Para os apaixonados pelo cavalo Crioulo, o final de semana foi de encher os olhos. E, claro, as pistas. Entre Morfologia, Credenciadoras ao Freio de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteadas, mesmo sem público, 373 animais da raça deram um show nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
A ABCCC destaca, sobretudo, que os Núcleos de criadores promoveram essas atividades. São todos núcleos, acima de tudo, ativos e focados na continuidade da seleção do cavalo Crioulo.
Só para ilustrar, dos 373 animais, 203 passaram pelo evento Rainha da Fronteira, do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé/RS. O evento marcou a retomada das provas funcionais no município, que sediou duas credenciadoras, além de Freio Jovem, Proprietário e Paleteadas.
O presidente Fausto Costa destaca a qualidade do gado para a Paleteada e o engajamento de todos para o sucesso do evento. “A nossa diretoria debutou em uma prova funcional dessa magnitude. E essa retomada foi fantástica”.
Já no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, com o apoio da ABCCC, o Núcleo da 6ª região reuniu 110 exemplares em pista, entre Morfologia, Credenciadora Mista e Freio do Proprietário. “Evento perfeito, com atenção total da ABCCC. Uma parceria com nota dez. Em meio a uma pandemia, acredito que fizemos um evento perfeito”, atesta o residente, Gilberto Conte Maia.
Promovidas pelo Núcleo Caminho das Tropas em Ponta Grossa/PR, as atividades do Freio do Proprietário e Freio Jovem não só trouxeram o cavalo Crioulo aos holofotes na região, mas também marcaram dados históricos.
A modalidade dos Proprietários, antes de mais nada, a cada ano apresenta expressivo crescimento. Foram 14 jovens e 46 proprietários nas disputas. Um total de 60 conjuntos em pista. O presidente Felipe Beckert: “O evento para nós foi de uma significância muito grande.”
Bagé recebe etapa de Exposição Passaporte para a Morfologia
Logo depois de retomar as atividades no final de semana passado, o Núcleo de Bagé volta para mais um evento e espera grande participação. De 21 a 23 de maio, no Parque da Associação Rural, o município recebe mais uma etapa de Exposições Passaporte do cavalo Crioulo. Resultados classificam exemplares da raça para a Nacional da Morfologia.
Dessa forma, na ocasião, mais oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, devem garantir a vaga para Esteio/RS em setembro. “No final de semana passado, tivemos grande engajamento de voluntários na organização e todos os protocolos de segurança cumpridos com êxito”, atesta o presidente Fausto Costa. Assim, tem a tranqüilidade para a Passaporte.
“Estimamos cerca de 90 participações de animais marcados”, projeta. O responsável pelas avaliações no evento da tradicional região que conta com grandes criatórios da raça Crioula será o jurado Carlos Marques Gonçalves Neto.
Confira a programação no site oficial da ABCCC e os resultados dos eventos acima nas redes sociais de cada Núcleo.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Fagner Almeida e Leandro Vieira