O Global Agribusiness Festival (GAFFFF), que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), reunirá lideranças, especialistas e marcas do agronegócio para debater inovações, sustentabilidade e os rumos do setor. Os temas relacionados aos cavalos entram oficialmente na programação do festival, com apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A inserção da temática equestre no evento é fruto da articulação de Simone Pongitore.
De acordo com Simone, sócia-diretora da Loly Assessoria e Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento de Bauru (SP), a ideia surgiu na edição anterior do festival. “Ano passado, quando estivemos no GAFFFF, eu falei para o Loly: o cavalo tinha que estar aqui. No ano que vem, ele vai estar. E não deu outra”, relembra Simone.
Ela conta que a ideia ganhou força após um convite para mediar o painel com o Cavaleiro das Américas, Filipe Masetti Leite. “Quando recebi o convite, pensei: vamos completar e trazer o Quarto de Milha. Conheci o Guilherme Nostari, levei a proposta e ele topou. Chamamos a Mônica Ribeiro, presidente da ABQM, e o Gabriel Bernardi Rocha, superintendente da ABQM, para conversar. A Mônica abraçou a ideia, e hoje a associação quartista é apoiadora oficial do evento.”
Painel GAF Sessions B terá mediação de Simone Pongitore
A presença do cavalo no festival acontecerá dentro do painel GAF Sessions B: Inspirando o Agro do Futuro: Coragem, Valores e Sustentabilidade, no dia 5 de junho, às 15h30, no Palco B. A mediação será de Simone Pongitore, com participação de Adriano Moraes, tricampeão mundial de montaria em touros e presidente da PBR Brasil, Filipe Masetti Leite, e José Vitor Leme, também tricampeão mundial de montaria.
Simone também atua como embaixadora do GAFFFF ao lado de Mônica Ribeiro. Juntas, representam o cavalo no evento. “Queremos mostrar o cavalo como uma conexão entre o campo e a cidade. Não se trata de raça, mas da figura do cavalo como elemento central do agro. A proposta é abrir espaço para todos que gostam do cavalo, independentemente da modalidade ou criação”, afirma.
Além dos fóruns e painéis, o festival traz uma programação diversificada, com praça de alimentação assinada por mestres churrasqueiros, shows musicais e feira de negócios. “Os conteúdos são fantásticos. Vale a pena conferir a grade. O evento está cada vez maior e mais acessível”, comenta Simone.

Sobre o GAFFFF
Organizado pela DATAGRO desde 2012, o GAFFFF cresceu e passou a integrar diferentes áreas de interesse do agronegócio, ampliando o formato para um festival: Forum, Fair, Food e Fun. A edição de 2025 promete reunir mais de 30 mil participantes e 180 empresas expositoras. O evento é aberto ao público geral, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla.
Entre os temas centrais estão a segurança alimentar, sustentabilidade, inovação e políticas públicas. A grade também inclui apresentações de Fernando & Sorocaba, Fiduma & Jeca, Fiorella, Thiago Carvalho e Leonardo, reforçando a conexão entre o agro e o entretenimento.
Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação
Leia mais notícias aqui.