Quarto de Milha

Carol To Fly MPQ e Game Boy EK recebem o ABQM Awards

Ambos ficaram no topo do Ranking Geral do Quarto de Milha como melhor Fêmea e melhor Macho da temporada 2019

O 10° Hall da Fama e 13º ABQM Awards acontecem no próximo dia 28 de fevereiro em São Paulo. O palco da Casa Giardini receberá, portanto, os melhores do Ranking Geral ABQM, assim como os mais pontuados por modalidade. E ainda os homenageados que contribuíram para o fomento do Quarto de Milha.

O ‘Oscar’ da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha premiará como melhor Fêmea do Ranking Geral 2019 a égua Carol To Fly MPQ. Filha de Victory Fly VM e Carol Streak, nasceu no Brasil em 2011. Dessa forma, está alojada no Pegos Ranch, em Martinópolis/SP.

Criada por Marcello Pires de Queiroz Assis e de propriedade de Marinaldo Aparecido PegosSouza, Carol To Fly MPQ somou 219,25 pontos ano passado. A saber, campeã 13ª Copa dos Campeões ABQM, 10° Gran Prix Raphaela, terceiro lugar Congresso ABQM, entre as mais importantes conquistas, entre outras provas.

“Carol chegou ao título por participar de vários campeonatos durante o ano. É uma égua muito constante e não compete apenas nas categorias abertas. Além disso, entra em pista também na Feminina, com minha esposa Mirna, e na jovem com meu filho Pedro. Acredito que isso fez com que ela alcançasse essa pontuação expressiva”, conta Marinaldo.

Carol To Fly MPQ e Game Boy EK recebem o ABQM Awards
Carol To Fly MPQ. Foto: Beto Negrao

Carol To Fly MPQ

Foram aproximadamente 15 primeiros lugares em diversas provas em 2019. Da sua habilidade, Marinaldo destaca velocidade. “Independente da pista que está ela corre muito entre um tambor e outro. Sobretudo, na reta final. Certamente isso faz a diferença”.

Antes de tudo, a égua já tem filhos em treinamentos, mas não estão estrearam nas pistas ainda. Segue, dessa forma, na reprodução, coletando embrião. A estreia de seus filhos será em 2021. “Acredito que vai ser uma boa matriz, já que seu primeiro filho que estou treinando tem a mesma velocidade dela e muita habilidade”, reforça o treinador e proprietário.

Os planos para o futuro são de mantê-la em treinamento, correndo provas e pontuando. De acordo com Marinaldo, Carol To Fly MPQ é uma boa competidora, constante. E, subir ao palco do ABQM Awards para receber um prêmio por ela, sem dúvida, está gerando uma grande expectativa.

“A sensação que sinto é até difícil de explicar. Trabalhei muito por isso, mas não é fácil. Envolve não só um bom animal, assim como um trabalho de equipe. Tudo tem que dar certo durante o ano, sem lesões por exemplo. Temos no Brasil bons treinadores e éguas bem competitivas, por isso não foi fácil. Só tenho que agradecer.”

Carol To Fly MPQ e Game Boy EK recebem o ABQM Awards-Carol To Fly1
Game Boy EK. Foto: Hugo Lemes

Game Boy EK

Com 308 pontos, Game Boy EK receberá o prêmio de melhor Macho do Ranking Geral da ABQM 2019. E ainda o de melhor Puro Castrado. O atual recordista mundial na modalidade Três Tambores é filho de um dos garanhões chefe do Haras Two Brothers, Aim Ta Fame.

Produtor de mais de R$ 3 milhões, de acordo com o SGP Sistema. Uma genética que vem fazendo história nas pistas do Brasil. Já são 743 filhos registrados na ABQM, que somam 7320,75 pontos. Da produção de Aim Ta Fame, Game Boy EK já é o segundo mais pontuado e o quarto mais premiado.

Sua mãe é See Me GoneGuys, uma Frenchmans Guy, genética do melhor garanhão em atividade no mundo dos Três Tambores.  Sem dúvida, uma junção que deu certo, Haras Two Brothers e de propriedade de Eduardo Kuscisnki.

O castrado soma hoje R$ 119.820,00 em ganhos de acordo com SGP Sistema. Possui 344,50 pontos e Registro de Mérito na classe Aberta e Superior de Três Tambores na ABQM.

Foi iniciado nos Três Tambores por Giovanna Balbo. Logo após estar pronto para enfrentar os grandes desafios das pistas, foi para as mãos do cavaleiro mais pontuado da história do Quarto de Milha, Sidnei Junior.

Entre todos os seus títulos, o mais importante foi a quebra do recorde mundial – 16s374 em setembro do ano passado durante a Copa SGP em Maringá/PR. Contudo, Game Boy EK também já foi campeão Nacional ABQM, Feminino Castrado e GP ABQM Castrado; reservado campeão Nacional, Aberta Castrado, campeão Copa WV de Velocidade, GP ABQM e GP ABQM Castrado, entre outras provas.

Fique por dentro: www.abqm.com.br.

Fonte: ABQM
Colaboração: Verônica Formigoni e Analúcia Araújo
Foto de chamada: Carol To Fly MPQ e Marinaldo Pegos | Crédito: Hugo Lemes

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus