Mangalarga
Mangalarga dá um show em pista na 42ª Expo Nacional
Evento foi realizado de 19 a 28 de novembro no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo

“Um verdadeiro sucesso”, foi assim que a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) resumiu o maior evento da raça. Trata-se da 42ª Expo Nacional, que foi realizada de 19 a 28 de novembro, na belíssima estrutura do Centro Hípico de Tatuí/SP.
“O evento superou todas as nossas melhores expectativas, não só pelo número de animais inscritos e expositores, mas pela funcionalidade do Centro Hípico Tatuí. Uma pista nova, maravilhosa, de uma qualidade muito boa e que nos proporcionou uma comunicação visual muito boa”, conta Luís Ópice presidente da ABCCRM.

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, que impediu, aliás, que a 42ª Expo Nacional fosse aberta ao público, os números de inscritos surpreenderam. Afinal, foram registradas quase 500 inscrições no evento, entre as provas de marcha, Etapa Final da Prova Cobasi de Função de Maneabilidade e o Circuito Mangalargada.
Além disso, todos os amantes da raça puderam acompanhar tudo o que acontecia em Tatuí, em tempo real, através da transmissão feita pela internet. “A comunicação visual ficou muito bonito, agradou a todos que acompanharam pela transmissão, só recebemos elogios. Como resultado, certamente, nos tivemos uma audiência muito boa e significativa”.
Se não bastasse tudo isso, é possível ainda rever os vídeos dos julgamentos no canal da ABCCRM no YouTube. Para tanto, basta clicar aqui.

Nível de animais em pista
Ainda de acordo com o presidente da ABCCRM, o nível dos animais em pista foi excelente. “O nível dos animais é uma maravilha. Realmente o Mangalarga precisa ser visto pelo público por conta da sua alta qualidade morfológica e de marcha. Não é falsa modéstia dizer que é o cavalo de marcha mais bonito do Brasil, que agrada a todos”.
Luis Ópice conta que durante a 42ª Expo Nacional a raça pode também resgatar a pelagem rosilha, que há muito tempo não era vista no maior evento do cavalo Mangalarga. “A raça não é a pelagem alazão, pampa, baio, amarilho, tordilho. Agora tivemos a volta da pelagem rosilha que estava a tanto tempo ausente em nossas exposições. Estamos ai tentando resgatar essa pelagem com alguns criadores”, ressalta.
Para 2021. a expectativa é para mais um grande evento. “Foi uma festa dentro de um controle rígido de presença de publico, mas que nos deixa com uma expectativa muito forte para o ano que vem. Quando a gente espera poder fazer uma exposição aberta ao público, com varias atrações. Como, por exemplo, exposição de carros antigos, provas de mula com premiação, gincana para as crianças, cavalgadas de 5 a 15 km todos os dias da exposição, jogos esportivos, festival de musica e do doce, etc”.

Mangalargada e Provas Funcionais
No Circuito Mangalargada, o grande campeão foi o cavaleiro Murilo Bussab. Antes de tudo, vale lembrar que a prova consiste em uma cavalgada de 20 quilômetros com algumas regras no meio do percurso.
Por exemplo, os participantes devem cumprir a velocidade indicada durante o caminho, que varia de 6, 9 ou 12 km/h. Além disso, a disputa dura cerca de 2 horas e pode participar qualquer pessoa com um animal registrado na raça Mangalarga.
Já os campeões da Etapa Final da Prova Cobasi de Função de Maneabilidade foram: no tempo ideal, Indiana RBV e Luis Opice, enquanto no cronometrado quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Orizona Mangalarga e Rogério Viriato.

Grandes Campeões da 42ª Exposição Nacional
Finalmente, mas não menos importantes, subiram ao palco os Grandes Campeões Macho e Fêmea da 42ª Expo Nacional Mangalarga. Confira abaixo a relação:
Grande Campeã Nacional Égua: Ipanema do Morro Agudo (T.E.)
Criador: Fazenda Morro Agudo
Expositor: Haras Precioso
Grande Campeão Nacional Cavalo: Justiceiro ACF (T.E.)
Criador: Antonio Carlos Ferreira
Expositor: Haras Precioso
Grande Campeã Nacional Égua de Marcha: Gica Mangabaia (T.E.)
Criador: Paulo Pacheco Silveira
Expositor: Almiro Esteves Junior
Grande Campeão Nacional Cavalo de Marcha: Batistuta CASS (T.E.)
Criador: Cassiano Terra Simão
Expositor: Cassiano Terra Simão
Grande Campeã Nacional Égua Pampa: Ímola do PEC (T.E.)
Criador: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Expositor: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Grande Campeão Nacional Cavalo Pampa: Hisdano do PEC (T.E.)
Criador: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Expositor: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Grande Campeã Nacional de Marcha Égua Pampa: Hípica do PEC (T.E.)
Criador: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Expositor: Paulo Eduardo Corrêa da Costa
Grande Campeão Nacional de Marcha Cavalo Pampa: Noturno RBV (T.E.)
Criador: Luis Augusto de Camargo Opice
Expositor: Josué Eduardo Grespan
Para conferir todos os resultados das provas do evento, separadas por categoria, basta clicar aqui.
Por Natália de Oliveira
Colaboração: Pedro Rebouças
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Fellipe Araújo.
Veja mais notícias do cavalo Mangalarga no portal Cavalus

Mangalarga
Programa Prosa Mangalarga traz Dalva Marques para um bate-papo
Com uma grande história na raça Mangalarga, sendo primeira mulher a se apresentar em categorias oficiais, Dalva Marques é treinadora e especialista em Marcha

O programa Prosa Mangalarga de hoje (28) está mais que especial. Dudu Vaz recebe Dalva Marques para uma grande prosa sobre treinamento para a Copa de Marcha, Poeirão e Exposição.
Cristã, criadora, treinadora e apresentadora do CT Rancho Bigorna, Dalva Marques também é jurada de equinos e muares de Marcha. Natural de São João da Boa Vista/SP, reside em São Sebastião da Grama/SP e se considera uma “herdeira de uma paixão”, já que seu pai foi um grande peão.
Atualmente, Dalva atua como treinadora e apresentadora de cavalos no CT Rancho Bigorna, de sua propriedade e de seu marido, Silvio Parizi. Também ministra aulas particulares e workshops em sua área e presta consultoria em fazendas a fim de auxiliar iniciantes no seguimento. Mantém ainda uma pequena criação de cavalos Mangalarga e de muares.

Sua trajetória na raça foi marcante. Foi a primeira mulher a se apresentar nas categorias oficiais, competindo igualmente com apresentadores importantes, de alto nível, sendo a única à frente de um centro de treinamentos na raça.
Com certeza ela tem muito respaldo para falar do tema e teremos uma prosa muito produtiva!
Prosa Mangalarga
Anote para não esquecer! O Prosa Mangalarga é hoje (28) a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e pelo Instagram @mangalarga_oficial.
Não perca!
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
31ª Mangalargão reúne o melhor do Mangalarga em um pregão histórico
Arremate será neste sábado (25) e comemorará o centenário de Geraldo Diniz Junqueira, grande nome na raça e no agronegócio no estado de São Paulo

Neste sábado (25), Orlândia, interior de São Paulo, estará em festa. A família Diniz Junqueira realiza o tradicional Mangalargão, leilão com uma seleção especial dos melhores animais do criatório.
O Mangalargão é o leilão mais longevo da raça e tem uma importância história significativa, pois já transferiu sua genética ímpar aos quatro cantos do Brasil.
“Nós, criadores do Mangalarga, participantes desse leilão há mais de 40 anos, mostramos aqui nossa paixão pela raça, selecionando animais para servir aos mais exigentes criadores do país, com éguas, potros, barrigas e embriões das nossas melhores matrizes”, afirmou a organização do leilão.
A partir das 19h, o público poderá ter acesso aos 28 lotes criteriosamente selecionados do criatório, reunindo o melhor da marcha e da morfologia do Mangalarga.
Essa edição do Mangalargão é ainda mais especial pois, além de estar comemorando sua 31ª edição, o leilão celebra o centenário de Geraldo Diniz Junqueira, um grande criador que contribuiu para o desenvolvimento da raça não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil inteiro.
A 31ª Edição do Mangalargão conta com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).
“É uma festa da família Mangalarga, com uma seleção realizada com muito amor. Convidados todos os amigos e parceiros para conferir de perto os lotes criteriosamente selecionados. O melhor do nosso criatório para alegrar os criatórios de todo o país”.

Geraldo Diniz Junqueira e o Mangalarga
Engenheiro Agrônomo por formação, Geraldo dedicou sua vida a criação de cavalos da raça Mangalarga, sendo um incentivador do “cavalo funcional”, utilizado tanto no trabalho quanto na lida com o gado.
Ao longo da sua vida, o criador teve mais de mil animais, alguns de grande destaque na raça como Rigoni, Noruega, Hiroshima e Almanaque Mangalarga, o grande campeão dos campeões.
Geraldo Diniz Junqueira também criava gado da raça nelore e tinha usinas de açúcar, sendo o fundador da Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia.
O criador gostava ainda de cavalos de corrida, sendo conhecedor de “pedigrees” de destaque e métodos de criação. Foi presidente do Jockey Club de Ribeirão Preto e da Organização das cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).
Geraldo Diniz Junqueira foi ainda secretário de Agricultura do Estado de São Paulo no final da década de 1970.
Serviço:
31º Leilão Mangalargão
Data: 25 de junho, sábado, às 19h
Transmissão: Agro CANAL/ Youtube RPN Leilões
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Foto: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
Amparo recebe Exposição Interestadual Mangalarga
Etapa é promovida pelo Núcleo de Amparo do cavalo Mangalarga em parceria com a ABCCRM e receberá expositores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia

O Núcleo de Amparo do Cavalo Mangalarga realiza entre os dias 23 e 26 de junho a Exposição Interestadual Mangalarga do Núcleo de Amparo, interior de São Paulo.
Tradicional na região, a etapa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM), será realizada no Centro Hípico Hipocampo e reunirá provas de Marcha e Morfologia.
A expectativa da organização é receber mais de 500 pessoas visitando a exposição por dia, com competidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. “As expectativas são muito positivas, a procura pelas inscrições estão muito altas e estamos muito animados”, comemora Rodrigo Berti.
A etapa contará com quatro jurados, sendo dois para as provas de Marcha (André Fleury Azevedo Costa e Pedro Henrique Bueno de Camargo) e dois para as provas de morfologia (Felipe Amorim Caetano de Souza e Jorge Eduardo Cavalcante Lucena).
A etapa será transmitida ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalos do país, com narração e comentários de Eduardo Grespan e Marcelo Cerqueira.
Cronograma Exposição Interestadual Mangalarga
23/06 – entrada dos animais
24/06 – Início dos julgamentos
26/06 – Final dos julgamentos
Leilão Mangalargão
Além das tradicionais provas de marcha e morfologia que encantam os entusiastas da raça, o público que estiver prestigiando a Interestadual poderá ainda acompanhar a tradicional 31ª edição do Leilão Mangalargão, que será realizado no sábado, (25).
“Preparamos o cronograma da etapa para encaixar a transmissão deste grande leilão da raça, pretendemos encerrar a exposição no dia 25 pelo menos 2 horas antes do início do leilão, e o público poderá acompanhar todos os lances e lotes através de um telão que disponibilizaremos durante a etapa”, enfatizou Berti.

Serão ofertados 28 lotes, com o melhor da genética e da morfologia conquistado pelo criatório da Família Junqueira nestes longos anos de trabalho árduo em prol da raça.
A Exposição Interestadual Mangalarga do Núcleo de Amparo está com as inscrições abertas e elas podem ser realizadas através dos e-mails francisco.bezerra@abccrm.com.br / lucas.diniz@abccrm.com.br ou pelo telefone: 11 98801-3540.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
2º episódio do Mundo Mangalarga traz as novidades da raça
Apresentado por Dudu Vaz, essa edição traz João Francisco Junqueira como convidado para falar sobre Leilão Mangalargão. Programa vai ao ar hoje (15), a partir das 20h no canal do Youtube da Associação

O programa Mundo Mangalarga dessa semana está especial! Hoje (15), a partir das 20h, Dudu Vaz terá a companhia de João Francisco Junqueira, da Fazenda Boa Esperança, de Orlândia/SP, que vem para falar sobre a 30ª edição do tradicional Leilão Mangalargão, que será realizado no próximo dia 26, e é promovido pelo Grupo Leilão Mangalargão e Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana.
Além deste bate-papo descontraído, o público poderá acompanhar como foi a Exposição Santa Catarina, 18ª Expo Brasileira, Interestadual em Itapetinga, Expo Mangalarga de Franca, Romaria Toledo até Aparecida do Norte, Copa Marcha e Função Cobasi/Ypê de Alta Mogiana, Copa de Marcha e Função da Fazenda Nova Esperança, além da agenda com os principais leilões da raça.

Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), o Mundo Mangalarga tem a proposta de atender a demanda dos entusiastas da raça por um programa com muito animal em pista, mostrando a qualidade e a desenvoltura do cavalo Mangalarga.
O “Mundo Mangalarga” será apresentado ao vivo no canal do YouTube da associação, dia 15 de junho, a partir das 20h.
Serviço
Programa Mundo Mangalarga
Data: 20 de junho, às 20h
Transmissão no YouTube da ABCCRM
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
ABCCRM lança Projeto Gerando Campeões
Iniciativa inédita da ABCCRM visa disponibilizar o melhor da genética do cavalo Mangalarga ao alcance de todos os criadores, promovendo o fomento da raça

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) lança essa semana um projeto inédito de fomento da raça. Em parceria com os criadores associados, a ABCCRM desenvolveu o Projeto Gerando Campeões, uma iniciativa inédita que visa expandir o melhor da genética do cavalo Mangalarga a todos os criadores.
Segundo Marcelo Luís Cerqueira, diretor de fomento da associação, o projeto tem o intuito de promover e incentivar o uso e a democratização da alta genética dos grandes criadores aos pequenos, médios e entusiastas da raça.
“Os criadores detentores das melhores genéticas da raça cederam coberturas dos seus garanhões por preços acessíveis, visando propagar sua genética pelo país, e assim, fomentar a raça”, explica Cerqueira.
As coberturas estarão disponíveis para a próxima estação de monta e os interessados devem entrar em contato diretamente com o proprietário do garanhão. “A ABCCRM está à disposição para esclarecer as dúvidas e fazer a ponte entre comprador e proprietário. A associação não receberá nenhum valor pela ação, apenas a gratidão e a felicidade e ver a genética campeã do nosso cavalo se espalhando pelo país”, ressalta Cerqueira.
Compradores interessados
Para ter acesso as coberturas do Gerando Campeões, o criador deve ser associado da ABCCRM. A lista completa com todos os animais disponibilizados e as condições de pagamento estão disponíveis no site da associação. Os interessados devem entrar em contato com a ABCCRM para ter acesso aos contatos do proprietário do garanhão e realizar a compra.
Como disponibilizar coberturas para o Gerando Campeões da ABCCRM?
Os criadores interessados em disponibilizar coberturas de seus garanhões devem entrar em contato com a associação. “Estamos abertos a todos os criadores que quiserem ingressar neste projeto inovador”, explica o diretor.
Hoje, o projeto Gerando Campeões conta com 50 garanhões, de criatórios de diversos locais do país. A ideia da ABCCRM é aumentar este número e assim levar o cavalo Mangalarga a todos os cantos do Brasil.
Mais informações pelo telefone: (11) 3677-9866 ou pelo site da ABCCRM.
Por: Equipe Cavalus Comunicação Equestre
Foto: Beto Falcão
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
Avaré recebe Exposição Regional do Mangalarga
Realizada pelo Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista, prova será realizada entre os dias 15 e 17 de junho, dentro da ExpoNel

O Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga (ABCCRM) realizam entre os próximos dias 15 e 17 de junho a Exposição Regional do Mangalarga.
Realizada dentro da ExpoNel, no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, a etapa promete ser um sucesso. Segundo Rodrigo Novais, presidente do Núcleo, a prova já conta com inscrições de 140 animais oriundos diversos criatórios do estado de São Paulo.
“Superamos todas as expectativas. Estamos com um número significativo de criatórios inscritos que mostram a representatividade do nosso evento no estado”, comemora Novais.

A etapa reunirá provas de marcha e morfologia, julgadas por Agnaldo Machado de Andrade (Marcha) e Émerson Luis Bartoli (Morfologia). A locução será de Du Grespan e Marcelo Cerqueira.
A etapa terá transmissão ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalo do país.

ExpoNel
Promovida pelo Núcleo Nelore de Avaré/SP, a exposição é considerada como a grande festa do agronegócio paulista, por reunir leilões, exposições da raça, além de provas equestres como Rédeas e exposição do cavalo Mangalarga do Brasil.
Serviço
Exposição Regional do Mangalarga
Data: de 15 a 17 de junho
Local: Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP
Informações: (11) 3677-9866.
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
8ª Expo Mangalarga de Taubaté apresenta os melhores exemplares da raça na 17ª Feicampo
Realizada entre os dias 9 e 11 de junho, etapa é promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba

Entre os próximos dias 9 e 11 de junho, o Vale do Paraíba estará em festa. O Sindicato Rural de Taubaté/SP realiza a 17ª Feicampo, Feira de Grande e Pequenos Animais e Implementos Agrícolas da cidade.
A festa reunirá torneio leiteiro, leilões, provas e exposições de pequenos animais, praça de alimentação, parque de diversões, música ao vivo e a 8ª Expo Mangalarga de Taubaté.
Promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba, a etapa, que já se encontra na 8ª edição, reunirá mais de 100 exemplares da raça Mangalarga e mais de 30 criadores da região. “Será uma grande festa da raça no Vale do Paraíba, reunindo os melhores exemplares Mangalarga da região”, comemora Felipe Angelin, um dos membros do núcleo organizador do encontro.

As exposições serão realizadas no Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté e receberão as provas de marcha e morfologia.
A etapa já se tornou tradição na região, chamando a atenção de criadores. Prova deste sucesso é o número de criadores que prestigiam a etapa e levam seus melhores animais para entrar em pista.
“Será uma ótima oportunidade do entusiasta da raça conhecer os melhores exemplares da região”, convida Angelin.
Os julgamentos serão de responsabilidade de Agnaldo Andrade na morfologia e Felipe Amorim de Souza, na marcha.

Serviço
8ª Expo Mangalarga de Taubaté
Data: 9 a 11 de junho
Local: Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté
Dentro da 17ª Feicampo
Entrada: 1 quilo de alimento (arroz, feijão ou macarrão)
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: João Gabriel
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
Expo Brasileira surpreende pela qualidade funcional dos cavalos Mangalarga em pista
Animais realizam além das tradicionais provas de marcha, provas funcionais, com destaque para o Working Penning e Laço

A qualidade dos animais que entraram em pista durante a 18ª Expo Brasileira surpreendeu a todos.
O evento, realizado entre os dias 20 à 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, dentro da Fenasul Expoleite atraiu a atenção do público pela qualidade e funcionalidade da raça apresentada nas provas.
“Surpreendeu a todos! Nunca tivemos em nosso estado animais com tanta qualidade na pista de uma vez só. O público ficou deslumbrado com tanta qualidade. Conseguimos atingir o que era nosso foco, interesse, mudança, novos ares para a nossa raça”, comemorou Diego Teixeira, membro do Núcleo de Rio-Grandense de Criadores da raça Mangalarga.
A Expo Brasileira foi realizada em Esteio/RS, casa do cavalo crioulo no Brasil e para o núcleo, receber uma das maiores exposições da raça no estado foi muito importante pois “deu ainda mais segurança ao trabalho de revitalização que o núcleo vem fazendo no estado, tentando trazer novos usuários”.
O resultado foi muito importante, ressalta Teixeira, pois fez com que alguns criadores que haviam desistido de criar, despertassem neles novamente o interesse pelo Mangalarga. “Conseguimos mexer com o brio do verdadeiro amante do cavalo Mangalarga”, ressaltou.

Expo Brasileira despertou interesse de outras raças
Durante a Fenasul Expoleite, outras raças também estiveram presentes realizando suas exposições e isso acabou causando um impacto ainda mais positivo para a Brasileira, isso porquê durante as provas funcionais, muitos criadores de outras raças prestigiaram as provas e se surpreenderam com a funcionalidade do Mangalarga do Brasil.
“Outros criadores de diversas raças observaram nossas provas funcionais, e se surpreenderam, comentando muito, nos consultando sobre a funcionalidade no cavalo. Estávamos no maior palco da raça funcional e causar o interesse neste público foi muito bacana”, afirmou Teixeira.
Família reunida na Expo Brasileira
Nessa edição da Expo Brasileira do cavalo Mangalarga a preocupação da organização foi reunir a família não apenas no entorno das provas de marcha e morfológicas, mas também nas provas funcionais. Por isso, desenvolveram provas com categoria Feminina nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas e provas de Working Penning com Amador, crianças, mulheres e proprietários.
“Reunimos 30 animais nas provas funcionais, quase 70 inscrições no Working Penning e 22 inscrições na provas de Laço”, apontou.
Sobre as provas de Laço com animais Mangalarga, Teixeira afirmou que também surpreendeu, principalmente aos juízes que estiveram presentes na Brasileira. “Eles jamais pensariam em ver Mangalarga de tanta qualidade laçando assim, no galope, troca de mãos, cavalos calmos. Nossa tropa foi muito elogiada e isso mostra que estamos seguindo no caminho certo”, finaliza.
Confira a lista completa dos campeões da Expo Brasileira no site da ABCCRM.
Por: Camila Pedroso/Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
Prosa Mangalarga – Como está o crescimento da Raça Mangalarga fora do estado de São Paulo?
Este é o tema do Prosa Mangalarga de hoje (26). Programa vai ao ar ao vivo pelo canal do Youtube da Associação

A raça Mangalarga do Brasil está em constante crescimento por todo território nacional. A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) vem, com a ajuda dos núcleos regionais, realizando eventos com destaque ao sucesso de público e visitantes.
Para debater estes resultados muito importantes, o programa Prosa Mangalarga de hoje (26), comandado por Dudu Vaz promove um bate-papo com diversos convidados de destaque para abordar o crescimento da raça Mangalarga fora do Estado de São Paulo.
Diego José Teixeira, criador e diretor de fomento do NRCCRM e Lúcio Henrique do Centro de Treinamento Talismã são os convidados para contar suas realidades e crescimento.
O Prosa Mangalarga ainda terá como convidados Almir José Lopes Campos, criador e diretor de núcleos da ABCCRM; Rodrigo Novais, criador e diretor de exposições da ABCCRM e o presidente do Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista.
O programa Prosa é transmitido ao vivo no canal da ABCCRM no YouTube, e pelo Instagram da ABCCRM hoje (26), a partir das 20h.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Beto Falcão
Mais notícias no portal Cavalus
Mangalarga
Esteio/RS sedia a 18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga
Maior evento da raça no Rio Grande do Sul e o segundo mais importante em nível nacional, Expo Brasileira começa amanhã

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga (ABCCRM) juntamente com o Núcleo de Rio-grandense de Criadores da raça Mangalarga promovem a 18ª Expo Brasileira, de 20 a 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS.
Essa é a maior Exposição da raça no estado do Rio Grande do Sul, e acontece dentro da Fenasul e Expoleite.
Segundo a ABCCRM, a escolha em fazer a Expo Brasileira no Rio Grande do Sul, foi em função de ser fora do estado de São Paulo, movimentando o mercado dessa região, apresentando a raça em suas várias funcionalidades.
Além de suas qualidades já reconhecidas de marcha, o cavalo Mangalarga possui uma funcionalidade ímpar, sendo uma ótima opção para o trabalho com o gado. Para comprovar suas aptidões, os núcleos e a associação vem promovendo Provas Funcionais com exemplares da raça, e para essa edição da Expo Brasileira promoverá até provas de gado.
“Cavalo precisa trabalhar aqui no Sul e precisamos mostrar isso para os amantes do cavalo. A Expo Brasileira sendo realizada aqui é uma forma de demonstrar o quão funcional a nossa raça também é. É uma grande oportunidade para isso, temos desenvolvido esse trabalho no Núcleo de trazer a funcionalidade junto com a qualidade morfológica e de marcha da nossa raça que é muito importante, pois é tudo um conjunto”, Diego Teixeira, diretor Fomento do núcleo.
Além das tradicionais provas de Marcha e de Funcionalidade, nessa edição a Expo Brasileira reunirá ainda provas de Working Penning, Três Tambores e Seis Balizas e terá como premiação R$ 20 mil.
O cavalo Mangalarga reúne a família no entorno do cavalo, e na Expo Brasileira serão realizadas provas Femininas, Infantis e de proprietários, a fim de fomentar essa união.
“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos toda a qualidade e funcionalidade do cavalo Mangalarga aos novos entusiastas que querem conhecer de perto o cavalo Mangalarga”, afirma Teixeira.
A Expo Brasileira será transmitida ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalo do país.
Programação da Expo Brasileira:
19/05 – quinta-feira
16h às 18h30 – Provas Funcionais
20/05- sexta-feira
8h às 16h – julgamentos morfológicos
16h às 18h3 – 0 Provas Funcionais
21/05 – sábado
Continuação dos julgamentos e grandes campeonatos
Serviço
18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga
Data: 20 a 22 de maio
Local: Parque Assis Brasil, em Esteio/RS
Transmissão: Ride2Play
Por: Camila Pedroso
Foto: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus