Mangalarga

‘Prosa Mangalarga’ abordará os julgamentos na Nacional

Maior evento da raça está se aproximando e essa é a oportunidade para os criadores esclarecerem suas dúvidas com os experts das modalidades

Publicado

⠀em

Prosa Mangalarga abordará os julgamentos na Nacional

A 44ª Exposição Nacional do Mangalarga do Brasil está chegando, e o evento, que será de 7 a 17 de setembro, já tem movimentação nos bastidores. Pensando nos criadores que estão preparando seus animais para participarem dessa grande exposição da raça e que possuem eventuais dúvidas, o Prosa Mangalarga dessa semana vai ser especial.

Com o intuito de esclarecer todos os pontos sobre a sistemática dos julgamentos, o programa reunirá grandes nomes da raça para trazer todas as questões cruciais para os participantes deste evento, que é considerado o maior da raça.

Sob o comando de Dudu Vaz, o Prosa Mangalarga terá como convidados os criadores Alessandro Procópio e Benedito Carlos, especialistas em Morfologia e Marcha.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), o programa será transmitido ao vivo, na terça-feira (30) a partir das 20h, pelo canal do YouTube da ABCCRM e pelo Instagram @mangalarga_oficial.

Serviço

Prosa Mangalarga

Julgamento das provas na Nacional

Data: 30/08

Horário: 20h

Transmissão ao vivo pelo Youtube da ABCCRM e pelo Instagram @mangalarga_oficial.

Por Grupo Cavalus Comunicação

Fotos: Julio Oliveira

Leia mais sobre o cavalo Mangalarga aqui.

Mangalarga

Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba realiza seu último evento do ano em São José dos Campos (SP)

Cerca de 70 participantes, entre amazonas e cavaleiros, participaram da Cavalgada Cass

Publicado

⠀em

Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba realiza seu último evento do ano em São José dos Campos (SP)

A Cavalgada Cass marca o último evento do ano para o Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba, dessa vez a aventura foi realizada na Fazenda Jardim, localizada em São José dos Campos (SP), no feriado da Proclamação da República (15/11). O evento contou com cerca de 70 participantes, entre amazonas e cavaleiros.

De acordo com Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que apoia o evento, os participantes saíram pela manhã e seguiram em um trajeto de 20 km dentro da propriedade rural, passando por trilhas e uma serra da região.

Último evento Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba

Após a cavalgada foi servido um delicioso almoço, com o tradicional arroz carreteiro feito pelos funcionários do Haras Cass. “O clima agradável entre os participantes proporcionou um ambiente descontraído, além de promover muitas conversas”, ressalta Thomas D’Angieri, organizador do evento e gerente do Haras Cass.

E D’Angieri finaliza, “encerramos mais um ano de muitos eventos importantes para a Raça Mangalarga dá melhor forma possível, que é reunindo os amigos em uma bela cavalgada com o ‘Cavalo de Sela Brasileiro’”.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Beto Falcão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Cavalos Mangalarga participarão do maior Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho neste sábado

São 73 inscrições no total, os animais Mangalarga vão disputar 4 categorias da competição. A criadora Camila Glycerio de Freitas destaca seu preparação para o evento

Publicado

⠀em

Cavalos Mangalarga participarão do maior Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho neste sábado

A cidade de Jaguariúna (SP) vai sediar pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho, que acontece neste sábado (11/11). Nesta edição, a competição recebeu 73 inscrições de diversas raças de equinos, e tornou-se o maior número de inscritos desde a fundação da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET).

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

O evento é apoiado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), e contará com a participação de animais da raça, que vão disputar 4 categorias do campeonato. Ney Messi, presidente da ABET, destaca a expansão da modalidade. “Estamos muito felizes, pois o crescimento da modalidade este ano é notável, temos uma média boa de inscrições e cavalos novos estão sempre chegando”.

Entre os participantes do campeonato está Camila Glycerio de Freitas, criadora há 24 anos da Raça Mangalarga. “Quando conheci o Mangalarga em 1999, elegi ele o meu cavalo de sela para todas as modalidades das quais participava e ainda participo, apesar dos meus 69 anos. Desde então são
20 anos me esforçando para colocar nosso cavalo nos esportes equestres”.

Glycerio destaca sua preparação para a competição, “monto diariamente na ‘Conexão Equestre’ com meu mestre Kether Van Prenhe Arruda. Estamos há seis meses trabalhando com a minha égua LUA MANGABAIA (T.E.), estamos sincronizadas fazendo um conjunto. O grande teste será no Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho”.

Serviço
Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho
Data: 11/11 (sábado)
Horário: A partir das 7h30
Local: Agro Maripá, Jaguariúna (SP)

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Arquivo/Isabela Soger

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga participam da 60ª Expo Rio Preto

Criatórios de diversas regiões do estado de São Paulo e também de Brasília (DF) prestigiaram o evento

Publicado

⠀em

Mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga participam da 60ª Expo Rio Preto

A 60ª Expo Rio Preto recebeu cerca de três mil animais, entre eles, estavam os mais de 90 cavalos da Raça Mangalarga, que participaram da exposição, vindos de criatórios de diversas regiões do estado de São Paulo e também de Brasília (DF). O evento foi realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto e apoiado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Expo Rio Preto

Os julgamentos de Morfologia, Provas Funcionais e Marcha ocorreram nos dias 13 a 14/10. Adib Ismael Junior, organizador da exposição, declarou que os melhores exemplares da raça participaram da exposição. “Grandes criatórios prestigiaram o evento e realizaram uma boa disputa entre os animais, proporcionando um espetáculo ao público presente”.

Ismael também destacou a infraestrutura do evento, ”muitos criadores elogiaram o suporte que a prefeitura ofereceu para os julgamentos. A exposição contou com um excelente clima de amizade, que é característico da família mangalarguista”.

Ainda durante o evento o Núcleo do Mangalarga do Noroeste Paulista homenageou dois grandes criadores, Nilton Cassiano Sant’anna e Felippe de Paula Cavalcanti de Albuquerque Lacerda Filho, que receberam um agradecimento especial pelo trabalho realizado para impulsionar a criação do Mangalarga na região. O prefeito, Edinho Araújo, e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, participaram da homenagem.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Arquivo/ABCCRM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

ABCCRM firma parceria com o Instituto Goiano de Direito e oferece descontos nos cursos aos associados

As pós-graduações em Direito do Agronegócio, Licitações e Contratos Administrativos, Direito Processual Civil, entre outros, terão desconto de 25%, sejam presenciais ou online

Publicado

⠀em

ABCCRM firma parceria com o Instituto Goiano de Direito e oferece descontos nos cursos aos associados

O Instituto Goiano de Direito (IGD) é uma instituição de ensino e pesquisa jurídica, dedicada a promover o conhecimento na área do Direito. A partir do mês de outubro os associados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) terão desconto de 25% em todos os produtos do IGD, sejam presenciais ou online, durante o ano todo.

Entre as pós-graduações oferecidas estão: ‘Direito do Agronegócio’, ‘Licitações e Contratos Administrativos’ e ‘Direito Processual Civil’. Os cursos são 100% online, com aulas ao vivo e orientadas por profissionais renomados do setor. Para garantir o desconto basta apresentar a carteirinha da associação.

Instituto Goiano de Direito

De acordo com o IGD, os cursos oferecidos se destacam pelo robusto conteúdo e por sua metodologia dinâmica, que conduz ao aprendizado prático-profissional, além do estudo aprofundado sobre os dispositivos legais que regulamentam todos os setores o agro, vislumbrando sempre a aplicação da norma ao caso concreto.

Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM, destacou a importância da parceria. “É uma excelente oportunidade de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos associados, estamos muito satisfeitos com a parceria com o IGD e espero que a família Mangalarga aproveite os cursos”.

Mais informações: https://portaligd.com.br/ • (62) 3954-0082

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Beto Falcão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Encontro Nacional de Muladeiros tem fomento da raça do Cavalo Mangalarga

O evento atraiu cerca de 20 mil pessoas e contou com a participação de grandes criatórios mangalarguistas

Publicado

⠀em

Encontro Nacional de Muladeiros tem fomento da raça do Cavalo Mangalarga

O Poeirão do Encontro Nacional de Muladeiros aconteceu no último fim de semana de setembro, no município de Jundiaí (SP). O evento foi criado para reunir criadores de mulas, mas devido ao sucesso, foi estendido a todos equinos de marcha. Nesta edição, o encontro atraiu cerca de 20 mil pessoas para a Cidade Administrativa Jundiaí.

De acordo com Lucas Schiavi, um dos organizadores do ‘Circuito Nacional de Muladeiros’ e ‘Poeirão’ há 2 anos, foram 324 inscrições no total, sendo 194 cavalos e 130 muares, entre os cavalos 43 animais são da Raça Mangalarga. Shiavi conta que a grande participação do ‘Cavalo de Sela Brasileira’ foi muito importante no Encontro Nacional de Muladeiros. “As éguas Mangalarga são as matrizes perfeitas para a criação de muares, por isso celebramos essa grande participação da raça”.

Luiz Felipe Ribeiro Benedito, conhecido como Carijó e participante de Poeirões desde os 12 anos, ficou em 2° lugar com a égua Ilha Bela da Janga na categoria ‘Égua Mangalarga Dente de Leite’. Carijó conta que ficou maravilhado com a participação dos grandes criatórios no evento. “Foi um dos melhores Poeirões que já tivemos, parecia que estávamos na Exposição Nacional  Mangalarga, em que os melhores da raça competem”.

Luís Fernando Sianga, diretor da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), ressalta que o Poeirão do Encontro Nacional de Muladeiros foi um sucesso colaborando assim positivamente para o fomento da raça. “O público pode presenciar a qualidade e maciez da Marcha atual do Mangalarga, além da beleza diferenciada destes animais. A participação de grandes criatórios mangalarguistas foi importante para mostrar o que temos de melhor dentro da raça hoje, afinal estiveram presentes alguns campeões nacionais”.

Samuel Moreira, proprietário do Haras do Samuca e participante há 2 anos dos Poeirões, ficou em  4° lugar no ‘Campeonato de Marcha’ com a égua Jade do AEJ, na categoria ‘Égua Diagonal Dente de Leite’. Samuel também concorda que o evento pode mostrar as habilidades do Cavalo Mangalarga.  “A competição foi de alto nível entre animais presentes em pista, o que comprovou a qualidade de Marcha do nosso cavalo. O Poeirão é um evento que atrai muitas pessoas, por isso é um fomentador de novos associados”.

Conheça os Cavalos Mangalarga campeões do Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros

Égua Mangalarga Dente de Leite
1° Evidência da Sinha Maria
2° Ilha Bela da Janga
3° Inglaterra do Gadu
4° Jade do AEJ
5° Habilidosa do Gadu

Cavalo Mangalarga Dente de Leite
1° Remulo do HIC
2° Fenômeno do Braido
3° Domínio do EFI
4° Habilidosa do Gadu

Cavalo Mangalarga Adulto
1° Augustus do EFI
2° Titan do Vassoural
3° Malauwi MT
4° Estilo do Urbano
5° Quartzo Rio das Flores

Égua Mangalarga Adulta
1° Ilka do AEJ
2° Primeira Dama da Bica
3° Donzela da Sabaúna
4° Graziela SP do Papu
5° Valiosa EEG

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Arquivo ABCCRM 

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

60ª Expo Rio Preto recebe Exposição do Cavalo Mangalarga

Cerca de 120 animais da raça serão julgados nesta sexta-feira (13/08) até domingo (15/08) nas categorias de Marcha/Dinâmica e Morfologia

Publicado

⠀em

60ª Expo Rio Preto recebe Exposição do Cavalo Mangalarga

A ‘Expo Rio Preto’ é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, considerada uma das maiores feira pecuária do estado de São Paulo. Nesta 60ª edição, recebeu mais de três mil animais, entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes regiões do país. Uma das atrações do evento são os 120 cavalos da raça Mangalarga.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), os julgamentos de Morfologia ocorrem nesta sexta-feira (13/10) até domingo (15/10), as Provas Funcionais aconteceram no sábado (14/10), a partir das 13h. A comissão de jurados será formada por Luiz Roberto Domingues Ramos Filho, na Marcha/Dinâmica, e Marcelo Leite Vasco de Toledo, que avaliará Morfologia dos animais participantes.

Adib Ismael Junior, organizador da exposição, conta que a expectativa para o evento está alta. “A Expo Rio Preto é um grande evento que consegue difundir o setor agropecuária do noroeste paulista para o Brasil, com o feriado do dia 12 de outubro acreditamos que vai atrair ainda mais público. Por isso, é uma excelente vitrine para a raça ”.

E Ismael finaliza,”o Mangalarga é um cavalo que vale a pena conhecer, entre suas características estão a Marcha elegante, resistência física e temperamento manso. Venha se encantar por esses grandes animais na 60ª Expo Rio Preto. 

Serviço

Exposição do Cavalo Mangalarga na 60ª Expo Rio Preto

Data: 13 a 15/10
Local: Rua Daniel Antônio de Freitas, 115, Distrito Industrial, São José do Rio Preto (SP) – Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucato
Entrada e estacionamento gratuitos

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Arquivo ABCCRM 

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros tem participação do Cavalo Mangalarga

O evento acontece no dia 30/09 e contará com a participação de grandes Haras, Fazendas e Ranchos mangalarguistas

Publicado

⠀em

Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros tem participação do Cavalo Mangalarga

O Encontro Nacional de Muladeiros ocorre nos dias 28/09 a 01/10, no município de Jundiaí (SP), localizado a 47 km da capital paulista. O evento tem como objetivo reunir os criadores de mulas, mas também possui provas para equinos de diversas raças, incluindo a Raça Mangalarga. O encontro conta com apoio da Prefeitura da cidade e com a realização da Associação Agrícola de Jundiaí.

No dia 30/09, a partir das 9 horas, acontece uma das principais atrações do Encontro Nacional de Muladeiros: o Poeirão, que irá promover a prova de Marcha e distribuir R$ 100 mil em premiações aos campeões.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) acredita que o evento é uma oportunidade de mostrar a qualidade de Marcha do ‘Cavalo de Sela Brasileiro’, por isso apoia e incentiva a participação no Poeirão.

Até o momento as propriedades, que criam Cavalos Mangalarga, confirmaram a presença no evento, como: Haras Gadu, Haras Tarlim, Haras Braido, Haras BPK , Haras da Chave, Haras EFI, Fazenda Dobrada, Rancho RBV e Rancho Taquara.

Conheça as categorias do Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros: Marcha de Centro Macho e Fêmea

Cavalo Dente de Leite MM Batida, Égua Marcha Picada Dente de Leite, Cavalo Mangalarga, Cavalo Marcha Picada Dente de Leite, Égua Dente de Leite MM Batida, Égua Mangalarga, Égua Marcha Picada Jovem até 7 anos, Cavalo Marcha Batida Jovem até 7 anos, Égua Mangalarga Adulta, Égua Marcha Batida Jovem até 7 anos, Cavalo Marcha Picada Jovem até 7 anos, Égua Marcha Batida Adulta, Cavalo Marcha Picada Adulto, Égua Marcha Picada Adulta,Cavalo Marcha Batida Adulto, Mirim até 12 anos, Amazonas e Campeão dos Campeões.

Acompanhe as redes sociais da entidade e conheça mais sobre a raça: @mangalarga_oficial / portal: www.cavalomangalarga.com.br.

Serviço:

Poeirão no Encontro Nacional de Muladeiros
Data: 30/09
Horário: 09 horas
Local: Jundiaí (SP)

Mais informações sobre o evento: Carlim Taquaraçu (31) 99991-9648

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Arquivo ABCCRM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolução zootécnica durante a 45ª Exposição Nacional no Centro Hípico de Tatuí

ABCCRM celebra o sucesso do evento, que contou com cerca de 100 expositores de 8 estados brasileiros, além do aumento dos animais da raça Mangalarga de pelagens

Publicado

⠀em

Cavalo Mangalarga apresenta sua evolução zootécnica durante a 45ª Exposição Nacional no Centro Hípico de Tatuí

A Raça Mangalarga está no auge de sua evolução zootécnica e durante 45ª Exposição Nacional, que aconteceu no Centro Hípico de Tatuí (CHT), localizado na região metropolitana de Sorocaba (SP), foi possível conferir a qualidade das tropas apresentadas nos dias 07 a 16 de setembro.

De acordo Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que promove o evento, a raça vem ao longo dos anos consolidando a sua marcha, docilidade e andamento progressivo, além de aprimorar suas diversas habilidades, como participação em longas cavalgadas e agilidade nas provas funcionais, laço e tambor.

Animais que se destacaram nas pistas

No Grande Campeonato a égua Evidência da Tarlim (T.E) (Lyon da Piratininga (T.E) X Elisa do Araxá (T.E)) e o cavalo Quartzo da Santa Cecília (NETUNO R.A.A. X LAIS RU) foram os campeões nacionais desta edição. Confira os resultados completos dos julgamentos: https://cavalomangalarga.com.br/eventosResultadoDetalhes?id=2582&ano=2023&tipo=E

”Os animais estão evoluindo e se aproximando cada vez mais do que chamamos de ‘cavalo ideal’. Por isso, o Mangalarga é um cavalo que realmente vale a pena experimentar, além de se diferenciar pela beleza. Convido a todos, que possam conhecer a nossa raça, acompanhar o avanço zootécnico que conquistamos ao longo dos anos”, conta Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.

Aumento nas participações nas provas

Durante o evento alguns números entraram para história da entidade, como os cerca de 100 expositores que vieram dos estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outro destaque são as 180 inscrições de ‘Pelagens’ que representam 50% das inscrições da Nacional. Rabinovich conta que esses números representam a expansão da raça no Brasil. “Os pequenos criadores e usuários são a maioria no segmento de pelagens, isso mostra a nossa expansão no mercado equestre e que o Mangalarga é um cavalo acessível”.

Para além da competição há também uma grande confraternização entre as famílias mangalarguistas, que são as ‘Provas Sociais’, os participantes são os proprietários, criadores, filhos, netos e sobrinhos, que compartilham a paixão em criar cavalos. Nesta edição, cerca de 64 crianças e adultos demonstraram sua desenvoltura no ‘Cavalo de Sela Brasileiro’.

Movimento no comércio e a tradição do Cavalo Mangalarga

A 45ª Exposição Nacional Mangalarga marcou o quarto ano consecutivo que o evento acontece no Centro Hípico de Tatuí, o que causou movimento no comércio e atraiu a atenção do público local. “Conseguimos lotar todos os hotéis, além de gerar um grande efeito nos restaurantes da cidade. O evento já virou uma atração turística em Tatuí”, ressalta o presidente da ABCCRM.

”São 45 edições da ‘Exposição Nacional Mangalarga’, isso mostra a tradição da nossa maior festa, que apresenta os animais de referência para a raça. Por isso, celebramos nosso cavalo genuinamente brasileiro, que busca manter a tradição e continuar evoluindo, dessa forma nos adaptarmos aos novos tempos e ao desejo do mercado”, ressalta Rabinovich.

Rabinovich finaliza agradecendo a equipe e comemorando o sucesso do evento. “Tivemos um grande número de expositores, ou seja, estamos aumentando a nossa base de criadores. Também parabenizo os protagonistas dessa exposição, que são os expositores, criadores, usuários, equipe da ABCCRM e principalmente os cavalos Mangalarga que deram show em pista”.

Acompanhe as redes sociais da entidade e conheça mais sobre a raça: @mangalarga_oficial / portal: www.cavalomangalarga.com.br 

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Julio Oliveira

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Uma das associações de cavalos mais antigas do Brasil comemora 89 anos de fundação

Descubra como um príncipe e um barão contribuíram para o surgimento do Mangalarga no Brasil; Raça que se desenvolveu por todo o território nacional, teve origem nos anos de 1800 em MG

Publicado

⠀em

Uma das associações de cavalos mais antigas do Brasil comemora 89 anos de fundação

Uma das principais associações de raças equinas do Brasil, está comemorando 89 anos de fundação. Em 25 de setembro de 1934, estimulada por técnicos competentes e amparada por iniciativas governamentais, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). Hoje, a entidade representa um dos maiores plantéis de equinos do Brasil, formado por mais de 200 mil animais registrados, no Stud Book da ABCCRM.

Com sede na capital paulista, a entidade foi criada com o apoio técnico de membros do governo estadual e federal. Uma circular dirigida a um grupo de criadores, assinada por Paulo de Lima Corrêa, da Secretaria da Agricultura, e Augusto de Oliveira Lopes, do Ministério da Agricultura, incentivou a instalação do registro genealógico e da associação do Mangalarga, que teve como primeiro presidente o criador Renato Junqueira Netto.

Início da seleção da raça de cavalos

Primeira exposição da raça

O início da seleção do Mangalarga deu-se em 1812, na fazenda Campo Alegre, em Baependi, hoje município de Cruzília (MG), onde Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, instalou-se. Consta, ainda que nesta data, teria o Barão recebido de presente do Príncipe Regente D. João VI um cavalo Álter, que passou a usar como garanhão em suas éguas. Os animais oriundos destes acasalamentos originaram os exemplares que constituíram a raça.

Em 1928, o zootecnista Paulo de Lima Corrêa, através de um profundo estudo lançou as bases da caracterização do cavalo Mangalarga. Entusiasmado com a dedicação do técnico, dois criadores paulistas, Dr. Celso Torquato Junqueira e Renato Junqueira Netto, reuniram um grupo de criadores com a finalidade de definir os critérios de seleção da raça. Essa mesma comissão foi responsável pela elaboração do estatuto de fundação da ABCCRM.

A Família Junqueira e o desenvolvimento do Mangalarga

Celso Junqueira

Traçar um histórico da raça Mangalarga equivale a narrar a história dos ‘Junqueira’, sobrenome da família mineira, considerada a primeira criadora de Mangalarga no Brasil. Anos mais tarde, membros da família mudaram-se para São Paulo e com eles carregaram o cavalo e as montarias em Mangalarga. A famosa raça de equinos logo contagiou os paulistas, que a adotaram e disseminaram por todos os municípios de São Paulo e estados vizinhos.

Provavelmente foi Napoleão Bonaparte, ao invadir Portugal, obrigando Dom João VI a mudar-se com a corte para o Brasil, quem primeiro contribuiu para a formação da raça. Com Dom João VI, vieram também os melhores exemplares da raça Álter da Coudelaria Real de Álter do Chão. No início deste século, muitos criadores introduziram, esporadicamente, no Mangalarga, as raças Árabe, Anglo Árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse.

Seleção da raça e mercado no Brasil

Nesses 89 anos de história, vários momentos foram importantes para desenvolvimento e crescimento da raça, em especial animais que direcionaram a criação nacional. “O primeiro Mangalarga considerado padrão foi o ‘Colorado’, que até hoje tem sua linhagem disseminada nos criatórios. E em outro momento da história, na década de 1970, ‘Turbante JO’ se tornou outra referência na criação de Mangalarga”, lembrou o criador Raul de Almeida Prado.

“De 2021 a 2023, realizamos 50 exposições que destacaram a qualidade genética do Mangalarga. Investimos quase R$ 700 mil em copas de Marcha e Função. Expandimos nossas modalidades por meio de parcerias. Fortalecemos o mercado de cavalos com a chancela de 21 leilões. Tivemos 4.210 nascimentos de pelagens registrados e 6.441 inscrições de pelagem nas exposições de 2021, 2022 e 2023”, destacou Eduardo Rabinovich, atual presidente da ABCCRM.

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/Beto Falcão e Arquivo da ABCCRM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga

Presidente da ABCCRM apresenta avanços da Raça Mangalarga durante evento em Tatuí (SP)

A realização de 50 exposições com o apoio da ABCCRM, o investimento de R$ 700 mil em copas, o incentivo a 11 ‘poeirões’ e novas parcerias, estão entre as conquistas anunciadas na Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga

Publicado

⠀em

Presidente da ABCCRM apresenta avanços da Raça Mangalarga durante evento em Tatuí (SP)

Em cerimônia, que contou com a presença de autoridades e marcou a abertura oficial dos julgamentos da 45ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Eduardo Rabinovich, apresentou importantes avanços da entidade e dos eventos da raça no Brasil. A exposição, com entrada gratuita, ocorre até 16/09, no Centro Hípico de Tatuí (CHT), no interior paulista.

De acordo com o presidente, de 2021 a 2023 foram realizadas 50 exposições, que ressaltaram a versatilidade e qualidade genética da raça. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, foram investidos quase R$ 700 mil, em seis copas de Marcha e Função. “Incentivamos 11 ‘Poeirões’ em todo o Brasil. Expandimos as nossas modalidades, a partir de importantes parcerias com ABET e a Diretoria de Enduro Equestre da Confederação Brasileira de Hipismo”, destacou.

“Uma iniciativa inédita, reuniu mais de 160 criadores em um simpósio que abordou importantes temas para o futuro da ABCCRM. No projeto ‘Gerando Campeões’, tivemos a participação de 60 criatórios. Investimos em cursos para novos jurados. Fortalecemos o mercado do cavalo com a chancela de 21 leilões. Além de tudo isso, investimos em melhorias, como a implantação do ‘Power BI’, no Stud Book da Associação”, frisou o presidente.

“Um novo sistema de Comunicação de Coberturas está a caminho. Nosso crescimento também é evidente nas pelagens, com 4.210 nascimentos, de 2021 a 2023, e 6.441 inscrições por pelagem, nas exposições destes mesmos anos. Juntos, fortalecemos o Mangalarga, garantindo sua excelência, tradição, evolução e inovação”, finalizou Rabinovich. Na ocasião, a ABCCRM ainda homenageou colaboradores, criadores que chancelaram leilões e patrocinadores. 

Cerimônia contou com a presença de autoridades locais

Miguel Lopes, prefeito de Tatuí, Douglas Dalmatti, secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cristina Granato, administradora de eventos do CHT, César Iembo, vice-presidente de Exposições e Esportes, Eduardo Silvestri, diretor de Pelagens, além de outros diretores adjuntos da Associação, prestigiaram a cerimônia, que foi encerrada com o ‘Desfile das Bandeiras’, no maior evento nacional do ‘Cavalo de Sela Brasileiro’.

Confira a programação completa da ‘45ª Exposição Nacional do Mangalarga’ nas redes sociais e no portal da ABCCRM 

Serviço:
45ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga
Data: 07 a 16 de setembro de 2023
Local: Centro Hípico de Tatuí – Rodovia SP141, Tatuí (SP)

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Foto: Beto Falcão e Jean Philippe Vasconcelos

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo