A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) publicou as recentes alterações no regulamento do Registro Genealógico do Stud Book. De acordo com a entidade o objetivo é acompanhar a evolução do mercado e as demandas dos associados, as mudanças entraram em vigor em fevereiro.
As propostas foram feitas pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e aprovadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), trazem inovações importantes para o registro e a gestão dos animais da raça Quarto de Milha.
Confira algumas atualização no regulamento do registro genealógico da ABQM:
Nova classificação das pelagens rosilhas: conforme o capítulo VI do novo regulamento, as pelagens rosilhas foram desmembradas de acordo com a pelagem base do animal, resultando nas seguintes classificações: Rosilho de preto; Rosilho de alazão; Rosilho de baio; Rosilho de Palomino; Rosilho de castanho; Rosilho de zaino; Rosilho de lobuno.
Quem tem cavalo rosilho precisará atualizar o registro do seu animal, podendo levar o animal até um evento oficial da associação para ter o documento atualizado sem custo, ou solicitando um inspetor técnico para efetivar a correção de pelagens.
Fim do arrendamento de animais de acordo com o capítulo XIV, que trata da propriedade, cessão e transferências, a ABQM não aceitará mais o arrendamento de animais. Agora, o criador terá à sua disposição apenas duas opções: Transferência de propriedade do animal e Transferência com alienação.
Prazo para registro de animais no Stud Book, conforme o capítulo VII, artigo 23, os animais devem ser registrados com idade máxima de 5 anos hípicos. Após esse período, o registro ainda será possível com pagamento de uma taxa adicional. O criador que tiver animais nesta faixa de idade deverá ter o seu processo de registro finalizado na ABQM até 30/06/2025 para que não seja gerada a nova taxa de animais registrados acima dos cinco anos.
Microchipagem: conforme o capítulo x, artigo 44; a partir de 1º de julho de 2025, todos os animais participantes de atividades equestres como provas oficiais ou oficializadas e leilões oficiais deverão, obrigatoriamente, estar microchipados e homologados, ou seja, o número do chip precisa estar no registro (SRG da Associação) para sua participação.
Para saber se o seu animal está homologado consulte o registro no site oficial da ABQM. O número do chip deverá constar no registro do animal. Caso não conste, consulte um inspetor técnico ABQM para solicitar a homologação.
A partir do dia 01/07/2025 os animais deverão, obrigatoriamente, estar microchipados e homologados junto a ABQM para terem suas inscrições efetivadas e/ou seus resultados validados nos eventos oficiais e oficializados ABQM.* Inclusão de regras de importação de embriões: o capítulo XVII do regulamento também sofreu alterações significativas relacionadas à importação de embriões, trazendo maior controle e padronização ao processo.
Alteração nos critérios para importação de animais, conforme o anexo I do SRG. Os animais que não deram entrada do processo na ABQM terão até 30/06/2025 para enviarem a sua certificação zootécnica. A partir de 01/07/2025 os animais deverão estar enquadrados as regras do Anexo I do 17° Regulamento.
Confira na íntegra o novo regulamento com as principais mudanças destacadas em vermelho. Link
Por Giovanna Catanho/Portal Cavalus (Com informações da ABQM)
Foto: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.