Quarto de Milha

Five Panel e DNA

ABQM divulga lista de laboratórios credenciados para envio dos exames. Laboratório Allele Biotecnologia está na lista

Publicado

⠀em

A ABQM é, em comparações numéricas, maior que muitos municípios brasileiros. Buscar a excelência no atendimento, mesmo sendo um desafio pelo motivo exposto, é meta e até obrigação reconhecida pela Diretoria Executiva da entidade. Nesse contexto, um dos setores que vem recebendo diversos ajustes, e continuará recebendo, é o Stud Book.

Atualmente, apenas três laboratórios estão aptos a enviar exames de Five Panel (cinco doenças genéticas) à Associação do Quarto de Milha, são eles: Centervet (Jaguariúna/SP); LDM Vet (Botucatu/SP) e UC Davis (EUA). Por sua vez, existem outros laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a questão do DNA.

Hoje, os laboratório que atendem aos requisitos são: Allele Biotecnologia Ltda ME; Gene Genealógica Central Genotipagem de Animais Ltda; Laboratório Raça Ltda; Linkgen Biotecnologia Ltda ME; e VRGen Laboratório de DNA Ltda.

Objetivamente falando, através do sistema, esses laboratórios podem enviar laudos de DNA ao Stud Book, interligado ao portal da ABQM, onde os quartistas podem consultar informações sobre os materiais enviados.

“No sistema, as empresas detalham a situação de todos os processos, que podem ser acessados facilmente pelos criadores na plataforma. Problemas como erros na data de nascimento, no nome da mãe e no dia da inspeção, eram os mais recorrentes no Stud Book. Isso dificultava e causava atrasos em todo o processo. Agora, com os novos procedimentos, várias dificuldades foram sanadas”, reforça Daniel Fechio, superintendente técnico da ABQM.

Mais laboratórios podem se inscrever?

Sim, a ABQM abre possibilidades para todas as empresas que cumpram os requisitos e desejam participar. Para tanto, os laboratórios interessados em se adaptar para o envio de exames de Five Panel, e em fazer a integração ao sistema da ABQM para envio de laudos de DNA, devem entrar em contato com a Associação, através do telefone (11) 3864-0800, solicitando mais informações sobre as técnicas utilizadas na realização desses exames, conforme definição do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação.

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Pixabay

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads