Quarto de Milha

Quarto de Milha e o cavalo perdem Marcão Toledo

Marco Antônio Toledo de Souza entrou para a raça em 1970, era ganhador de diversos títulos, formador de inúmeros campeões e ídolo

Um infarto fulminante levou nosso querido Marcão Toledo, 72 anos, para junto do Pai. Participando do 42° Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha em Araçatuba, , o treinador havia voltado para Bauru e sentiu-se mal quando estava com potros no piquete. Ontem mesmo, 21 de julho, esteve em pista da prova de Cinco Tambores, com pódio na Aberta Castrado. O Portal Cavalus e a Editora Passos lamentam e estendem profundos sentimentos a toda família.

Marcão Toledo
Último pódio em Araçatuba no Campeonato Nacional ABQM

Por sua contribuição de anos dedicados ao cavalo e ao Quarto de Milha, em 2012 Marcão Toledo teve seu nome eternizado no Hall da Fama ABQM. Sobre a homenagem, ele disse à nossa reportagem no começo desse ano: “Fiquei muito emocionado por lembrarem de mim. Hoje minha maior alegria em uma prova é ver as crianças competindo, estou sempre lá torcendo. Às vezes, até atrapalho a Silvia ou quem esteja treinando. Acho que meu contato com elas contribuiu para ajudar no esporte”.

Toda sua carreira contribuiu! Em 1970, Marcão, que montava desde os sete anos de idade, entrou para o Quarto de Milha quando começou a trabalhar com doma na fazenda do Willian Koury. Logo, passou a atuar no treinamento de cavalos de modalidades como Apartação, Rédeas, Laço e Tambor. Ele faz parte da história do cavalo no Brasil e da raça, tendo ganhado diversos títulos e, acima de tudo, formado inúmeros campeões.

Marcão Toledo
Marcão Toledo e família em foto feita para o Especial da Revista Tambor & Baliza, da Editora Passos. Foto: Hugo Lemes

Em 2016 passou por momentos difíceis e delicados com sua saúde. Chegou a ficar internado na UTI. Mas com sua fé e sua vontade de viver, se recuperou e voltou às pistas. Após seu galope da vitória, fazendo uma das coisas que mais amava, ele deixa a esposa Dona Dora; os filhos Sergio, Silvia, Sandra e Marcos Filho; os netos Juninho, Thainá e Giovana; o genro Vagner Simionato e a nora Ana Paula Zillo.

O velório acontecerá no Velório Municipal de Agudos, a partir das 14h30. e o sepultamento será amanhã, 23 de julho, às 8h30, no cemitério Agudos.

Foto de chamada, crédito: ABQM

X