Mangalarga Marchador

Inscrições para Exposição Brasileira do Criador 2024 começam quinta-feira (15)

Primeiro grande evento do Mangalarga Marchador será realizado de 19 a 23 de março no Haras NSG, em São Pedro (SP)

Publicado

⠀em

Inscrições para Exposição Brasileira do Criador 2024 começa quinta-feira (15)

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou nesta semana que a partir da quinta-feira (15), começa as inscrições para a Exposição Brasileira do Criador 2024. Neste ano, a competição acontecerá no Haras NSG, na cidade de São Pedro (SP), de 19 a 23 de março.

A associação destaca que essa é uma oportunidade imperdível para o criador mensurar a evolução e o nível dos animais provenientes dos próprios criatórios. A entidade ainda ressalta que para inscrição não será exigida classificação prévia para participação na Exposição Brasileira do Criador, entretanto haverá alguns critérios para as inscrições.

Critérios para inscrições para a Expo Brasileira do Criador 2024:

  • O expositor é o próprio criador;
  • O expositor seja parente em primeiro grau do criador (pais ou filhos);
  • Caso o expositor seja um condomínio, um dos condôminos deverá ser o criador ou parente em primeiro grau;
  • Associados cadastrados como pessoa jurídica, poderão expor animais de criação de associados como pessoa física, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa;
  • Associados cadastrados como pessoa física, poderão expor animais de criação de associados como pessoa jurídica, desde que, esta, componha o quadro societário da empresa.

Além desses critérios, a ABCCMM reforça algumas informações importantes: independente dos critérios aceitos para inscrições neste evento, a pontuação obtida pelos animais será atribuída de fato aos seus respectivos criadores, sem ajustes em sistema.

As inscrições para todas as categorias, deverão ser realizadas por meio do link no hotsite (a partir do dia 15/02/2024). E o Regulamento da Exposição do Criador é parte integrante do Regulamento Geral de Eventos da ABCCMM que pode ser conferido através do site.

Exposição Brasileira do Criador ABCCMM

Considerado o primeiro grande evento do ano, o campeonato, de acordo com a associação, é uma oportunidade que os criadores têm para conferir e avaliar a sua própria criação, mediante os julgamentos.

“A organização da Exposição prepara um grande evento, que seguirá o modelo das edições passadas, com estrutura planejada para receber criadores, usuários e fãs da raça”, destacou a ABCCMM em suas redes sociais.

A entidade divulgou também a programação, sendo a entrada dos animais nos dias 17 e 18 de março, e os julgamentos de 19 a 23 de março. Para mais informações, basta acessar o site oficial da ABCCMM.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/H. Possebon

Leia mais notícias aqui.

Mangalarga Marchador

12ª Cavalgada Temática na Serra Canastra reuniu exemplares de Mangalarga Marchador

Além de criadores e proprietários, passeio contou com a presença de autoridades do estado de Minas Gerais e fãs da raça

Publicado

⠀em

12ª Cavalgada Temática na Serra Canastra reuniu exemplares de Mangalarga Marchador

No último sábado (06), foi concluída a 12ª edição da Cavalgada Temática do Mangalarga Marchador. O passeio, que foi feito no Roteiro do Queijo da Serra Canastra reuniu, em São Roque de Minas, criadores, autoridades de Minas Gerais e fãs do Cavalo Mangalarga Marchador em um percurso que privilegiou, além das belezas naturais, com parada na Cachoeira do Nego, o produto mais famoso da região, o tradicional queijo da Serra da Canastra, com visita à Queijaria do Otinho.

12ª Cavalgada Temática

Na abertura da Cavalgada Temática, que ocorreu no Sindicato Rural de São Roque de Minas, estiveram presentes, além dos cavaleiros e amazonas, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e o Presidente da Faemg/Senar, Antônio de Salvo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a 12ª Cavalgada Temática contou com 182 participantes no total, sendo 135 montados e 47 acompanhantes.

No encerramento, a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o Diretor de Esportes e Provas Funcionais, Mauricio Pierrotti e o presidente do Núcleo MM do Alto São Francisco, Diego Arlei, encerram o evento, agradecendo os participantes que realizaram todo o trajeto do evento, bem como aos parceiros e apoiadores que colaboraram com esta iniciativa.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/ABCCMM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Programa de Formação por Competência da ABCCMM está com inscrições abertas

Programa voltado para formação de profissionais com atuação voltada para o Mangalarga Marchador será realizado na cidade de Bambuí (MG)

Publicado

⠀em

Programa de Formação por Competência da ABCCMM está com inscrições abertas

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), abriu as inscrições para o programa de Formação por Competência. O curso, que acontece em parceria da ABCCMM com o Sistema FAEMG/SENAR, para formação de profissionais com atuação voltada para o Mangalarga Marchador, está com inscrições abertas para uma nova turma na cidade de Bambuí (MG).

Programa de Formação por Competência

De acordo com a associação, para participar do processo seletivo os interessados deverão realizar inscrição via WhatsApp, com a Mobilizadora do Sindicato Rural de Bambuí, através do número: (37) 9969-0460 (Daiane), de forma gratuita, até às 12h, do dia 11 de abril de 2024.

Ainda na quinta-feira (11), a partir das 15h, os inscritos deverão participar da apresentação do programa, de forma online ou presencial no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Vale lembrar que o teste de aptidão para a seleção dos 15 alunos que formarão a turma será no dia 17 de abril, às 10h, também no Instituto Federal de Minas Gerais.

Já as aulas do Programa de Formação para os participantes selecionados terão início em maio/junho de 2024 e acontecerão no Instituto Federal de Minas Gerais. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site da ABCCMM e as inscrições são gratuitas.

Por Assessoria de Imprensa ABCCMM
Fotos: Divulgação/Fernando Ulhoa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Exposição Brasileira do Criador reúne expositores de dez estados diferentes

Considerado o primeiro grande evento do ano do Mangalarga Marchador, exposição foi realizada de 19 a 23 de março no Haras NSG, em São Pedro (SP)

Publicado

⠀em

Exposição Brasileira do Criador reúne expositores de dez estados diferentes

No último sábado (23), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), finalizou a Exposição Brasileira do Criador. O evento que começou no dia 19, foi realizado no Haras NSG, em São Pedro (SP).

Exposição Brasileira do Criador 2024

De acordo com a organização, a competição contou com 429 animais, 113 expositores de dez diferentes estados do Brasil (SP, RJ, MG, PE, SC, RS, PB, PR, BA e GO), sendo deste total, 54 criadores estreando na Exposição do Criador.

Além dos julgamentos, a programação contou com as Provas Sociais, Curso para Provas Esportivas – Módulo I (ministrado pelo instrutor Fabiano Bittencourt para 20 alunos) e Provas Esportivas de Ranch Sorting, com 101 passadas e muita animação dos participantes.

Vale destacar que o evento, foi organizado em parceria com o Núcleo Bandeirantes de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, disponibilizando uma infraestrutura completa com área gastronômica, espaço comercial e shows com artistas locais para os visitantes.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez acompanhada de Georgina Penna Costa (diretora de Eventos), Maurício Camera Pierrotti (diretor de Esportes) e Denilson César de Castro (diretor Administrativo), anunciou em o início das comemorações dos 75 anos da associação e os demais eventos do ano.

A entidade ainda destaca que essa foi a segunda vez que o estado de São Paulo sediou a Exposição Brasileira do Criador. Hoje o estado ocupa a segunda colocação em número de criadores associados e possui plantel ativo com 79.628 animais.

Por Assessoria de Imprensa/ABCCMM
Foto: Divulgação/ABCCMM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Trilho da Zizica deixa uma história de legado no Manglarga Marchador

Alazão é considerado um dos grandes exemplares da raça, responsável pela evolução moderna do Manglarga Marchador

Publicado

⠀em

Trilho da Zizica deixa uma história de legado no Manglarga Marchador

Uma semana de perdas para o mundo do cavalo, dessa vez para a raça Mangalarga Marchador. Faleceu na quinta-feira (21), o alazão Trilho da Zizica, considerado um dos grandes nomes da raça. Filho de Caruso J.D. com Gigi do Morro Grande, Trilho da Zizica é um dos responsáveis pela evolução do moderno Mangalarga Marchador.

Trilho da Zizica

De acordo com a revista Raça Marchador, a história de Trilho começou na Fazenda Morro Grande em Cruzília, sul de Minas Gerais, puro de marcha, montado era o cavalo de caçadas e da lida, portanto um cavalo que foi forjado a campo por suas qualidades de sela, índole boa, comodidade extra, e temperamento que agradava a todos, por isto, era o mais requisitado por todos.

Na sua carreira em pista, conquistou mais de 50 títulos de Marcha, sagrando-se em 1999, Res. Campeão Nacional de Marcha – 2000, Res. Campeão Nacional de Marcha e em 2001, Campeão Brasileiro de Marcha.

Como reprodutor, ele seguiu sua vida projetando filhos Campeões Nacionais, sendo um deles Galante Expoente, número 1 no Ranking Nacional de Reprodutor da raça em 2022. Nas redes sociais, muitos entusiastas do Manglarga Marchador lamentaram a perca de Trilho da Zizica.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Revista Raça Marchador)
Fotos: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Cavalgada das Patroas reforça a força da mulher junto ao Mangalarga Marchador

Celebrando o mês que comemora o Dia Internacional das Mulheres, mulherada se reuniu em um encontro para uma cavalgada com exemplares da raça Mangalarga Marchador

Publicado

⠀em

Cavalgada das Patroas reforça a força da mulher junto ao Mangalarga Marchador

Na última sexta-feira (16), um grupo de mulheres se reuniram para um passeio muito especial, a ‘Cavalgada das Patroas’. Organizada pelo Núcleo Mangalarga Marchador Centro Oeste Mineiro, a cavalgada contou com a presença de 40 amazonas.

Cavalgada das Patroas

De acordo com a organização, a atividade partiu do Haras Mozer, em Onça do Pitangui (MG) com intuito de reunir e incentivar as mulheres na participação da atividade. O evento contou ainda com a presença da presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez.

É um fato que, cada vez mais, vemos mais mulheres à frente e participando de eventos equestres, mostrando que a força feminina também faz parte desse universo único que é o meio do cavalo.

“A Cavalgada das Patroas ficou marcada pela confraternização, e usufruindo o que de melhor nosso cavalo nos oferece, o conforto na sela e as amizades”, destacou a entidade através das redes sociais.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Começa a Exposição Brasileira do Criador na cidade de São Pedro (SP)

Exposição é evento de destaque no calendário da raça Mangalarga Marchador neste primeiro trimestre de 2024 acontece até o próximo sábado (23)

Publicado

⠀em

Começa Exposição Brasileira do Criador na cidade de São Pedro (SP)

Começou nesta terça-feira (19), a Exposição Brasileira do Criador, edição 2024, que será realizada no Haras NSG, na cidade de São Pedro – SP (Rod SP191, KM 206. Bairro Campestre).

Exposição Brasileira do Criador

Primeiro grande evento promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) neste ano, a competição é uma oportunidade para que os criadores possam conferir e avaliar, por meio dos julgamentos, o seu próprio trabalho de criação, pois o critério para participação é que o expositor do animal seja também o seu criador.

Com participação de 429 animais e 113 expositores de dez diferentes estados do Brasil (SP, RJ, MG, PE, SC, RS, PB, PR, BA e GO), os julgamentos de Marcha e Morfologia ocorrem entre os dias 19 e 23 de março (de terça a sábado) e poderão ser acompanhados por todo o público.

Também compõem a programação da Exposição, as Provas Sociais, prova esportiva de Ranch Sorting e o Curso para Provas Esportivas– Módulo I.

Organizada em parceria com o Núcleo Bandeirantes de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, o evento possui infraestrutura completa para acolher criadores, expositores e visitantes. Com área gastronômica, espaço comercial, shows com artistas locais e outros atrativos.

O Mangalarga Marchador

São Paulo possui relevante participação no fomento da raça, o estado possui o segundo maior número de criadores associados na ABCCMM, 2.383, e um plantel ativo de 79.628 animais.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador. Atualmente a entidade possui 23.210 sócios ativos e 737.542 animais registrados.

Serviço
Expo Brasileira do Criador 2024
Data: de 19 a 23 de março de 2024
Local: Haras NSG – São Pedro – SP (Rod SP191, KM 206. Bairro Campestre).
Entrada franca

Por Assessoria de Imprensa/ABCCMM
Foto: Divulgação/ABCCMM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM define data para 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Considerado o maior evento da raça, Exposição Nacional reunirá exemplares de todo o Brasil no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Publicado

⠀em

ABCCMM define data para 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Nesta quinta-feira (14), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou a data da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que, neste ano, ocorrerá de 20 de julho a 03 de agosto de 2024, no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte – MG.

Considerado o evento mais esperado do ano, a Exposição Nacional 2024, terá um acréscimo de dois dias em sua programação, e os animais julgados e não classificados para os Grandes Campeonatos, poderão, conforme decisão do seu expositor, deixar o Parque da Gameleira de volta para casa, a cada dois dias.

De acordo com a associação, estas medidas vão de encontro às propostas pautadas nas reuniões entre a Diretoria da ABCCMM e criadores/expositores da raça, realizadas durante o 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida e o 16º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, em novembro de 2023. Nas ocasiões foram discutidos possíveis cenários para a 41ª Exposição Nacional, que neste ano celebrará, ainda, o aniversário de 75 anos da entidade.

Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Vale relembrar que a Exposição Nacional acontece anualmente desde 1982. Naquela ocasião, participaram do evento 413 animais da raça. Desde então, o evento foi crescendo gradativamente, chegando aos mais de 1.600 cavalos atuais e 561 expositores, se consolidando entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do setor no país.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/H.Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Provas esportivas do Mangalarga Marchador contribuem fortemente para o setor

De acordo com a entidade, as provas esportivas com o Mangalarga Marchador têm alcançado cada vez mais destaque na programação de eventos da raça

Publicado

⠀em

Provas esportivas do Mangalarga Marchador contribuem fortemente para o setor

A criação de cavalos no Brasil é um negócio que movimenta mais de R$ 30 bilhões no país, de acordo com os dados mais recentes do IBGE, o Brasil é o quarto país em rebanho de equinos no mundo, possuindo mais de 5,8 milhões de animais, atrás apenas da China, México e Estados Unidos.

Outro ponto a se destacar, é que o estado de Minas Gerais é o maior produtor no país nos dias atuais. Não é à toa que o estado é um dos principais a sediar provas e eventos da raça Mangalarga Marchador, que até 2023, correspondia a 31% do total do rebanho equino brasileiro, liderando esse nicho econômico.

Provas Esportivas Mangalarga Marchador

E as provas da raça seguem sendo realizadas não só em Minas, mas em diversos estados brasileiros, com um alcance a todos os povos. No último final de semana a primeira etapa do Circuito Norte de Minas de Provas Esportivas, realizada durante a Exposição Especializada de Montes Claros (MG) foi sucesso entre competidores e público presente. As provas de Três Tambores e Seis Balizas, em 07 de março, contabilizaram, ao todo, 110 passadas. No dia seguinte, na prova de Ranch Sorting, os conjuntos realizaram 103 passadas.

Já no dia 09 de março, aconteceu a IV Etapa do Circuito Rio Minas de Provas Esportivas, promovida pelo Núcleo dos Criadores do MM de Campos, no Rancho Gabriela, em Campos dos Goytacazes (RJ), que realizou 189 passadas.

Em Jaguariúna, estado de São Paulo, a primeira etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho 2024, em 09 de março, sediada na Agro Maripá, evidenciou a participação expressiva do Mangalarga Marchador, ao todo 17 exemplares, o maior número de animais inscritos.

A 12ª Cavalgada do Batom, promovida no dia 09 de março pelo Núcleo Berço da Raça MM, reuniu 115 amazonas, na cidade de Cruzília (MG). A Cavalgada contou com a participação da diretora de Eventos, Georgina Penna Costa.

Completou as atividades esportivas do fim de semana, a prova de Ranch Sorting, promovida pelo Núcleo do Sul de Minas, em Três Pontas (MG), no dia 10 de março. A atividade contabilizou 92 passadas.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/Fazenda da Roseta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM irá promover curso de provas esportivas durante a Expo Brasileira do Criador 2024

Além do curso, haverá também a prova de Ranch Sorting, que acontecerá no dia 22, logo após o almoço, com inscrições no local

Publicado

⠀em

ABCCMM irá promover curso de provas esportivas durante a Expo Brasileira do Criador 2024

Na última semana, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou algumas atividades que farão parte da Exposição Brasileira do Criador 2024. Dentre elas, estão o Curso para Provas Esportivas – Módulo I e uma prova de Ranch Sorting.

Vale destacar que a Exposição Brasileira do Criador é considerada o primeiro grande evento do ano, que será realizado de 19 a 23 de março, no Haras NSG, em São Pedro (SP). De acordo com a organização, será preparado um grande evento, seguindo o modelo das edições passadas, com estrutura planejada para receber criadores, usuários e fãs da raça.

Curso para Provas Esportivas e Prova de Ranch Sorting

E como parte da programação, a ABCCMM irá promover o Curso para Provas Esportivas – Módulo I, que será realizado de 19 a 21 de março com o instrutor Fabiano Bittencourt. Serão 20 vagas, com inscrições a serem feitas via Departamento de Esportes da ABCCMM.

É importante destacar que as inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até o dia 18/03. Segundo a associação, serão disponibilizadas 13 disponíveis para animais dos participantes do curso, por ordem de inscrição. Os demais participantes poderão adquirir a baia com investimento de R$ 320,00. Além disso, o feno será responsabilidade do proprietário do animal.

Além do curso, haverá uma prova de Ranch Sorting, que acontecerá no dia 22/03, após o almoço. Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 21/03, com os organizadores no local do evento.

A associação destaca que os alunos do curso e participantes da Expo Brasileira do Criador terão quatro passadas gratuitas. As demais serão pagas no momento da inscrição e o valor total será revertido em premiações. Outro ponto é que cada competidor poderá realizar o máximo de 8 passadas.

Mais informações podem ser adquiridas através do Departamento de Esportes da associação através do telefone (31) 98290-9199 com Elizene Martins.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/Gabriel Lage

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

ABCCMM fará pré-venda exclusiva da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador

Evento será realizado em julho na Expominas em Belo Horizonte (MG) e contará com nomes de peso do sertanejo

Publicado

⠀em

ABCCMM fará pré-venda exclusiva da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou na última segunda-feira (26), que iniciará a pré-venda exclusiva para associados da 6ª edição do Modão Mangalarga Marchador. Vale destacar que o evento será realizado no dia 26 de julho, durante a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, na Expominas em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a entidade, neste ano, as atrações confirmadas serão Zé Neto e Cristiano e Boate Azul (Edson e Hudson e Gian e Giovani). “Nesta edição, a organização do evento trouxe uma novidade, pré-venda de ingressos exclusiva para os sócios da ABCCMM, entre os dias 02 e 05 de março”, destacou a associação através de seu site.

A associação ressalta ainda que, para participar da pré-venda, os associados interessados deverão realizar cadastro prévio, que começou na segunda-feira (26) e segue até esta quinta-feira (29), com login e senha de acesso ao sistema da entidade, em link disponível dentro do site da ABCCMM.

É importante destacar que somente os associados previamente cadastrados poderão comprar seus ingressos antecipadamente. A bilheteria para o público geral será aberta no dia 06 de março.

6º Modão Mangalarga Marchador

Com infraestrutura para receber até 12 mil pessoas, o 6º Modão Mangalarga Marchador contará com três tipos de espaço: Espaço Modão (Open Bar – Whisky, Vodka, Gim, Cerveja e mais); Camarote da Marcha (Open Bar & Open Food – Wisky 12 anos, Vodka Premium e Buffet variado) e Lounge Personalizado (Welcome bar & Gourmet Buffet – Wisky 12 anos, Espaço Gourmet e Atendimento Premium).

Serviço

  • 26 a 29/02: Cadastro prévio para sócios ABCCMM
  • 02 a 05/03: Venda exclusiva para sócios ABCCMM (máximo de 05 ingressos por associado)
  • 06/03: Venda para o público geral
  • 26/07: Modão Mangalarga Marchador (Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte/MG).

Mais informações através do site da ABCCMM ou no Instagram @abccmmoficial.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (com informações da ABCCMM)
Fotos: Reprodução/Instagram @boateazulaovivo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads