Quarto de Milha

ABQM Awards premiará os mais pontuados de 2019

Festa acontece amanhã, 28 de fevereiro, na capital paulista. Serão mais de 260 prêmios ofertados

A raça Quarto de Milha está em festa! Conhecido como o ‘Oscar do QM’, o ABQM Awards, em sua 13ª edição reunirá criadores, proprietários, competidores, artistas e importantes nomes do mercado da equinocultura brasileira em São Paulo.

Mais de 260 pessoas serão homenageadas e premiadas. Dessa forma, o ABQM Awards premia os mais pontuados na temporada de 2019. Já o Hall da Fama – em sua 10ª edição – eterniza destacados animais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da raça no Brasil.

Entre os mais pontuados do Ranking Geral, o melhor Criador é Eduardo Kucinski, do Haras Two Brothers, que somou 1857,75 pontos. Enquanto o melhor Proprietário é o Haras Raphaela, com 983,25 pontos.

Localizado em Umuarama/PR, o Haras Two Brothers de Eduardo Kucinski é um dos criatórios mais respeitados do Quarto de Milha. Assim como o Haras Raphaela, conhecido por sua ótima estrutura, inovações e amimais de ponta, localizado em Tiete/SP.

Os prêmios do Ranking Geral, do mesmo modo que para cada modalidade, são dados nas categorias: Macho, Fêmea, Puro Castrado, Reprodutor, Reprodutora, Competidor Aberta, Amazona, Competidor Amador, Competidor Jovem, Proprietário e Criador.

ABQM Awards premiará os mais pontuados de 2019
Haras Two Brothers. Foto: Cedida

Melhor Criador

A trajetória de Eduardo Kucinski e do Haras Two Brothers começou em 1987, na fazenda dos seus pais, em Cascavel/SP. No início, com a criação de animais mestiços, até que chegou o primeiro garanhão da raça Quarto de Milha.

“Fomos formando o plantel devagar. Primeiro One More Shady (Shady Leo x ST Cajuina), com quem conseguimos fazer os primeiros campeões Potro do Futuro em 2000. Logo após, veio o Shady King Times, que nasceu lá em Cascavel”, lembra o criador.

Passado alguns anos, o Two Brothers se transferiu para Umuarama/PR quando Eduardo foi fazer faculdade na cidade. “A cada ano, uma alegria maior que a outra. Até que trouxemos o Aim Ta Fame. Potro ganhador nos Estados Unidos, em Três Tambores e Corrida, com uma mãe excepcional”.

De acordo com ele, foi um divisor de águas para a história do criatório. “Investimos em genética, matrizes importantes, ganhadoras, produtoras. Que é hoje o nosso foco, principalmente, melhoramento das matrizes”, reforça.

Entre os animais importantes do Two Brothers, Blue Breaker Chid, Mister Cat Star, entre outros. Que passaram pelo local que tem 68 cocheiras, mais de 450 animais, 23 funcionários, duas pistas, redondel.

Sobre levar o prêmio de melhor criador da temporada, Eduardo pondera que é devido ao resultado do trabalho feito diariamente no haras. “Profissionalismo e seriedade. E agradecemos aos nossos amigos e clientes, que compram os nossos produtos”.

ABQM Awards premiará os mais pontuados de 2019
Haras Raphaela. Foto: Cedida

Melhor Proprietário

O Haras Raphaela está entre os maiores complexos equestres da América Latina. São 12 mil m² de área construída, com pistas para competições, 352 baias de alvenaria, espaço gourmet, Raphaela Halls para shows, formaturas, leilões.

O amor pelos cavalos sempre esteve presente na família Rugolo. Desde as cavalgadas realizadas por Dirley em companhia das filhas Caroline e Louise, ainda pequenas, até quando foram apresentados a modalidade Três Tambores.

Incentivado pela dedicação de suas filhas ao esporte e o comprometimento de sua esposa Rose com os cavalos, Dirley buscou, em 2007, um local que oferecesse estrutura ideal para a criação e treinamento dos animais. Esse foi o primeiro passo para a concretização de um sonho da família, a aquisição do haras, que deu o nome de sua primogênita Raphaela.

A inauguração foi em 2009, com a realização do 1º Grand Prix Haras Raphaela, o maior evento já realizado nos Três Tambores até então. A missão da família Rugolo é levar a quem frequenta o local mais conforto possível e um leque de opções para os realizadores de eventos.

Hoje, são estrelas do HR: Firewater Flying, PG Blue Max Jazzy, Cutter, Royal Dash Toll Car, My Stud Leroy, Streak Of Moon. E ainda: Roseanna Seis, Linda Ta Fame EK, Guerra Dash HR, Famous Pawn Star, Fling N My Glass, French Girl HR, entre outros.

ABQM Awards premiará os mais pontuados de 2019
Carol Rugolo. Foto: Arquivo Pessoal

Melhor Amazona

Caroline Scomparim Rugolo Fioravanti está entre os premiados do ABQM Awards com o prêmio de melhor Amazona no Ranking Geral, 619,75 pontos. Premiação que ela também receberá nos Três Tambores.

 Entre as competidoras mais pontuadas da raça, Carol também receberá o troféu de melhor Amador no Geral e Três Tambores. Serão quatro premiações coroando mais um bom ano da atleta, que representa, inclusive, o Haras Raphaela.

Conhecida não só por todo seu talento em pista, bem como pelo seu jeito simples e atencioso com todos, Carol estará nessa premiação pelo terceiro ano. Já que em 2017, conquistou o Awards como melhor Amazona no Ranking Geral e nos Três Tambores. Repetindo o feito em 2018 e agora em 2019.

“Todo ano traçamos algumas metas. Nos últimos anos, graças a Deus, consegui alcançar cada uma delas. Trazer esses títulos para casa é especial. O ABQM Awards é um dos mais cobiçados e desejados. Não só por competidores dos Três Tambores, mas também de qualquer outra modalidade. E isso é o que faz todo empenho e dedicação valerem a pena”, conta Carol Rugolo.

Entretanto, ela não subirá ao palco para receber os prêmios, pois está nos Estados Unidos defendendo as cores do Brasil na Seminal do The American. “É um sonho! Desde pequena via exemplos de atletas brasileiros representando o país cada qual em sua modalidade. Hoje poder representar o Brasil no meu esporte é uma honra”.

Por fim, Carol conta que está preparada para o momento e promete toda garra para animar a torcida brasileira.

ABQM Awards premiará os mais pontuados de 2019
Sidnei Junior. Foto: Hugo Lemes

Melhor Competidor Aberta

O jovem, conhecido como o ‘fenômeno’ dos Três Tambores, receberá o premio de melhor Competidor Aberta do Ranking Geral da ABQM 2019, com 2098,25 pontos. Por conseqüência, a mesma premiação do ranking de Três Tambores na temporada passada. Inúmeros feitos marcam a carreira dele.

Entre eles, ultrapassar o mestre Vagner Simionato como o competidor mais pontuado de todos os tempos da ABQM. Sidnei Junior tem hoje 8666,50 pontos no ranking. Antes de mais nada, ele é também o atual recordista mundial dos Três Tambores – 16s374 em setembro do ano passado com Game Boy EK. Ano passado, aliás, conquistou um feito de inédito de ficar ek primeiro, segundo e terceiro no Potro do Futuro Aberta ABQM.

Sem dúvida, Sidnei Pereira da Silva Junior é ‘o cara’ dos Três Tambores com apenas 26 anos. Começou a competir aos sete anos e tornou-se profissional á menos de dez anos. O atleta tem como referência o pai, que para ele é seu ídolo. Irmão de outra fera da modalidade, Kelly Caroline Pereira.

Foi por influência do pai que o treinador Sidnei Junior entrou para o cavalo. “Aos 13 anos, eu que preparava os animais que ia montar. E era cobrado pelo meu pai para fazer o melhor. Porém, chegou um tempo que eu não podia mais correr na jovem, pois já me consideravam profissional, pelo fato de estar sempre ganhando”, lembra.

Foi alçando vôos mais alto, sobretudo, que o jovem se firmou como treinador. Saiu de casa e foi ter sua carreira própria. Sucesso, desafio, aprendizado e muitos prêmios. Sem contar na quantidade de tempos na casa dos 16 segundos, que deve estar chegando perto dos 300.

Fique por dentro: www.abqm.com.br.

Fonte: ABQM
Colaboração: Verônica Formigoni e Analúcia Araújo
Foto de chamada/Crédito: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus