Na ocasião, correram as provas do Congresso, Derby e Copa dos Campeões de Vaquejada, exclusivo para animais da raça Quarto de Milha
Segundo balanço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, responsável pela promoção do 9º Congresso & Derby e 2ª Copa dos Campeões de Vaquejada, que aconteceu de 14 a 18 de março, em São José de Mipibu, na Grande Natal, Rio Grande do Norte, o número de senhas teve aumento de 25%, competidores de 30% e animais de 21%, registrando um sucesso absoluto para a ABQM e para a modalidade.
Foram totalizadas 711 senhas nos três campeonatos, número 25% maior em relação ao recorde anterior, em 2017, de 565 inscrições. O Parque Rancho Azevedo, também recebeu mais competidores. “Tivemos uma participação de 308 atletas, de todo o Norte e Nordeste”, comemorou o presidente da ABQM, Cicinho Varejão. No ano passado, 233 vaqueiros competiram no evento. Na comparação, o crescimento foi de 30%.
Reunião com os inspetoresAinda de acordo com o presidente, outro importante recorde deste evento foi no número de animais. “Recebemos 568 cavalos Quarto de Milha nesta edição, ante 466 nas competições de 2017, proporcionando um aumento de 21% na tropa”. Os conjuntos disputaram prêmios em 17 categorias, que totalizaram R$ 360 mil, maior valor já pago nesses campeonatos oficiais da ABQM. Números realmente que devem ser comemorados. O esporte recebe cerca de dez eventos por fim de semana, o que proporciona um impacto econômico que passa dos R$ 800 milhões por ano. Só no Rio Grande do Norte, 150 famílias vivem diretamente da Vaquejada.
Muitos departamentos da ABQM se deslocaram para o Parque Rancho Azevedo e uma reunião importante, com inspetores de Vaquejada do Nordeste, alinhou pontos importantes dos regulamentos. Fabrício Pinotti, coordenador de jurados, e Leonardo Feitosa, juiz de Bem-Estar Animal, falaram sobre os objetivos da ação de base em prol da modalidade. Estiveram presentes mais de 90% dos inspetores atuantes no Nordeste, de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Segundo Fabrício, a reunião serviu para alinhar procedimentos e práticas de julgamentos.
Geraldo Neto com Zorro Trouble e Adjailson Paiva (na esteira) com Madame Don Shady, campeões Profissional LightEntre os campeões: Raul Maia Filho, com Armado Fit LM – Derby Aberta; Wagner Pagnarato Silva, com Ease Ronald – Congresso Amador Castrado; Geraldo José de Moraes Guerra Neto, com Zorro Trouble – Copa dos Campeões Profissional Light. Resultados completos e de todas as categorias no site oficial da ABQM.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: ABQM/cedidas divulgação