Mangalarga

Mangalarga Week reforça a força da raça no Brasil em evento inédito

Evento organizado pela ABCCRM, foi realizado no Parque da Água Branca, em São Paulo, e contou com uma programação diversificada

Publicado

⠀em

Mangalarga Week reforça a força da raça no Brasil em evento inédito

De 14 a 19 de maio, o Parque da Água Branca, em São Paulo, recebeu o Mangalarga Week, um evento inédito organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM.

Fernando Tardioli, presidente da associação, destaca que o objetivo do evento era ter uma semana inteira dedicada à divulgação do cavalo Mangalarga, na cidade de São Paulo, o centro financeiro da América Latina. “Contando com confraternização, discussão dos assuntos que impactam o setor e colocar o cavalo Mangalarga na vitrine da cidade de São Paulo, a fim de mostrar as suas qualidades para um novo público”, destaca.

Leilão Mangalarga

Dentre a programação do evento, no dia 14, foi realizado Leilão Mangalarga – De volta pra casa Água Branca 2024, que teve como objetivo arrecadar fundos para a reforma da nova sede, no Parque da Água Branca.

Tardioli destaca que o leilão foi um sucesso, sendo a primeira vez na história da raça a junção de uma grande oferta de genética em um único leilão da raça. “Contamos com a presença dos criadores, homenageados e dos amantes do cavalo Mangalarga e batemos todas as metas, alcançado um faturamento de R$ 3.520.000,00”, destaca.

E com o resultado do leilão, a ABCCRM passará a contar com uma nova sede, moderna e adequada às atuais necessidades, com toda a infraestrutura para receber os colaboradores, associados, núcleos e famílias.

“A nova sede vai também propiciar o crescimento da entidade, realizar eventos e transmitir conteúdo de qualidade. Para isso, contaremos com estúdios de televisão, podcasts, cozinha para eventos, espaço social, salas de reunião e para receber crianças e famílias”, explicou Tardioli.

Ainda segundo o presidente da associação, a nova sede tem a previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2025.

Congresso Mangalarga Week

Já no dia 15, foi realizado o Congresso Mangalarga Week que se dedicou a discutir temas fora do lugar comum, trazendo os principais especialistas do país, em suas respectivas áreas de atuação.

Na ocasião, foram abordados os desafios das associações de criadores, em um painel que contou com a presença dos Presidentes da ABQM, Mônica Ribeiro, do Árabe, Francisco Carrasco e do Pampa, Adriano Guimarães.

O evento contou com público que compareceu pessoalmente ao Parque da Água Branca e também com a audiência on-line, superando a marca de 1.100 expectadores.

De acordo com a organização, esse público era composto de criadores, investidores, amantes do cavalo Mangalarga, profissionais da cadeia produtiva, apresentadores, criadores de outras raças, estudantes de medicina veterinária, agronomia e zootecnia e também de fornecedores da indústria do cavalo.

Além dos representantes de raças, o Congresso recebeu representantes do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura do Estado. O Congresso contou com a presença de especialistas, que fizeram uma análise criteriosa do cenário econômico no agronegócio, em uma discussão sobre a formatação de novos produtos financeiros para a indústria do cavalo e a importância desta contar com pilares sólidos de governança corporativa como meio de atrair investidores.

Para Tardioli, o evento Mangalarga Week, dá uma prova cabala da importância da raça Mangalarga para a equinocultura nacional, não deixando nenhuma dúvida acerca do vigor da raça, que neste ano, celebra os 90 anos de fundação da entidade.

“Contando com a presença das principais associações do setor e com a presença do poder público, demos um recado muito claro que de que, há tempos, a criação deixou de ser um hobby para se firmar definitivamente na cadeia da pecuária seletiva e do agronegócio como uma atividade altamente profissional e tecnificada, que se utiliza das principais ferramentas de biotecnologia e que mira a excelência, com melhoramento genético constante e evolução zootécnica”.

Exposição Mangalarga

Encerrando a Mangalarga Week, de 17 a 19 de maio, a associação promoveu a Exposição Mangalarga, que reuniu os melhores exemplares da raça durante o julgamento em pista. No total, 100 animais estiveram inscritos no evento que foi aberto ao público.

Fazendo um balanço sobre a Mangalarga Week, Fernando Tardioli comenta que foi realizado um evento inédito que os desafiam a repetir nos próximos anos, consolidando o evento na agenda da raça.

“Apesar do sucesso, podemos fazer ainda melhor. Tivemos um jantar com um leilão excepcional, seguido de um congresso com muito conteúdo e uma exposição que marca o retorno do cavalo Mangalarga ao Parque da Água Branca”.

Por fim, Tardioli ressalta sua gestão completa 100 dias de administração da associação, e que nesse período já obtiveram avanços e conquistas, que garantirão o crescimento e a perenidade da raça e da entidade pelas próximas décadas. “Há muito mais por vir. Aguardem, pois não há limites para a raça Mangalarga”.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Biasi

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads