Quarto de Milha

ABQM: promessas cumpridas em um ano desafiador

Confira o balanço do primeiro ano de gestão da nova Diretoria Executiva da ABQM

Publicado

⠀em

44º Campeonato Nacional da ABQM é adiado

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) divulgou um balanço do primeiro ano de gestão da atual Diretoria Executiva, que tem Caco Auricchio como presidente. Um ano desafiador, realmente difícil, repleto de obstáculos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Caco Auricchio, o fomento do Quarto de Milha é e sempre será prioridade da sua gestão. “É com orgulho pode-se afirmar que essa estratégia deu certo! No primeiro ano de gestão à frente da ABQM, a paixão provou ser forte o suficiente. Afinal, não apenas mantivemos a entidade em pleno funcionamento, mas implementamos melhorias, há muito tempo reivindicadas”.

Sendo assim, a primeira providência da gestão foi garantir que a ABQM não parasse por causa da pandemia. “Os departamentos de TI e de RH agiram rapidamente para que todos os colaboradores pudessem trabalhar remotamente. Dessa forma, foram providenciados computadores e cadeiras apropriadas para home office. Investiu-se na profissionalização da administração com uma reestruturação inédita”, cita o presidente da ABQM.

Além disso, todos os serviços da Associação foram digitalizados, de modo a permitir que os associados pudessem obter boletos de pagamento e efetuar inscrições em provas por aplicativo de celular ou pelo Portal ABQM.

Do mesmo modo, provas e leilões também puderam ser acompanhadas pelo público pelos canais digitais, aumentando a exposição dos cavalos, dos associados (competidores e criadores) e da entidade.

Outras ações

Ademais, foram distribuídos R$ 5 milhões em premiação nas pistas, valorizando os competidores. Bem como ações sociais foram ampliadas e colocou-se foco na segurança jurídica dos Esportes Equestres. Visando, sobretudo, ampliar a atuação frente ao Bem-Estar Animal e a Sustentabilidade.

Outro ponto importantíssimo foi o reforço jurídico nessa área para garantir a realização das provas que movimentam a cadeia produtiva do cavalo. A Diretoria Executiva criou um departamento para tratar, exclusivamente, do assunto. Responsável também pela normatização de equipamentos utilizados para a prática de atividades esportivas com equinos e bovinos.

Atual Diretoria Executiva da ABQM – Foto: Divulgação

E teve muito mais!

Preocupada com os dados de seus associados, a ABQM iniciou um projeto de implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “O programa de ‘Compliance’, que consiste em um conjunto de disciplinas, a fim de cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e atividades da instituição, está sendo reestruturado. Além disso, foi criado um procedimento de formalizações de processos e contratos”.

As melhorias também chegaram às ferramentas de comunicação, proporcionando ao sócio acesso rápido e prático nos atendimentos e às informações. E falando em informação, a entidade começou a escrever uma nova história com a ‘Revista Quarto de Milha’, uma publicação consolidada no meio equestre, que ganhou este ano um olhar mais voltado aos registros do desenvolvimento do Quarto de Milha em todo o país.

O Conselho Deliberativo Técnico (CDT), por sua vez, teve um papel relevante com relação à família quartista neste último ano. O CDT encaminhou a nova versão do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que aprovou sem ressalvas.

O documento entrou em vigor em agosto e segundo membros do Conselho, o embasamento de todo o trabalho executado foi a valorização do plantel nacional, a desburocratização e igualdade a todos os quartistas.

Mudança de endereço

Outro importante acontecimento em 2020 foi o encerramento das atividades da ABQM no edifício do Parque da Água Branca, em São Paulo/SP, no final de novembro. A escultura de cavalo que costumava ficar fixada na frente da antiga sede foi incluída num projeto que vai zelar pela história do Quarto de Milha.

Ou seja, um memorial, para que a obra permaneça representando a história que marca a chegada do QM no país. O funcionamento e atendimento da ABQM estão concentrados agora no prédio da Rua D. Germaine Burchard, no mesmo bairro.

Área social

Na área social, a Associação ampliou e reformulou os critérios de fomento do projeto ‘EquoABQM’. O novo formato conta com o apoio de núcleos e associações, para indicação e acompanhamento de novos centros, ganha abrangência nacional e amplia, de seis para 14, o número de entidades apoiadas, beneficiando mais praticantes. Recente parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) vai fortalecer e garantir ainda mais a qualidade dos atendimentos nos centros.

Para fechar o ano com chave de ouro, firmado um acordo para ampliação de ações sociais da Associação do Quarto de Milha, com o Hospital de Amor e com o Centro Lagartense de Equoterapia, em Lagarto (SE).

A boa interlocução com o Conselho de Admistração, presidido pelo Carlos Braga, tornou o trilhar dessa caminhada ainda mais leve e salutar para a Associação.

“Que 2021 seja um ano melhor para todos, pleno de realizações, e que se possa, em breve, compartilhar emoções e novidades presencialmente. Vamos permancer juntos e trabalhar arduamente para sempre inovar e renovar. Que Deus continue nos iluminando nessa missão e guiando nossos passos”, finaliza o presidente da ABQM.

Fonte: ABQM
Crédito da foto: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads