Quarto de Milha

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha

45º Nacional do Quarto de Milha reuniu apaixonados pela raça dos quatro cantos do país, congregando familiares, amigos e entusiastas em prol do cavalo

Publicado

⠀em

Mais uma edição do Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha chega ao fim e marca a história da raça no Brasil. A 45ª edição de um dos maiores e mais importantes campeonatos da raça reuniu competidores de norte ao sul do Brasil, que não mediram esforços para prestigiar essa grande festa.

Mais de 1,6 mil atletas quartistas entraram nas pistas das Arenas Vetnil, RAM e Guabi para disputar uma das 18 modalidades esportivas que este animal tão versátil participa. Todos em busca de uma fatia da premiação inédita de R$ 3 milhões.

Durante os doze dias de competições (13 a 24 de julho), o público que esteve presente no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP) pode acompanhar provas das modalidades de Apartação, Breakaway Roping, Cinco Tambores, Conformação, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.

“Estamos muito felizes em ver os competidores participando de Norte à Sul do país. É a força da tradição e da família quartista”, enfatiza Jonatas Dantas, vice-presidente da ABQM e vice-presidente da Associação Brasileira da Vaquejada (ABVAQ).

Dentre as modalidades, as que registraram o maior crescimento no número de iscritos em relação a edição passada foram: Working Cow Horse (112,90%), Performance Halter (46,51%), Team Penning (31,93%), Laço Pé (25%), Seis Balizas (23,12%) e Breaking Roping (19,78%).

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Seis Balizas contou com um crescimento de 23,12% no número de inscritos

Premiação recorde

Nesta edição, a modalidade de Três Tambores ofereceu R$ 1 milhão em prêmios, valor recorde na história da ABQM e que representa um crescimento de 11%, em relação a competição do ano passado.

Rédeas também teve crescimento de 86% no valor da premiação, seguida pelo Laço Individual Técnico com 42% e Working Cow Horse com 24%.

Nacional
Rédeas teve crescimento de 86% no valor da premiação

Destaques do Nacional

Na modalidade de Working Cow Horse, que contou com quase 90 competidores, Equicenter Country (Country Dun It x Esplendida Bay) e Henrique Paccola Ribeiro foram o grande destaque. O conjunto atingiu a nota 435,5 ABQM, na categoria Aberta Sênior Castrado.

No Western Pleasure, o grande destaque foi para o conjunto Texas Bill Face (Pale Face Olena x Pretty Moola) e Jorge Rubens Machado. Eles venceram nada menos que duas categorias: Aberta Sênior (ABQM/ AQHA) e Aberta Sênior Castrado (ABQM).

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Texas Bill Face (Pale Face Olena x Pretty Moola) e Jorge Rubens Machado

Na modalidade de Cinco Tambores, o conjunto formado por Tiny Leo Doc HSC (Shady Beaver HSC x Djibouti Kirongozi) e o competidor e proprietário João Gonzalez Filho, venceu em quatro categorias: Amador – Master; Amador – Master – Castrado; Amador – Master – B e Amador – Master – B – Castrado.

Já no Laço Pé, a emoção tomou conta da pista, em uma apresentação surpreendente do conjunto campeão Shinning Beaver MA (Steps Little Spark x Beaverlena) e o cavaleiro Rafael Côrrea Paoliello – o “Chifrinho”. Em uma passada histórica que surpreendeu a todos, eles conquistaram a nota 229,5 (ABQM), levando o título de campeões da categoria Aberta Sênior.

Na modalidade de Rédeas, com a nota 221 (ABQM), Baby Voodoo Gun (Shiners Voodoo Dr x Whizgun) e o competidor Douglas Noveti de Oliveira foram o destaque na categoria Aberta Júnior.

Já com a nota 71,5, o destaque AQHA da Rédeas ficou com o conjunto Fiat Best Chex (Best Chex This Out x Hope Question) e o cavaleiro Wellington Jesus Teixeira.

Nas Seis Balizas, o conjunto mais rápido foi Lamborgini Beaver 3D (Angolano Beaver CV x SS Paloma KRB) e o competidor Nehemias Lima dos Santos Filho. Eles correram na categoria Aberta Castrado do GP ABQM, e bateram o tempo de 19s764.

Já na modalidade de Maneabilidade e Velocidade, o conjunto Forth Smart Jac FN (Smart Lil Twist PC x Kali Nurse) e João Mirim Gonzalez, garantiu o menor tempo, 53s966, nas categorias Aberta e Aberta Castrado, conquistando os dois títulos.

Chega ao fim a grande festa do Cavalo Quarto de Milha
Forth Smart Jac FN (Smart Lil Twist PC x Kali Nurse) e João Mirim Gonzalez

O destaque do Laço em Dupla ficou com os conjuntos Extase Pop Bee (Popular Resortfigure x Lisa Bee Dee) e Marcelo Rizzi da Silva, ao lado de George Fiesta G1 (Frenchmans Guy x Royally Fiesta) e Fabrício Henriques Neves. Com o tempo de 5s500, a dupla venceu na categoria Aberta Livre e fez a melhor marca da modalidade no Nacional.

Na Apartação, com nota 76 (ABQM), os conjuntos Cat N Cal Hot (Sports Hot x Cat N Cal Bar) e Antônio Sérgio de Araújo, e Niki Sixx (Metallic Cat x Lil Foxie Starlight) e Antônio Sérgio de Araújo Júnior, foram os destaques da Apartação, na categoria Aberta Sênior, do Nacional. Os cavaleiros são pai e filho e repetiram a dobradinha do Congresso Brasileiro, quando também foram destaques da modalidade.

No Breakaway, categoria Aberta Feminino (ABQM), Jet Pistol Mig (Highbrowlittlepistol X Easys Shining Star), com Gabriela Sávio Mazetto na sela, foram os grandes campeões.

Já nos Três Tambores, destaque para Veridiana Real e WRA Shady Packin que conquistaram o Tetracampeonato Nacional da raça Quarto de Milha, na categoria Paratambor.

Todos os campeões do 45º Campeonato Nacional da ABQM podem ser vistos no site da ABQM.

Incentivando o futuro do esporte

Visando incentivar o futuro do esporte, a ABQM realizou a tradicional Prova do Cavalete, que reúne as crianças para participar da modalidade de Laço em Dupla.

“As crianças se preparam para a disputa seguindo os passos dos pais que vêm participar da competição oficial. Nesse ano, eles mesmos organizaram tudo. Foram atrás das fivelas e pediram os brindes. Essa brincadeira começou há mais de 10 anos em Avaré, com o meu tio. Além de incentivar a prática dos esportes, traz toda a família pra estar junta”, diz Lívia Magno de Oliveira, expositora e uma das organizadoras da prova que também compete no Breakway Roping.

Outra ação que também se destacou no Nacional foram as mais de 100 crianças da Escola Municipal de Ensino Básico Profª Maria Adelaide Cardoso e da Casa Lar Caminho de Nazaré, que participaram de uma visita monitorada.

A ação social foi realizada pela ABQM, em parceria com a NBHA Brazil para apresentar de forma lúdica o universo do cavalo.

“Estamos presentes nos três principais eventos do calendário anual de provas da ABQM desenvolvendo essa atividade lúdica com as crianças para integrá-las ao universo do cavalo. As crianças são o futuro dos esportes da raça”, afirma Abelardo Peixoto, presidente da NBHA.

As crianças participaram de atividades recreativas e conheceram a história do cavalo Quarto de Milha em uma apresentação teatral com os mascotes “Tamboreco” e “Caracolito” – o primeiro cavalo da raça registrado na Associação Quartista.

Durante a visita monitorada, as crianças acompanharam provas da modalidade dos Três Tambores e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Esportes Equestres da raça.

Os pequenos participaram ainda da prova do Tamborzinho promovida pela NBHA Brazil e se divertiram com a competição. Na disputa, que é uma adaptação da prova tradicional, um circuito com três tambores é montado e as crianças, em cavalinhos de pau, tiveram que percorrer o trajeto no menor tempo.

E assim se encerrou o 45º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, uma grande festa que congrega familiares e amigos em prol do amor pelo cavalo.

Por: Camila Pedroso

Fotos: ABQM

Fonte: ABQM

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads