A cidade de Tandil, na Argentina, recebe a partir desta quinta-feira (25) a primeira classificatória ao Freio de Ouro 2021. As disputas, que poderá definir os oito primeiros classificados para a final da modalidade – seguem até sábado (27).
O vice-presidente Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, disse que a Argentina vem investindo muito na modalidade. Tanto que hoje é um dos países integrantes da FICCC que tem, sem dúvidas, mais volume de animais correndo.
“Eles têm muitas credenciadoras que ocorrem o ano inteiro. Com um aumento de volume muito grande nos últimos três anos. Agora terão uma classificatória grande novamente. Os animais argentinos têm demonstrado grande participação na final do Freio. Alguns com ginetes brasileiros. Hoje também existem vários jurados argentinos nos quadros da ABCCC”, salienta.
Antes de mais nada vale frisar que o julgamento, inclusive, contará com um trio argentino de avaliadores. Ou seja, os primeiros animais selecionados da temporada serão conhecidos sob o julgamento de: Carlos Cattani, Federico Arguelles e Leandro Decotto.
Conforme a ABCCC, as disputas na Argentina serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC). Portanto, para acompanhar basta clicar aqui.
Por fim, vale citar que a final do Freio de Ouro 2021 está prevista para outubro. Contudo, sem a presença do público. Além disso, vai cumprir os protocolos sanitários e de distanciamento social do país para combate à Covid-19.
Confira a programação
- 25 de março de 2021 (Quinta-feira)
9h – Morfología
14h – Andaduras, figura VSP e esbarradas - 26 de março de 2021 (Sexta-feira)
9h – Mangueira I
16h30min – Prova de Campo I - 27 de março de 2021 (Sábado)
9h – Mangueira II
Na sequência: Bayard/Sarmento e Prova de Campo II
Fonte: AgroEffective
Foto: Divulgação/Fagner Almeida