Mangalarga

Encontro Nacional de Muladeiros tem fomento da raça do Cavalo Mangalarga

O evento atraiu cerca de 20 mil pessoas e contou com a participação de grandes criatórios mangalarguistas

Publicado

⠀em

Encontro Nacional de Muladeiros tem fomento da raça do Cavalo Mangalarga

O Poeirão do Encontro Nacional de Muladeiros aconteceu no último fim de semana de setembro, no município de Jundiaí (SP). O evento foi criado para reunir criadores de mulas, mas devido ao sucesso, foi estendido a todos equinos de marcha. Nesta edição, o encontro atraiu cerca de 20 mil pessoas para a Cidade Administrativa Jundiaí.

De acordo com Lucas Schiavi, um dos organizadores do ‘Circuito Nacional de Muladeiros’ e ‘Poeirão’ há 2 anos, foram 324 inscrições no total, sendo 194 cavalos e 130 muares, entre os cavalos 43 animais são da Raça Mangalarga. Shiavi conta que a grande participação do ‘Cavalo de Sela Brasileira’ foi muito importante no Encontro Nacional de Muladeiros. “As éguas Mangalarga são as matrizes perfeitas para a criação de muares, por isso celebramos essa grande participação da raça”.

Luiz Felipe Ribeiro Benedito, conhecido como Carijó e participante de Poeirões desde os 12 anos, ficou em 2° lugar com a égua Ilha Bela da Janga na categoria ‘Égua Mangalarga Dente de Leite’. Carijó conta que ficou maravilhado com a participação dos grandes criatórios no evento. “Foi um dos melhores Poeirões que já tivemos, parecia que estávamos na Exposição Nacional  Mangalarga, em que os melhores da raça competem”.

Luís Fernando Sianga, diretor da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), ressalta que o Poeirão do Encontro Nacional de Muladeiros foi um sucesso colaborando assim positivamente para o fomento da raça. “O público pode presenciar a qualidade e maciez da Marcha atual do Mangalarga, além da beleza diferenciada destes animais. A participação de grandes criatórios mangalarguistas foi importante para mostrar o que temos de melhor dentro da raça hoje, afinal estiveram presentes alguns campeões nacionais”.

Samuel Moreira, proprietário do Haras do Samuca e participante há 2 anos dos Poeirões, ficou em  4° lugar no ‘Campeonato de Marcha’ com a égua Jade do AEJ, na categoria ‘Égua Diagonal Dente de Leite’. Samuel também concorda que o evento pode mostrar as habilidades do Cavalo Mangalarga.  “A competição foi de alto nível entre animais presentes em pista, o que comprovou a qualidade de Marcha do nosso cavalo. O Poeirão é um evento que atrai muitas pessoas, por isso é um fomentador de novos associados”.

Conheça os Cavalos Mangalarga campeões do Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros

Égua Mangalarga Dente de Leite
1° Evidência da Sinha Maria
2° Ilha Bela da Janga
3° Inglaterra do Gadu
4° Jade do AEJ
5° Habilidosa do Gadu

Cavalo Mangalarga Dente de Leite
1° Remulo do HIC
2° Fenômeno do Braido
3° Domínio do EFI
4° Habilidosa do Gadu

Cavalo Mangalarga Adulto
1° Augustus do EFI
2° Titan do Vassoural
3° Malauwi MT
4° Estilo do Urbano
5° Quartzo Rio das Flores

Égua Mangalarga Adulta
1° Ilka do AEJ
2° Primeira Dama da Bica
3° Donzela da Sabaúna
4° Graziela SP do Papu
5° Valiosa EEG

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Arquivo ABCCRM 

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads