Dicas para lidar com cavalos difíceis e ansiosos

Sabemos que os cavalos são animais sensíveis e podem sentir nossas emoções (se temos medo, raiva, etc.), então como tratamos essa questão para que não se torne problema na rotina do dia-a-dia

Como lidar com cavalos difíceis e ansiosos se, muitas vezes, nós mesmos temos essas característica. Será que é o contato conosco que acarreta tal comportamento? Do nada, você sente a mudança de comportamento do seu cavalo.

Em uma situação usualmente comum, ele trava de repente. A mesma trilha, o mesmo caminho, mesmas árvores, mas seu cavalo parece que viu algo que lhe deu medo. Até que você avista uma coisa aparentemente simples, como uma sacola solta lá no meio de tudo.

Antes de mais nada, qualquer que seja a questão, ter cavalos difíceis e ansiosos é um problema que afeta diretamente o treinamento e o gerenciamento para cada cavaleiro.

Não importa qual seja a causa ou expressão da ansiedade do seu cavalo, todas as amazonas e os cavaleiros precisam aceitar que ele terá medo de algo periodicamente. É a natureza de um animal estar sempre ‘atento’. E é um comportamento que devemos aceitar.

Em primeiro lugar, determine a causa dessa ansiedade. Não é algo lá muito fácil, mas você precisa tentar. Cavalos difíceis e ansiosos se tornam, por conseqüência, indisciplinados ou desobedientes.

Portanto, algo que torna os cavalos tão fabulosos para treinar, suas incríveis memórias e a capacidade de extrapolar de experiências anteriores, também os faz segurar memórias negativas e torna-se difícil convencê-los de que situações futuras não serão negativas.

cavalos difíceis e ansiosos: são animais sensíveis e podem sentir nossas emoções, então como tratamos para que não se torne problema

4 dicas para momentos de ansiedade em seu cavalo

  1. Não olhe para o objeto ou a área do medo. Concentre seus olhos em um lugar à frente e chegue até ele. Isso evita que você reconheça o objeto como algo que lhe dá medo e mantém seus olhos, cabeça e equilíbrio para cima e para frente.
  2. Se você tem um cavalo assustado com frequência, experimente montar com uma alça que você possa se agarrar, além do freio/rédeas. Puxar o cavalo pela boca em um momento que ele está assustado pode deixá-lo mais nervoso.
  3. Se o cavalo contorce seu corpo para olhar para um objeto dentro ou perto da sua pista toda vez que você passar e assim interromper seu trabalho, em vez de lutar para forçá-lo a não olhar para ele, force-o a olhar, mas continue trabalhando.
  4. Se o seu cavalo está se comportando como uma bomba prestes explodir, pegue o trote e comece a fazer figuras como serpentinas ou oito. Concentre-se na geometria das figuras e no ritmo do trote. Ignore todo o resto. Alguns cavaleiros cantam enquanto fazem isso para se forçar a respirar de forma consistente e liberar tensão. O ritmo da música também os ajuda a criar um ritmo consistente no trote.

Existem muitos conceitos e mais aprofundamento sobre o assunto. Você tem algo a compartilhar conosco?

Fonte: Equisearch
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Free Images

Veja outras notícias no portal Cavalus