Quarto de Milha

ABQM: os primeiros campões já saíram em Araçatuba

Publicado

⠀em

Entre 6 e 11 de outubro, a ABQM realiza em Araçatuba provas das modalidades Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Pé, Performance Halter, Rédeas, Western Pleasure e Working Cow Horse

Segue a ‘maratona’ de eventos válidos para os títulos do 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby da raça Quarto de Milha. Antes de mais nada, o calendário da ABQM prevê para esse período sete eventos em quatro estados. Só para ilustrar, outro dado curioso é a premiação: R$ 4 milhões em dinheiro e 25 veículos ‘zero’ km.

Enfrentando um calor extremo no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP, os competidores das modalidades Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Pé, Performance Halter, Rédeas, Western Pleasure e Working Cow Horse disputam até domingo (11) o primeiro turno desse evento. Com efeito, os primeiros campeões já saíram.

Antes de tudo, no Potro do Futuro Aberta e Amador a premiação é um carro ‘zero’ para cada campeão. Exceto para Cow Horse, Performance Halter e Pleasure, modalidades que tiveram acréscimo na premiação habitual. Dessa forma, os primeiros carros em Araçatuba também já foram entregues.

Em primeiro lugar no Laço Cabeça Aberta, Marcelo Rizzi conduziu Keys To Hickory e marcou 223,5 na final. O outro carro foi para Kaio Cesar Pires Magalhães, campeão Potro do Futuro Amador Laço Cabeça com Mister Smart Boy, nota 221,5 pontos. Enquanto no Laço Pé mais um título para Rafael Paoliello. Chifrinho, como é conhecido, recebeu dos juízes 230 pontos. Foi, portanto, campeão Potro do Futuro Aberta Laço Pé com Metallic CD Cat e levou o carro ‘zero’. Na Amador Laço Pé, o carro ficou para Leonardo Rorato com Bet Shesa Barons MVO e a nota 222.

Entre 6 e 11 de outubro, a ABQM realiza em Araçatuba provas das modalidades Laço, Performance Halter, Rédeas, Western Pleasure e Cow Horse
Mister Smart Boy e Kaio Cesar (ao centro)

Outros resultados

Na Rédeas, Jone Carlos da Silva, inegavelmente, voltará para casa motorizado. Campeão do Potro do Futuro Aberta, o treinador montou Top Gottta Gun e marcou 225,5 pontos. Outras duas categorias já têm seus resultados até o fechamento dessa matéria. Na Rédeas Campeonato Nacional Aberta Junior, título para Marcelo Almeida e So Much Colonels, 222,5 pontos. Enquanto houve decisão no desempate na Aberta Senior. Com nota 222,5 Renata Ricci ficou com o título em conjunto com Golden Little Cielo.

Pelo Western Plesure, vitória para Gilson Vendrame na Aberta do Potro do Futuro, com Amy Madera. Mesmo conjunto que venceu o Campeonato Nacional Aberta Junior. Vendrame foi campeão Nacional Aberta Senior também, dessa vez com Shiners Best Dream. Por outro lado no PF Amador de Pleasure, Daniela Augusto Gomes foi a campeã, também montando Amy Madera. No entanto, o Campeonato Nacional na Amador teve José Pinfildi Neto campeão apresentando Showtime Rooster RLT.

As provas de Derby em Araçatuba começaram pelo Laço Pé. Mais um título para Rafael Paoliello. Com Shinning Candy Ma marcou 230,5 pontos. Ele também foi reservado campeão do Derby Laço Pé Aberta, com Pop Dual Blue e a nota 228.

Para programação completa, clique aqui. Resultados www.seqm.com.br e provas ao vivo através do: www.youtube.com/c/ABQMOficial.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/Plusoneandahalf

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

1 Comment

  1. Deangelo Session

    10 de dezembro de 2020 at 04:32

    I’ve learn several just right stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you set to make such a magnificent informative web site.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quarto de Milha

ABQM divulga calendário de eventos para a temporada 2021

Provas oficiais, no Estado de Minas Gerais e no Distrito Federal, são as novidades da programação anual do Quarto de Milha

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) divulgou o calendário de eventos oficiais para a temporada 2021. De acordo com a Associação, serão 14 provas esportivas, além de um evento social.

Dessa forma, estados das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul receberão as competições da raça, em 22 modalidades e mais de 300 categorias. Conforme a programação, o Oscar do Quarto de Milha, que ocorria em fevereiro, será no segundo semestre do ano.

O gerente de Esportes da ABQM, Henrique Campana, informou que os eventos de Laço Comprido e Vaquejada manterão a quantidade de dias de 2020. Além disso, as Corridas ocorrerão em datas já homologadas pelo Jockey Clube de Sorocaba.

Do mesmo modo, as provas de Araçatuba/SP serão realizadas em nove dias cada, sempre iniciando no sábado. Por fim, o ABQM Awards & Hall da Fama, deverão ocorrer no mesmo período do Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby, em outubro.

Novidades em 2021

No calendário de eventos, dois novos oficiais, com modalidades ainda a definir, integram a programação anual da raça. Com o apoio de núcleos e associações regionais, a ABQM realizará um deles em Belo Horizonte/MG, no mês de maio, e o outro em Brasília/DF, em setembro.

Ainda de acordo com a Associação, a iniciativa visa ampliar o número de competições nacionais, fomentar a criação de cavalos, bem como incentivar a prática de Esportes Equestres em outros centros do país.

Confira o calendário de eventos oficiais:

– Data a definir – 5ª Copa dos Campeões & 5º Derby de Laço Comprido – Local a definir;

– 13 de março de 2021 – GP South America Racing Challenge (classificatórias) – Jockey Clube de Sorocaba – Sorocaba (SP);

– 23 a 28 de março de 2021 – 12º Congresso Brasileiro, 12º Derby e 5ª Copa dos Campeões de Vaquejada – Parque das Palmeiras – Lagarto (SE);

– 27 de março de 2021 – GP South America Racing Challenge (finais) – Jockey Clube de Sorocaba – Sorocaba (SP);

– 17 a 25 de abril de 2021 – 30º Congresso Brasileiro Conformação & Trabalho – Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba (SP);

– 28 a 30 de maio de 2021 – Evento oficial da raça Quarto de Milha – local a definir – Belo Horizonte (MG);

– 19 de junho de 2021 – 44º GP ABQM Potro do Futuro & GP ABQM Rei e Rainha da Velocidade (classificatórias) – Jockey Clube de Sorocaba – Sorocaba (SP);

– 03 de julho de 2021 – 44º GP ABQM Potro do Futuro & GP ABQM Rei e Rainha da Velocidade (finais) – Jockey Clube de Sorocaba – Sorocaba (SP);

– 17 a 25 de julho de 2021 – 44º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho – Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba (SP);

– Data a definir – 16º Campeonato Nacional & Potro do Futuro de Laço Comprido – Parque do Peão/CLC – Campo Grande (MS);

– Data a definir – 14º Congresso Brasileiro de Laço Comprido – Local a definir (RS);

– 17 a 19 de setembro de 2021 – Evento oficial da raça Quarto de Milha – Granja do Torto – Brasília (DF);

– 09 a 17 de outubro de 2021 – 42º Potro do Futuro, 14º Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil Conformação e Trabalho – Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba (SP);

– Data a definir – 14º ABQM Awards, 11º Hall da Fama e 3º Destaques do Ano do Quarto de Milha – Local a definir;

– 24 a 28 de novembro de 2021 – 19º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada – Parque das Palmeiras – Lagarto (SE).

Fonte: ABQM
Crédito da foto: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

ABQM: promessas cumpridas em um ano desafiador

Confira o balanço do primeiro ano de gestão da nova Diretoria Executiva da ABQM

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) divulgou um balanço do primeiro ano de gestão da atual Diretoria Executiva, que tem Caco Auricchio como presidente. Um ano desafiador, realmente difícil, repleto de obstáculos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Caco Auricchio, o fomento do Quarto de Milha é e sempre será prioridade da sua gestão. “É com orgulho pode-se afirmar que essa estratégia deu certo! No primeiro ano de gestão à frente da ABQM, a paixão provou ser forte o suficiente. Afinal, não apenas mantivemos a entidade em pleno funcionamento, mas implementamos melhorias, há muito tempo reivindicadas”.

Sendo assim, a primeira providência da gestão foi garantir que a ABQM não parasse por causa da pandemia. “Os departamentos de TI e de RH agiram rapidamente para que todos os colaboradores pudessem trabalhar remotamente. Dessa forma, foram providenciados computadores e cadeiras apropriadas para home office. Investiu-se na profissionalização da administração com uma reestruturação inédita”, cita o presidente da ABQM.

Além disso, todos os serviços da Associação foram digitalizados, de modo a permitir que os associados pudessem obter boletos de pagamento e efetuar inscrições em provas por aplicativo de celular ou pelo Portal ABQM.

Do mesmo modo, provas e leilões também puderam ser acompanhadas pelo público pelos canais digitais, aumentando a exposição dos cavalos, dos associados (competidores e criadores) e da entidade.

Outras ações

Ademais, foram distribuídos R$ 5 milhões em premiação nas pistas, valorizando os competidores. Bem como ações sociais foram ampliadas e colocou-se foco na segurança jurídica dos Esportes Equestres. Visando, sobretudo, ampliar a atuação frente ao Bem-Estar Animal e a Sustentabilidade.

Outro ponto importantíssimo foi o reforço jurídico nessa área para garantir a realização das provas que movimentam a cadeia produtiva do cavalo. A Diretoria Executiva criou um departamento para tratar, exclusivamente, do assunto. Responsável também pela normatização de equipamentos utilizados para a prática de atividades esportivas com equinos e bovinos.

Atual Diretoria Executiva da ABQM – Foto: Divulgação

E teve muito mais!

Preocupada com os dados de seus associados, a ABQM iniciou um projeto de implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “O programa de ‘Compliance’, que consiste em um conjunto de disciplinas, a fim de cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e atividades da instituição, está sendo reestruturado. Além disso, foi criado um procedimento de formalizações de processos e contratos”.

As melhorias também chegaram às ferramentas de comunicação, proporcionando ao sócio acesso rápido e prático nos atendimentos e às informações. E falando em informação, a entidade começou a escrever uma nova história com a ‘Revista Quarto de Milha’, uma publicação consolidada no meio equestre, que ganhou este ano um olhar mais voltado aos registros do desenvolvimento do Quarto de Milha em todo o país.

O Conselho Deliberativo Técnico (CDT), por sua vez, teve um papel relevante com relação à família quartista neste último ano. O CDT encaminhou a nova versão do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que aprovou sem ressalvas.

O documento entrou em vigor em agosto e segundo membros do Conselho, o embasamento de todo o trabalho executado foi a valorização do plantel nacional, a desburocratização e igualdade a todos os quartistas.

Mudança de endereço

Outro importante acontecimento em 2020 foi o encerramento das atividades da ABQM no edifício do Parque da Água Branca, em São Paulo/SP, no final de novembro. A escultura de cavalo que costumava ficar fixada na frente da antiga sede foi incluída num projeto que vai zelar pela história do Quarto de Milha.

Ou seja, um memorial, para que a obra permaneça representando a história que marca a chegada do QM no país. O funcionamento e atendimento da ABQM estão concentrados agora no prédio da Rua D. Germaine Burchard, no mesmo bairro.

Área social

Na área social, a Associação ampliou e reformulou os critérios de fomento do projeto ‘EquoABQM’. O novo formato conta com o apoio de núcleos e associações, para indicação e acompanhamento de novos centros, ganha abrangência nacional e amplia, de seis para 14, o número de entidades apoiadas, beneficiando mais praticantes. Recente parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) vai fortalecer e garantir ainda mais a qualidade dos atendimentos nos centros.

Para fechar o ano com chave de ouro, firmado um acordo para ampliação de ações sociais da Associação do Quarto de Milha, com o Hospital de Amor e com o Centro Lagartense de Equoterapia, em Lagarto (SE).

A boa interlocução com o Conselho de Admistração, presidido pelo Carlos Braga, tornou o trilhar dessa caminhada ainda mais leve e salutar para a Associação.

“Que 2021 seja um ano melhor para todos, pleno de realizações, e que se possa, em breve, compartilhar emoções e novidades presencialmente. Vamos permancer juntos e trabalhar arduamente para sempre inovar e renovar. Que Deus continue nos iluminando nessa missão e guiando nossos passos”, finaliza o presidente da ABQM.

Fonte: ABQM
Crédito da foto: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Quarto de Milha: raça pode ganhar ‘Memorial’

ABQM deixou o prédio ocupado pela associação há mais de 40 anos; local é um marco da chegada e do desenvolvimento da raça

Publicado

⠀em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha encerrou suas atividades no edifício do Parque da Água Branca dia 30 de novembro. Dessa forma, zelando pela história da entidade e do cavalo, a Associação apresentou uma proposta de criação do ‘Memorial do Quarto de Milha’. A reunião aconteceu dia 10 de dezembro em São Paulo.

O encontro, que teve como anfitrião o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, ocorreu na sede da secretaria. Presentes o presidente da ABQM, Caco Auricchio, e o superintendente geral, Manuel Rossitto, bem como o deputado estadual Itamar Borges. “Foi uma oportunidade de agradecer ao Estado pela concessão do imóvel à nossa Associação, durante esses mais de 40 anos”, ressalta Caco.

ABQM deixou o prédio ocupado pela associação há mais de 40 anos; local é um marco da chegada e do desenvolvimento do Quarto de Milha
Obra, símbolo da raça, foi inaugurada no no Parque da Água Branca, em são Paulo, pelo então presidente Dr. Érico Braga, em 11 de dezembro de 1990

Antes de mais nada, a escultura de cavalo da antiga sede da ABQM é um símbolo do Quarto de Milha. Posicionada em frente ao prédio onde funcionava a entidade no Parque da Água Branca, é um marco da chegada e do desenvolvimento da raça no Brasil. A proposta, portanto, é para a criação do Memorial no mesmo edifício onde funcionava a sede.

Com efeito, o funcionamento e atendimento da ABQM estão agora no prédio da Rua D. Germaine Burchard, 355, Água Branca, em São Paulo/SP. De acordo com a Diretoria Executiva, no novo modelo, é possível alocar toda a operação presencial. Visto que parte da equipe ainda trabalha de forma remota devido à crise da Covid-19. Por outro lado, a decisão gerará para a ABQM uma grande redução de custos.

Colaboração: Assessoria de Imprensa ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo
X
X