Quarto de Milha

Quarto de Milha: AQHA aprova novo procedimento para registro de produtos

Processo vale para produtos da raça oriundos de sêmen importado; o comitê executivo da AQHA aprovou por unanimidade esse novo processo para importação de sêmen congelado visando o registro no Stud Book da ABQM

Publicado

⠀em

Lançado em 18 de dezembro de 2020 o novo processo que autoriza o registro na ABQM de novos produtos da raça Quarto de Milha, do cruzamento de garanhões americanos em éguas brasileiras. Como resultado de um trabalho conjunto da ABQM, através do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), e da atuação do diretor Internacional, Marcos Sá, com a AQHA.

Em suma, algo que acompanha o que já consta na 15ª Edição do Regulamento de Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha (SRGCQM). Documento aprovado em 23 de julho de 2020.

De acordo com o Regulamento de SRGCQM, toda importação de sêmen precisa do Brazilian Foal Registration Permit. Leia na íntegra o Artigo 57: “VI – Para importação de sêmen, será obrigatória a apresentação do Brazilian Foal Registration Permit emitido pela AQHA, informando quantos produtos poderão ser registrados a partir da referida importação.”

Entenda

Desse modo, a AQHA solicitará a todos os proprietários de garanhões dos Estados Unidos o preenchimento de uma licença de registro de potro. Assim, acompanhará o número de produtos produzidos em cada remessa única de sêmen exportado ao Brasil.

A entidade brasileira abaterá a quantidade a partir de cada registro de produto daquela importação. Por outro lado, ao atingir o limite, será necessário o envio de um novo Brazilian Foal Registration Permit emitido pela AQHA.

“O novo processo visa proteger donos de garanhões no mundo todo. Da mesma forma que Impede o registro indevido de números arbitrários e ilimitados de potros”, afirma Craig Huffhines, vice-presidente da AQHA.

“O objetivo do acordo é zelar pela integridade da raça Quarto de Milha. Sobretudo, evitar um impacto negativo para o mercado, devido ao comércio não regulamentado”, reforça Huffhines.

Processo vale para produtos Quarto de Milha oriundos de sêmen importado; o comitê executivo da AQHA aprovou por unanimidade o novo processo

Vitória para o Quarto de Milha

Para o presidente da ABQM, Caco Auricchio, trata-se de mais um importante assunto resolvido em favor do plantel nacional do Quarto de Milha. E, acima de tudo, pela valorização do pequeno e médio criador.

“O garanhão nacional, ou que está no Brasil, não pode perder competitividade para garanhões que estão fora do país. Com essa medida, valorizamos muito o animal nacional, além do controle absoluto e transparente nas relações entre ABQM e AQHA. Fico muito feliz com esse entendimento”, destaca Caco.

“Esse novo formato fortalece o controle por parte das associações e deixa o mercado mais transparente”, salienta o presidente do Conselho de Administração, Carlos Braga. Segundo Luciano Beretta, presidente do CDT, o novo procedimento só traz ganhos. “Era um compromisso da nova gestão. Credibilizar todos os atos da entidade e, consequentemente, do mercado brasileiro.

Com isso, ganha o mercado americano, pela valorização do sêmen, e ganha o mercado brasileiro porque valoriza o mercado de garanhões no Brasil. Assim como ganha em credibilidade as associações, pois serão cada vez mais respeitadas pela atitude correta que estão tomando”.

O Brazilian Foal Registration Permit é o mais novo documento ABQM/AQHA já oficializado. Desejo há muito tempo dos criadores americanos e brasileiros que comercializam sêmen dos Estados Unidos e registram seus potros no Brasil.

“Com toda a certeza, esse procedimento estreitará ainda mais o relacionamento das duas associações e trará incentivos para Quarter Horse Business no Brasil”, complementa Marcos Sá, Diretor Internacional da ABQM.

Novo processo

O proprietário do garanhão preenche o formulário Brazilian Foal Registration Permit (disponível aqui) e envia para o e-mail: [email protected], aos cuidados do Departamento Internacional da AQHA. A entidade americana analisará o pedido. Logo após verificação, encaminhará o formulário à ABQM, para completar os requisitos necessários para importação do sêmen.

O departamento da entidade americana se colocou ainda à disposição para sanar dúvidas sobre a nova política de reprodução. Bem como comunicou que enviou a todos os associados internacionais da AQHA um e-mail com o novo procedimento e link para o formulário Brazilian Foal Registration Permit.

Fonte: ABQM
Crédito da foto: Divulgação/AQHA-Cherrish Olson e ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads