Quarto de Milha

ABQM reforça compromisso com a equoterapia durante 8° Congresso Brasileiro de Equoterapia

Evento realizado no mês de abril reuniu pesquisadores, estudantes, gestores, praticantes, profissionais de áreas multidisciplinares ligadas às políticas públicas

Publicado

⠀em

ABQM reforça compromisso com a equoterapia durante 8° Congresso Brasileiro de Equoterapia

No mês de abril, a cidade de Maceió (AL), recebeu o 8° Congresso Brasileiro de Equoterapia e Simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista, que foi promovido de 10 a 12 de abril, pela Ande-Brasil com apoio da ABQM.

Na ocasião, o vice-presidente presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Quarto de Milha (ABQM), Celso Pontes de Miranda Filho, destacou as ações de fomento realizadas pela Instituição para proporcionar esperança, qualidade de vida e apoio através do cavalo.

O evento científico reuniu mais de mil participantes entre: pesquisadores, estudantes, gestores, praticantes, profissionais de áreas multidisciplinares ligadas às políticas públicas (saúde, educação e assistência social), além das demais pessoas interessadas na temática.

De acordo com a organização, o evento teve uma característica especial, ampliando a programação do Congresso com o SIMPÓSIO: Transtorno do Espectro Autismo e o FÓRUM: Centros de Equoterapia em Unidades Militares, além da apresentação, ao lado de artigos científicos, relatos de boas práticas equoterápicas e exposição de trabalhos fotográficos pertinentes.

8º Congresso Brasileiro de Equoterapia 

O Congresso tem como missão, oferecer a equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social, para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Além disso, ele visa se consolidar como referência em ensino, pesquisa, desenvolvimento e aplicação das atividades de Equoterapia, no Brasil e no exterior.

De acordo com a ABQM, o cavalo Quarto de Milha esteve na vanguarda da promoção da equoterapia, desde 2013, por meio do projeto EquoABQM. Atualmente a ABQM apoia 38 centros de equoterapia em todo país, garantindo que a assistência e os benefícios terapêutico da equoterapia estejam disponíveis em todo território nacional.

“Iniciamos esse projeto em 2013, um pouco tímidos, com 7 centros apoiados nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Que foram fundamentais para estruturação do maior projeto social do Quarto de Milha e a esses centros, quero deixar o meu muito obrigado”, destacou Celso Pontes.

Além de reafirmar apoio aos Centros de Equoterapia, Celso Pontes de Miranda relembrou o pioneirismo da ABQM na idealização de projetos de socialização para crianças.

“Uma dessas iniciativas é o projeto Novo Tempo Ressocialização, que desde 2021, tem desempenhado papel na vida das crianças com dificuldade de aprendizagem, auxiliando neste processo e na inclusão social. E também o projeto piloto EQUOQUALI PM, iniciativa que contribui para melhorar a qualidade de vida dos agentes de segurança pública”, explicou.

Por fim, Celso Pontes, reforça o seu agradecimento aos amigos dos centros de Equoterapia que estavam presentes no Congresso e, em especial aos centros apoiados pela ABQM, pela dedicação à qual conduzem a Equoterapia em pista com nossos praticantes.

“Aos praticantes e suas famílias por permitirem que o cavalo transforme a vida de vocês. E aos cavalos, em especial o Quarto de Milha, o cavalo mais versátil do mundo, como é conhecido, nos mostra que sua característica mais marcante não se resume apenas às pistas e em provas de alto rendimento, mas também para transformar vidas e trazer qualidade de vida aos que mais precisam”.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABQM)
Foto de chamada: Divulgação/Pegasus Centro de Equoterapia Lagartense

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads