Saúde & Bem-estar

Cistos Condilares Femorais entre as causas da queda de performance

Publicado

⠀em

Veja a importância de se investigar as claudicações dos cavalos atletas

Os cistos subcondrais do côndilo medial do fêmur são uma das patologias ósseas dos cavalos atletas. Possuem etiologia multifatorial, normalmente acometem animais jovens, que nunca tiveram desempenho atlético por perda da maturidade no desenvolvimento osteocondral. E acometem animais adultos.

Imagem ultrassonográfica – cisto representado ao centro do círculo

Essa lesão é caracterizada por apresentar claudicação intermitente, conforme o nível de exercício que o animal está sendo submetido, se aumentar o esforço e a frequência, certamente o cavalo irá manifestar sinal clínico.

A radiografia e a ultrassonografia são os exames complementares de maior aplicação no diagnóstico de lesões císticas, a praticidade e confiabilidade dessas técnicas possibilitam o veterinário trabalhar a campo, sem emprego de grande logística.

Cistos Condilares Femorais

Posição radiográfica caudo-cranial

O tratamento pode ser cirúrgico ou conservativo, o uso de corticóides intra-lesionais são citados como opções de tratamento empregadas em grande escala.

A terapia autógena com fatores de crescimento celular vem oferecendo resultados promissores para o restabelecimento do tecido ósseo lesionado e resolução da claudicação.

Cistos Condilares Femorais

Posição radiográfica lateroventral-mediolateral oblíqua  – cisto representado ao centro do círculo

O diagnóstico correto é essencial para que o tratamento e o prognóstico sejam instituídos. Vale salientar a importância do acompanhamento veterinário no animal de alta performance.

Por Ricardo Prianti
MV, especialista em clínica, cirurgia e ortopedia equina
Fonte: Editora Passos

WordPress Ads
WordPress Ads