Nacional do Quarto de Milha é adiado para outubro

A ABQM teve que mudar a data da 43ª edição de um dos maiores eventos da raça devido à crise do coronavírus

De acordo com o que já se especulava no meio há alguns dias, a ABQM oficializou o adiamento do 43º Campeonato Nacional do Quarto de Milha – Conformação & Trabalho –, um dos maiores eventos oficiais da raça. Em nota, a Associação diz que a intenção é realizá-lo junto ao 41° Potro do Futuro, 6° Derby e 3° Juvenil, em outubro.

O Nacional do Quarto de Milha aconteceria de 18 a 26 de julho deste ano, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP. Essa decisão, portanto, está relacionada à permanência da crise da Covid-19, que afeta todo o país. Além disso, a nota afirma ainda que o objetivo da ABQM é de zelar pela segurança dos associados, competidores, expositores, colaboradores e do público em geral.

Assim sendo, a medida está embasada no Decreto Estadual nº 65.032, de 26 de junho de 2020, do Governo de São Paulo, no Decreto Municipal nº 21.421, de 27 de junho de 2020, da Prefeitura de Araçatuba, bem como nas orientações do Ministério da Saúde, que alertam sobre os cuidados necessários para o combate à Covid-19.

“Nosso maior desejo é realizar as provas, com total segurança. Estamos trabalhando para trazer uma premiação inédita aos competidores, cumprindo assim o nosso compromisso de valorizar e fomentar o Quarto de Milha. Em breve, informaremos sobre os prêmios e cronograma de provas”, destaca o presidente da ABQM, Caco Auricchio.

Nacional do Quarto de Milha é adiado para outubro. ABQM teve que mudar a data da 43ª edição de um dos maiores eventos da raça devido à crise do coronavírus
Nacional do Quarto de Milha é adiado para outubro e ABQM anuncia ainda alterações no regulamento em caráter emergencial e temporário

Alterações no regulamento

Antes de mais nada, o momento pede adequações. Associações de raça e modalidades e ainda promotores de eventos independentes estão se movimentando nesse sentido. Por isso, com a ABQM não foi diferente. Foram feitas alterações no regulamento para a oficialização de provas durante a pandemia. A medida para a retomada das competições tem caráter extraordinário e temporário.

Dessa forma, com o intuito de viabilizar a realização de provas equestres, a ABQM entrou em consonância com as legislações vigentes e todas as medidas para o combate ao coronavírus. A Diretoria Executiva da ABQM explica que são adequações emergenciais e durarão até quando não mais se justificar a continuidade.

Portanto, foram alterados os seguintes itens do Regulamento de Concursos e Competições:

1 – Os eventos poderão ser oficializados com até sete dias de antecedência da data de início das provas;

2 – Os organizadores de provas poderão limitar o número total de inscrições, a fim de atender às determinações municipais e estaduais;

3 – Nas modalidades Três Tambores e Seis Balizas, independente da classe, o competidor poderá montar três animais (machos ou fêmeas), podendo esse número chegar até seis. Entretanto, do quarto em diante, todos devem ser Puros Castrados, inclusive o Puro por Cruza com anotação no Certificado de Registro do animal, feita pelo Stud Book.

A reitera que essa decisão está embasada no Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, nas orientações do Ministério da Saúde, que alertam sobre os cuidados necessários para o combate à Covid-19. Bem como no Decreto Estadual nº 65.032, de 26 de junho de 2020, do Governo de São Paulo, que estende a quarentena no Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Deixe um comentário