Quarto de Milha

Velocidade: Conheça os destaques da Maneabilidade e Velocidade, Cinco Tambores e Seis Balizas

Publicado

⠀em

Velocidade: Conheça os destaques da Maneabilidade e Velocidade, Cinco Tambores e Seis Balizas

O 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ainda não acabou, mas o Parque de Exposição Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), já conheceu os campeões de algumas modalidades.

Durante o sábado (09) e domingo (10), a Arena Organnact recebeu as competições de Maneabilidade e Velocidade, Cinco Tambores e Seis Balizas. Então, o Portal Cavalus traz os destaques dessa modalidade.

Seis Balizas

No Potro do Futuro, o destaque ficou para a categoria Aberta Castrado. O conjunto Jet Fame ZZ (St Dashin Leo X Zaza Wrangler Agae), com Agrinaldo Silva Matos, conquistou o primeiro lugar com 20s233.

Já na Copa dos Campeões, o melhor tempo saiu no GP ABQM Aberta. Com 19s587, sagrou-se campeão da categoria Agrinaldo Silva Matos na sela de Vodoti Wars Agae (Holland Wars x Phenix Agae).

Por fim, no Derby, o melhor tempo, de 20s679, ficou na categoria Aberta. O conjunto campeão foi B2B Pieceofcake (El Shady Zorrero x Julie Tux Failas B2B), com Elvislei José Manzatti.

Maneabilidade e Velocidade

Correndo apenas na Copa dos Campeões, a modalidade de Maneabilidade e Velocidade teve a melhor nota na Amador Principiante. Forth Smart Jac FN (Smart Lil Twist PC x Kali Nurse), com Juliana Mirim Gonzalez foi a dupla que subiu no topo mais alto do pódio, com 54s903.

Cinco Tambores

Também pela Copa dos Campeões, o destaque no Cinco Tambores ficou na categoria Aberta. A dupla campeã foi Curioso Daring HBR (Kremlin Daring x Yutaka(PSI)).

Demais resultados

Os resultados completos, assim como a programação e transmissão ao vivo do O 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil podem ser conferidos através do hotsite do evento ou no Seqm.

Por Heloísa Alves
Crédito da imagem: Divulgação/Hugo Lemes – ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Quarto de Milha

Cripto e Prognatas

Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador, fala nesse artigo sobre criptorquídicos e prognatas

Publicado

⠀em

Cripto e Prognatas

Há uns tempos atrás, a comunidade do Quarto de Milha foi palco de muitas discussões. Nas redes sociais, nos grupos de Whatsapp, com os amigos, em todas elas a conversa girava em torno do novo Regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha, especificamente, o artigo 17 que permite a reprodução dos animais criptorquídicos e prognatas.

Características dos Criptorquídicos e Prognatas

Conforme a 15ª edição do regulamento, prognatas e criptorquídicos são: Prognatismo: animais com projeção da mandíbula ou maxila, “sem contato oclusivo entre os incisivos centrais superiores e inferiores”.

Criptorquidismo: significando menos de dois testículos visíveis e simétricos, em tamanho e consistência, na parte de baixo do escroto, a partir dos 30 meses de idade.

Segundo o médico veterinário Dr. Ahmed Tibary, da Washington State University, criptorquidismo é causado por uma combinação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais. O criptorquidismo bilateral resulta em esterilidade. A criptorquidia unilateral é mais comum, e o animal geralmente é fértil por causa da produção de espermatozoides do testículo que desce normalmente.

O testículo que não desceu até o sacro escrotal, ou seja, está localizado internamente, produzem hormônios masculinos, e os animais criptorquídicos têm características sexuais secundárias e comportamento de acasalamento normal.

Normal e Patológico

Georges Canguilhem em seu livro “O normal e o patológico” aborda a noção de saúde e doença. Para ele doença é aquilo que causa o desequilíbrio do corpo. Deste modo, a doença pode ser gerada por fatores genéticos ou por questões ambientais. No entanto, como vimos em algumas discussões de leigos, criptorquidismo e prognatismo não são doenças. São mutações genéticas como várias outras que interferem na vida. Um olho azul, outro castanho, excesso de manchas brancas, até o surgimento dos cascos dos cavalos, são mutações genéticas.

Por isso o regulamento não entende como uma doença, mas sim como uma característica indesejável. Criptorquidismo e prognatismo não, obrigatoriamente, são passadas de geração para geração, filhos podem ser portadores mesmo o pai possuindo os dois testículos, e vice e versa. Essa é a 1ª Lei de Mendel.

Freckles Playboy

Em 1980 a AQHA adota a Regra 212 na qual só poderia ser registrado um potro por égua no ano, independente de como foi produzido. Em 1996, Kay Floyd proprietária de Freckles Playboy, realizou dois cruzamentos com uma égua chamada Havealena, uma com transferência de embrião em uma égua receptora e outra na própria Havealena.

Destes procedimentos, nasceram dois animais: uma potra e um potro. Antes disso, Freckles Playboy tinha gerado outros 5 potros, todos criptorquídicos. Desta forma, Kay Floyd registrou a potra. Pela Regra 212, o potro não poderia ser registrado. Contudo, após um ano de vida, o potro apresentou os dois testículos, isso fez com que sra. Floyd movesse uma ação junto a AQHA para anular o registro da potra e, em seu lugar, registrar o potro. A AQHA recusou, gerando um processo jurídico, porém, outras decisões infundáveis da AQHA fez com que fosse revertida a ação.

Não se sabe se é este o caso que a ABQM utilizou para a fundamentação da decisão, pois é um caso a parte dentro de um processo de clonagem, mas que não tem relação com clonagem. Pode ter sido um erro de interpretação.

Contudo, uma questão a ser respondida pela hermenêutica jurídica é se estudos não reconhecidos pela ABQM, como a clonagem (Seção IV, art. 30), podem ser utilizados para decisões sobre regras de registro. Isso se a próxima decisão do Conselho Deliberativo Técnico não for o registro de animais clonados.

Posicionamento da AQHA

No site da AQHA encontramos a versão 2021 do Official hand book of rules and regulations, no REG 109 encontramos todas as características indesejáveis para a raça Quarto de Milha.

Diferente da AQHA, a ABQM difere características indesejáveis e os defeitos genéticos. Ponto positivo para a ABQM, pois a regra envolvendo a Regra 109 pela AQHA é generalizada para ambos os casos.

No entanto, a decisão da ABQM ainda não está de acordo com a AQHA, não se sabe até aqui se é uma questão e atualização do regulamento. Pois na Regra 107, na qual aborda sobre Registros Extraordinários, a AQHA informa:

O Comitê Executivo deve ter autoridade para declarar elegível para registro apenas como reprodutor, um cavalo cujo certificado de registro foi cancelado anteriormente, mas, na opinião da maioria do Comitê Executivo, é excelente pelo desempenho ou produção, e, portanto, digna de registro como reprodutor, embora falte algum requisito técnico das regras da AQHA para permitir que ele permaneça registrado (Tradução do autor).

Assim, na Regra 107.1.3, a regra diz que “Um cavalo não é elegível para consideração sob esta regra se tiver qualquer condição listada no REG109 como um defeito genético”. Esse é o problema da regra 109 da AQHA, generaliza características indesejáveis junto com os defeitos genéticos.

Contras da decisão

Começamos pelos contras. Acompanhando algumas discussões nas redes sociais, muitos são contrários à decisão por entender que estas características indesejáveis são doenças e que obrigatoriamente passam para a sua prole.

Outro ponto são as “teorias da conspiração”, como se as decisões são para atender, somente os gestores da ABQM.

Assim como a de entender como um retrocesso à decisão da ABQM, inclusive com possíveis medidas jurídicas para reparação de danos aos proprietários que castraram seus animais.

Em conversa com o médico veterinário Dr. Éder Ribeiro da Rosa (PUC/PR), especialista em odontologia equina, animais prognatas a campo, apresentam uma dificuldade na alimentação a pasto, causando um déficit nutricional, interferindo no seu desenvolvimento físico. Os testículos internos nos casos dos criptorquídicos, não produzem sêmen, no entanto, produz em escala normal testosterona, mantendo assim, um comportamento de garanhão.

Prós da decisão

Os criadores e técnicos a favor da decisão entendem que é um avanço, inclusive da própria ciência com os estudos genéticos. De fato as decisões do CDT da ABQM deveria se pautar nos estudos científicos, porém, vejo como uma necessidade dentro da ABQM de uma comissão científica para incentivo e fomento a pesquisa.

Outro ponto é o de não entender como uma doença, mas sim como uma característica que não necessariamente passa para a próxima geração. Pensemos: um garanhão criptorquida, para que ele passe para a sua prole esta característica, seus descendentes devem ser machos, e isso tem 50% de probabilidade, já que as fêmeas não tem o mesmo problema, então, teríamos fêmeas sem essas características.

Casos de prognatas são mais complicados, já que os animais a campo não possuem alguma forma de suplementação do déficit nutricional. Alguns criadores informam que podem suprir essas necessidades com rações e outros suplementos, neste caso os animais não sofrem com a característica.

Do ponto de vista biológico, podemos castrar todos os criptorquicos e prognatas do planeta, ainda assim, corre-se o risco de nascer algum descendente. Isso é mutação genética. Estaríamos enxugando gelo.

Referências:

  • ABQM. Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Regulamento do Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha. 15. ed. São Paulo/SP, 2021.
  • ACVS. American College of Veterinary Surgeons. Cryptorchidism (Undescended Testicles) in Horses. Disponível em: https://www.acvs.org/large-animal/cryptorchidism. Acessado em: 4 abr 2021.
  • ALENCAR-ARARIPE, M. G. de; CASTELO-BRANCO, D. de S. C. M.; NUNES-PINHEIRO, D. C. S. Alterações anatomopatológicas na cavidade oral equina. Acta Veterinaria Brasilica, v.7, n.3, p.184-192, 2013.
  • AQHA. American Quarter Horse Association. Official hand book of rules and regulations 2021. 69 ed. Amarillo/TX: AQHA, 2021.
  • CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
  • STEVENS, L. T. Update on Antitrust and the Legal Issues Surrounding Cloning in the Equine World. Kentucky Journal of Equine, Agriculture, & Natural Resources Law, v. 9, n. 1, a. 2, 2016.
  • TIBARY, A. Male Genital Abnormalities of Animals. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com. Acessado em: 02 abr 2021.

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | 
Haras Dom Herculano
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Manual Veterinário Merck

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Destaques do Ranch Sorting e Team Penning do Quarto de Milha

No sábado (16), Araçatuba (SP), recebe as provas de Três Tambores, Conformação, Performance Halter, Apartação, Laço Pé e Laço em Dupla

Publicado

⠀em

Destaques do Ranch Sorting e Team Penning do Quarto de Milha

Se aproximando da reta final, as competições do Quarto de Milha seguem esquentando as arenas do Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Dessa vez, apresentamos os destaques do Ranch Sorting e Team Penning. Confira:

Ranch Sorting

Na 14ª Copa dos Campeões, o destaque da modalidade ficou na categoria Jovem – 14 a 18 anos. Com dez bois fechados em 28s184, a dupla campeã foi Best Cee Lena (Boonsmal Cee Lena x Miss Saratoga), com Antônio Mota Otoboni e Dan’s Cow Smart B (Duals Cow Smart x Duchess Cal Olena B), Com Victor Hugo Farah Machado.

Já no Potro do Futuro, a categoria destaque foi a Jovem – 18 anos ou menos. Sagrou-se campeã a dupla Abrabay LN (Abrakadabracre X Jadens Smooth Cat), com Ricardo dos Santos Dionisio e Hugs Little Cat (He Is A Cat x Preetty Little Blue), com Rafael Rodrigues Afonso. A dupla foi campeã com dez bois fechados em 30s491.

Pelo Derby, o melhor tempo foi também na categoria Jovem 18 anos ou menos. A dupla que fechou 10 bois em 25s837 foi Play Rey Jackson (Rey For Jackson x Play Rey Tele), com Douglas Henrique Pultz e One Way Gun (Playgun x One Way Smart), com Miguel Rodrigues Queiroz Alves.

Team Penning

Com 21s838 e três bois fechados, a categoria Amador foi a que teve o menor tempo no Derby. O trio campeão foi: Annas Beauty Jay CHL (Annas Silver Holli x Beauty Jay Bar MRG), com Adilson Luiz Campagna Bonini, Catza Del Cielo (Catzanova x Aloma Del Cielo), com Ricardo Garcia Bonide e Cat Ofa Jay (Son Ofa Jay x Penny Cat Silver), com Luiz Claudio Corrêa Contato.

No Potro do Futuro, o trio que venceu a categoria Amador – 19 anos ou mais, foi quem obteve o melhor tempo: 20s614/3bois. O trio foi formado por Play N Boon (Play N Oak x A Star Is Boon), com Luiz Augusto Ribeiro Tranquillini, Vibora Real Roma (Real Gun x Vibora Silver Roma), com Otávio Boldrin Tristão e Cheyene Sugar (Playboy Colonels X Soffia Sugar), com Fernando De Freitas Lopes.

Por fim, na Copa dos Campeões, o melhor tempo foi na Aberta – Livre. Com 19s622/3bois. Sagrou-se campeão o trio: Perky River (Sportin Aristocrat x Riverside), com Gabriela Alves Pimenta Lelis, Ranya Light Crat (Highlightcat x Winter Aristocrat), com João Salla Neto e Amy Cat 5E (Dixie Cat x Little Charlies Gal), com Antônio Cesar Gumieiro.

Dessa forma, vale ressaltar que as provas do Quarto de Milha seguem sendo transmitidas ao vivo pelo canal da ABQM no YouTube. Então, todos os resultados estão disponíveis no Seqm.

Por Heloísa Alves
Crédito da imagem: Divulgação/Liliane Toledo – ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Quarto de Milha: Conheça os destaques do Laço Individual, Laço Individual Técnico e Breakaway

Competições, que começaram no dia 06 de outubro, seguem até o domingo (17), no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP)

Publicado

⠀em

Quarto de Milha: Conheça os destaques do Laço Individual, Laço Individual Técnico e Breakaway

Na reta final do 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o Portal Cavalus segue com a cobertura especial das competições. Agora, você conhece os destaques do Laço Individual Técnico, Laço Individual e Breakaway.

Laço Individual Técnico

No Laço Individual Técnico, tanto na Copa dos Campeões, como no Potro do Futuro e no Derby, o destaque ficou para Kenny Afonso da Cunha.

No Potro do Futuro, teve a maior nota da modalidade pela categoria Aberta – Livre. O competidor, subiu ao pódio com Bonfire Tag (Whiz N Tag Chex x Gunner Chica Dream), comemorando a nota de 226.

Já no Derby, Kenny fez conjunto com Night Crawler Kid (Gunner Dun It Again x Arc Custom Chicolena). A dupla teve 223 de nota na categoria Aberta.

Por fim, na Copa dos Campeões, o treinador, que nasceu em Itaberá (SP), teve a maior nota em três categorias. Aberta Junior e Aberta Junior Castrado (nota 229), com Rey Cat Stylish (Reydiculous x Dmac Ditto). E a mesma nota na Aberta Castrado, dessa vez com o alazão Son Ofa Dunit RLE (Reminic N Dunit x Miss Del Chelo TMR).

Laço Individual

Ainda na Copa dos Campeões, dessa vez no Laço Individual, mais uma vez o destaque ficou para Kenny Afonso da Cunha. Pela categoria Aberta – Livre, o treinador conquistou o primeiro lugar com 9s290. Nessa modalidade, Kenny esteve em conjunto com Dream In Spooky (Spooky And Smart x Dream In Pink).

Breakaway

No Breakaway, pela Copa dos Campeões, o melhor tempo foi na categoria Jovem Principiante – 13 anos ou menos. O conjunto Gabino Trouble Cody (Trouble Teej Cody X Light Catch Rab) e Tarcísio Fonseca Vinhas, conseguiu o primeiro lugar da categoria com 3s890.

Programação e Resultados

Chegando à reta final das provas do Quarto de Milha em Araçatuba, nesta sexta-feira (15), o Parque Clibas de Almeida Prado recebe as provas de Três Tambores, Laço Cabeça e Apartação. Já no sábado (16), além dos Três Tambores e Apartação, as arenas serão palcos das provas de Laço Pé, Laço em Dupla, Performance Halter e Conformação.

Por fim, todos os resultados, assim como a programação completa, podem ser acessados através do hotsite do evento, ou através do Seqm. Vale lembrar que, as provas seguem com acesso restrito ao público, entretanto o pessoal de casa pode assistir através da transmissão ao vivo no canal da ABQM no YouTube.

Por Heloísa Alves
Crédito da imagem: Divulgação/Miguel de Oliveira Filho – ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Bem-Estar Animal é pilar fundamental nos eventos da raça Quarto de Milha

Reforçando o compromisso com o cuidado e bem-estar dos animais, a Botupharma é uma das empresas presentes no evento, que é um dos mais aguardados pelos competidores

Publicado

⠀em

Bem-Estar Animal é pilar fundamental nos eventos da raça Quarto de Milha

O 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), já começou e segue movimentando as pistas do Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

Mais uma vez, reforçando a parceria com a associação e o compromisso de cuidado e bem-estar com os animais, a Botupharma se faz presente em mais um grande evento da raça.

As provas, que acontecem em 18 modalidades, contam também com uma premiação histórica para o Potro do Futuro: R$ 1 milhão. Dessa forma, junto com as demais competições, que seguem até o dia 17 de outubro, o evento premiará um total de R$ 2 milhões, além é claro de almejados troféus e fivelas.

Cuidados

Para os competidores do Potro do Futuro, a Botupharma ressalta que os cuidados devem ser iguais a de um cavalo atleta adulto. Contudo, animais que estão saindo pela primeira vez para uma competição podem se estressar mais facilmente, e uma forma de evitar isso é deixando pertos de animais que já estão acostumados no convívio do dia a dia.

Evento

Vale destacar que o evento segue apenas com presença dos competidores e equipe técnica e que os protocolos sanitários como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel, continuam sendo seguidos.

O estande da Botupharma está localizado próximo à pista de Laço, ou pista 2 e aberto para você competidor, treinador, criador e proprietário, tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos presentes no mercado.

Sobre a Botupharma

A Botupharma foi fundada em 2010 a partir da união de médicos veterinários com décadas de experiência em pesquisas científicas relacionadas à biotecnologia animal. Em seu corebusiness, estão pesquisadores renomados trabalhando para desenvolver produtos inovadores. Seu parque fabril atende aos mais rígidos padrões de produção mundiais, garantindo alta qualidade e confiabilidade aos seus produtos.

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito das imagens: Divulgação/Botupharma

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Provas ABQM: Conheça os campeões do Working Cow Horse

Competições, que estão sendo realizadas em Araçatuba (SP), estão sendo transmitidas ao vivo, e seguem sem a presença do público

Publicado

⠀em

Provas ABQM: Conheça os campeões do Working Cow Horse

Já estamos no sexto dia de provas do 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), mas a movimentação nas pistas não para.

E durante esses seis dias já conhecemos os campeões de Rédeas, Western Pleasure e, agora, vamos conhecer os destaques do Working Cow Horse.

Copa dos Campeões

Pela Copa dos Campeões, o destaque ficou na categoria Aberta – Junior. O conjunto campeão, Henrique Paccola Ribeiro com Country A Play Z (Country Dun It x Makin Cutter JÁ), tiveram a nota mais alta: 423,500.

Potro do Futuro

Já no Potro do Futuro, maior nota ficou na categoria Aberta – Livre: 426,000. Sagrou-se campeão Hicorys Indian Lena (Hickorys Indian Jewl x Cat Lena RL), com Henrique Paccola Ribeiro.

Derby

Por fim, no Derby, Henrique Paccola Ribeiro foi quem teve a maior nota novamente. Dessa vez, o competidor fez conjunto com o rosilho Enjoy A Dancer (Boonlight Dancer x Amazing Wild Girl). Pela categoria Aberta, a dupla campeã teve 424 de nota.

Os resultados completos, do Working Cow Horse e das outras modalidades podem ser conferidas no Seqm. Nesta segunda (11), o Parque Clibas de Almeida Prado segue com as provas de Três Tambores, Ranch Sorting e Team Penning.

Por Heloísa Alves
Fonte: ABQM
Crédito da imagem: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Quarto de Milha já tem todos os campeões de Rédeas do Potro do Futuro, Derby e Copa dos Campeões

Modalidade concluiu o segundo dia de provas, que ocorrem no Parque Clibas de Almeida Prado em Araçatuba (SP)

Publicado

⠀em

Quarto de Milha já tem todos os campeões de Rédeas do Potro do Futuro, Derby e Copa dos Campeões_Easy-Resize.com

Durante o segundo dia de competições do 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a Arena RAM recebeu as últimas competições de Rédeas.

As provas foram realizadas pelo Potro do Futuro (Jovem e Amador), Derby (Amador) e Copa dos Campeões (Aberta Junior, Aberta Sênior, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master, Jovem e Jovem Principiante).

Pelo 42º Potro do Futuro, na Rédeas, categoria Jovem – 18 anos ou menos, o campeão foi Demetry Levy Kotrozinis com Great Shiner (Big Shiner x Sweet Jodieann).

Já na categoria Amador – 19 anos ou mais, quem levou a melhor foi Jonathan Cardoso Candido de Oliveira com Pazi Melodys Gunner (A Son Ofa Gunner x Darling Melodys). Para receber o prêmio, o competidor entrou na arena em cima de uma RAM 2500 e não conteve a emoção ao ganhar uma das competições mais aguardadas do ano.

Derby

No 7º Derby, na categoria Amador, quem subiu no topo mais alto do pódio foi Rodrigo Guidio Dalio com Smart Gunner Chexy (Gunner Boy x Helluva Smart Chic).

Mas, as mulheres também fizeram bonito no pódio. Luisa Tomazela com The Gunnster (Gunnatrashya X Shesa Georgia Chic), foi quem levou o primeiro lugar da categoria Jovem 18 anos ou menos (ABQM nota 191,500).

Copa dos Campeões

Então, como destaque da 14ª Copa dos Campeões, o competidor Jone Carlos da Silva conseguiu, novamente, ficar em primeiro no TOP 10. Dessa vez, na sela do castanho Hot Wings Dunit QR (Reminic N Dunit x Jay A Play).

Demais resultados e programação

As provas de Rédeas já acabaram, as competições seguem a todo vapor em Araçatuba. Os resultados completos podem ser acessados no Seqm. Já a programação completa pode ser conferida no hotsite do evento.

Dessa forma, no sábado (09), o Parque Clibas de Almeida Prado segue sendo palco das disputas de Laço Individual Técnico, na Arena Guabi, Ranch Sorting na Arena RAM, Seis Balizas e Maneabilidade e Velocidade na Arena Organnact, além do Test Horse Livre de Três Tambores.

Por fim, vale destacar que as provas seguem com acesso restrito, sendo transmitidas ao vivo para o público de casa através do canal da ABQM no YouTube.

Por Heloísa Alves
Fonte: ABQM
Crédito da imagem: Divulgação

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Vetnil presente no último grande evento do cavalo Quarto de Milha

Entre as ações da empresa, o Pit Stop Equinos reforçando os cuidados e bem-estar dos animais

Publicado

⠀em

Vetnil presente no último grande evento do cavalo Quarto de Milha

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM, deu inicio na quarta-feira (06) ao 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil. As provas, que ocorrem no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP, vão até o dia 17 de outubro. E, sendo assim a Vetnil é uma das patrocinadoras oficial do evento.

As provas estão acontecendo em 18 modalidades com uma premiação de R$ 2 milhões distribuída entre elas, e os competidores vão, especialmente, em busca do título mais almejado e único para o animal: o Potro do Futuro.

A Vetnil investe e acredita no potencial da raça Quarto de Milha. Por isso, se faz presente nos seus principais eventos com um espaço exclusivo para os parceiros, competidores e criadores. A empresa dá suporte e apoio a eles, apresentando também seus produtos e lançamentos.

Lembrando que, os protocolos municipais e a cartilha de conduta em eventos da associação, ou seja, uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, estão sendo seguidos.

Pit Stop Equinos

Além disso, a equipe de médicos veterinários e estagiários atua no Pit Stop Equinos, um projeto dedicado ao bem-estar dos animais em competição com o uso do Gelo Flex® e do Hemolitan Booster JCR®, restaurando as energias e relaxando os animais pós as disputas.

A família Gonzalez do Haras JGF, parceira Vetnil, diz ser muito satisfatório estar entre os melhores na disputa da Copa dos Campeões, e isso só é possível pois, além do treinamento e dedicação, tem o apoio da suplementação da linha JCR Vetnil.

“É muito gratificante ter a família habilitada para a Copa dos Campeões. Quem corre sou eu, meu pai João e o meu irmão João Mirim, nas modalidades de Maneabilidade e Cinco Tambores e elas exigem muito dos animais. Eles são todos suplementados antes, durante e depois para conseguirem correr em alto nível. Isso é essencial para bem-estar deles, pois são dois dias de competição. Além de no evento contarmos com suporte do Pit Stop Vetnil”, expôs Juliana Gonzalez, do Haras JGF.

O Stand da Vetnil para os que se fizerem presentes no evento fica na esquina do bosque. Dessa forma, a empresa aproveita e deseja boa sorte a todos os competidores e parceiros!

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito e legenda da foto: Freio de Ouro teve sete parceiros Vetnil no pódio
Divulgação /Vetnil

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Potro do Futuro tem premiação histórica e primeiros campeões definidos

Provas que estão sendo transmitidas ao vivo, serão realizadas até o dia 17 de outubro, em Araçatuba (SP)

Publicado

⠀em

Potro do Futuro tem premiação histórica e primeiros campeões definidos

Com premiação inédita, o 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) segue a todo vapor no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

As provas, que começaram na quarta-feira (06), seguem até o dia 17 de outubro e distribuirá R$ 2 milhões aos conjuntos ganhadores. Para o Potro do Futuro a premiação é de R$ 1 milhão, valor histórico para a competição.

Em pista, são 18 modalidades esportivas: Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.

Rédeas

Então, no primeiro dia, Araçatuba conheceu os campeões de Rédeas pela Copa dos Campeões, Derby e Potro do Futuro.

O conjunto Jone Carlos da Silva e Magneto Kid (Gunner Dun It Again x Wimpys Little Bambam), foi quem teve a melhor nota no 7º Derby do Quarto de Milha. A dupla sagrou-se campeã na categoria Aberta.

Assim como no Derby, no primeiro lugar do Top 10 da 14ª Copa dos Campeões deu Jone Carlos da Silva, dessa vez na sela do alazão Galactic Tag (Whiz N Tag Chex x Chexalita). A dupla foi a campeã na categoria Aberta Júnior.

Já no Potro do Futuro, quem ficou em primeiro lugar no Top 10 foi João Felipe Andrade Carvalho com Silver Surfer Dude (Gunner Dun It Again x Wimpys Little Whiz). O competidor conseguiu o primeiro lugar na Aberta Livre.

Western Pleasure

No Western Pleasure, pelo Potro do Futuro, destaque para o conjunto Ana Cristina Benevides e Lil Chiks Gun (Mj Roosters Gun x Chics Lil Tenino). A dupla ganhou em duas categorias: Amador 19 ou mais e Aberta Livre.

Já na Copa dos Campeões, Helton Alexandre Gomes de Brito, na sela da fêmea castanho, Beleza San Bell (Shiners San Bell x Dixi Twist Da Rw), subiu no topo mais alto do pódio três vezes. A dupla sagrou-se campeã nas categorias Amador 19 anos ou mais, Amador Principiante e Master B.

Demais resultados e programação

O resultado completo do primeiro dia de prova está disponível no Seqm. Já a programação completa pode ser acessada através do hotsite do evento. Dessa forma, nesta quinta-feira (07), Araçatuba segue sendo palco das disputas de Rédeas (Potro do Futuro – Amador), com início previsto para às 19h.

Então, já na sexta-feira (08), a cidade recebe as competições de Laço Individual Técnico (Classificatórias e Finais), Working Cow Horse, além do Test Horse Livre de Três Tambores.

Por fim, devido a pandemia de Covid-19, as provas seguem com o acesso restrito, apenas com competidores e equipes técnicas no parque. O público de casa pode conferir a transmissão ao vivo através do canal da ABQM no YouTube.

Por Heloísa Alves
Fonte: ABQM
Crédito da imagem: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Com inscrições encerradas, Potro do Futuro, Copa dos Campeões, Derby e Juvenil 2021 já tem a programação oficial

Além de troféus e fivelas, evento conta com uma premiação garantida de R$1,5 milhão

Publicado

⠀em

Com inscrições encerradas, Potro do Futuro, Copa dos Campeões, Derby e Juvenil 2021 já tem a programação oficial

Araçatuba se prepara para receber mais uma edição do Potro do Futuro, Copa dos Campeões, Derby e Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). As competições oficiais do Quarto de Milha ocorrem de 06 a 17 de outubro de 2021, no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

De acordo com a associação, será distribuída uma premiação garantida de R$ 1,5 milhão, mais a receita em inscrições que exceder este valor, além de fivelas e troféus, aos melhores conjuntos de 18 modalidades: Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.

Vale destacar que, seguindo as normas do Plano São Paulo, as competições seguem restritas ao público, sendo permitido apenas a presença de competidores e equipe técnica. Então, além das medidas dos órgãos legais, a associação conta com a ‘Cartilha e Orientações e Autocuidado’, com protocolos que devem ser seguidos pelos competidores durante o evento. Lembrando que uso de máscara é obrigatório nas dependências do Parque Clibas de Almeida Prado, inclusive nos acampamentos.

Para os apaixonados por provas equestres, as provas serão transmitidas ao vivo través do canal da associação no YouTube ou no SEQM. A programação, assim como todas as informações sobre as provas estão disponíveis no hotsite do evento.

Clima

Além dos cuidados com a Covid-19, o Portal Cavalus ressalta a importância nos cuidados com o calor. A previsão do tempo para o período das competições é de extremo calor, com algumas pancadas de chuva em alguns dias da semana. Contudo, mesmo com chuva, o clima quente deve ser predominante durante o evento, dito isso, ressaltamos a importância do consumo de água e do uso do protetor solar.

Por Heloísa Alves
Fonte: ABQM
Crédito da foto: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo

Quarto de Milha

Mozer Mans Fame HTT reúne o pedigree mais desejado do mundo no Tambor

Afinal, ele é filho de Dash Ta Fame, líder das estatísticas americanas, em mãe Frenchmans Guy

Publicado

⠀em

Um cavalo diferenciado, seja pela linhagem, conformação e pelagem. Assim é o exemplar da raça Quarto de Milha, Mozer Mans Fame HTT. De propriedade de Marcos e Tamires Bruno, do BR Ranch, este cavalo reúne o pedigree mais desejado do mundo nos Três Tambores.

A começar pelo pai, Dash Ta Fame, líder absoluto das estatísticas nos Estados Unidos, ganhador de U$ 290.812,00 e produtor de mais de U$ 44,4 milhões, tanto nos Três Tambores quanto na Corrida. No Brasil, é o nº 1 no Ranking de Garanhões do SGP Sistema, com R$ 4.519.266,50 e 1111.5 pontos de RMT pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Já a mãe sua mãe T é Bully Mans Guy HTT, filha de Frenchmans Guy, ganhador de mais de U$ 13 milhões. Trata-se de um dos principais avôs da atualidade, com filhos e filhas que produziram ganhadores de mais de U$ 14 milhões.

“Queria um cavalo diferente, em linhagem, conformação e pelagem. Procurei um ano até chegar a essa escolha”, lembra Marcos Bruno. “Se não bastasse todas essas qualidades, o Mozer Mans Fame HTT é ainda dócil, muito inteligente e possui uma índole incrível”.

Projeto Mozer Mans Fame HTT

Mozer está perto da sua estreia em pista. “Ele já está em fase final no Tambor e estamos apostando muito na genética desse animal. Com certeza, ele vai ser um grande campeão”, reforça o proprietário.

Além disso, Mozer está preparado para estrear na reprodução. “Selecionamos matrizes de genéticas consagradas, para cruzarmos com Mozer, como filhas de Designer Red, uma irmã própria de Brasita Moon Zo, entre outras.” finaliza Marcos Bruno.

Vendas de coberturas através da Central Lub Breeding, em Cesário Lange/SP.

Então, para mais informações sobre Mozer Mans Fame HTT, basta entrar em contato pelo telefone (15) 99625-8370, falar com Marcos Bruno. Além disso, siga as redes sociais oficiais do cavalo: @mozermansfame.

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito da foto: Divulgação/

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Continue lendo