direto para o Senado.

Por Agência Câmara Notícias
Foto: Reprodução/Internet
Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM divulga primeiro balanço da associação de 2024

Números referente ao mês de janeiro mostram crescimento dentro da associação da raça logo no início do ano

Publicado

⠀em

ABCCMM divulga primeiro balanço da associação de 2024

O ano de 2024 começou movimentado para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). De acordo com a entidade, só nesse primeiro mês do ano foram registrados, com a tramitação das documentações do Serviço de Registro Genealógico 5.104 comunicados de nascimentos; 5.844 cobrições e 6.789 emissões de registros.

Já o setor de Cadastro começou ano novo com afinco e recebeu adesão de 289 novos associados.

Destaques da associação em 2024

A associação destaca que em 2024 irá trabalhar na continuidade do incentivo das ações que levam informação e aprendizado aos criadores e profissionais por meio dos cursos de capacitação.

Em janeiro houve o Primeiro Encontro Técnico de Jurados, com foco na atualização dos cursos Módulo 1 e Módulo 2 do Projeto Mangalarga Marchador para Todos. Outros dois cursos para criadores foram realizados no Rio de Janeiro.

O Programa de Formação por Competência que é uma parceira da ABCCMM e FAEMG/SENAR também iniciou as aulas de 2024. As primeiras do ano, foram de 22 a 27 de janeiro, com o Módulo Tratador de Equinos.

Neste primeiro mês, a raça realizou sete eventos e três leilões. Destaque para o do Esporte com a prova de Ranch Sorting, em Boa Esperança (MG), a primeira do Circuito Ranch Sorting Sul de Minas – o berço da raça.

Com o término das férias e festividades as grandes competições de pista com o Mangalarga Marchador começam a ocupar o calendário. “A ABCCMM já se prepara para a primeira delas com a Exposição Brasileira do Criador 2024, de 19 a 23 de março, em São Pedro (SP)”, destacou a entidade em seu site.

De acordo com a associação, a ABCCMM continua neste início de ano com 56 núcleos em funcionamento pelo Brasil atuando diretamente no apoio aos criadores.

Nas redes sociais, o mês se encerrou com marca de 223.145 seguidores no perfil do Instagram da ABCCMM @abccmmoficial. No Canal do Youtube, 184.576 inscritos foram responsáveis por 155.300 visualizações nos conteúdos da associação.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Henrique Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Dicas para um criador incitante – Mangalarga Marchador

Criação exige dedicação e muito trabalho, além é claro do conhecimento, por isso preparamos algumas dicas para quem está começando no meio

Publicado

⠀em

Dicas para um criador incitante - Mangalarga Marchador

Começar a criar a raça Mangalarga Marchador, não é tarefa fácil. A atividade exige dedicação, trabalho, persistência e acima de tudo conhecimento. Para contribuir no aprendizado daqueles que iniciam o ofício de criar, elaboramos algumas dicas com o conceito de palavras comuns utilizadas durante os julgamentos de marcha e morfologia. Conhecer esses conceitos, se atentar às dicas e saber identificá-las durante as competições é essencial.

Dicas

Frente oblíqua: animal com o pescoço bem dirigido e sustentado, formando um ângulo de aproximadamente 45º em relação ao solo.

Animal ponteiro: atitude causada pela falta de confirmação do apoio na embocadura, em que o cavalo mantém o focinho apontado para frente.

Cavalo braceiro: animal que, quando olhado por frente durante a locomoção, apresenta voo dos membros anteriores lateralizados.

Animal profundo: equino que apresenta boa capacidade torácica, com altura de costado satisfatória. Essa altura é tomada do esterno ao dorso do animal. A análise será feita de perfil.

Animal arqueado: visto por frente tem as costelas com boa abertura e em forma de arco, proporcionando uma boa amplitude torácica e consequentemente boa condição respiratória.

Passarinheiro: cavalo que se assusta facilmente. Está sempre refugando.

Cavalo debruçado: postura corporal do animal onde este se apresenta com a frente baixa e membros anteriores atrasados (sobre si), depositando mais peso do que o normal nesses membros. Essa postura causa dificuldade de flexão e extensão dos anteriores. Esses animais tropeçam com frequência.

Engajamento: os membros posteriores, quando observados de perfil, se exercitam abaixo da massa corporal do animal durante a locomoção. Se traçarmos uma linha da ponta da nádega até o solo, observamos que o animal movimenta os membros a frente dessa linha. O engajamento promove força e impulsão ao animal.

Animal com andamento diagramado: cavalo que equilibra bem os tempos de apoio da marcha durante a locomoção, apresentando apoios diagonais, laterais e tríplices. Os tempos de apoios diagonais são maiores que os laterais e os tríplices.

Dissociação: falta de sincronia dos apoios do bípede diagonal. O anterior sai frações de segundos à frente do posterior oposto durante o avanço diagonal e automaticamente aterrissa na frente. Essa característica é fundamental para que ocorra uma marcha de qualidade.

Cavalo de tipo bom: cavalo de formas planas, com boas proporções lineares (medidas de cabeça = pescoço = dorso-lombo = garupa = espádua = perna), apresentando boa proporção antebraço-canela (antebraço maior que a canela) e boa proporção de altura de costado e altura do solo ao esterno (proporção 1:1,33). Leve na aparência geral.

Animal em atitude: postura corporal do animal durante a locomoção, onde este mantém a frente oblíqua, a nuca flexionada, com a cabeça formando um ângulo um pouco maior que 90º em relação ao eixo do pescoço e os posteriores engajados.

Fonte: ABCCMM
Crédito da foto: Divulgação/ABCCMM/Kiko Catelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM divulga a data para a Exposição Brasileira do Criador 2024

O primeiro grande evento da raça já tem data e local para acontecer; que neste ano será realizado no Haras NSG, em São Pedro (SP)

Publicado

⠀em

ABCCMM divulga a data para a Exposição Brasileira do Criador 2024

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou nesta terça-feira (30), a data e o local para a Exposição Brasileira do Criador 2024. Neste ano, a competição acontecerá na cidade de São Pedro – SP, entre os dias 19 a 23 de março.

Exposição Brasileira do Criador ABCCMM

Considerado o primeiro grande evento do ano, o campeonato, de acordo com a associação, é uma oportunidade que os criadores têm para conferir e avaliar a sua própria criação, mediante os julgamentos.

“A organização da Exposição prepara um grande evento, que seguirá o modelo das edições passadas, com estrutura planejada para receber criadores, usuários e fãs da raça”, destacou a ABCCMM em suas redes sociais.

A entidade divulgou também a programação, sendo a entrada dos animais nos dias 17 e 18 de março, e os julgamentos de 19 a 23 de março. Para mais informações, basta acessar o site oficial da ABCCMM.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Oak7 Conteúdo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Cavalgada ‘Mulheres ao mar’ reuniu amazonas em um passeio com Mangalarga Marchador

Cavalgada aconteceu em São Miguel dos Milagres (AL) e reuniu 15 mulheres em passeio à beira-mar

Publicado

⠀em

Cavalgada ‘Mulheres ao mar’ reuniu amazonas em um passeio com Mangalarga Marchador

No último dia 07, um grupo de mulheres se reuniram para uma cavalgada na beira do mar em São Miguel dos Milagres (AL). Denominada de ‘Mulheres ao mar’ a segunda edição da cavalgada com Mangalarga Marchador contou com a participação de 15 mulheres, além de quatro cavaleiros para um suporte, caso necessário.

Keila Chehoud, idealizadora do evento, conta que sempre gostou de andar a cavalo. Ela, que é de Araçatuba, no interior de São Paulo, reside hoje no Nordeste, onde participou de algumas cavalgadas organizadas por Roberto Gueiros e Tereza Gueiros que tem uma propriedade na beira do mar na Praia de São Miguel dos Milagres, chamada Raizeiro dos Milagres. “Um lugar paradisíaco e uma das praias mais lindas do mundo. Além das belezas naturais e um mar de encher os olhos, a água do mar é quente, não é gelada. É simplesmente perfeito”.

Cavalgada Mulheres ao mar

Keila nos conta que a primeira edição da cavalgada ‘Mulheres ao mar’ aconteceu em janeiro de 2023. “Surgiu uma vontade grande em meu coração em trazer amigas apaixonadas por cavalgadas para que juntas pudéssemos curtir o melhor cavalo de sela do mundo que é o Mangalarga Marchador, apreciando a paisagem maravilhosa de tirar o fôlego, dando muita risada, confraternizando, reforçando os nossos laços de amizade entre as amigas. A primeira cavalgada no ano passado foi linda e este ano repetimos”.

Para a amazona, a segunda edição foi ainda mais bonita, já que a natureza deu um espetáculo à parte com paisagens lindas e de tirarem o fôlego. Keila explica que para um passeio como este é necessário um planejamento, já que é preciso respeitar a tábua da maré.

Keila destaca que como todas as amazonas eram de outras cidades e estados, foi necessário que a chegada das participantes no Raizeiro dos Milagres fosse um pouco antes da data da cavalgada, por isso elas se reuniram no dia 05. Já no dia seguinte, as mulheres tiveram um dia de praia, onde aproveitaram o local para confraternizarem.

“Ali colocamos a conversa em dia, muitas risadas, banho de mar, passeio de jangada, assunto de cavalo era com certeza o mais falado, tais como a evolução da raça, genética entre outros assuntos relacionado ao Mangalarga Marchador. A conversa exalava paixão pela raça e os olhos das Amazonas já brilhavam”, destaca Keila.

No dia da cavalgada, a amazona comenta que logo de cara o cenário foi digno de um filme de Hollywood. No roteiro, as participantes que saíram da propriedade Raizeiro dos Milagres, passaram pela Praia do Marcineiro, seguindo famosa Capela dos Milagres em torno de 5 km até a foz do Rio Camaragibe.

Ainda pela manhã, foi feita a travessia do rio que encontra o mar. “Essa foi a parte mais emocionante da cavalgada. Depois cavalgamos por mais 5 km até a Praia do Morro, onde fizemos nossa segunda parada. Seguimos por mais 5 km até a Praia de Carro Quebrado no Mirante, lá fizemos nossa terceira parada. E depois por mais 6 km até o Restaurante Boralá na beira mar na Praia de Barra de Santo Antônio”, relembra.

No total, 9 haras foram representados na cavalgada ‘Mulheres ao mar’, foram eles: Haras Serra do Maroto, Haras Paraíso, Haras Lucchese, Haras Jucá, Haras Mandacaru, Haras Nordeste, Haras Deodora, Criatório Cabeça Branca e o Haras Massala. Keila ainda explica que foram colocados cavalos de pista, com animais campeões nacionais e detentores de grandes prêmios dentro da raça. “Foi uma cavalgada de alto nível, tanto na beleza durante o percurso, quanto com os animais que estiveram conosco”, finaliza.

Por: Heloísa Alves/Portal Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Júlio Oliveira

Veja mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo