Mangalarga Marchador

Haras Escuro é reduto de campeões de marcha picada em Pernambuco

Nilson Santos Souza, titular do criatório pernambucano, conta um pouco sobre o trabalho desenvolvido em prol do Marchador

Criado em 2017, o Haras Escuro – situado em Limoeiro/PE -, revela que o mercado do Mangalarga Marchador é mesmo bastante democrático. Afinal, há espaço para criatórios de todo porte. E, sobretudo, o que define o rumo são as iniciativas escolhidas pelos gestores. 

Em entrevista à revista TOP MARCHADOR, Nilson Santos Souza, titular do Haras Escuro, contou um pouco do trabalho desenvolvido no celeiro. Que, mesmo formado há pouco tempo, já possui grande vocação para ser destaque nacional.

Sendo assim, não perca tempo e confira a entrevista completa abaixo:

Haras Escuro fica situado em Limoeiro, em Pernambuco – Foto: Divulgação/Top Marchador

Início na raça

“Sempre tive contato com os cavalos. Era um sonho de criança ter uma criação e seleção de animais que agradassem não só a mim, mas também àqueles que fossem visitar o nosso haras.

Desse modo, já criei animais da raça Quarto de Milha e outros cavalos sem registro, apenas para lazer. Quando conheci o Mangalarga Marchador me apaixonei e resolvi investir na marcha picada.

Acima de tudo, nosso trabalho sempre foi voltado para evidências de como se chegar à formação de um haras que fosse ideal. Respeitando, assim, sempre os cavalos e, a princípio, com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios nas pistas e na reprodução.

Hoje, o principal objetivo é tentar alcançar a naturalidade dos animais da marcha picada. E, como selecionamos animais genuínos, isso facilita bastante no direcionamento.

Como resultado, os produtos que estão nascendo vêm agradando bastante. Nesse sentido, usamos os principais garanhões desse tipo de andamento. Como, por exemplo, Elfo do Porto Azul, Seu Chico Tandy, Iraque Pontal, Radiante Fórum, Jubileu da Pipoca, Arlequim Serra Bela e também Lúcido da Figueira.

Do outro lado, contamos ainda com as principais doadoras já consagradas na raça. Isso somadas às nossas fêmeas, que também têm qualidade inquestionável.”

Produtos que vêm nascendo no criatório vem agradando Nilson – Foto: Divulgação/Top Marchador

Dificuldades dentro da criação

“Inegavelmente, existem as dificuldades na criação do Haras Escuro. Mas, com uma boa assessoria e participação em cursos e eventos oficiais da raça, é possível colher resultados positivos.

O que realmente move o prazer de criar é o amor e a dedicação aos animais. Como tudo na vida, temos que ter um direcionamento. Sempre, aliás, avaliando e almejando bons resultados. Portanto, as dificuldades também servem para nos fortalecer.”

Tropa do Haras Escuro é formada por 40 animais – Foto: Divulgação/Top Marchador

Escolha por criar o Marchador

“A naturalidade. O andamento é uma das características principais da nossa raça. Aliado a isso, buscamos sempre os padrões morfológicos dos animais. Em busca do cavalo ideal, somando-se genética e marcha.

Em nossa tropa são 40 animais: 35 fêmeas e 5 machos, e 15 deles se destacam nas pistas. Temos ainda vários embriões que esperamos nascer. Todos são animais de marcha picada.

Sem dúvidas, eu vejo um futuro extraordinário para esse tipo de andamento. Afinal, ela cresce não só no número de associados, mas também na busca por animais genuínos e com beleza zootécnica.

Do mesmo modo, a marcha picada encontra-se em expansão. Os animais vêm evoluindo a cada dia e acredito que, muito em breve, iremos nos surpreender com a nova geração que está chegando.

O nosso objetivo é sempre projetar acasalamentos direcionados, para, assim, colhermos bons frutos da criação.”

Haras Escuro lidera o Ranking Parcial dos Criadores em Pernambuco – Foto: Divulgação/Top Marchador

Haras Escuro destaque nas pistas

“As pistas servem de parâmetros para nossa criação. A gente avalia se está no caminho certo na seleção do nosso time. Do mesmo modo, elas também acabam funcionando como uma vitrine importante para que nossos animais sejam conhecidos nacionalmente.

Em suma, as pistas fizeram do Haras Escuro referência na marcha picada. Afinal, estamos em 1º lugar no Ranking Parcial dos Criadores (até cinco anos) do Estado de Pernambuco. Bem como em 3º lugar no Ranking Geral do Brasil.

Acima de tudo, estou satisfeito na raça. Feliz com o retorno da ABCCMM. Eu não mudaria absolutamente nada no momento. Por fim, vale destacar, antes de mais nada, que o meu objetivo como criador é crescer junto com aqueles que contribuem para a evolução da raça.”

Animais de destaque do Haras Escuro:

  • Arlequim Serra Bela
  • Alteza Princesa do Sertão
  • Xarada HD
  • Olímpia da Cavalgada
  • Pompéia da Terra Negra
  • Escala do Guariroba
  • Mucamba JFS
  • Ouriço do Monteiro
  • Ivete do Calúli
  • Linda do Cavaleiro
  • Ofensa do Monteiro
  • Mustang do Alto Alegre

Fonte: Top Marchador
Crédito das fotos: Divulgação/Top Marchador/Haras Escuro

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

X